terça-feira, novembro 15

TÁ... E ANTONINA QUANDO SERÃO OS CURSOS???


Techint oferece cursos gratuitos, mas inscrições já acabaram

As prefeituras de Pontal do Paraná, Matinhos e Paranaguá  tiveram a oportunidade de oferecer cursos profissionalizantes voltados às empresas do pré-sal, mas dificultaram as inscrições para as 200 vagas gratuitas, que já encerraram.

Os cursos estão sendo oferecidos pela empresa Techint, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Agência de Emprego do Sine (Sistema Nacional de Emprego). Às prefeituras caberia a divulgação das vagas e a realização das inscrições. 

O convênio de parceria foi assinado na quarta-feira (9) e o prazo das inscrições seria de quinta-feira (10) a segunda-feira (14) às 17h, incluindo um sábado, um domingo e uma véspera de feriado.

O Correio do Litoral.com recebeu a notícia apenas nesta segunda-feira, por um e-mail enviado pelo jornalista José Luiz Teixeira, do “Jornal do Litoral Paranaense”. 

A assinatura do convênio e as inscrições não foram divulgados nos sites oficiais de Pontal e Matinhos. Paranaguá divulgou a notícia na sexta-feira (11). 

De acordo com reportagem de José Luiz Teixeira, a assinatura do convênio foi na Prefeitura de Pontal, com a participação do prefeito Rudisney Gimenes e dos diretores da Techint Ricardo Ourique Marques, Ghilherme Pires Mello, Jaime Andrade, Nelson Ahum e Roberto Ribeiro. “Também estiveram presentes o secretário Marcos Fioravanti, da Ação Social de Pontal do Paraná, Jemima Aliano, diretora de Planejamento; o secretário Aramis Calixto; Alberto de Souza, representando o Sine de Pontal do Paraná; o pastor Nilo, da Secretaria de Trabalho de Paranaguá; Miriam de Fátima Zaninelli, da Secretaria de Administração de Matinhos; Ruy Hauer Reichert, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Matinhos; Sandra Rodrigues Oliveira do Departamento de Assistência Social de Matinhos e Alberto Lovato, gerente do Senai em Paranaguá.

A coordenadora dos trabalhos de elaboração do programa, Jemima Aliano, informou que as 200 vagas são para pessoas que comprovadamente sejam residentes nos municípios de Paranaguá, Matinhos e Pontal do Paraná. As inscrições deveriam ser feitas nos postos do Sine dos municípios ou nas secretarias de Ação Social. 

“Segundo o diretor da Techint, Ricardo Ourique Marques, o programa de capacitação e qualificação de mão de obra local tem a finalidade de priorizar a contratação do maior número possível de pessoas residentes no local onde as empresas estejam se instalando. De acordo com ele, o ideal é que a oferta local pudesse cobrir em torno de 90% da necessidade da empresa e que somente 10% de técnicos mais especializados fossem trazidos de outros centros”, informa o Jornal d Litoral Paranaense.

“Os três municípios envolvidos se comprometeram a fazer divulgação para a inscrição dos interessados que será entre os dias 10 e 14 de novembro através da imprensa escrita, rádio e televisão”, informa o jornal. 

Os cursos a ser ministrados, gratuitamente, inclusive com transporte e alimentação para os participantes são os de:  Soldador, Aperfeiçoamento em solda 3G/F E 4G/F, Soldador de tubulação 3G/F e 4G, Aperfeiçoamento em solda de tubulação 5G e 6GR, Caldeireiro montador, Aperfeiçoamento em caldeira. 

A Techint pretende construir plataformas para exploração do petróleo do pré-sal. As obras de ampliação da unidade da empresa em Pontal do Paraná estão sendo questionadas pelos ministérios públicos estadual e federal, que entraram com ação civil pública na Justiça alegando danos ao meio ambiente. 

Fonte: José Luiz Teixeira  - Jornal do Litoral Paranaense
Edição: Correio do Litoral.com

6 comentários:

  1. Neutinho, meu nobre, enquanto houver o porto de Paranaguá entre Pontal do Paraná e Antonina muita coisa ficará perdida nesse caminho. Atualmente os cargos comissionados do Porto Barão de Teffé foram surrupiados pros parnanguaras, a pergunta é antiga, por que??? Porque sempre foi do interesse de Paranaguá que Antonina não ressurja, além de há muito nossos políticos não tem "aquela força" junto das autoridades da capital. Cito o caso recente do partido político do governador (PSDB) destinado a adversária, o que me deixou com aquela surpresa decepcionante, vejo que está bem na hora de rever alguns conceitos em relação aos partidos que hoje estão na base do governo federal, é melhor estar com já está lá.
    Um abraço, aguardo V.Sa prá aquela conversa de interesse político.
    Mauricio Scarante (Masca)

    ResponderExcluir
  2. Mauricio meu nobre...

    O pior de tudo isso é ver os nossos políticos contabilizando essa passividade..., e o que é pior, ver a nossa inércia, diante de tudo o que vemos...,

    ...graças ainda há alguma imparcialidade da mídia que mostra isso ou aquilo...

    ...porque se fossemos depender de informações de órgãos oficias, ou, supostamente oficiais, aí sim estávamos perdidos...

    Estamos agendando uma reunião junto com a executiva do PV estadual em Antonina, logo conversaremos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto o Pr#@$%&to e o Ve&*^%$dor L*&$#z Ca*&^$#os ficam "enganando" o povo dizendo que estão providenciando cursos para os antoninenses, para capacitá-los, voltados à empresa Techint, Paranaguá sai na frente. E mais uma vez nosso povo vai ter que engolir parnanguaras ocupando o lugar dos antoninenses. E toma enrolação!!!!

    ResponderExcluir
  4. Se você acha que uma empresa como a Techint está no aguardo desses dois políticos (C%$@#^ca e Po&^%$#co), você está enganado. A politicagem dos dois está em baixa. O Po$#@co é pelego do Ter^%$#@al, se mantem no si&^%$#cato dos fun@$%#!rios, acena com mixaria para os mesmos, e posa de coitado. O pre%^$#@to colocou o pai do B@!&$a pra cuidar do S!n#, que é por onde serão selecionados funcionários (votos) para essa empresa. A empresa tem prazo para construir as plataformas, portanto quem não for capacitado estará fora.

    ResponderExcluir
  5. ao anônimo das 12:09 fiquei sabendo disso td tb ,pior que é real msm...

    ResponderExcluir
  6. Nerton! mas como o "ma@#$^%&zo" gosta de usar o seu blog para inventar mentira. Esse sujeito esta gagando e andando para o povo de Antonina, o que ele quer é a não desapropriação dos bens da família.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE