quinta-feira, fevereiro 16

NO ALTO DA COLINA

Por: Jeff Picanço
 

Estes tempos abordei, de leve, algumas lembranças que tive dos padres de Antonina. Eram lembranças de uma infância já antiga, mas que à nos pareceu sempre tão moderna: afinal, fomos a primeira geração que nasceu completamente televisiva, nos anos sessenta e setenta e que vimos, entre outras coisas, a margarina, a tropicália, o pouso do homem na lua e a transmissão via satélite da copa do mundo. 

Os padres, naquele tempo, eram americanos redentoristas. Lembro mais do buldogue deles do que dos padres propriamente. Era um buldogue feio, como costumam ser os buldogues. Todos tinham medo dele por que, alem da carantonha, só obedecia ordens em inglês, algo então quase incompreensível, como os incas venusianos dos seriados de National Kid. Certa vez o padre nos deu rosários de plástico, outra invencao moderna. Lembro do constrangimento de minha mãe, até hoje uma católica fervorosa, ao mostrarmos pra ela, na frente do padre “os colarzinhos” que ele nos dera. 

Fui um católico preguiçoso. Tinha preguiça de ir a missa nos domingos, de levantar cedo pra fazer a primeira comunhão, de rezar. O melhor mesmo era depois da missa, brincar de pega-pega na colina da matriz, ou ir espiar o tal do buldogue do padre. Claro que tinha muito medo de ser pecador, de ir parar na profundas dos infernos, onde faz um calor mormacento digno dos verões da terra de Valle Porto e não se tem sequer uma bola pra brincar, é só castigo, sofrimento, terror. Quem já não acordou assim apavorado, o coração batendo, apos um sonho de castigos e punições? 

Conheci uns padres prafrentex, como se dizia antigamente. Mas em Londrina, para onde me mudei. Não me lembro mais o nome dele. Era um padre espanhol, de barba, que tocava violão e nos recomendava ler os artigos de dom Pedro Casaldaliga. Que tinha simpatias por um certo barbudo que fazia greves, que fazia sermões pedindo pelos bóias frias que mourejavam nas lavouras do norte do Paraná. Minha avó não gostava dele: “padreco comunista”. E imoral também, pois defendia a liberação sexual (“sem libertinagem!”, enfatizava, pois, afinal, era um padre), discordava publicamente do bispo e estava sempre nos jornais a emitir opiniões polemicas sobre assuntos da sociedade e da política. 

Hoje, não sei mais de nada disso. Com João Paulo II, a igreja passou a ser uma forca política nos países da cortina de ferro e retirou-se da política nos outros países. Após o fim da guerra fria, tudo isso se acentuou. Sei que em Antonina tivemos um padre que andava de batina pelas ruas, que era muito culto e erudito e, também, muito conservador. Tanto que saiu daqui pra ir trabalhar na sede central da multinacional, no Vaticano. 

O padre atual, que pouco conheço, parece ser um padre típico dos novos tempos. Sabe que a igreja católica não é mais a maioria, que não pode contar com os nominalmente católicos. Sabe que tem que ter dinheiro pra tocar as suas obras. Logo, é um padre empreendedor, um padre que lida com negócios e com dinheiro, que reergueu a festa de Nossa Senhora do Pilar com sorteios de automóveis e que quer ganhar dinheiro com os imóveis que a paróquia possui. 

Logo, não é de estranhar que ele volte ao mundo da política, que os outros padres deixaram para trás. Este é um padre de uma nova igreja, que se diz moderna mas veta a camisinha, que condena os costumes e as liberdades adquiridas e toma posições atrasadas e conservadoras. Quem quer dinheiro no capitalismo tem que se submeter à suas regras. Quer dinheiro? Tem que ir atras de quem tenha. Tem que proteger seu capital, logo é conservador.  Tem que estar do lado desenvolvimentista, que afirma que a sociedade precisa crescer e que meio ambiente é assunto de gente chata. Volto ao assunto em outra crônica.

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