terça-feira, março 6

NÃO SEI SE RIO OU SE CHORO...

A tumba de Antonina

Fonte: Paraná Online

A melhor notícia no fim de semana serra abaixo foi da Mega Sena que saiu para Morretes. O abençoado do Rio Nhundiaquara levou sozinho o prêmio de R$ 4.873.830,43 pilas (como se dizia no tempo do Rocha Pombo). A boa nova só não foi melhor ainda porque um prêmio dez vezes maior deveria contemplar também a vizinha Antonina. Sem nenhum desdouro (essa palavra também é do tempo do Rocha Pombo) a Morretes, mas no placar na centenária disputa entre as duas cidades da cepa do Paraná, Morretes está ganhando. Ou uma Mega Sena na frente, como reconhecem os capelenses de olho vivo.

A discrepância (Viva Rocha Pombo!) salta aos olhos em praça pública. Enquanto em Morretes o espaço urbano é tratado como se fosse um presépio, em Antonina a praça junto ao trapiche, uma das mais belas paisagens do Paraná, é tratada como se fosse os fundos da estrebaria de um presépio. E o indício da aparente baixa estima de Antonia é o monumento à bíblia no centro da praça, mais parecido com uma tumba. Ou a sepultura daquela estátua horrorosa de João Paulo II que hoje está escondida (de vergonha) no Bosque do Papa.

Por ter nascido em Nova Trento, terra da Santa Paulina, falo com conhecimento de causa acerca do mau gosto de certos arroubos (valei-me, Rocha Pombo) de religiosidade. Parece que depois do Concílio de Trento até espírito de Michelangelo desapareceu do Vaticano. Sem falar das flores de plástico, adotadas com a Carta de Puebla.

Contam que logo depois de inaugurada essa tumba de Antonina (colocada no lugar de um busto histórico que foi parar na Praça da Carioca), o formidável Joca Alcobas (da Caçarola do Joca) saiu em busca de um padre para benzer a praça. E assim foi feito, para honrar o bom gosto do Senhor Todo Poderoso.
Antonina, orgulho do Brasil não está merecendo apenas uma Mega Sena. Duas ou mais, para empatar o jogo com Morretes. E que Rocha Pombo, o inspirador da nossa Universidade, inspire também os homens públicos do litoral do Paraná.

4 comentários:

  1. Até o Eduardo ficou em lingua e sem gargante de tanto falar sobre o desleixo e o pouco caso da prefeitura nos cuidados pela cidade.

    é gente porca, negligente que tão pouco se lixando para o aspecto externo da cidade. (dane-se o turismo, não é mesmo, prefeitura???)

    a entrada da cidade também é um relaxo só. Aqueles ferro-velhos deixam um monte de sucata no espaço de domínio público. O aspecto paisagístico da entrada é o pior possível. Alguns terrenos que estavam à venda foram comprados e os autuais donos estão fazendo desordem nos barrancos, para implatar mais uma favelinha, bem na via de entrada...... Assim é o reino..... Cada vez que a campanha é por trocar 'o dono do poleiro', vem um outro pior.... vamos ver se desta veis a gente acerta.

    ResponderExcluir
  2. hummmm... realmente a praça tá um cimitério. Não é por causa do monumento em homenagem à Biblia, monumento esse muito a gosto dos evangélicos.
    seria bom é tirar de lá aquele navio adernado e afundando....

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente,eu comparo Antonina ao Flamengo.Tem tudo para se tornar uma potência,mesmo uma porcaria as pessoas gostam,mas problemas políticos travam esse avanço...O pior é que as eleições estão aí e o povo com certeza vai colocar os mesmos sugadores no poder novamente...

    ResponderExcluir
  4. TEM QUE TIRAR DA PRAÇA A BIBLIA E AQUELE NAVIO AFUNDADO QUE TODOS SABEM DE QUEM FOI A IDEIA (prof.PO)

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE