quinta-feira, abril 26

MONSTRUMENTOS





P or: Jeff Picanço




Durante as discussões que houve semana passada na blogosfera por conta da minha crônica “Munira e o obvio ululante”, uma coisa me chamou a atenção – mas não, não se trata de politica ou eleições. Trata-se, isso sim, dos monumentos da Praça Romildo Gonçalves Pereira, a popular Feira-mar. 

Colocados ali na gestão de Leopoldino Abreu ou de Pereirinha, tanto o Monumento à Bíblia quanto o “barco adernado” sempre foram motivo de muita reclamação, tanto dos bagrinhos quanto dos turistas. Tanto que, no calor da discussão da semana passada, meu amigo Masca chamou-os de monstrumentos, um excelente neologismo para este tipo de obra.

Curitiba também tem vários desses monstrumentos. O mais famoso e, de longe, o mais popular, é a estatua do papa João Paulo II no bosque do papa. Não há quem não sinta algo estranho ao contemplar a estatua do falecido pontífice. Todos acham a estátua feia ou estranha, e alguns até veem um olhar diabólico no que era pra ser a representação de um papa que nem esfriou na cova e já é beato. Outro famoso monstrumento curitibano é o “Cavalo Babão” do Largo da Ordem, mais uma das muitas esquisitices da gestão de Rafael Waldomiro, o Greca de Macedo.

O Monumento À Bíblia é banal do ponto de vista artístico. Já o Barco Adernado é artisticamente bem elaborado, e foi feito por uma artista plástica curitibana, não me lembro do seu nome agora. Imagino que seja mais fácil para as pessoas se sentirem a vontade com o monumento à Bíblia do que com o Barco. Como toda obra de arte moderna (Valei-me São Geraldo Leão e São Bó!), a sua significação não vem pronta – o espectador é que tem que construir a sua. Você olhar um quadro cheio de rabiscos e achar uma coerência ali é diferente – e mais difícil – que achar a coerência de uma Mona Lisa, onde os significados estão mais evidentes.

O problema com os monumentos é que você  tem que sentir identidade com eles. Qualquer um que olhe a torre Eiffel faz mentalmente várias associações com França, franceses, Paris. Estatua da Liberdade, Nova York. Os porto-alegrenses se orgulham da estátua do Laçador, que fica na entrada da cidade. Nós, brasileiros, nos sentimos bem quando vemos as formas de Brasília, o Cristo Redentor, o Corcovado. Eles, os monumentos, falam de nós para nós mesmos, nos dão uma identidade.  Esse é o seu papel e o seu charme.

Em nosso caso, tanto o barco adernado quanto o Monumento à Bíblia são coisas que não dizem nada para as pessoas. O monumento à Bíblia porque é feio esteticamente, sem nenhuma conotação religiosa – ou não – nesse meu achar. O Barco Adernado eu acho bonito, mas reconheço que não tem nada a ver com as pessoas que vivem e passam todo dia por ali. Não dizem nada e – para os mais apressados - ainda ocupam espaço. Os dois são exemplos de Monstrumentos.

Monstruments são gerados quando a municipalidade tem dinheiro em caixa e não sabe como gastar. Nessas condições, ela faz qualquer coisa, mesmo coisas bonitas, mas coisas que não dizem nada, que não dialogam com a cidade ao seu redor. Às vezes dá certo, noutras o sonho da razão produz monstrumentos, parafraseando o célebre quadro de Goya, pintor espanhol do século XIX.

Por outro lado, qual o monumento, natural ou artificial, que fala ao coração da Deitada-a-beira-do-mar? Qual seria o monumento que nos une e nos representa, qual seria  a nossa Torre Eiffel? Seria a Igreja na colina, o mais óbvio deles? Seria a Fonte da Carioca? A Fonte do Batel? A igreja de Bom Jesus do Saivá? O Conjunto da Obra, ou seja, o conjunto mar, morro, mangues e cidade? Qual é a sua opinião, nobre leitor desse humilde blog?

12 comentários:

  1. ao articuslita, duas observações:-

    1) - a arte moderna é hermética e surrealista. É como amor irracional: a beleza não está na coisa, está nos olhos de quem vê.... Até criança de tres anos borrando tela, já ficou famosa por seus 'dotes arteiros'....

    2)-
    a arteira plástica que imaginou o TRIBUFU era tão "famosa e convicta de sua arte" que nem sequer o nome dela consta do MONSTRUMENTO...
    a artista de plástico, "capitou" muito bem a realidade capelista:- naquela época já tava afundando....

    Se acha tão bonito o MONSTRUMENTO, pode embrulhar e levar pra casa, que assim a prefeitura economiza os gastos da demolição....

    PS:- Não tem sentido comparar casos de CWB com esse do reino. Lá, Um ou outro aspecto dissonante "desaparece" pela gandeza e pela surpreendente beleza da cidade.
    Aqui o MONSTRUMENTO se singulariza pelo significado negativo que a figura desperta, além de estar em "sintonia' com o desastre administrativo que a condução e administração do reino significa para o turismo.....
    O MONSTRUMENTO é tão "artistico", que NENHUM blog tem fotografia do mesmo... Nem o blog do articulista supra.....

    Um reparo:- o único 'gol de placa' da atual administração em prol do turismo, foi trazer o Iphan pra cá o que salvou o "resto" da grandeza colonial do reino.....

    ResponderExcluir
  2. Concordo: a única utilidade do tal barco é servir pra resolver "aquele aperto"
    esse tar articulista está querendo misturar alhos com bugalhos...curitiba é bem mais limpinha e agradavel

    ResponderExcluir
  3. Cada adm. vem e faz, como diria o Cekinel, uma "cagada" o que está desfigurando a harmonia da cidade:

    1 - o navio afundando
    2 - o mercado municipal que nada tem a ver com o aspecto colonial da cidade;
    3- o trapiche: tão estético em seu original, e agora, como já disseram aqui, puxadinho de borracheiro;
    4 - a rodoviária da cidade, construída pela escola da arquitetônica CAIXOTISTA
    4 - árvores cinquentenárias decepadas pela prefeitura em várias localidades da cidade....

    nessa linha de ação, o reino vai virar um belo de um "SACO DE GATOS" cuja característica está se formalizando pela DESCONEXÃO ARQUITETÔNICA do conjunto urbanístico.....
    (ainda bem que demoliram o "mijátório" lá do outro lado da feiramar.....
    E por falar em 'outro lado" da feiramar, atravessando a M.H., há muito desleixo naquela extremidade, ao lado direito da maçonaria..... inclusive com invasão da área pública e poluição visual que o desmazelo de proprietários do pedaço provoca.....

    ResponderExcluir
  4. Sr. articulista o que fala ao coraçao dos súditos do reino, é certeza que não é o seu navio afundando em terra seca.... tira aquela porcaria de lá!! aquilo traz mais azar pra nóis do que um bando inteiro de urubus !!!

    ResponderExcluir
  5. Para esclarecer: a obra é da artista Ligia Borba e era pra representar uma Bíblia, e não um barco; logo, não é um barco afundando mas um livro sagrado brotando do chão; algumas outras peças de mármore da escultura foram arrancadas por vândalos; o monumento a bíblia é posterior, do mesmo prefeito Ironaldo pra agradar os que não gostaram da primeira versão brotando do chão; estas informações se encontram no meu blog (www.urublues1.blogspot.com); Se o caro anonimo das 8:30 pagar o frete e a reinstalação, mesmo que seja anonimamente, aceito com muito prazer a escultura no jardim da minha casa em Campinas. Chega de gastar dinheiro publico com coisas dessa natureza, não?

    ResponderExcluir
  6. outra: ao anonimo das 01:36 - se bando de urubu desse azar, Valle Porto não tinha fundado uma cidade onde o fez. Se os urubus o incomodam, procure um lugar onde eles não te incomodem tanto...

    ResponderExcluir
  7. PQP, aí em cima tão certo!!! Cada um vê o qui qué !!! O Picanço da dizendo que aquele tróço é uma biblia brotantodo chão !!! KKKKKKKKK!!!!!!
    O Pincanço tá variando, gente !!!!
    Pra mim tamém é um navio tombando.

    ResponderExcluir
  8. Vamo fazê que nem o muro de Berlim:- cada um leva um pedaço pra casa e o "mo....." se acaba.
    Agora, o Jeff paga o pedaço dele, qui é o único qui acha qui aquela bosta é uma obra de arte...!!!!

    ResponderExcluir
  9. AS PORCARIAS DA FEIRAMAR . PEREIRA COLOCOU A BIBLIA . LEOPOLDINO O BARCO SE NAO MEENGANO OBRA DE B######°.

    ResponderExcluir
  10. Ao anônimo que fala sobre a desfiguração arquitetônica aqui do reino:
    A Universidade Federal do Paraná sempre viu Antonina com muito carinho.
    É só pedir para a Faculdade de Arquitetura daquela Universidade fazer um "plano de reconstituição" do espectro arquitetônico do reino. É certeza que o fariam e DE GRAÇA.... o "POBREMA" ´´é a miopia, senão cegueira dos pilantas que se aboletam na prefeitura..... não tãoa fim de merda nenhuma, senão do que vem no fim do mês....(mais os 'extras' que pingam de vem em quando ou de vez em sempre, não sei ao certo....mais que pinga, pinga. PINGA tanto, que a MANGUAÇA vai ser declarada a SANTA PROTETORA DA ADMINISTRAÇÃO DO REINO!!!!!)

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, os EEUU declarou que "CACHAÇA" é marca registrada brasileira.
    Agora, já tá pra sair outro decreto dos STATES declarando que MANGUAÇA é produto genuinamente aqui de ANTONINA. Vamo ficá milionário de vender MANGUÇA pros STATES!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Já pensou, gente, festa e novena pra SANTA MANGUAÇA??? PQP ia ser a maior transa do reino!!! barril de santa manguaça em cada esquina, e o padre rezando pra ela!!1, Oia, nem precisava do padre rezando, que a gente ia pro céu só de sacanagem mesmo!!!!!! todo mundo pirado na rua, sô!!!
    Ispero que, nessa, as mulheres(bonitas) entendam que a melhor roupa, é só a c.... e s... e que o resto é dispensável.....

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE