quinta-feira, julho 17

VEJA QUE INTERESSANTE...

As estatísticas indicam que a maioria do eleitorado brasileiro chegou um pouco além do beabá. Dos 128 milhões de cidadãos aptos a votar nas eleições municipais, 56% têm o primeiro grau completo. Se os votantes carecem de escola, o que esperar dos votados? Como se sabe, político não nasce de geração espontânea.

Os números são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): do universo de votantes, mais de 8 milhões são analfabetos. Outros 20,3 milhões de eleitores sabem apenas ler e escrever e não há registro de que tenham freqüentado os bancos escolares.

Uma perguntar: Se os votantes carecem de escola, o que esperar dos votados? Políticos corruptos e despreparados não nascem de geração espontânea, assim como surgem as ervas daninhas no quintal do vizinho (no nosso quintal só nascem flores).

O Bacucu com Farinha, tem a proposta de realizar um vestibular para todos os candidatos a vereador guarapirocabano. Não seria um teste discriminativo, visando eleger apenas aqueles privilegiados pela sorte que tiveram acesso à cantina da faculdade. O Bacucu quer um vestibular de fácil compreensão, composto de perguntas básicas sobre a cidade, e apenas sobre Antonina onde vivemos: a geografia, a economia, a tributação, a legislação, o planejamento, a história e, principalmente, os nossos costumes e nossa gente. Se o candidato não acertar pelo menos 50% das perguntas, ele será desqualificado. Sem chance de recorrer. hehehe

Formularemos testes com perguntas semelhantes a esta: No 02 de abril de 1946 o interventor da época (Sr. Dr. Brasilio Pinheiro Machado) autoriza a criação de um colégio em Antonia, e em 31 de agosto foi criada oficialmente a nova escola. Qual foi a primeira denominação desta escola?

a) Ginásio Municipal de Antonina
b) Grupo Escolar Dr. Brasilio Machado
c) Grupo Escolar Rocha Pombo
d) Colégio Estadual "Valle Porto"
e) Colégio Estadual Moysés Lupion


*****

Um político guarapirocabano estava no onibus, indo de Curitiba para Ponta Grossa. A seu lado, notou um garoto de uns 10 anos, de óculos, com ar sério e compenetrado. Assim que o onibus saiu, o garoto abriu um livro e o político puxou conversa:

- Ouvi dizer que a viagem fica mais curta se a gente conversa com o passageiro ao lado. Gostaria de conversar comigo?

O garoto fechou calmamente o livro e respondeu:

- Talvez seja interessante. Que tema o senhor gostaria de discutir?

- Ah, que tal política? Você é daqui de Curitiba, pergunta o político guarapirocabano.

- Sim, responde o garoto.

-E você acha que devem reeleger o prefeito Beto Richa ou dar uma chance a outro?

O garoto suspirou e replicou:

- Pode ser um bom tema, mas antes preciso lhe fazer uma pergunta.

- Então manda!, encorajou o político caiçarinha.

- Cavalos, vacas e cabritos comem a mesma coisa, capim, grama, ervas, concorda?

- Sim, disse o político.

- No entanto, cabritos cagam bolinhas, vacas largam placas de esterco e os cavalos, grandes pelotas. Qual é a razão para isso?

O político pensou por alguns instantes, mas confessou que não sabia a resposta. O garoto concluiu:

- Então como o senhor se sente qualificado para discutir quem deve governar Curitiba, se não entende de bosta nenhuma?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE