quarta-feira, março 7

PLANO DIRETOR DE ANTONINA - EM: O Enigma de Kaspar Hauser


Justiça suspende mudanças no Plano Diretor de Antonina

antonina-aerea-arquivo-pu2012O juiz Siderlei Ostrufka Cordeiro suspendeu as mudanças no Plano Diretor de Antonina propostas pelo prefeito Carlos Augusto Machado e aprovadas pelos vereadores.

O juiz também mandou suspender as obras do barracão da empresa Fortesolo que está sendo construído em um bairro residencial. 

As mudanças no Plano Diretor aprovadas visam ampliar a possibilidade de construir barracões industriais em alguns bairros residencias e na zona turística do município.

A Associação de Moradores do Bairro Batel, de uma das regiões atingidas, queria adiar a votação do projeto de lei na Câmara para que a comunidade pudesse discutir melhor suas consequências. A associação destaca que a obra beneficiada já havia sido iniciada em agosto de 2011 e empresários estavam adquirindo áreas antes mesmo da apresentação do projeto de lei.

A Câmara não adiou a discussão e apenas permitiu que um representante da associação defendesse o adiamento, durante 10 minutos. Também convidou o pároco da cidade para defender as mudanças no zoneamento. Os vereadores acabaram aprovando o projeto do prefeito por unanimidade.

A associação entrou então com um pedido ao Ministério Público para que a aplicação da lei fosse suspensa. Ao mesmo tempo, o empresário Fernando Matarazzo entrou com pedido cautelar para suspender decisão. A decisão liminar do juiz de Antonina atende ao pedido de Matarazzo e determina a suspensão do processo legislativo o que, na prática, impede o envio do projeto já aprovado para sanção do prefeito.

Na decisão, o juiz confirma a construção do barracão na zona residencial antes da aprovação das mudanças. O juiz também confirma que a obra foi iniciada em desacordo com o zoneamento vigente e que ela não foi precedida de estudo de impacto ambiental e de vizinhança, como determina o Plano Diretor.

Fernando Matarazzo vai entrar com ação civil pública para pedir a demolição do barracão da Fertisolo e para cancelar a mudança na lei.

Leia alguns trechos da decisão do juiz publicada no blog “O Ornitorrino”, de Paulo Roberto Cequinel (http://prcequinel.blogspot.com/2012/03/alteracao-secreta-do-plano-diretor.html).

"(...) que é de conhecimento notório que está em andamento construção de barracão para estocagem a granel de produtos relacionados às atividades portuárias em área residencial (...)"

"(...) deduz-se que o r. barracão está sendo construído à revelia da legislação vigente, posto que o imóvel está inserido em área residencial (...)".

"(...) que o plano diretor municipal em vigor, cuja alteração será votada (...) prevê expressamente (...) que os novos empreendimentos portuários deverão ser licenciados somente após a realização de estudo de impacto ambiental e seus respectivos relatórios de impacto ambiental."

"(...) conforme argumentou a representante do Ministério Público, não há notícias de que para a obra que está sendo realizada tenha sido realizado o estudo de impacto ambiental e muito menos que tenha sido realizada audiência pública (...)"

"(...) a Lei Federal 10.257/2001, o Estatuto das Cidades, que estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem estar dos cidadãos, estabeleceu como diretriz geral a participação democrática por meio da participação popular na política urbana, em especial quando se trata da alteração do plano diretor".

"(...) Veja-se que a garantia da participação popular, por meio de audiência pública é direito do cidadão, em especial, quando se trata de alteração do plano diretor que tem por fim ampliar áreas portuárias, reconhecidamente causadora de grande impacto ambiental,em face do potencial poluidor (...)". 

"(...) na resolução 237 do CONAMA está expresso que qualquer atividade que cause impacto ambiental, para que tenha licença aprovada, se faz necessário a realização do EIA, que originará o RIMA, sendo que este deverá ser amplamente discutido com a comunidade local para que sejam estudados os reais benefícios trazidos pela obra, confrontando-se os critérios econômicos e ambientais."

"(...) verifica-se não somente a população local bem como o órgão agente fiscalizador de meio ambiente, entendem não estar havendo transparência na condução do processo (...)."

Foto: Guia Geográfico do Paraná

Comentários   

 
Vitor Fernandes
+1#5 Plano diretor de Antonina — Vitor Fernandes 07-03-2012 09:49
Uma coisa é certa Antonina precisa e deve fazer algo para melhorar a condição de vida de seus habitantes, e não depender somente de turismo, mas é certo que tudo tem de ser muito bem analisado, para não afetar sua beleza natural.
Citar
 
 
Paulo R Cequinel
+1#4 Conversa mole — Paulo R Cequinel 07-03-2012 09:46
Meu prezado amigo Gabriel Flizikowski, pessoa que haverá de merecer sempre meu respeito, você continua tergiversando ou, como diria o Leonel, o Brizola, costeando o alambrado.
Ouvir a Prefeitura que - ao arrepio da lei - tentou estuprar o Plano Diretor e não convocou os "segmentos representativos " da cidade?
Ouvir a Fortesolo, dona dos Terminais Portuários da Ponta do Félix, que está a construir ilegalmente obra gigantesca em terreno que tem como um dos proprietários o diretor operacional do TPPF?
Ouvir o vereador Luis Carlos Polaco?
Por que essa gente toda fez tudo em segredo, debaixo dos edredons?
Por que o ex-prefeito em atividade não convocou audiência pública para os moradores do Km. 4, do Barigui e do Batel que verão seus locais de moradia e de vida serem degradadaos pela Fortesolo e outras empresas?
Há um fato incontratável: Ministério Público e o Juiz de Direito da Comarca - basta ver o teor da liminar concedida - consideram que a Prefeitura Municipal de Antonina simplesmente descumpriu a lei.
Só não vê quem não quer.
O resto é conversa mole para bois babões e cristãos desavisados dormirem.
Citar
 
 
Severino
+2#3 Quem vai se beneficiar com esse projeto?? — Severino 06-03-2012 22:12
Por quê não fizeram esse barracão dentro do terminal?Porque os donos do terreno lá no barigui não iriam ganhar nada com isso.Compraram um terreno a preço de banana e em um ano já estariam no lucro!E adivinhem quem são os donos do terreno é só dar uma chegadinha lá pelas bandas da TPPF e perguntar ! Tudo ajeitadinho sem esquecer que é tempo de campanha politica e precisa ser feito o caixa para a eleição...
Citar
 
 
Marcos maranhão
+4#2 RE: Justiça suspende mudanças no Plano Diretor de Antonina —Marcos maranhão 06-03-2012 21:36
Acho que se o juiz Siderlei Ostrufka Cordeiro suspendeu as mudanças no plano diretor e as obras do barracão é porque não estavam de acordo com a lei! A prefeitura sabia disso e mesmo assim não deu ouvidos aqueles que queriam ou não as mudanças do plano diretor. O juiz agiu conforme a lei mostrando que o caminho é fazer tudo corretamente...
Alguém é contra isto?
Citar
 
 
Gabriel Flizikowski
-3#1 Toda a realidade da Fortesolo em Antonina — Gabriel Flizikowski 06-03-2012 15:56
Só um lado dos acontecimentos está sendo ouvido e divulgado pelo Correio do Litoral em suas edições.
Seria muito esclarecedor para todos publicar as versões da Prefeitura, Câmara e outros segmentos representativos da sociedade de Antonina, não só a AMBB ,pois a questão envolve todo o município e assim muitas dúvidas seriam melhor analisadas e muitas dúvidas seriam esclarecidas.

Nota da Redação: O Correio já publicou diversas vezes a defesa da prefeitra ao projeto para alterar o zonemaneto de Antonina. Estamos à disposição de todos interessados em expor suas opiniões.
Citar


26 comentários:

  1. UFA!
    UMA ÓTIMA NOTICIA !

    PONTO PRO MATARAZZO.

    (kkkkkk!!!! vão ter que devolver $$$$$$$ pra fortesolo.....kkkkkkkk!!!!)

    ResponderExcluir
  2. Se um fosse o prefeito de Antonina, mandava todo estes que partidarizaram o fato à merda,

    ResponderExcluir
  3. - SERÁ QUE $$$$$$$$$$$$$$$$??????

    ResponderExcluir
  4. O Rei Roberto Carlos diz em sua música O PROGRESSO...

    "Não sou contra o progresso
    Mas apelo pro bom senso
    Um erro não conserta o outro
    Isso é o que eu penso..."

    Mauricio Scarante (Masca)

    ResponderExcluir
  5. O Bacucu qui me descurpe, mais aqui o pessoar é achegado numa farinha $$$$$$$$$$$

    ResponderExcluir
  6. Em Antonina em tempos passados era para ser instalada uma indústria de pigmentação de tintas. Apareceu um lobista de uma empresa concorrente, instalou-se em Antonina, comprou casa na Ponta da Pita, passou a frequentar a Igreja, fazia lautos cafés na sua casa...

    Ele massificou na cidade que essa empresa iria ter os dejetos dessa pigmentação como material radiotivo. Fez-se um plebiscito em Antonina, a população disse não a instalação da empresa.

    Não demorou um mês, o lobista se mandou de Antonina, demorou um pouco para vender a casa lá na Ponta da Pita. Embolsou um bom dinheiro da empresa que não queria um concorrente forte, trabalho realizado, tchau para os bobos de Antonina, que ficaram com cara de cú sem pestana.

    Essa empresa iria dar mais de 500 emprego diretos em Antonina, como era uma empresa da área química, muitos bagrinhos por força da empregabilidade se tornariam especialista em alguma área da química.

    Agora, pergunto. Porquê o Menino Maluquinho desde que chegou em Antonina, só empata, será o mesmo um infiltrado de alguma empresa?, de alguma ONG ambientalista?...como esse cara que não trabalha tem grana para pagar advogados?

    Este filme eu já vi na minha juventude, quando estava saindo para o mercado de trabalho, então me mandei para Curitiba.

    Estaõ fazendo de novo a população de Antonina de OTÁRIOS.

    ResponderExcluir
  7. vs. falam como se as empresas de hoje, oferecessem montanhas de vagas pra carregadores, faxineiros, e serviços gerais, (mão de obra desqualificada) - que é o que sobra aqui em Antonina. Hoje, o que vale é o trabalho especializado, mais ainda na área de industria química.
    quinhentos empregos ???????? Deixem de pataquada, seus babões!!! Se o grande mercado consumidor de pigmentos está no eixo rio-são paulo, o que é que uma industria desse naipe ia fazer aqui???
    A verdade é que tem muita gente de fora que vem aqui pra praticar ESCROQUISMO..... Um exemplo que eu conheço:- uma tal empresa que ia encostar navios de turismo aqui... (Aquida... o que mesmo???)

    Deixem de ficar esperando o maná cair do céu. Não fiquem adotando a postura dos políticos da prefeitura. O SENAI tá cheio de cursos que podem muito bem serem encarados como possibilidade de empreendimento, inclusive pra soldador!!!!

    ResponderExcluir
  8. Newton isso aconteceu e o braço direito desse lobista na época era a mãe do secretário de saúde, santa ingenuidade dela.

    ResponderExcluir
  9. há empresários do ramo químico que querem driblar as leis ambientais, pois o descarte de dejetos após limpeza e filtragem do material é caro.
    vai ver que foi algum safado desse tipo que andou por aqui, 'jogando milho, pra galinha comer'.
    às vezes dá certo. Tai o caso da fortesolo.

    ResponderExcluir
  10. Como alguns já devem imaginar, a achologia não é exatamente uma ciência lá das muito confiáveis. Há inclusive quem defenda que ela nem chega a ser de fato uma ciência. Cá entre nós, eu também acho isso. Mesmo não tendo certeza se posso ser considerado um achólogo por algumas opiniões mais estranhas que eu possa vir a demonstrar, sendo assim eu tento não entrar muito no assunto, até porque existem teorias bem mais estranhas que as minhas. Conheço, por exemplo, um camarada que seriamente acredita que ninguém nunca pisou na lua, e quem já tentou convencer alguém que defende uma teoria conspiratória dessas sabe que nem sempre é tão fácil demonstrar o óbvio quanto se pensa.

    O sujeito costuma se armar com diversos argumentos confusos, várias possibilidades e estranhezas, que quando encadeadas de maneira inteligente, quase podem nos convencer que o homem nunca pisou na lua, mas sim em uma bola de isopor em algum estúdio de cinema americano.

    ResponderExcluir
  11. e dai seu achólogo? o que tem a ver o c.... com as calças????

    ResponderExcluir
  12. gostaria de ver ANTONINA gerar emprego,para
    os jovens nao irem embora por falta de oportunidades....
    a favor de empresas.

    ResponderExcluir
  13. BACUCU O PAU TÁ COMENDO LÁ NO CORREIO DO LITORAL ENTRE O ANTONIO CARLOS? X CEQUINEL, TÃO ATÉ FAZENDO PROPAGANDA DO TEU BLOG. LEIA ESSA!!!


    Bacucu com farinha e a preservação de quem? — Antonio Carlos 09-03-2012 14:53

    Atualmente estamos vivenciando um importantíssimo momento ético e legislativo em relação à presença de humanos nas sessões da Câmara Municipal de Antonina.

    Muitos antoninenses que atentaram para a questão, especialmente pelo crescente pleito da sociedade pelo fim da crueldade que a subsunção dos humanos antoninenses pela falta de emprego para o sustento da sua prole.

    Com o passar do tempo e da falta de esperança de um emprego em Antonina, o antoninense tomou o impulso por divertir e esse foi tomando novas formas e ocupando diferentes espaços. Durante anos, antoninenses se exibiram em feiras populares, praças públicas e entradas de igrejas, com truques mágicos, malabarismo e outras habilidades julgadas incomuns, por quem só se alimenta de bacucu com farinha. Esse novo emprenderorismo criado pelo antoninense tem contribuído para a sua valorização , criando um mercado promissor e altamente competitivo para esse profissional, com a remuneração associada à sua habilidade e ao grau de dificuldade da exibição. Não necessitando de empregos formais, que venham a poluir a sua cidade com fertilizantes, deixando-a como esta para o turismo comtemplativo e gastrônomico dos nosso nababos bem aposentados.

    É sabido que os humanos antoninenses são dotados de sentimentos e instintos. Assim, como os animais ditos racionais, sentem dor, medo, angústia, stress, prazer, desprazer, tristeza, etc. São seres sencientes e que devem ter a mesma consideração à vida que qualquer outro ser vivo, pois estão todos em um mesmo patamar moral. E a moral dos ecos-chatos antoninenses resume-se em: temos que preservar para as nossas futuras gerações, não importando que as do presente morram. É paradoxal!!!!

    E que o respeitável público pensante antoninense ostente mesmo esse título de respeitável e continue evoluindo em seus conceitos éticos, morais e legais, não aceitando a crueldade do humano vir depois do não humano. Que a elite reacionária e anti-povo de Antonina reflita e tome o caminho do meio, desenvolvimento sustentável com preservação ambiental.

    ResponderExcluir
  14. Emprego não começa com fábrica: começa com EDUCAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO.
    Escolas técnicas especializadas custam muito caro e exigem "economia de escala", o que Antonina e Morretes não proporcionam.
    MAS PARANAGUÁ TEM!!!!
    Ha prefeituras, no Estado de São Paulo, que colocam tres, quatro ônibus de estudantes para estudarem em cidades vizinhas, a preço de 'coisa nenhuma', mediante um pagamento simbólico... E.... aqui....??????
    Antonina precisa de gente com especialização técnica. Aqui tem um monte de especializados em "coisa nenhuma"
    Não adianta botar empresa aqui, que esta vai trazer é 'gente de fora'. Os daqui, continuarão onde estão:- no máximo, caçando siri......

    E outra: empresa busca o menor custo: de instalação e de operação. Empresa procura estar o mais perto possível de seu mercado consumidor. AQUI É PERTO DE QUÊ???

    Se Antonina não está no 'eixo' de nenhum tipo de mercado, cabe-Lhe se especializar no que as pessoas de fora procuram aqui. TURISMO, SIM SENHOR, seu m.... aí de cima, que a pretexto de falar bonito, mete o pau na única coisa que até agora deu certo aqui pelos esforços de quem investe, que a prefeitura "contribui" conservando a sujeira das ruas e o desmazelo das praças....

    ResponderExcluir
  15. ai em cima esqueceram de dizer:- a via de entrada de Antonina é lastimável. É bem terceiro ou quarto mundo. (sucata de veiculo pra todo lado, resto de material de empresas de papel e plástico p. reciclagem, asfalto mal-acabado, poeira e barro na pista, mato PRA BURRRO, nada urbanismo ou jardinagem, nada de flores, nada de sargetas ou bueiros) - Não tem nada daquela beleza da graciosa, paisagem essa que predomina até antes da entrada.
    Vs. de prefeitura que gostam de viajar "a serviço" - bem que podiam fazer estágio nas pequenas cidades de Santa Catarina, onde predomina o bom gosto europeu ....

    E por falar em graciosa, quando é que algum "HERÓI" da prefeitura vai largar 'o doce embalo de rede de depois do almoço' e procurar o DER para agilizar o conserto do acesso pra Antonina????

    ResponderExcluir
  16. ...ao Antonio Carlos sem o Jocafi, resta-me informá-lo...

    Você consegue neste seu comentário a elevação máxima da transformação, ou seja, transformou seu "pensamento" em ignorância, você é inteligente, reflita...

    Desculpa, era o que continha para hoje.

    P.S. Ah!!! Ninguém é contra o progresso, pelo contrário..., só que se venha nas margens da lei... A maneira que os nossos governantes estão conduzindo..., é despótico, só isso, ou estou errado?

    Neuton Pires

    ResponderExcluir
  17. Uma lei que não funciona é uma boa lei? Só se for para os “biodesagradáveis, xiitas e contrários ao desenvolvimento” de Antonina.

    O princípio da solidariedade pose se expressar em Antonina de hoje através de políticas sociais praticadas pelo poder público em seus diferentes níveis, particularmente em mudança do Plano Diretor, e pela sociedade em variadas formas. Na situação de extrema pobreza a que está submetida a maioria da população antoninense, é fundamental que esse princípio se traduza em programas concretos pelo poder público, que viabilize a satisfação das necessidades básicas das pessoas: alimentação, saúde, saneamento, habitação e emprego.

    Políticas específicas são necessárias para que essas necessidades, que poderiam ser satisfeitas normalmente através dos rendimentos do trabalho, sejam oferecidas de forma emergencial enquanto se realizem as mudanças estruturais. Se uma parte imensa da população de Antonina passa fome, vive em condições de miséria insustentáveis, é necessário que o poder público invista imediata e decididamente para eliminar essa situação. Polarizaram o debate como se a mudança do Plano Diretor de Antonina fosse uma caridade do poder público frente aos marginalizados do mercado, e que essa caridade dava o direito de esquecer as leis de preservação ambiental ou por no lixo a Agenda 21. Não é nada disso, o poder público de Antonina é solidário com os marginalizados do mercado, pois quem pensa democraticamente sabe: que na democracia, a solidariedade é um princípio constitutivo de todas as relações sociais e um dever de toda a sociedade e das políticas sociais em todos os níveis.


    Quando o Lula, ainda Presidente, deixou correr frouxo a criação de ONGs pelo Brasil afora, principalmente as ditas ambientalistas, não sabia ele, ou sabia, que estava criando quase que um aparelhamento xiita de preservação do meio ambiente.

    Ora, preservação do meio ambiente é causa vencida, todo mundo quer preservar o meio ambiente. Porém os ambientalistas xiitas querem avocar para si este privilégio, o resto é predador.

    Neste rumo Marina aparelhou e regulamentou o IBAMA, que foi, ou quiseram que fosse, o castelo inexpugnável do ambientalismo, e as ONGs se transformassem num 4º poder.

    Tudo isto está mudando, o IBAMA é para servir ao BRASIL, e não aos ambientalistas ongueiros.

    O processo de debate da mudança do Plano Diretor de Antonina, expôs um cisma no movimento ambiental entre ambientalistas e fundamentalistas de meio ambiente. A linha que separa ambos está visível. A turma das ONGs, não são ambientalistas, são xiitas de meio ambiente. Gente que não se importa com as consequências das medidas de proteção ambiental, gente para quem a preservação é um imperativo a ser perseguido a qualquer preço.

    Até hoje esses radicais vem se escondendo, imiscuídos na legítimo anseio social de proteger o meio ambiente, como faz um empresário falido da elite reacionária paulista e anti-povo, que só cuida de seus interesses particulares e usa os incautos nos seus devaneios empresariais, começou as suas proezas de " Robin Hood" social, no governo Munira Peluso, paralizou o governo Kléber Fonseca e agora tenta paralizar o governo Canduca, no dia que ele conseguir vender o seu 'complexo' portuário, põe o pé na b..dos antoninenses e some da cidade. Cabe aos antoninenses agora perceber a oportunidade e ressaltar essa distinção. Um bom caminho para isso talvez seja buscar uma interlocução, uma aproximação com o ambientalismo real. Podemos assim isolar os xiitas do meio ambiente, expô-los à sociedade como fundamentalistas, desqualificar sua opinião e deixá-los gritando sós.

    Em tempo, existem duas boas maneiras de se acabar com o fundamentalismo ambiental, ou você desmascará como eu estou fazendo, ou compra como fez a AMB(Associação dos Moradores do Batel).

    Eles morderam a isca. Cabe ao antoninense fisgar o bagre

    Antonio Carlos da Silva Oliveira(Gaguinho)

    ResponderExcluir
  18. gaguinho, v. se esqueceu que, em Antonina, a preservação do meio ambiente é essencial para que a cidade não DESAPAREÇA. ou será que vai ser preciso outra desgraceira igual a que aconteceu há um ano atrás???

    Pior que 'cabeça de bagre' é "miolo de galinha"

    ResponderExcluir
  19. Será que esse cara aí de cima não fazia parte da "tropa de elite" da prefeitura que fez o maior estrago nas árvores da feira-mar e na f. matarazzo??? vai ver que é.

    ResponderExcluir
  20. AMBIENTALISMO REAL TÁ NA PREFEITURA:- É.... M-A-C-H-A-D-O NO CEPO !!!!!!

    ResponderExcluir
  21. SERÁ QUE O CARA NÃO ENTENDE O QUE VC FALOU NEUTON. QUE NINGUÉM ESTÁ SENDO CONTRA O DESENVOLVIMENTO EM ANTONINA. E SIM A MANEIRA QUE FOI FEITA AS COISAS NA SURDINA NA PENUMBRA. SE ALGUM ÓRGÃO COMPETENTE LIBERAR DIZENDO QUE ESTA EMPRESA DE FERTILIZANTES NÃO CORRE NENHUM RISCO DE SAÚDE PARA OS ANTONINENSES QUE ASSUMA A RESPONSABILIDADE E LIBERE A EMPRESA. QUANTO AO PLANO DIRETOR ESTE É OUTRO ASSUNTO. TEM QUE SER DESCUTIDO COM A POPULAÇÃO DA CIDADE COISA QUE NÃO FIZERAM E SE FIZERAM FALARAM COM UMA MEIA DUZIA DE PESSOAS A MAIORIA SÃO FIGURINHAS DE CARTAS MARCADAS. É ISSO QUE PELO QUE ENTENDI ALGUNS BLOGUES ESTÃO QUESTIONANDO. AGORA TEM BLOGUE QUE ESTÁ DO LADO DE LÁ QUE NÃO MENCIONA NADA. ANTONINA ESTÁ PEGANDO FOGO OS CARAS FICAM FALANDO DO GOVERNO DA DILMA. O QUE SERÁ QUE ESTES CARAS MUDARAM RADICALMENTE O DISCURSOS EM.

    ResponderExcluir
  22. O certo ou errado quem decide é o judiciário.

    ResponderExcluir
  23. Os principais blogs do reino estão 'antonizados'. Até que enfim. Estão tratando de problemas que nos interessam tratar. os problemas de nossa terra, de nosso chão. Isso é ótimo.

    ResponderExcluir
  24. Neuton, está chegando o período do criame de cassandras e vivandeiras espalharem as suas crias pelas esquinas de Antonina, seria excelente se elas se nominam-se, teríamos uma processo político em Antonina muito mais consolidado, mas como "ninguém é de ninguém" para defender as suas posições neste ambiente democrático que é o seu blogue, os eleitos também não são de ninguém, e só se representam. Estou enviando para vc um texto do que eu penso sobre todo esse imbróglio e, se for da sua aceitação gostaria que vc postasse até com o vídeo na sequência do texto. Está na hora de mostrarmos a nossa cara.

    Neste blogue muitas ideias aqui discutidas pelos que se nomiman foram implementadas e materializadas, e muitos que pensavam que o poder é eterno "cairam do cavalo", cito p.ex. grêmio estudantil e coligações partidárias...

    Já fui muito criticado, elogiado, respondi e respondo processos, pelos meus textos, "faz parte", o conflito de ideias é que aprimora a nossa jovem democracia, pois quem não luta pelos seus direitos, não tem direito de tê-los, e toda essa experiência,faz-me tornar-se uma pessoa melhor, mais solidária, mais criteriosa, mas humana...Deixo para os leitores do BcF um comentário que eu fiz nos AdJ, que deu muito polêmica.

    Fortunato disse...
    Somos todos pertencentes a "Turma do Litro" ????????

    De acordo com o filósofo francês Jean-Paul Sartre, “os outros nos revelam”, ou seja, cada um de nós é o que é porque tem a convivência com o outro. Portanto, o meu eu tem muito do outro. Digo isso, ou melhor, começo assim este breve texto porque, no cotidiano de cada um, existem muitas situações que nos causam espanto, admiração e seus desdobramentos, sobretudo inconformismo diante de tantas injustiças, descasos etc. O exemplo é a Turma do Litro: duvido que você, portador de princípios éticos, não esteja indignado ainda mais pelo descaso para com essas pessoas promovida em nome da “cidadania”, da “democracia” e outros clichês afins. Por isso e tantas outras situações mostradas pelo outro, o meu eu questiona o modelo que aí está colocando. Crianças, adolescentes e jovens repetem frases feitas por seus pais, professores, amigos, pais dos amigos etc. Enquanto isso, também os adultos se tornam “papagaios” excelentes: reproduzem os pensamentos dos patrões, dos líderes religiosos, de “entidades idôneas” e de tantos outros que desprezam a ética, a caridade e a misericórdia como valor moral. Imaginem vocês que: num domingo lá no quisque do Zinho assisti um entrevero entre ele e um sujeito da turma do litro, e eu escutei a seguinte pérola: “Não voto mais em fulano porque ele é favorável a não retirada desses cachaceiros da praça". Não é o máximo da alienação? Que argumento! Exemplos assim me fazem concordar com o velho Sartre ao afirmar que “o inferno são os outros”.

    15 de janeiro de 2011 23:42

    ResponderExcluir
  25. Feito um carnavalesco em transe criativo, Natinho enfeita seus argumentos com adereços esvoaçantes e rococós do mais alto brilho e complexidade, e faz desfilar pela avenida escolas filosóficas e seus pensadores de nomes impronunciáveis, mas, ao fim e ao cabo, embora eu pense duas vezes antes de rebater seus dizeres, me parece que só faz repetir a velha e manjada cantilena que ouço desde que cheguei em Antonina, lá pelos idos de 1995.

    Os problemas de Antonina, os reais e os imaginários, choraminga Natinho, são sempre obra do malvado “elitismo antoninense que sempre bloqueia ações públicas que vão beneficiar os excluídos da nossa sociedade”, ou dos cruéis “organismos ambientais que dificultam o desenvolvimento sustentável de Antonina”, ou de certos e demoníacos “forasteiros e mesmo bagrinhos que estudaram, que pensam que os que ficaram são incultos”, e seguem as lamúrias, e haja espaço no muro das lamentações.

    “Por que supostamente houve açodamento do poder público para a mudança do Plano Diretor?”, brada aos céus Natinho, prócer da escola dos pensadores (supostamente) chorões e eu, respondo: porque houve, prezado, simples assim, e comprovadamente, e tanto que o MP propôs e o Juiz de Direito da Comarca concedeu liminar mandando parar a lambança.

    Destaco que, para o caso em tela, as palavras “supostamente” e “açodamento” se juntam para constituir sabonete perfumoso cuja fragrância enganadora esconde a soda cáustica das corrosivas ilegalidades evidentemente praticadas pela administração do ex-prefeito em atividade.

    No fim das contas e no frigir dos ovos, o arrazoado de Natinho, muito bem costurado e arrematado, diga-se, tem apenas um (evidente) propósito, qual seja, defender seu primo que é, infelizmente, ex-prefeito em atividade, e responsável pela canhestra tentativa de estupro do Plano Diretor, sob os edredons fedidos de interesses ocultos e, devo frisar, ao arrepio da legislação relacionada.

    Finalizo dizendo, pela centésima vez, que a AMBB está a lutar pelo indispensável cumprimento da lei e, por oportuno, que critiquei com contundência o padreco minúsculo por ele ter falado mentiras a meu respeito.

    Eu não filosofo entre montanhas de adubo fedido.

    ResponderExcluir
  26. Sempre foi de nossa índole tratar muito bem os migrantes. No entanto, como dizia Benjamin Franklin, no alto de sua versátil sabedoria, é preciso saudar com respeito o vizinho, mas manter o portão trancado. Infelizmente – e é triste constatar isso – há brasileiros que têm o “complexo de vira-lata”, conforme a observação ferina de Nelson Rodrigues. E, ao contrário do que se pensa, o sentimento de inferioridade é muito mais intenso – e mais grave – entre as pessoas da classe média e alta do que entre os brasileiros mais pobres.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE