sexta-feira, maio 23

ANTONINA SEDIA “3º SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE DRAGAGEM PORTUÁRIA”

(Fonte: Jornal Impacto)

Evento, promovido pelas Faculdades Integradas “Espírita”, ocorre entre 26 e 29 de maio, no Teatro Municipal de Antonina

SEDIA “3º SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE DRAGAGEM PORTUÁRIA”
Evento, promovido pelas Faculdades Integradas “Espírita”, ocorre entre 26 e 29 de maio, no Teatro Municipal de Antonina Antonina sedia entre 26 e 29 de maio o “3° Seminário Nacional sobre Dragagens Portuárias – Engenharia, Tecnologia e Meio Ambiente”, o único do gênero no Brasil. O evento vai reunir profissionais de diversas partes do país para a discussão e a integração de experiências portuárias na área de dragagem portuária, principal entrave para novos investimentos e ampliação dos portos brasileiros. Promovida pelas Faculdades Integradas “Espírita”, que possuem a pós-graduação em Gestão Sócio-Ambiental Portuária, em parceria com a Associação de Defesa do Meio Ambiente e do Desenvolvimento de Antonina (Ademadan), a novidade desta edição é o apoio da Secretaria Especial de Portos (SEP), pasta criada pelo Governo Federal em 2007 para acelerar o processo de modernização nos portos do Brasil. O seminário pretende discutir e integrar diferentes experiências portuárias brasileiras na área de licenciamento e monitoramento ambiental das dragagens, a fim de contribuir com a avaliação crítica da Resolução CONAMA 344/2004 (ponto central do debate). Serão discutidos pela primeira vez projetos de engenharia de canais, com palestra do maior especialista brasileiro na área, o pesquisador da Marinha Edson Mesquita. O cerimonial de abertura, que acontece às 19 horas do dia 26 de maio, segunda-feira, conta com o lançamento da “2ª Publicação Nacional Sobre Dragagem Portuária do Brasil” e uma palestra sobre a política estadual de dragagem, ministrada por Eduardo Requião de Mello e Silva, superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). Entre os palestrantes, destaca-se a presença de Joe Carlos Viana Valle, secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia. Também há representantes da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental (ligada ao Ministério do Meio Ambiente), do Instituto Ambiental do Paraná e de diversos portos brasileiros. As vagas são limitadas a 300 participantes e o investimento é de R$ 50 a estudantes e de R$ 100 ao público em geral. Os interessados devem ligar para (41) 3111-1717 ou acessar o site www.unibem.br. Sugestão de Entrevistada Professora Eliane Bêe Boldrini: coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão Sócio-Ambiental Portuária das Faculdades Integradas “Espírita”, única especialização do gênero no Brasil, e organizadora do seminário. Eliane é mestre e doutora em Educação, com produção científica voltada à Educação Ambiental. Programação A programação completa pode ser conferida no www.ademadan.org.br.
(Colaboração: Mauricio Scarante)

2 comentários:

  1. Neutinho.
    Um evento desse é imperdível prá mostrarmos nossa indignação com demolição do Porto Barão de Teffé e a paralização, prá possível venda, do Terminal Portuário da Ponta do Félix.
    Mauricio Scarante

    ResponderExcluir
  2. Mauricio meu amigo

    Com certeza, uma mobilização popular seria fundamental, mas para que isso tome uma grande proporção, os lideres sindicais junto com liderança política sérias deveriam encabeçar esta campanha... contem comigo.

    Um abraço.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE