quinta-feira, junho 14

A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DE CANDUCA


Por: Jeff Picanço

Depois de falar de um dos óbvios da politica antoninense, a candidatura Munira, agora vou tentar abordar outro tema, tão espinhoso quanto o anterior: quais as perspectivas e as chances de Canduca no tabuleiro eleitoral?

Lembro-me de ter assistido, em 2008, das janelas do restaurante Buganvil, a uma passeata da candidatura Canduca. Foi uma coisa pra mim impressionante e muito nova: as pessoas de branco, o clima alegre, quase de um desfile escolar. Pelo pouco que vi, foi um reflexo da candidatura Canduca e seu clima de paz-e-amor: com esse clima, sua candidatura conseguiu pautar uma eleição numa postura menos “briguenta” e mais propositiva.

Isso foi pra mim uma grande novidade em eleições que sempre foram muito mais acirradas e briguentas, com acusações de lado a lado, e muita, muita “marra”. Com essa postura, Canduca conseguiu ficar por cima da briga e, mesmo com um numero de votos ligeiramente menor do que na eleição de 2004 conseguiu se eleger contra dois candidatos fortes, como Munira Peluso e Kleber, que então estava com a máquina municipal.

O que houve desde então? Por um lado, Canduca procurou reorganizar a máquina pública, principalmente conseguindo zerar os Cadastros que permitiam ao município lutar por verbas públicas oferecidas pelo governo federal. Uma das maiores coisas dentre todas foi Hospital Silvio Linhares, que está sendo reconstruído. Muito dessa conquista é fruto da ação de meu querido amigo Zé Paulo Azim, de longe o melhor secretário municipal da gestão Canduca, por isso mesmo cacifado para a eleição municipal. (Ao meu amigo-irmão Zé Paulo desejo boa sorte na sua nova carreira politica, tão cheia de desafios e percalços).

Por outro lado, Canduca nunca teve medo de desagradar, quando necessário: mudou a cara da Feira-mar e de outros logradouros, o que lhe valeu muitas críticas. Nestes últimos anos, depois de muitas reclamações, inclusive as minhas, ele conseguiu manter a região central da cidade mais limpa, depois de terminar seu primeiro ano com as ruas ainda cheias de mato. Canduca, por outro lado, nunca participou ou interferiu na nossa ativa blogosfera, por mais que tenha sido citado de maneira negativa o mais das vezes. Esta postura paz-e-amor, considerados alguns de seus antecessores, é uma grande virtude.

Durante a catástrofe de março/2011 a atuação do governo municipal foi impecável. Todos lutaram muito, desde os altos escalões até o mais humilde funcionário, todos participaram ativamente na minimização da tragédia. A prefeitura, colocada de joelhos pela tragédia, lutou com um só. Eu estava lá, eu vi. O atraso na construção das casas populares no Batel, por outro lado, está complicando muito sua imagem nessa área.

No entanto, Canduca deu algumas derrapadas, como na novela do barracão de fertilizantes e a mudança a toque de caixa do Plano Diretor Municipal. É necessário um grande ajuste no Plano Diretor Municipal, e não remendos na lei para atender os interesses de algumas empresas, como ficou parecendo. Em quatro anos, apesar dos avanços, o município também não conseguiu dar conta do problema do lixo embora, como já escrevi antes, este não seja um problema só da prefeitura. Envolve também a educação da população.

Contrariamente a muitos colegas de blogosfera, eu tenho uma visão positiva da gestão Canduca: se ele não foi um prefeito dos sonhos (e quem é?), também não vai entregar a prefeitura em pior estado que recebeu. Dizem que suas chances de reeleição são reduzidas, mas aqui da minha distância regulamentar não vejo isso, fora as reclamações que todos, Brasil afora, fazem de seus governantes. Aqui em Campinas, por exemplo, estamos há um ano sem prefeito e sem vice, cassados por um escândalo de corrupção, governados interinamente pelo presidente da câmara. Nova Friburgo, além da tragédia do clima, está sem prefeito pelo mesmo motivo. Querem coisa pior?

O fato de ser honesto obviamente não qualifica ninguém para ser político. Antes de tudo, é pré-requisito. Não sei como avaliar seus concorrentes, exceto Munira Peluso, já bafejada com a sorte nas urnas. Se a leveza do estilo de Canduca não nos fez subir às alturas, pelos menos conseguiu que não afundássemos na lama. Pode ser muito, pode ser pouco, não tenho os dons adivinhatórios de mãe Diná pra saber. Pai Zinho, meu guia espiritual, só me traz notícias do passado. No futuro, serão os próprios bagrinhos que definirão muito em breve isso tudo nas urnas.

48 comentários:

  1. O grande mérito do Canduca foi ser muito democrático, e, na esteira do que vemos na esfera federal essa campanha pelo respeito à liberdade de imprensa, haver permitido a consolidação da "imprensa" loco-antoninense (blogs), coisa que tem pre candidato (a) que não fez questão de já demonstrar o peso do tacão ditatorial que nos espera para breve, na hipótese de êxisto eleitoral dessas pessoas...

    ResponderExcluir
  2. não misturem alhos com bugalhos. Falar em honestidade 'azeda a sopa de cebola', pois esse conceito é muito, muito elástico quando se trata de administração pública x administrador eleito pelo voto.....

    Por exemplo, o Lula é considerado honesto (... apesar de ser um sujeito riquíssimo. Mais rico ainda o filho dele, dono de extensas terras em que a Petrobrás faz prospecção por se achar que tem jazidas de gas natural..... (muita coincidência!!!)

    ResponderExcluir
  3. Jeff Picanço, coerente e lúcido como sempre.

    ResponderExcluir
  4. É uma pena que o "atual" não tenha correspondido às expectativas.... Ao que parece nossa terra vai ser, outra vez, "presa" de gente de fora, que tem domicílio aqui só "pra inglês ver"....

    ResponderExcluir
  5. Vale a pena reproduzir a "obra de ficção" publicada no blog do Eduardo Bó. (infelizmente, vale a pena...)


    “DISCURSO COERENTE”
    (o que muitos candidatos deveriam falar)


    Se eu for eleito, vou transformar a prefeitura em minha casa.
    Vou aumentar consideravelmente a renda de toda a minha família...
    Nem que eu tenha que criar novas Secretarias, para não ser chamado de ilegal.
    Os problemas da população não me interessam...
    Somente quando chegar perto da reeleição é que eu vou pensar em fazer alguma coisa.
    A alguns amigos vou dar-lhes oportunidade de trabalho, mas por favor, não queiram levar a sério, porque não estamos aqui para resolver os problemas da cidade e sim os nossos.
    Quem começar a reclamar demais e me encher o saco... demito.
    Meu departamento de compras será ocupado por pessoa experiente em desvio de verbas... PhD em maracutaia, que saiba muito bem desviar recursos para o caixa dois da administração.
    Empresário da cidade que se dispuser a comentar qualquer assunto que me diga respeito, risco do nosso rol de fornecedores... E mando a tropa de choque fiscalizar a sua firma.
    Quanto ao tratamento que vou dar ao legislativo, todos já sabem. Emprego um parente de cada edil e a turma toda vai continuar dizendo amém. Quem manda aqui sou eu.
    Saúde, Educação, Segurança, Saneamento Básico, Cultura, Esporte e Turismo... São coisas que a gente fala para se eleger... Depois a gente ocupa todos os cargos disponíveis, com qualquer pessoa, somente para preencher as vagas.
    As festas da cidade... Que saco! Vou ter que arrumar dinheiro para gastar com besteira. Quem quiser festa que financie a sua.
    Arrumar as ruas e calçadas dos bairros é coisa que vou fazer somente no final da minha gestão... Na tentativa de me reeleger ou eleger meu sucessor.
    Sei que a cidade precisa resolver o problema do lixão e do esgoto... Mas como até agora ninguém fez nada, não sou eu que irei gastar com obras que ninguém vai ver.
    Espero que algum dia um imbecil se eleja e faça alguma coisa.
    O porto é da turma do Governador... Não adianta encher o saco, pois todos sabem como o homem reage. Para que porto aqui, se ali em Paranaguá tem um bem grande? É mais fácil colocar um ônibus à disposição dos trabalhadores. Viajar faz bem.
    Progresso também é coisa que a turma espera há muito tempo... Que besteira. Imagine a nossa cidade cheia de gente, carros, emprego. Pra quê? Isso somente vai me dar mais dor de cabeça e vou ter que aguentar ainda mais reclamação.
    Bem... no final do meu mandato vou estar tranquilo. Muita grana no bolso, muitos imóveis e vou tirar umas férias e tentar voltar daqui a quatro anos. Para começar tudo de novo.
    Êta povinho bom.


    OBS. Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso sempre existiu e vai existir em política, não escolhe-se "PhD" para assumir cargos, escolhe comparsas, companheiros de jardim de infância, de futebol dos fins de semana, de conversas afiadas em jequitis da vida e assim por diante.

      Excluir
  6. Há "caciques" do passado que se aliam a "caciques" do presente que querem, outra vez, "de presente" o trono do reino....

    (Obs:- a palavra "cacique" é "comum de dois" - sexos)

    Precisamos de GENTE NOVA que "doce requentado" é "dor de barriga" certa.

    ResponderExcluir
  7. SÓ UMA COISA VOU ESCREVER O HOSPITAL NÃO VEIO DE GRAÇAS AO POVO ANTONINENSE MAIS SIM COM UM ALTO PODER DE DIVIDA ACHO QUE VAI PASSAR DOS 80.000.00 MESAS POR MUITOS ANOS E OUTRA COISA VAMOS FICAR NO AGUARDO QUANTO A OPERAÇÃO DO MESMO DEPOIS DE INALGURADO NO HOSPITAL MATERNIDADE JA FUI 3VEZES PARA CONSULTAR NA EMERGENCIA E NÃO TINHA MEDICO TOMARA QUE NO NOVO HOSPITAL NA FALTE MEDICO POR FALTA DE PAGAMENTO.

    ResponderExcluir
  8. OLHEM QUE A COISA É SÉRIA E PODE "PEGAR" PELO CANGOTE: CUIDADO COM A PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA, SEJA POSITIVA, SEJA NEGATIVA. PODE DAR 'BODE' OU, SE QUISEREM, 'ZEBRA'
    TEVE UM BLOG QUE, POR PRECAUÇÃO, RESOLVEU FICAR 'DE BOCA FECHADA' ATÉ O INÍCIO DA TEMPORADA DE PROPAGANDA ELEITORAL PERMITIDA POR LEI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não se trata de uma campanha eleitoral e sim uma crônica do Jefe Picanço, como tantas outras que ele mesmo fez para este blog. Sabemos também que o dono do blog é oposição a esta administração. Entretanto não consolida uma campanha, não neste blog que nos informa de forma coerente as notícias da nossa cidade.

      Excluir
  9. Bagrinho é a vó, que cabeça de bagre é gente burra.

    ResponderExcluir
  10. Parece que o articulista é condescendente com a impenitente e criminosa 'arvoreficina' que ocorreu (e ainda pode ocorrer mais) nesta administração.
    Isso preocupa, na medida em que se haveria de esperar decidido apoio à proteção ambiental por parte de pessoa que se tem por muito esclarecida, sobremodo considerando-se que 'esse grande feito administrativo' caracterizou bem que aqui se pisa em uma terra alheia ao momento histórico em que vivemos como país, COMO BRASIL.

    A única justificativa possível para a 'degola de árvores' (e foram tantas) é a segurança dos transeuntes (árvores com tronco podre, bichado), desde que isso não seja mero pretexto, como foi no caso da destruição das árvores da francisco matarazzo, onde disseram que os frutos estavam 'ferindo indefesas velhinhas que passavam por lá' e que, tidas como 'espécies invasoras' podiam ser impiedosamente decepadas....(Por incrível de pareça, árvores semelhantes continuem em pé na feiramar....) - (MAS NÃO AS CORTEM, OUVIRAM, DELETÉRIAS SAÚVAS DA PREFEITURA, FABRICANTES DE CARVÃO PRA CHURRASCO !!!! gente que vive pra merreca do fim do mes, e nada mais fazem a não ser: dizimar acolhedoras sombras, manguacear, churrascar e esperar que a 'vida termine em barranco' !!!)

    Gente francamente nociva aos verdadeiros e maiores interesses de Antonina!!!

    ResponderExcluir
  11. Aki no reino não acontecem catástrofes. Acontecem catastrófes, pois até a solução de catástrofes acabam em outra.... catastrófe...
    (exemplo: se ouviu muito zum zum de 'flagelado de carro zero' enchendo a mala de 'doações imprestáveis'(....) para os verdadeiros flagelados.....)

    ResponderExcluir
  12. Nossa que photoshop tão usando hein nas fotos que tão mandando da cidade pra ti caro Jeferson!

    ResponderExcluir
  13. ALGUMAS DERRAPADAS? ESCORREGOU POR COMPLETO NA MAIONESES DESDE A FORMAÇÃO DE SEUS PARES. E OLHA QUE NÃO FORAM POUCOS OS BLOGUES QUE LHE ABRIRAM OS OLHOS.

    ResponderExcluir
  14. Quando alguém diz que cuidar decentemente da limpeza da cidade foi um 'grande gol de placa' e que isso foi um grande feito administrativo, é porque o próprio nível de expecativas das pessoas anda muito, muito baixo. Isso indica que o cidadão não tem verdadeira escrutínio para distinguir e separar obrigações comezinhas da administração, de iniciativas que possa torná-la 'parte da resenha histórica' da cidade....
    Ou, se tem, é muito submisso quando elogia até aquilo que é obrigação primordial de quem se propõe a governar uma cidade..... Nesta última hipótese, o elogio se torna ridículo, quase bajulação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "é porque o próprio nível de expecativas das pessoas anda muito, muito baixo"

      Isso é um fato e muito bem colocado...

      ...a origem de todos esses problemas (dos antoninenses, pelo menos da grande maioria) é que a nossa população em geral tem uma auto-estima muito baixa. Isso faz com que essas pessoas se sintam sempre inferiores e ameaçados, passivos o suficiente para aceitar qualquer tipo de extorsão e exploração, seja interna ou externa...

      ...com uma conscientização política mais abrangente, isso deva mudar nos próximos anos...

      Excluir
  15. Conheço infelizes pessoas que perderam suas casas, e até hoje pagam aluguel DO PRÓPRIO BOLSO.
    Os 'sobradinhos' que estão construindo (parece que vão de marcha à ré....). Mas não passam de um contrasenso, pois a grande maioria das pessoas que perderam o próprio canto, tinham CASAS DE MADEIRA. Teria saído DEZ VEZES MAIS BARATO ter fornecido a essas pessoas terreno e material da mesma espécie (madeira, telha, e demais insumos) que essas mesmas pessoas "dariam um geito" de contruir o seu próprio canto.... Mas, há um 'grande problema'.... (será que se pode, mais uma vez, dizer que não tem obra pública sem a malsinada 'COMISSÃO'? - Casas de madeira não trariam isso aí.... e o 'charme demagógico' seria muito menor para captação de votos.....

    ResponderExcluir
  16. praquele madrugador das 5:50 que acorda ao primeiro canto do galo:- há incorreção em palavra importante:- não é expecativa, mas sim, EXPECTATIVA:


    "....Quando alguém diz que cuidar decentemente da limpeza da cidade foi um 'grande gol de placa' e que isso foi um grande feito administrativo, é porque o próprio nível de EXPECTATIVAS das pessoas anda muito, muito baixo. Isso indica que o cidadão não tem.... etc...

    ResponderExcluir
  17. Bacucu, se até há pouco tempo atrás tínhamos coroneis e coronelas DE BOTA, ESPORA E RELHO mandando por aqui, agora vão aparecer reis e rainhas.... Acho bom a gente para de falar em REINO.... pois agora é que o povo vai, de uma vez por todas, "ajoelhar-se na passagem de tão insígnes personagens"...

    ResponderExcluir
  18. Nem precisava ser terreno na Thiago Peixoto. Os flagelados de verdade ficariam satisfeitos com terreno até pros lados do matarazzo

    ResponderExcluir
  19. Na camapnha eleitoral, o espaço em que estão sendo construídas as casas para flagelados, o atual Alcaide havia prometido ao pessoal do batel, construir uma praça. QUASE NENHUMA PROMESSA DE CAMPANHA VEIO A SER REALIZADA. ESSA É UMA DENTRE TANTAS QUE FOI PRO SACO DAS MENTIRAS ELEITORAIS.

    Construir as casas ali tem uma grande vantagem: a cidade inteira passa e "VÊ". Isso é muitissimo importante:- todo mundo vê.
    O critério adotado, COMO SEMPRE, não é racional, no sentido do melhor para a organicidade da cidade: veio a ser o mesmo critério que está indicado para esgoto e galerias pluviais, no artigo do sr. Eduardo Bó:- (pra que fazer obra que ninguém vê? Deixe que apareça algum imbecil que faça!).
    Fazer essas casas lá pros lados da ponta da pita, IA FICAR MUITO ESCONDIDO!!! DE MADEIRA, ENTÃO.... como ia ficar "a comessão"?
    Essa gente pensa com o "dedão do pé". Havia dezenas de lugares pra colocar as casas dos flagelados,e se fosse o caso de lugar pra todo mundo ver, podia ser até no km. 4, por exemplo, naquele terreno enorme do souza que está à venda faz tempo.... (e assim caminha a tropa de ruminantes da prefeitura:- o Batel perdeu definitivamente uma opornidade de ouro de ter uma bela de uma praça... e ainda por cima querem demolir o AA...)

    Cada prefeito que entra, desfigura um pouco a cidade. As palmeiras da rua central foram cortadas, o mercao antigo demolido, árvores agora são dizimadas, dispõe-se dos espaços da cidade sem nenhum planejamento urbano e observância da melhor estética .... Coitada de nossa terra em mãos desses caipiras aloprados que brincam de governar....
    ..................................
    A bem da verdade, é para se realçar a BOLA DENTRO dessa administrção que trouxe o IPHAN pra cá, antes que Antonina se acabasse como valor histórico.... E, por incrível que pareça, teve bastante reclamação!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso faz lembrar a história do pavão; ele tenta disfarçar seu pé horroroso com o leque lindo que tem nos rabo.

      Excluir
  20. sabe que era até bom que o irmão do K ganhasse? Assim o nosso conhecido ESQUELETÃO iria ser terminado e, mesmo com os incríveis defeitos de projeto, iria servir aos jovens de nossa terra.

    (será que falei bobagem?)

    ResponderExcluir
  21. Desde os tempos de faculdade, sempre vinculei duas figuras que me pareciam "cara e coroa" da mesma situação brasileira:- a parte do hino nacional que fala: "deitado em berço esplêndido" e a figura do JECA-TATU de monteiro lobato. Os tempos mudaram, o Brasil, a partir dos militares, repudiou essa conversa de estar deitado em berço esplêndido e partiu decidido para a recuperação do atraso, e na época em que Mário Simonsen, embora banqueiro, era ministro da educação, a educação do jeca-tatu era levada com seriedade, para que ele deixasse de ser 'jeca' e cada vez menos 'tatu', de modo que, pela educação, tomasse ciência de sua própria dignidade e das iniciativas de progresso que poderia desenvolver.
    Os militares foram embora, vieram ineptos como nosso 'querido' sarney, e logo em seguida o Brasil teve por presidente um sujeito muito inteligente e de senso prático surpreendente. Foi o F. H. Cardoso. que criou a bolsa escola, para que as crianças não largassem a sala de aula para trabalhar na agricultura. Novamente tomou a linha de cuidar do 'jeca' para que ele se tornasse menos 'tatu'......Porém, como desgraça pouca é bobagem, veio o PT e entronizou a idéia de 'bolsa' pra tudo. (bolsa familia, bolsa presídio, bolsa aluguel, bolsa gás, bolsa-copa do mundo, bolsa flagelado (!!!! parece incrível, mas é verdade)etc.... deve ter mais alguma de que não me lembro. Ou seja, o PT 'voltou atrás no tempo' - O JECA-TATU deve continuar onde está;- JECA E TATU e continuar DEITADO EM BERÇO ESPLÊNDIDO, pois as merrequinhas das bolsas são suficientes pro "arroz, feijão, farinha, manguaça e COMPRA DE MANDIOCA E BANANA NO SUPERMERCADO!!!!!!!!! (mas... mandioca e banana não dá, sem nenhum esforço? - pois é... mas precisa plantar a muda e isso dá trabalho..). Pra que, então, trabalhar, se o governo sustenta COM IMPOSTO SOBRE QUEM TRABALHA ?????????
    - PQP !!! fico "troncho" de raiva com essa instituição da "POLÍTICA DA VAGABUNDAGEM"
    Mas tem um sujeito de nossa terra de mora fora daqui e é "fiel soldado do PT", mesmo "sem querer ser", pois quando fala é no sentido romântico atribuido à nossa terra. Refere-se à Antonina como a "deitada à beira mar"........
    SAI DESSA, "CUMPANHERO"!!! JOGA ESSA PRAGA NO MEIO DO MANGUE´, SÔ!!! Pare de "cooperar com o PT" para que a população brasileira e aqui no caso, a do reino, volte a DORMIR EM BERÇO ESPLÊNDIDO, E CONTINUE SER JECA-TATU!!! SE LIGA, MEU AMIGO, ADOTE ALGUM TIPO DE ROMANTISMO MAIS PRÁTICO E MENOS RETROATÁVICO!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Tudo depende de como será conduzida a convenção.Para mim acredito que Canduca vem candidato a reeleição e ponto. O ver. Marcio Balera virá também para sua reeleição e o José Paulo sairá candidato pelo PMDB. O que poderá mudar tudo são os caciques do PMDB e PSD federeais, que poderão colocar o pitaco deles. Enquanto isso Monica segue na frente, perseguida por João Domero e Jefe.

    ResponderExcluir
  23. Vai começar a nova REVOADA DE CUPINS ELEITORAIS. Vs. que são donos de blog, dêem um geito de GRAVAR os discursos desses 'nobres cidadãos' de nossa terra!!! (....) Na medida em que, algum deles, depois de eleito, concretizar mais mentiraS que verdadeS, Vs. tem a VIVA VOZ para publicar. Gravar sem ninguém perceber hoje é tão fácil!!
    GENTE, MP4 NO BOLSO NOS COMÍCIOS, PRA COBRAR DEPOIS!!!!

    ResponderExcluir
  24. PENSAR COM O "DEDÃO DO PÉ" ... MAS QUEM MANDA É A FOME DO BOLSO.....

    ResponderExcluir
  25. Tem vereador dizendo que a prefeitura devia pura e simplesmente arrancar os trilhos do mattarazzo que "atrapalham" as obras da campanha eleitoral.
    Quem são esses caras? Gangsteres travestidos de autoridade?
    - MEGÁSTERES DE ALCAPONE, LEMBREM-SE QUE ANTONINA FAZ PARTE DO BRASIL QUE HOJE VIVE "PLENO ESTADO DE DIREITO" - A ÉPOCA DOS REIS, DOS CORONÉIS E ULTIMAMENTE DOS MILITARES EVOCANDO A 'SEGURANÇA NACIONAL PRA TODO TIPO DE DESMANDO' ACABOU FAZ MUITO TEMPO!!

    ResponderExcluir
  26. A rodoviária precisava ser reformada estéticamente para corresponder ao aspecto histórico daquele lugar. Se pedirem para a Universidade Federal, a faculdade de arquitetura faz o projeto DE GRAÇA pra Antonina.

    O BANCO ITAU TAMBEM PODIA COLABORAR COM A CIDADE E ADAPTAR A APARÊNCIA DO PRÉDIO AO ASPECTO HISTÓRICO DAQUELE LUGAR.
    E O DONO DO PRÉDIO DO BANCO DO BRASIL TAMBÉM PODIA COLABORAR.... VS. NÃO ACHAM????

    ResponderExcluir
  27. VIDA EM CIDADE PEQUENA
    1-… todo mundo na cidade te chama pelo nome ou apelido;
    2-… todo mundo te cumprimenta quando sai na rua;
    3-… você dá a volta na cidade de a pé ou bicicleta em menos de 1 hora;
    4-… as opções na noite são: ou ir na boate(única) ou ficar em casa;
    5-… tem certos lugares na cidade onde seu celular fica sem sinal;
    6-… você já ficou/namorou com sua prima;
    7-… a maioria dos habitantes sabem quem são seus pais;
    8-… não é necessário a utilização do rádio ou da televisão para uma notícia se espalhar rapidamente;
    9-… ficar mal falado é muito fácil;
    10-… é quase impossível se perder na cidade;
    11-… ser popular é algo tão comum;
    12-… todo mundo gosta de ser reunir em apenas um lugar;
    13-… na sua cidade durante as eleições não há segundo turno;
    14-… muita gente gosta de criar porcos e galinhas nos fundos de casa;
    15-… algumas das melhores empresas não possuem uma filial na sua cidade, tal como McDonald´s, Burger King, etc;
    16-… o maior sonho da maioria dos habitantes e se mudar dai;
    17-… o corpo de bombeiros possui apenas um caminhão;
    18-… a escola fica fechada para eventos esportivos;
    19-… quando vai ensinar o caminho para alguém você não diz o nome da rua e o número da casa, se usa referências como por exemplo: para chegar ao Félix é preciso descer a rua principal em direção ao colégio, ai vai sempre reto, quando chegar no Matarazzo, passando o trilho dobra a direita, você continua seguindo a rua, quando chegar no ponto final do ônibus vai ver um bar, aí é só ir adiante, do lado da casa da família Pinto.
    20-… você não consegue comprar cigarro porque todo mundo sabe que é menor de idade;
    21-… você não consegue comprar cerveja porque todo mundo sabe que é menor de idade; ( pior ainda)
    22-… você não consegue comprar pornôgrafia porque todo mundo sabe que é menor de idade; (muito pior ainda)
    23- nas eleições você sempre vende seu voto por um caminhão de saibro ou por tentar enfiar um parente ou agregado na prefeitura.
    24- geralmente aquele que tem só um olho em terra de cego costuma fazer um blog e passa a ser analista do cotidiano;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...em terra de cego, (o que não é o seu caso, aparentemente), quem tem um olho é rei.... imagine eu que tenho os dois olhos..., e bem abertos e fiz uma merda de um blog e você que fez esta lista de mercadinho de bairro. Poderíamos ser chamado do que?

      ...Pense bem antes de responder, pois saiba que é "manilha para dois"...

      ...você como analista do cotidiano "TAMBÉM" de cidade pequena, com certeza deve saber o que é "manilha para dois", ao menos que você tenha em torno de trinta anos..., porém, como toda pessoa inteligente, mesmo que não saiba o que é uma "manilha para dois", tenho plena certeza que irá pesquisar com os mais velhos (leia experientes) sobre o que é "manilha para dois"...

      ...só uma dica, não é o que você deva estar imaginando ser "manilha para dois", caso a sua idade seja inferior a trinta anos...

      ...não..., não é nenhum tipo de obra eleitoreira em final de mandato onde o político querendo angariar votos com alguns eleitores que necessitam de "manilhas" para tapar aquela valeta indesejável bem em frente a sua residência, atende a solicitação..., e que o vizinho sempre ciumento, vendo o seu amigo ser agraciado, berra da sua janela, é manilha? Então "manilha para dois"..., não é isso não, ok!!!

      Assinado: Bacucu
      Um analista`zinho' do Cutidiano.

      Excluir
    2. NEUTINHO É QUASE ISSO MAIS NÃO É ISSO. VC SEMPRE IRÔNICO EM SUAS DEDUÇÕES. GOSTO QUANDO VC INTERAGE COM OS SEUS LEITORES. SEMPRE INTELIGENTE.

      Excluir
    3. Neutinho: acho que você nem deveria comprar a provocação do nosso "analista do cotidiano" anonimo...em terra de Bento Cego quem é compositor (como você) é Rei, assim como Rellen...nosso caro anonimo, que tem dois olhos, que faça dois blogs pra fazer listinhas engraçadas...

      Excluir
    4. Calma sr. bacucu, please! afinal de contas você é "bacucu" e não "siri na lata" para ficar nervoso e mau-educado, vamos manter nosso diálogo ao menos civilizado. A propósito, muito obrigado por publicar meus comentários, embora talvez não sejam ou venham de encontro aos teus pensamentos, nem os teus aos meus, pois não somos obrigados a fazer cócegas no ouvido de ninguém (como a crônica da politica da boa vizinhança postada em 14/06); infelizmente ou felizmente é minha visão.
      Quanto a "listinha engraçada" ou listinha de mercadinho de bairro", se é assim como vocês chamam, não foi com o intuito de ser engraçado muito menos ofensivo, isso é apenas o reflexo da realidade (sejamos coerentes).

      Excluir
    5. Não estou sendo mau-educado, pelo contrário, fui educado até demais..., pois me fiz parelho com você..., ao usar como "proposição" a frase MANILHA PARA DOIS...

      ...quanto a lista de mercadinho, foi como você mesmo acabou de mencionar aí em cima 'os pensamentos não são iguais', podem até serem parecidos, porém jamais iguais, LISTA DE MERCADINHO foi uma forma carinhosa de classificar o seu rol de procedimentos de aventureiro urbano... Achei até legal...

      ...simplesmente, houve uma escorregada no seu último item, posso até estar errado por não ter alcançado o seu pensamento ao inferir que, "geralmente aquele que tem só um olho em terra de cego costuma fazer um blog e passa a ser analista do cotidiano;..., veja bem, meu blog pode até ser um formador de opiniões, porém jamais me considerei um analista do cotidiano. Mas no geral você mandou bem, mais uma vez, se eu errei..., desculpa.

      Um abraço.

      Neuton Pires

      Excluir
  28. Provavelmente o sr anônimo não tinha casa na laranjeira , ou mesmo por perto, senão provavelmente não estaria escrevendo tanta asneira , por acaso Sr mora ou tem algum investimento no bairro? Acredito que o povo batelense é bastante solidário ao ponto de abrir mão de uma praça por mordidas decentes e bem localizadas a pessoas tão nessecitadas.

    ResponderExcluir
  29. Em Morretes as casas para os flagelados foram construídas na via de acesso e não em um dos lugares mais caros da cidade, como aconteceu aqui.
    ............
    Os batelenses se solidarizam, sim. Mas quem perde com as coisas mal pensadas não é só o Batel, mas toda a cidade.

    ResponderExcluir
  30. Sintomático o item 23, da resenha guaropicabana aí de cima. Precisa pegar esse tipo de candidato e 'enterrá-lo' embaixo do caminhão de saibro.... aliás, faz bem pouco tempo atrás, teve candidato à reeleição distribuindo cesta básica pelos campos gerais.....Tem é que cassar o registro desses corruptores de eleitor....
    Pra isso, necessário que UM PARTIDO VIGIE A CONDUTA DO OUTRO PARTIDO.... E VICE-VERSA....

    ResponderExcluir
  31. Esse sujeito aí de cima faz um deprimente e medíocre memorial descritivo do cotidiano do reino e vem criticar os donos de blog.... meu amigo, continue assistindo o "pograma" do gugu.... seu "inteligente" de "treis zoio" (dá até pra saber qual dos treis usa mais)....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já chamaram de listinha engraçada, listinha de mercado de bairro e agora memorial descritivo; pois bem, escolha algum item que te sirva e seja feliz, se caso precisar de um zóio eu te dou, afinal vocês estão precisando muito.

      Excluir
  32. 12:24 - ninguém gosta de "mordida". Nunca ouvi falar que existisse mordida decente. Indecente, sim, tem, e como tem... não mordendo o 'maestro' parece que do resto vale tudo!!! kkkk!!!!kkkk!!!!

    ResponderExcluir
  33. O Batel é muito 'micho' pro flagelado aí de cima. Podia construir pra ele ao lado da prefeitura, que ele merece!!!

    ResponderExcluir
  34. Mon dieu - como diz os franceses -, como Éder de Lima, está revoltado, quanta dor nesse coração de rentista. Será que anda perdendo muito na Bovespa?

    ResponderExcluir
  35. Não sou engenheiro, mas construi alguma coisa antes de me achegar nestas plagas. Porque fizeram sobradinho, que sai, pelo menos 1/3 mais caro que casa inteira no chão????
    Será que.... para prevenir os flagelados de alguma outra grandiosa enchente? Aí quando ela vier, eles tem um segundo andar pra se safarem..... É isso??????

    ResponderExcluir
  36. Bacucu tem uma leitor viciado na Revista Veja que entra aqui só para cacetear o PT, escreve bem o individuo, e deve ter uma formação de terceiro grau, mas é um aculturado pela direita brasileira, deve vota no Álvaro Dias e no torturador Francesquini:

    Além de avocar a condição de opinião pública, agora a Veja se propõe a arauto da verdade, doutrinadora de seus leitores. É o que se depreende do editorial desta semana: . . . “Essa iniciativa não significa que a revista renuncia à sua opção de jamais se ‘refugiar no conforto da imparcialidade’, conforme consta do Planejamento Editorial de Veja desde sua primeira versão, escrita em 2003. Ao cumprir sua missão de ‘informar, esclarecer e entreter o leitor, elevando seu nível de compreensão dos fatos e das tendências que sejam relevantes para sua vida e sua compreensão do mundo’, Veja sempre deixa claro o que acha certo ou errado .”

    Ave Veja!

    Cuidado leitores, papagaio que acompanha joão-de-barro vira servente de pedreiro.

    ResponderExcluir
  37. "Seu Trancoso das macumbas" - só voto em pessoa comprovadamente HONESTA.isso mesmo H-O-N-E-S-T-A!! Aqui no reino, geralmente anulo meu voto. (Neste ano, vou votar no PV que merece crédito, pois é gente boa que está começando) - Votei na MARINA SILVA. Votaria em dois deputados do PT se fossem daqui:- Eduardo Suplicy e Luiza Erundina. Satisfeito?
    IMPORTANTE:- (não se esqueça da encruza, hein? - Não bote lá 'bacucu com farinha' que teu santo não gosta, qui ele é de fora!(rsrsrs)- (o santo é de fora) - tem que ser munguzá em caçarola de barro, vela, galinha preta e manguaça das brava, pra 'alimentá' o teu santo!!!.) SARAVÁ!!! -

    ResponderExcluir
  38. A Luiza Erundina é do PSB.

    O PT está andando nas piores companhias. Lula e Maluf se abraçando.... Quem diria que o Lula ia chegar tão baixo.....

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE