terça-feira, junho 17

Exposição Di Ferra & Tub(e)

De 27 de maio a 13 de julho na Sala do Artista Popular, das 18 h às 21 h, na rua Saldanha Marinho, s/nº em Curitiba-PR.

Jubel Soares de Freitas (Tube) nasceu em 1937, em Antonina-PR. Em 1992 sua obra foi "Prêmio Sala Especial" no 2° Salão do Mar em Antonina.

Artista autodidata, bastante recluso no seu habitat, há muitos anos produz artes e exercita ofícios. Expõe onde mora; vende, doa para amigos. Participa quando é "convidado e quer ou pode". Tem obras "espalhadas" em casas de Antonina e do Brasil.

Explora vários temas do ambiente em que vive. Com mais de setenta anos e dono de uma figura marcante, já foi tema de pesquisa em 1983, sobre personagem/personalidade folclórica destacada, em Antonina, talvez devido aos ofícios e a sua presença física onde olhos impressionantemente azuis destacam-se na pele cor de nanquim preto. Tem o que contar pos "já viveu e viu de tudo". O azul é presente e marcante em sua técnica primitiva onde aves, cascatas, céus, navios, peixes, serras, pedras dançam e escapam das perspectivas e planos até vazarem pelas "molduras" improvisadas. Já foi convidado para a Sala Miguel Bakun. Também faz arte tridimensional.

Recortes de sua obra, ilustram embalagens da marca "O Boticário".

Em novembro de 2007, realizou uma exposição individual no Museu da Estação Ferroviária, em Antonina.

Autora: Liz Szczepanski

Um comentário:

  1. sobre a exposição dos quadros!
    desejamos umna boa sorte para eles
    os quadros estão simplesmente lindos!!!!
    Siumara

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE