quinta-feira, abril 19

MUNIRA E O ÓBVIO ULULANTE


Por: Jeff Picanço

Existem coisas que não se pode deixar de ver, de tão evidentes. Diz uma lenda carioca que o jornalista Otto Lara Rezende, distraído que era, nunca tinha percebido o Pão de Açúcar - certo dia quando o viu, espantou-se. Seu amigo Nelson Rodrigues, para tirar uma com o espanto do amigo com algo tão óbvio, criou um famoso personagem, o óbvio ululante.

Uma coisa muito evidente, na politica de Deitada-a-beira-do-mar, nos últimos vinte e poucos anos, é a força eleitoral de Munira Peluso, a Mônica. Olhando o quadro abaixo, é impossível não deixar de perceber suas votações, como o óbvio ululante de Nelson Rodrigues. Desde que aqui chegou, vinda de onde eu não sei, Munira foi desses forasteiros que logo entram nas graças dos conterrâneos de Valle Porto. Na sua primeira eleição foi eleita vice-prefeita, na chapa de Leopoldino Abreu, com 2706 votos, ou 31% do total de eleitores. Na eleição seguinte, em 1992, Munira ficou em segundo lugar, com 2038 votos ou 25% do total, com óbvia transferência de votos de seu antecessor.

Em 1996 acabou por ser eleita com 3046 votos, 31% do total. Com a mudança na legislação que permitiu a reeleição – manobra safada do ex-presidente Fernando Henrique, aliás – Munira foi reeleita quatro anos depois com 5298 votos, ou 49,51% do total. Ou seja, neste período ela consolidou uma grande força eleitoral que acabou por transmitir em 2004 para seu sucessor, meu amigo Kleber. Nas eleições de 2008, no entanto, ela e Kleber dividiram sua base eleitoral, o que permitiu a vitória de Canduca e sua campanha paz-e-amor. Canduca, na verdade, obteve menos votos na sua eleição em 2008 que os votos que obteve em 2004, quando ficou em segundo. Munira, por outro lado, cravou 3169 votos, ou 25% do total, uma votação nada desprezível.

Não a conheço pessoalmente. O que sei é que sua gestão na prefeitura foi fortemente marcada por uma politica assistencialista das mais deslavadas. O nepotismo foi outra característica tristemente marcante de sua passagem pelo Palácio da rua XV. Navegando numa conjuntura favorável, na qual o porto funcionou mais ou menos e o Terminal da Ponta do Félix começou a funcionar, as coisas até que andaram na Deitada-a-beira-do-mar. Por outro lado, foi uma administração pouco preocupada com arte e cultura, medíocre até, tanto que os carnavais em sua gestão foram os mais pobres e mais mal preparados que cheguei a ver na Avenida do samba.

Apesar de ameaçada não sair candidata por estar enquadrada na lei da ficha limpa, Munira tem cativo cerca de um terço a um quarto dos votos capelistas. É um cacife imenso, e todos os políticos da cidade cortejam a “Mãe dos pobres”. Como a musa do populismo tardio, Munira Peluso encena seu jogo no papel da mãezona que socorre os despossuídos. Mas a ex-prefeita não é madre Teresa de Calcutá, ela claramente se beneficia desta miséria que sua politica só ameniza. Amansa as massas, dóceis, e vai colher seus frutos de quatro em quatro anos. Bom, não? Para Antonina, não é suficiente. Distribuir cestas básicas entre a população carente não faz um povo melhorar seu nível de vida nem aumenta sua qualificação, tão necessária na hora de conseguir um bom emprego nos tempos que correm.

É um óbvio ululante dizer que o populismo assistencialista à la Munira é uma cruel armadilha para a qual as pessoas mais carentes frequentemente são empurradas. Pra mudar situações de carência material e intelectual é preciso políticas sérias, de longo prazo, mais educação, uma gestão municipal mais profissional – sem xoques de jestão, claro está. Alguém vai dizer que estou sonhando ao pedir isso pra Antonina. Ao realismo pessimista dos que dizem que é impossível, acho que não custa sonhar mais alto e pensar mais alto. É preferível ser um sonhador de olhos abertos que compactuar com a politiquinha de aldeia, com a mediocridade e a mesmice de um novo governo de Munira Peluso.

16 comentários:

  1. Caro Jeff,
    Vc transportou na escrita o que eu tbm penso. Votar nos mesmos,e regredir. Infelizmente certas pessoas na nossa terrinha gosta disso. Qto mais sem progresso, melhor, pq o desmando fica por conta dos aproveitadores.
    Fico aqui a pensar: Por que quer voltar? Se não fez em 8 anos nas suas gestões, não é agora que o irá fazer. O Pouco que fez nem dá pra se notar na cidade, pois a pobreza impera, na educação não se viu avanço, na saúde continuou a precaridade. Será que o povo não vê que todos que sucederam a Prefeita dos Pobres, e que ela apoiou, continuaram o que ela pregou, isto é, tudo regrediu? Foram atrás das "conversinhas fiadas" dela? Por que o desespero do filho da pretença , que espero que não seja, candidata, que ela venha ser a futura prefeita?
    Sinceramente, não creio, em nenhum momento, que ela e o filhote estejam pensando no bem da cidade e seu povo. Só os otários pensam assim.

    ResponderExcluir
  2. Tomando por referência as casas de material de construção, pode-se ter uma idéia da prosperidade ou miséria econômica da região.

    A Casa da Obra em Morretes há anos que mantém exatamente o mesmo padrão de estoque e de comércio. Está sempre cheio de gente fazendo compras.

    Aqui, no tempo da Munira, TODAS as casas de material de construção iam 'muito bem, obrigado'
    Daí pra frente, (K..., Ca....) - o refluxo foi violento, a ponto de uma delas, a maior de todas, fechar suas portas.
    Não se pode fazer do porto o "bode expiatório" pra todas as desgraças aqui do reino. Depois da Munira, a cidade teve grande retrocesso econômico, sem nenhum incentivo oficial para setores não portuários que poderiam ter amenizado a crise que se instaurou aqui no reino.
    Não se contestam as observações sobre a administração da Munira. Mas o fato é que Ela, em face do que veio depois, desperta saudades.
    Não será o súbito 'furor de obras' que se vê agora que terá o condão de resgatar tres anos e meio de inércia e desgoverno nesta última administração municipal.
    O fato é que a administração de Antonina é sempre assediada por pessoas que ali estão, porque 'trabalharam na campanha' e tem seu lugar garantido:- não precisam ser dinâmicas e criativas: basta estarem de corpo presente.....
    Há ausência de verdadeiro PROFISSIONALISMO na condução da coisa pública, sem se falar nos parcos recursos que se tornam menores ainda devido aos "chuveiros" ou "ralos" ocultos... ( pra bom entendedor meia palavra basta....)

    ResponderExcluir
  3. A cobra vai fumar lá para os lados do atual e pretensa candidata à Prefeitura,
    Aguarde!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito fã dela também mais uma coisa temos que reconhecer ela foi melhor que o Pererinha, Kleber e Canduca todos juntos. E se ela conseguir reverter a sua situação eleitoral pode estar certa que terá o meu voto. Nós eramos feliz com ela e não sabiamos.

    ResponderExcluir
  5. Respeito sua opinião como colunista desse blog mas não concordo em nada com seu pensamento crítico-desinformado. De início, cumpre-me esclarecer que a Mônica "mãe dos pobres" como é chamada por uma elite que jamais existiu em Antonina, não é ficha suja, pois não se enquadra em nenhuma das condutas previstas na lei da ficha limpa. E mais, nunca foi condenada pelo Poder Judiciário, tampouco tem contas desaprovadas pela Câmara Municipal. Teve suas contas de 2003 desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Paraná devido à falha técnica cometida por integrante de sua equipe de governo, falha esta devidamente asumida pela gestora e justificada no Recurso Rescisório que tramita atualmente na Corte de Contas. Ou seja, deixou de investir 1% do necessário em educação no ano de 2003, no entanto no ano seguinte compensou o índice e ao final da gestão terminou com investimento muito acima do mínimo necessário. Portanto, sua conduta é culposa e não dolosa. É exatamente assim meu caro, no estado democrático de direito é permitido exercer o direito de defesa. Mais do que trágigo chega a ser cômico, pois a Mônica é reconhecidamente a Prefeita que mais investiu em educação em Antonina. Saia do computador para se informar sobre os programas e projetos desenvolvidos em Antonina de 1997/2004. Obras que geraram muitos empregos naquele tempo, somando-se aos empregos gerados pelos Terminais Portuários da Ponta do Felix, instalado em Antonina em seu primeiro ano de governo, com benefícios fiscais de ISS cedidos em troca de trabalho para os filhos da "mãe dos pobres". O ramal ferroviário também foi reativado naquele tempo e a sociedade organizada lutava pelo projeto mais importante para a geração de empregos em Antonina, a construção da Rodovia dos Portos. Contudo, como ex Secretário "do nepotismo falado", testemunha daquele tempo e militante pró candidatura Mônica, tenho duas coisas a dizer caso tenha lhe convencido a mudar o comportamento crítico-desinformado: 1) confirme as informações que lhe passei e corrija a injustiça cometida; 2) busque junto ao Cartório Eleitoral a Certidão de Quitação Eleitoral de Munira Peluso "Mônica", para verificar sua condição de elegibilidade. Caso decida por não proceder desta forma, permito-me fazer juizo qualquer de seu caráter. Mario Covas 'in memorian': "Dignidade de caráter é pressuposto para o exercício da democracia. Dignidade com significado de nobreza, decência moral, respeito a si próprio e para com os outros". Escrito por NAPOLEÃO JUNIOR.

    ResponderExcluir
  6. O anônimo não merece atenção, pois é covarde, incapaz de assumir posições e ofensas. Mas, para aquele que tem interesse na verdade, pode verificar quantas escolas a Mônica construiu, reformou e ampliou, quantos ônibus novos ela comprou para o transporte escolar, quantos laboratórios de informática e bibliotecas tinham nas escolas em seu tempo. Se buscar informações na área rural saberá que a Mônica acabou com o ensino multiseriado em Antonina. Em seu tempo cinco creches atendiam 273 crianças, filhos dos "pobres filhos da mãezona dos pobres antoninenses", como dizem. É perfeitamente possível o desinformado se informar a respeito dos programas e projetos executados em seu governo, todavia desde que esteja bem intencionado. Se estivesse bem intencionado saberia a respeito do Da Rua pra Escola, do Baia Limpa, do Plantando Palmito, do Plante a Merenda, do Viveiro Municipal, da Casa do Meio Ambiente e do Programa de Educação Ambiental desenvolvido, a compra do terreno e licenciamento prévio para o futuro Aterro Sanitário, hoje interditado pelo IAP, da Unidade de Beneficiamento de Pescados, do Programa de Desenvolvimento do Setor Agropecuário - PRODESA, das Hortas Comunitárias, do Programa de Agricultura Orgânica, do Paraná 12 Meses, do Projeto de Produção de Juvenis de Robalos (projeto premiado entre as 10 melhores esperiências de municipios com o Prêmio Omero Oguido), a Casa de Passagem, a antiga fabrica de manilhas transformada em no Centro Cultural Prof. Brasilina, A Fábrica de Farinha Multimistura, a Fábrica de Artefatos de Cimento e a quantidade de manilhas, lajotas e demais artefatos fabricados, a Garagem de Ônibus, a pavimentação do Bairro Alto, a pavimentação do Portinho e ruas da Penha, a compra da Estação Ferroviária e restauração, a implantação do Corpo de Bombeiros, muitas obras e projetos na área de saúde, inciando com o credenciamento do Hospital Silvio Bitencourt de Linhares, antes interditado pelo Ministério da Saúde, equipe de 14 médicos plantonistas em diferentes especialidades, ambulâncias, Posto de Saúde do Cachoeira, Posto de Saúde do Jardim Barigui, Construção do Centro Cirurgico e pediatrico do hospital, os Recursos e projeto para a Construção da Câmara Municipal, obra esta inaugurada pelo seu amigo Kleber, a reforma do trapiche, busca de recursos para a gravação do CD da Orquestra Filarmônica Antoninense, a construção da Quadra Poliesportiva do Batel, a Escolinha de Futebol do Atlético, com 150 crianças matriculadas, os projetos e obras do SAMAE, principalmente as unidades de abastecimento de água da Penha, do Itapema e Pinheirinho, a construção das lagoas de tratamento de esgoto no Tucunduva, a instalação de cerca de 15% da rede coletora de esgoto na cidade, a sede própria do órgão, a ampliação do sistema de abastecimento, etc...etc...etc... Aproveite e fale com o funcionalismo público pra saber Da valorização no governo Mônica. Com o povo saberá a necessidade de seu retorno. Por NAPOLEÃO JUNIOR.

    ResponderExcluir
  7. O articulista inadvertidamente não acredita no meio de comunicação em que publica suas idéias
    Se a Munira 'levar a bola' desta vez, não haverá mesmice de governo, justamente porque hoje os blogs manifestam o pensamento dos cidadãos, pelo menos dos que "sabem falar", e TODOS os candidatos, digam publicamente ou não, leem minuciosamente os blogs, principalmente, sem desconsiderar os demais, este BACUCU, o AMIGOS DO JEKITI e do EDUARDO.
    Todos os que giram em torno da política, hoje têm onde se inteirar das idéias e anseios da população e refletir sobre que tipo de implemento se dará para futuras administrações. Hoje o povo tem voz, pouca voz, mas agora tem.

    A partir da publicidade dos blogs, nunca mais se poderá dizer que Antonina será a mesma.
    Pelo menos desta vez é para se conferir algum mérito à atual administração, que nunca veio criar oposições a tal ponto maquiavélicas, que impedissem os trabalhos dos blogueiros do reino..
    Pois, é, senhor Picanço. Acredite na ação democrática e pedagógica dos blogs. Os tempos mudaram e o Senhor não percebeu....

    ResponderExcluir
  8. Se a Munira tinha dinheiro pra tudo isso, onde é que esse dinheiro agora foi parar?????

    ResponderExcluir
  9. Caro Napoleão: em meu texto, jamais me referi pejorativamente ao fato da sua candidata estar com problemas com o Ficha Limpa, somente citei que ela estava enquadrada na dita lei. Quem julga são os juízes. Não preciso nem quero explicações em juridiquês sobre isso. O que disse é que no período 2004/03, no qual você foi governo, a gestão foi beneficiada com uma conjuntura favorável, ainda colada ao governo Lerner, somado com o projeto de criação de empregos do terminal da ponta do Felix. Não foi? Te felicito pelas inúmeras realizações do governo do qual participaste, mesmo tendo vínculos familiares com o principal mandatário. Parece mesmo que foram muitas atividades, as quais eu realmente desconhecia. Legal. No entanto, boas ações de governo não são meras citações de nomes de programas: o que é o programa? O que fez? Quem beneficiou? Paulo Maluf e outros políticos brasileiros do passado tinham um discurso parecido, citando obras e mais obras. O que ficou “de verdade” daqueles tempos bons que você cita? Por outro lado, minha discordância não é contigo pessoalmente, nem com a pessoa da tua candidata, mas sim com os métodos políticos que são utilizados pelo teu grupo politico. Assistencialismo e nepotismo são as marcas de uma ação politica que quero ver só nos livros de história. Por quê? Por que eu acredito que um bom governo – que nunca vai ser um governo perfeito – é aquele que não dá o peixe, mas aquele que ensina a pescar. Depois de tantas boas realizações no ensino, como estão as crianças de Antonina nos testes educacionais? Tem algum antoninense que foi bem no ENEM, com o perdão da rima não intencional? Sei que são respostas difíceis, mas são assuntos que eu, como professor, tenho muita preocupação. Bom governo é aquele que mostra os caminhos, que faz crescer a comunidade em riqueza e cultura. De qualquer forma, obrigado pelo debate franco e sincero, tão raro na blogosfera capelista, o que é uma pena.

    ResponderExcluir
  10. Ao Anônimo das 11:42: eu acredito na ação democrática e pedagógica dos blogs, tanto é que tenho um...

    ResponderExcluir
  11. EM CWB TEM A 'BOCA MALDITA' - AQUI TEM OS BLOGS.....(cala-te, boca, que malditos é que não são, pois aqui não tem jornal.... (jornal que possa falar alguma coisa, além de coluna natalícia, funerária, editais da prefeitura e noticas 'coladas' do 'maisantonina' ....)- (ah, sim, omitem-se os casórios, pois até o padre anda meio esquecido de como é que se faz casamento de verdade, de tão poucos que aparecem 'de papel passado e abençoado'....)

    ResponderExcluir
  12. Os petistas tem "ciume" da Munira, pois Ela antecipou, aqui no reino, a "República assistencialista" que o Brasil, principalmente o nordeste, virou com a administração do PT. (cesta básica, bolsa familia, vale gas, bolsa aluguel, churrasco come-morativo, tudo controlado pelos 'coroneis' de sempre... e, mais recentemente, pelos sindicatos do movimento dos sem-terra...
    Cria-se no Brasil uma geração de indolentes e vagabundos que não precisam lutar pela vida, pois o governo 'dá' pra ir se tocando.... e curtindo a preguiça na rede....Só precisa de um dinheirinho a mais pra não faltar a "marvada"....., a manguaça, até que passe no congresso nacional o projeto de um ilustre e 'nobre' deputado de incluir na cesta básica um litro de cachaça....

    Não vou mencionar o nome de ninguém, nem do deputado, muito amigo de um nosso conhecido político aqui do reino....

    ResponderExcluir
  13. Estou até agora me penitenciando por ter acompanhado o excelente texto do Jeff. Logicamente concordo com ele e mais: reputo o nosso atraso social a esse tipo de administração que a Sra Munira praticou em Antonina. Como bem colocou o amigo Jeff, esta senhora vive da política antoninense há quase vinte anos e, como uma das principais protagonista, credito a ela boa parte do nosso atraso social e econômico, devido o seu assistencialismo danoso, cuja característica, difere ,e muito, da política assistencial inciada pelo presidente Lula, da qual, evidentemente, milhões de pessoas ascenderam socialmente - muito dferente do que Munira Peluso fez e faz.
    O que a senhora Munira fez e faz não é polítca assistencial e sim um assistencialismo danoso, que usa a população mais humilde como escada para seus projetos pessoais e políticos, sem sequer lhes dar uma perspectiva melhor de vida.
    Mas uma coisa eu tenho que admitir: Ela foi a professora dessa escola chamada política antoninense, cujo aprendizado graduou, mestrou e doutorou muitos políticos a ascenderem socialmente, graças ao diploma que recebeu da "mãe dos pobres".
    Editor do Bolg Amigos do Jekiti

    ResponderExcluir
  14. Vamos aos fatos LUIZ HENRIQUE e deixemos de lado a ideologia política. Conhece outro ex Prefeito de Antonina que relizou mais obras que a Mônica? Criticar o "assistencialismo" quando nunca precisou de assitência é pura demagogia. O assitencialismo da Mônica, tão criticado, é caracterizado pela sensibilidade de agir principalmente em benefício daqueles que mais precisam do governo. Você não a conhece, nunca quis conhecer, senão não estaria fazendo esse comentário. Então porque não você, ou outro cara bom e conhecedor da administração pública e dos problemas da sociedade não nos salvam da política assitencialista da Mônica nos dando a oportunidade de conhecer seus planos de governo já nessa próxima eleição? Sabem tanto de política e de administração, mas só querem bla...bla...bla! NAPOLEÃO JUNIOR.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns ao autor por gerar um debate tão acirrado sobre tema tão importante. É assim que se faz na democracia, se discute as ideias e aponta-se as diferenças. Ninguém precisa levar pro lado pessoal e se sentir ofendido. O Brasil precisa crescer e dar adeus ao assistencialismo. Mas para os que não entendem isso ai que se esclarecer e debater muito. Isto é viver em um estado democrático. Aprendemos todos.

    ResponderExcluir
  16. Prezado Jeff - Nao te conheço, mas sou funvionária publica da Prefeiura Municipal da área administrativa, há mais de 20 anos, tendo entrado por concurso publico na gestão do Dr. Leopoldino, sou imparcial na politica, mas obrigatoriamente venho observando a conduta dos prefeitos do periodo em que aqui trabalho, e tudo o que vc escreveu a respeito da administração da monica está completamente desinformado, pois na epoca da monica, se dava prioridade para educação, sendo construída varias escolas como a Gil Feres, Cachoeira, Pineirinho, batel, km 4, e reformadas todas as demais existentes no municipio e adquirido uma frota de onibus para o transporte escolar e de crianças de creches. Vc chama isso de assistencialismo? Querer melhorar a educação é querer acabar com a pobreza... e vc tem que concordar a não ser que não queira. Quanto a atenção que ela dava ao povo que mais precisava era uma questao humanitaria, onde pessoas como vc ou outros que criticaram nunca passaram pela situação das que buscam o poder publico, ( fome, frio, abandono e outros males). E o que ela fazia é sim a mesma politica do governo Lula e Dilma. E nos dois ultimos mandatos???? Já que não houve assistencialismo o que foi feito? Quantas novas escolas foram construídas? Quantas empresas foram criadas ou trazidas para o Municipio? Uma coisa eu sei que melhorou...O cabide de empregos para comissionados da prefeitura. Em 2004 quando a munira saiu tinha menos de 60 cargos comissionados sendo que 50% eram ocupados por funcioários e hj tem 120 ocupados por apadrinhados e cabos eleitorais, do prefeito sendo um dos motivos de não sobrar, recursos para nenhum investimento, Abraço

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE