quinta-feira, junho 21

DORME, DORME BLOGOSFERA...


Por: Jeff Picanço

Nesses dias chuvosos, chuva mansa e calma caindo pelos beirais das casas, a blogosfera dorme. Dormirá o sono dos justos, o sono daqueles que chegaram ao limite das forças e que, agora, sob a calma das cobertas, se recompõe para mais um dia de lutas? Ou dormirá  sonos intranquilos, coração oprimido, sonhos com os monstros que o sono da razão produz?

Em vários locais da Deitada-a-beira-do-mar, pessoas ficam inquietas com essas chuvas que não cessam, dormem sonos intranquilos ao escutar o manso barulho das gotas no telhado. Lembram-se angustiadas de outras noites de medo e de desespero de um passado não tão distante. Mas, indiferente ao sono intranquilo dos que tem razões para temer o excesso de chuva, a blogosfera dorme.

O corpo fica cansado daquele lado, e ela, a blogosfera se vira de lado, procurando uma posição, que logo encontra. Lá  fora pessoas estão trabalhando, descarregando caminhões de mercadorias, transportando coisas de um lado pra outro, indo trabalhar no escritório. Os pés estão gelados, o sapato que molhou, as incomodações-outras da chuva que cai, mansamente, há vários dias. A blogosfera dorme.

Há seca no Nordeste. Milhões de pessoas sem água, nesta que é a mais silenciosa das catástrofes naturais. Falta agua para a comida, para o banho, para os animais. As nuvens também não chegam para os agricultores do interior do Rio Grande do Sul, temerosos por sua safra de arroz, agora pouco irrigada. Longe de tudo isso, e debaixo de seus macios edredons, a blogosfera dorme.

Mas e esse sono, e esse torpor? Será que é  só a chuva que cai? Ou dorme a blogosfera por outros motivos? A blogosfera dorme ou a blogosfera hiberna? A blogosfera dorme ou a blogosfera se ausenta, se cala, esperando um momento melhor pra se pronunciar?

A blogosfera dorme porque se ausenta, se ausenta porque espera. A blogosfera espera as definições da política, da rude política municipal, a única agenda possível neste ano de Olimpíada. Não se fala de esportes, não se fala de cultura, e muito menos de economia: a blogosfera capelista dorme sonha e acorda falando em politica municipal.

Eu nem deveria estar aqui escrevendo, tenho outras coisas a fazer: aulas, provas, bancas e outros cavacos da vida acadêmica. Mas acho que devo me pronunciar, se houver quem queira escutar: a blogosfera anda em estado de espera para as tais das convenções dos partidos, pra saber como as composições das chapas serão fechadas. Ninguém aí pro Rio mais 20, pra final da Copa do Brasil, pro grandioso jogo do Furacão contra o Ceará no Inferno da Segundona. As pessoas querem mesmo é o poder.

Acho que devemos nos preocupar com o poder sim. A catalepsia da ultima semana na verdade corresponde a um tufão nos bastidores da cena, uma briga de foice que não é bonita de se ver. Tirem as crianças da sala. Como um comentarista do cotidiano nascido na terra de Bento Cego, tenho dois olhos e acho que vejo bem, embora a idade tenha me forçado cada vez mais ao uso de óculos. A blogosfera dorme. Quando ela acordar de novo, o que sonharemos?

12 comentários:

  1. Para nossa alegria ...,COXA 2 X 0 Bambis SP e TIMÃO na final da libertadores...para nossa alegria...e vamos preparar o grito de campeão...Antonina em festa p nossa alegria ...Horácio ctba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto ai Antonina, só tem atleticano, mas convenhamos o Coxa é Paraná.

      Excluir
  2. Não se sabe se nossa terra vai cair em mãos de algum aventureiro. Enquanto se esperam definições ainda não acertadas, então, melhor falar de futebol.
    (Antonina pode estar em festa por outro motivo, seu Horácio, mas aqui o que está acontecendo é um FURACÃO)

    ResponderExcluir
  3. Ultimanete somente um VENTINHO, né?

    ResponderExcluir
  4. Furacão, por exemplo entre nosso 'lider supremo' e o 'edil supremo' da corte de 'botação das leis'

    ResponderExcluir
  5. Na cola do que li no blog do Eduardo, fui até a estação do 'ex-trem' dar uma olhada. É de chorar mesmo... Aquilo ali é o retrato fiel do que pensa esta findante administração sobre o turismo... e tem empresário teimoso que não perde as esperanças..... (lá vem o masoquismo:- com o próximo, as coisas vão mudar....)

    ResponderExcluir
  6. Guarda pretoriana da prefeitura:- ainda dá tempo de meter o MACHADO em mais algumas árvores.... comemorem o RIO+20 aqui, cortando um pouco mais de árvores e palmeiras... THANK YOU, MY GOD!!! THEY GO OUT!!!

    ResponderExcluir
  7. O PT DO REINO TÁ PREOCUPADO COM O IMPEACHMANT NO PARAGUAY. SÃO MERDAS MESMO. DEVIAM É ESTAR MORRENDO DE VERGONHA DA PASPALHADA DO LULA EM SE VENDER PRO MALUF A TROCO DE UNS VOTINHOS A MAIS...
    MAS AQUI NÃO É DIFERENTE. O PT SEMPRE SE 'VENDEU' A TROCO DE ALGUMA SECRETARIAZINHA SEM NENHUMA EXPRESSÃO.
    - EXPRESSÃO? QUE PALAVRA FEIA! FISIOLOGISMO NÃO QUER EXPRESSÃO: QUER PASSAR É DESAPERCEBIDO, PRA COMER, BEBER E DORMIR NO SOSSEGO.
    E O POVO, SEU PT?
    É SÓ COMPRAR ESSE ZÉ POVINHO COM ALGUMAS BOLSAS E ESTÁ TUDO RESOLVIDO!!!!
    VIVA O PT .........

    ResponderExcluir
  8. PESSOAL, NOS COMICIOS E DISCURSOS DE CANDIDATOS LEVEM MP3 / MP4 - GRAVEM TUDO!!!! ASSIM PODEREMOS COMPROVAR DE 'VIVA VOZ' O ELEITO QUE NÃO CUMPRIR AS PROMESSAS DE CAMPANHA!!!

    NÃO SOMOS PALHAÇOS DE NINGUÉM!!! CHEGA DE POLÍTICOS MENTIROSOS!!!

    ResponderExcluir
  9. Politicos sao todos iguais,eles prometem e nao cumprem ,depois poem a culpa nos outros, na burrocracia e nos governos anteriores,como fez o requiao...o litoral esta abandonado por causa do alto custo dos pedagios ,vale mais a pena curtir o litoral de SC...Horácio ctba

    ResponderExcluir
  10. Seu Horácio, duas bolas na trave:.
    1- pedágio muito caro; (olhe... pro turista que interessa mesmo (o que tem $$$$$), o pedágio não faz diferença....)
    2- assim, vale ir pra santa.... (santa está bem longe, hein, e está cheio de gente que não aprecia tanta estrada, principalmente na volta, quando a 'adrenalina' já acabou.... PRINCIPALMENTE OS COROAS (que são os mais endinheirados)

    Morretes e Antonina estão próximas de uma das cidades de maior renda no Brasil. É, assim, muito fácil, pegar o carro e dar um passeio rápido, passar o fim de semana ou só o domingo pra almoço, e voltar domingo à tarde ou à noite ou segunda de manhã pro "batente" da semana seguinte...

    Morretes sabe disso e não perde tempo. Aqui se sabe, mas seguidas administrações "se fingiram e se fingem de MORTAS"....

    Se a questão for o pedágio, uma bola esquecida: A única estrada "de graça" é a graciosa que NÃO CHEGA MAIS AQUI NO REINO !!! (essa administração sempre vai até Brasilia tirar fotografia com gente importante, pois isso traz 'prestígio' (dinheiro, sei não ....) mas não se tem notícia que tenham ido até o DEER que é mutissimo mais perto para pressionar, insistir e tentar resolver esse problema da interdição da graciosa.... Até parece que fizeram "convenio" com a Prefeitura de Morretes, para desviar a totalidade dos turistas praquela terra....
    Diga-se, aliás que todas as últimas administrações (as tres últimas) - (as mais antigas não me lembro) - NUNCA deram muita bola pro turismo, a não ser com atos esporádicos. (por ex:- a compra da estação de trem por uma ex-pfta, o iphan estar agora monitorando os prédios históricos, iniciativa do atual pfto)

    ResponderExcluir
  11. Pois é ...quando cheguei em Antonina em 1984...fui cortar meu cabelo no salao do M...( nao sei se ele ainda é vivo)e lhe perguntei : como é a cidade ? ele respondeu : a cidade é boa , o povo é que nao... P...pois é . Abreu - ctba

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE