quinta-feira, fevereiro 16

RECORDAR É VIVER EU ONTEM SONHEI COM VOCÊ...

Direto do Túnel do Tempo

NOTÍCIA

Envie a um amigo

15/08/2008 - 14h10m

Setor de fertilizantes desrespeita a lei

Maior importador de fertilizantes do País, o Paraná enfrenta problemas com a disposição inadequada do produto pelas empresas do segmento.

Paraná-Online

Desde julho, já foram seis as empresas de fertilizantes autuadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) pela falta de licenciamento ambiental e disposição inadequada de resíduos sólidos a céu aberto, somente em Paranaguá, no litoral do Estado. São elas: Andali, Fértil Brasil, Coopercentro, Rocha Top, Forte Solo e Multitrans.

Como a equipe de reportagem de O Estado registrou nesta semana, o problema não se restringe a Paranaguá. A Macro Fértil, mesma empresa que estaria também com fertilizantes de forma irregular em Paranaguá, mantém a cobertura do produto com lona e em contato direto com o solo em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, onde o IAP deve fazer uma vistoria nos próximos dias.

A disposição inadequada do produto pode provocar doenças e contaminar a água, segundo a chefe do escritório do IAP em Paranaguá, Noelle Saborido. “As partículas de adubos e fertilizantes suspensas no ar podem desencadear doenças respiratórias e cardiovasculares. Além disso, causam a contaminação e eutrofização (redução de oxigênio e luminosidade devido ao o excesso de nutrientes) de rios e nascentes”, explicou.

Segundo as regras do IAP, as empresas devem garantir a impermeabilização do solo e a implantação de canaletas e caixas de contenção para drenagem, além de cobertura da área com material adequado.

O prazo para cumprimento das exigências ambientais, a partir da verificação da irregularidade, é de 30 dias. Após o vencimento, as empresas que não tiverem implementado as medidas de disposição e armazenamento deverão promover a retirada imediata dos produto.

Na Fértil Brasil o chão era de revestido de paralelepípedos, o que possibilitava a infiltração de poluentes. A única empresa que estava com produtos em contato direto com o solo, segundo o IAP, era a Forte Solo, que não possuía autorização ambiental para o depósito do produto.

A reportagem tentou entrar em contato com as seis empresas autuadas. A Multitrans informou que já retirou o material do local autuado. Já a Coopercentro afirmou que a intenção da empresa é retirar o produto e abandonar a armazenagem no local autuado, enquanto que a Forte Solo disse estar regularizando as licenças ambientais necessárias. Nas outras empresas não foi possível contato com o responsável pelas explicações.

De acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), em 2007 foram importadas 7,4 milhões de toneladas de fertilizantes. Neste ano, até o último dia 11, já foi registrada a importação de 4,3 milhões de toneladas. 
Fonte: Cif Feijão

__________
NOTA.:

Precisamos ficarmos atentos para que isso não se repita... estamos de olho...

Um comentário:

  1. Neutinho olha só a herança maldita que estão nos empurrando goela abaixo.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE