quarta-feira, julho 11

INSTITUCIONAL...


O BcF retransmite matéria enviada pelo amigo navegante Odilon (Dila-Dila), matéria do dia 02/07/2012 ...


Parceria para preservar memória escolar busca depoimentos

Governo do Estado realiza estudo detalhado que dará subsídios à elaboração de um programa de proteção e preservação das escolas estaduais tombadas e as de interesse histórico e cultural com a realização de várias ações. Uma delas é a parceria entre aSecretaria de Estado da Educação e o jornal Gazeta do Povo que pretende mobilizar a sociedade para preservar a memória das escolas paranaenses.

Inicialmente, ex-alunos e comunidade escolar de 13 colégios atendidos pelo Programa de Proteção, Valorização, Preservação e Restauração das Escolas da Rede Pública Estadual podem enviar seus depoimentos pelo sistema de comentários criado pelo jornal.

A ideia é promover um exemplo de como a mobilização da comunidade escolar pode auxiliar no recolhimento de materiais e despertar as pessoas para a importância de se manter a memória das escolas. Para contribuir, é necessário acessar o link:www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/escolas/estadual-parana.

Ainda é possível participar do programa, enviando materiais, como fotos e outros documentos, além de depoimentos, pelo e-mail imprensa@seed.pr.gov.br.

Os depoimentos dos ex-alunos devem ser a respeito das seguintes instituições:

Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Piloto, em Curitiba.

Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba.

Colégio Estadual Xavier da Silva, em Curitiba.

Colégio Estadual Tiradentes, em Curitiba.

Escola Estadual Dom Pedro II, em Curitiba.

Grupo Escolar Cruz Machado (hoje Delegacia de Anti-tóxicos), em Curitiba.

Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano M. da Rocha, em Paranaguá.

Escola Estadual Faria Sobrinho, em Paranaguá.

Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Brasílio Machado, em Antonina.

Colégio Estadual Moyses Lupion, em Antonina.

Colégio Estadual Rocha Pombo, em Antonina.

Colégio Estadual Regente Feijó, em Ponta Grossa.

Colégio Estadual São José, na Lapa.




PROGRAMA - 


O governo do Estado lançou o Programa de Proteção, Valorização, Preservação e Restauração das Escolas da Rede Pública Estadual para preservar e restaurar o patrimônio histórico e cultural de escolas da rede pública estadual no final de maio. Um grupo de trabalho formado por representantes da Vice-Governadoria, das secretarias de Estado da Educação, Cultura, Administração e Previdência, Ciência e Tecnologia e da Agência de Fomento Paraná vai propor e desenvolver ações relacionadas à estrutura material e imaterial dos estabelecimentos classificados como de interesse histórico e cultural.

A previsão é investir cerca de R$ 7 milhões em projetos de restauração para essas escolas. Os estabelecimentos classificados como prioritários são tombados pelo patrimônio cultural ou estão inseridos em áreas de tombamento. Escolas que tenham importância histórica e cultural para os municípios em que estão inseridos também serão atendidas pelas ações do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE