segunda-feira, setembro 29

CONCLUSÕES DO BACUCU COM FARINHA

Referente a primeira edição do "EU COMENTO" o blog faz as suas analises...

O que mais me preocupa é a ignorância e alheamento da juventude antoninense à política. A este respeito, o quadro que estreou na sexta-feira passada o “EU COMENTO” sublinhou que a juventude capelista se debate com dois problemas:

• “além da falta de emprego onde a maioria dos jovens se submete a ganhar uma ninharia por dia para panfletar e ficar pelas esquinas balançando uma bandeira que com certeza não é por idealismo como alguns fazem por puro prazer e sim para defender um almoço ou uma janta. Antonina é a cidade em que os cidadãos dão menos importância à política nas suas vidas”, tendo em vista como se encontra o nosso município atualmente;

• “o nível de informação dos jovens relativamente à política é de tal forma baixo que ultrapassa os limites daquilo que é natural e salutar numa democracia amadurecida”.
Estas afirmações não são minhas não, são de todos que ainda se preocupam com o desenvolvimento da cidade num todo.

Das principais conclusões desta primeira edição, que tinha como objectivo recolher informação sobre as atitudes e comportamentos políticos dos jovens em antonina, seleciono a seguinte:

- Os jovens encontram-se menos expostos à informação política pelos meios de comunicação convencional, colégios, escolas ou daqueles mesmo que representam partidos políticos que só se apresentam em época de eleições para cumprir com as suas obrigações, que é a de compor chapas. E aí a nossa população tendem a exibir menores níveis de conhecimentos políticos.

E como efeito desta conclusão, fica claro que os jovens antoninense manifestam algum desinteresse pela política, o que nós, enquanto jovens também concordamos. Constata-se que os jovens, na verdade, não tem uma formação cívica desejada que os prepare para herdar e conduzir os destinos do nosso município. Muitos porque não querem, preferem levar as suas vidinhas de final de semana o chamado “AGITO” escadarias, outros porque tal lhes é vedado, todos por desapontamento, falta de paciência, falta de formação ao nível político, falta de responsabilidade … No entanto, queremos adiantar que uma das causas desta situação atual do nosso município prende-se com o fato de, por um lado, os políticos não estarem atendendo as necessidades da coletividade a não ser as necessidades próprias e com isso não consegue cativar a juventude e, por outro lado, não integrarem os jovens nas estruturas políticas, dando-lhes espaço para se manifestarem e apoiando as suas iniciativas sem as rotular sempre de mal formadas, tolas e desnecessárias. Para além disso, faltam espaços mais condizentes com os jovens, espaços que acompanhem as suas realidades, os seus quotidianos. Não podemos exigir, por exemplo, que um jovem que não é formado para falar em público, fale numa assembleia que não saíba se expressar ou venha neste blog e poste o seu comentário referente a um assum específico. É preciso que os espaços (comunidades, escolas, assembleias, órgãos governamentais) também estejam atentos e organizados para a formação desses jovens. É também necessário que tenham capacidade para ouvir o jovem. Dessa forma, é possível criarem-se canais para críticas e sugestões e aumentar a participação desta parcela da população.

É o que este humilde blog se submete a fazer, criar este canal, este espaço para jovens da nossa cidade, e que eles manifestem as sua opiniões e conclusões a respeito da atual situação local.

22 comentários:

  1. Sr. Neuto Pires

    Primeiro, gostaria de lhe dar os parabéns pela iniciativa, pois soube do seu blog por amigos que visitam Antonina e me falaram desta mídia deferenciada que você criou.
    Segundo, sou uma pessoa pública e conhecida, gostria de reservar-me ao anônimato para não influenciar em questões partidárias.

    Porém, gostaria de deixar uma conclusão de tudo isto:

    O que é diferente para a juventude são as oportunidades que são dadas a uns e a outros, enquanto que em algumas cidades do nosso estado são dadas aos jovens oportunidades de poderem inserir equipes de trabalho nas mais diversas áreas. Em Curitiba por exemplo, a renovação é feita de uma forma mais rápida já em Antonina pelo que vejo seja mais lenta.

    Em Campo Maior e como em todo o o país as coisas não são diferentes e não existe qualquer jovem em lugares de destaque ou responsabilidade a nível político ou nas instituições ditas públicas!

    Os jovens de hoje, são os Homens de Amanhã e não deve haver receio, a nível político até hoje os jovens são chamados para mover as bandeiras e gritar nas campanhas enquanto os mesmos integravam as listas. Espero que as coisas mudem, e que lhe seja dada as oportunidades a todos de falar e a todos de fazer propostas para o futuro do nosso país.

    Parabéns, em breve manterei contato, gostar de conhecê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Apesar do anonimato, é pertinete a vossa colocação, valeu pelo comentário.

    Estamos as ordens, é so marcar o dia.

    Grato

    ResponderExcluir
  3. Quanto as bandeiras espalhadas pelo centro da cidade e em cada esquina tem um jovem trabalhando pelo seu candidato, devemos frizar, que quem mais explora esses jovens desempregados é o candidato 23 e o 15. Por que não registram a carteira profissional destes jovens e lhes dão todo direito trabalhista ? Isso seria mais correto.

    ResponderExcluir
  4. Não se deve aqui generalizar números disto ou daquilo, porque se assim o for, terião que dizer que enquanto estes jovens defenssores destes números que empunham bandeiras nas esquinas estão lá, nas esquinas, enquanto que os outros jovens defensores de outras numerações principalmente o número 12 arrebentam placas de seus opositores, e outras coizitas mais. Não faça disto senhor anônimo, induzir que a campanha da sua candidata é uma maravilha, ali tem um ninho de cobras.

    Joãozinho do bibi do bobó

    ResponderExcluir
  5. Neuton, os jovens de Antonina sabem o que fazem sim! Você quer ver?? Os jovens de nossa cidade por acaso sabem que haverá eleições no próximo dia 05 de outubro, e que neste dia estará sendo decidido o futuro de nossa cidade? Será que sabem afirmar quais são os candidatos a prefeito? SERÁ QUE ELES SABEM DO ORKUT? EU RESPONDO! CLARO QUE ELES SABEM! ME REFIRO À ÚLTIMA PERGUNTA. Isso, a do ORKUT. Isso eles sabem muito bem. Para ficar enviando coraçõezinhos um para o outro, recadinhos sem nexo, frases com palavras super abreviadas que para entendê-las precisará de uma tradução simultânea daqui a algum tempo; etc., isto estes jovens e adolescentes sabem muito bem... Falo isto pois, tenho uma informática que também oferece serviços de Lan-house (não direi o nome para não dizerem que é propaganda de minha parte), e posso afirmar com toda certeza, sem medo de errar, que 90% dos usuários jovens usam somente o orkut. Praticamente todos os dias. E não é só na minha Informática não, andei indo em algumas Lan da cidade e não vi nada de diferente. Eles só querem saber de ORKUT. Orkut no café da manhã, no almoço, a tarde e na janta. E ainda a metade passa a madruga. É lamentável que a grade maioria só pensem nisto e não expressem interesse pelo futuro da cidade. Digo mais: é lamentável. Termino este meu comentário deixando um trecho de Luís Fernando Veríssimo: 'A dúvida que me corrói é: "cara", será que nosso país (cidade de Antonina) tem futuro com jovens "Tipo assim..."
    Tipo FODA????...
    Até mais Neuton.

    ResponderExcluir
  6. Danilo

    É lamentável ter que ver esta situação, a nossa juventude aptas a votar e com este desinteresse total pelo futuro de nossa cidade, para eles o que me parece tanto faz quem seja o futuro comandante??? É Danilo, é muito triste, nos faltam apenas 6 dias para excolher-mos o futuro deles principalmente, e eles em Lan House, quando não estão em gangs aprontando pela cidade, dando cabeçadas em adolecentes para furtar bonés.
    Isto tem que mudar, espero que seja por bem...

    "Juventude alienada, cidade sem futuro"

    ResponderExcluir
  7. Joãozinho parece que você só tem um inimigo político. Meu voto é do novo, do verdadeiro novo, o Zé Luiz, pare de falar nessa mulher, cada vez que você fala nela, mais o Ibope dela cresce. Agora, o candidato bibi bobó, pode ser que seja igual a você. Tome conta dele, mas seja coerente, pena que isso você não é e pare de mentir. O VOTO NOVO É ZÉ LUIZ 0 36, E PARE DE DIZER AOS JOVENS QUE SEU CANDIDATO É NOVO, É UM DOS MAIS VELHOS E JÁ ESTEVE DO OUTRO LADO APOIANDO O LEOPOLDINO QUE FICOU INELEGÍVEL POR VÁRIOS ANOS.
    Jonas Américo Batista.

    ResponderExcluir
  8. Não sei porque darmos valor a este Blog quando tudo aqui é ficção como está escrito no próprio blog. Então podemos dizer que as pesquisas daqui foram viciadas, manipuladas, o Nerval é uma mentira, O Neuton é uma mentira, os candidatos são uma mentira, as opiniões são uma mentira, as propostas e planos de Governo são uma mentira e mais não sei o que.
    LEIAM ABAIXO O QUE EXTRAI DESTE BLOG NA SUA PÁGINA:
    AVISO
    Este é um blog de ficção e fantasia. Toda e qualquer semelhança com fatos e/ou nomes reais é mera coincidência. O blog também não se responsabiliza pelos comentários dos internautas.

    ResponderExcluir
  9. Engraçado, até parece que a culpa do atual quadro de nossa cidade é dos jovens, poderia citar inumeros casos de jovens com muito conhecimento do que está acontecendo em Antonina e no mundo, só dentro da Filarmônica Antoninense onde trabalho posso citar vários casos de adolescentes que podem discutir qualquer assunto, entre eles a eleição em nossa cidade. Crianças de 12, 13 anos, jovens de 17, 18 anos sabendo o que querem e se dedicando a isso, ao invéz de ficar se agredindo por ideais próprios e não por ideais em pról de nossa cidade.
    Não se pode generalizar, falo com conhecimento próprio, pois trabalho com jovens, à 10 anos.
    Aloisio

    ResponderExcluir
  10. Aluísio

    Parabéns, este é o espírito da coisa, é fazer com que os nossos jovens se dediquem por assuntos de interesses deles mesmo, a nossa cidade é a maior riqueza que foi nos dado, precisamos defender os interesses da comunidade, ajudar num desenvolvimento solidificado para que todos os nossos jovens no futuro tenham reconhecida a sua cidadania, a sua estima. O que queremos é que estes jovens aprendam a amar esta terra, e defendam os interesses coletivos, coisa que infelizmente nestes últimos anos não vem acontecendo. Mais isto deixo para vocês questionarem, estou aqui fazendo simplesmente as postagens, e as vezes interagindo quando o assunto é relevante, não que com isto, eu queira dizer que as outras matérias não são relevantes, loge disso, é que tem alguns temas que merecem maior atenção por parte deste que momentaneamente o interpela.

    Um abraço e mais uma vez parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  11. Deixe eu entrar nessa coversa:
    Primeiramente acho que o tal Aloísio está equivocado, pois em instante algum se generalizou o comportamento dos jovens antoninenses, e eu como jovem, não me senti ofendido, pelo contrário, me senti estimulado. Há jovens sim na sua maioria, que são desinformados e apáticos no que concerne os assuntos de nossa cidade. Entendo que o Neuton e Nerval, simplesmente querem dar a sua participação nesse contexto e nesse momento de real importância para o nosso destino, quando elegeremos o futuro prefeito e os nove vereadores que comporão a câmara. Acho que estão tirando, ou estão tentando tirar esse problema de foco, e partir para a bagunça. Não é esse o projeto posto na mesa de debate. Por favor criem juízos e vamos discutir Antonina com seriedade. Assina Leandro Cardozo Branco

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de comentar mais uma vez a questão dos jovens, não podemos sair da realidade da nossa cidade gente!!!!!! Estamos lendo e falando de jovens que entran no ORKUT e MSN, mas e os demais jovens que estão se afundando em drogas e bebidas? Eles também tem titulo de eleitor e nem por isso são lembrados neste momento!!! O que temos que cobrar não importa de quem seja, são politicas publicas voltada para esses jovens e a sua familia, pois no momento não se tem nenhuma!!! Um abraço Neuton

    ResponderExcluir
  13. Aluísio, mas é claro que têm culpa sim! E se você pode citar inúmeros jovens
    que podem discutir qualquer assunto, entre eles a eleição em Antonina,
    onde estão que não os estou 'vendo' nem 'com uma lupa'? Cadê eles? Onde
    estão? Cadê as opiniões deles que não as encontro em blogs e
    comentários algum? Onde estão os jovens que podem discutir sobre qualquer
    assunto? Ah, sim, você falou que que trabalha com
    jovens a 10 anos... Então estão enclausurados? Ou você está os ensinando
    a não responderem nada, e não se envolverem em assuntos políticos da cidade?
    Antonina quer vê-los atuando,não somente nos últimos sábados de mês tocando em retretas.
    Ou você mesmo é responsável pela 'mumificação' destes jovens durante estes
    ditos 10 anos de experiência? Antonina quer vê-los!
    Me admira este acúmulo de conhecimentos destes jovens pois só os vejo na
    esquina da banda, perto da casa do falecido Sr. Eduir com palavras de
    baixo calão, palavras torpes que até no pensar é desmoralizante.
    E não é só isso. A própria D. Marlene, esposa do Sr. Levi,
    chamou a atenção do Denis (de 4 a 5 anos atráz, na época em que ele era o
    responsável pela Filarmônica) em que os jovens 'seus' competiam com
    palavrões, palavrões de baixo calão mesmo. Eu posso falar isto pois presenciei este momento.
    Eu estava passando pela banda bem na hora do acontecido. Lamentável...
    Estes são os super-jovens a que você se refere? De lá para cá eu não percebi diferença alguma. Eles continuam com o mesmo vocabulário.
    E em momento algum alguém aqui generalizou! Comece desde já a mudar a
    metodologia aplicada em suas cabecinhas, pois Antonina merece muito mais deles.
    É isso mesmo Neuton, tem que falar duro com esta população, se não são Antoninenses da gema, nós somos! Obrigado pela oportunidade.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  14. NEUTON, muito obrigado pelas considerações, e quero dizer que em momento algum quis ser aspero com sua postagem, posso só ter me expressado mal, só quis expor que há um trabalho sério em prol do jovem antoninense sendo feito e dando resultado(na Filarmônica), até pq sei que vc é um admirador desse trabalho.
    Ah!!! Só para constar, Em um dos eventos mais importantes da musica brasileira realizado em São Paulo no ultimo dia 24, a Feira da Musica Brasileira, lá estavam três jovens musicos antoninenses tocando na Abertura do Evento, nós estamos trabalhando em prol do jovem.
    Me desculpe se fui indelicado.
    Um abraço
    Aloisio

    ResponderExcluir
  15. Muito oportuna esta sua percepção Maria Alice, referente a uma Política Pública, então, como nós não podemos ser entendido através de uma análise separada de suas diferentes partes, gostaria de contribuir com uma visão holística refernte a este tema “Política Pública”, onde tem que ser elaborada junto com a juventude e não para a juventude.
    O Bacucu com Farinha está tentamos construir esse processo histórico de diálogo com os jovens do nosso município de maneira mais ampla e democrática possível e que, com certeza, resulte em um desenho inovador e mobilizador de atuação da juventude antoninense. Quisemos nós (o Blog e o Sr. Narval) propiciar diferentes formas de conclusões organizadas para fortalecer de fato esta aproximação da juventude com a política local. Gostaríamos muito que esta mobilização já tivesse sido feita anteriormente, pois, qualquer pessoa ou organização poderia organizar uma Conferência Livre e debater Política Pública para a nossa juventude. Bastava estabelecer algum contato com pessoas dispostas a organizar esta conferência, associação de bairro, grupos juvenis, culturais e etc. Porém Maria Alice, este tema já e um fato concreto, pois consta em Projeto de Lei nº 4530/04, que traçou diretrizes para a formulação desta Política Pública, direcionada aos jovens para os próximos dez anos, com o nome de Plano Nacional da Juventude.
    Fico grato em estar trocando idéias com pessoas esclarecidas e assim como nós se preocupa pelo futuro dos nossos jovens.

    Valeu!!! Apareça sempre que quiser.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Só uma observação, o Projeto de Lei nº 4530/04, não é de Antonina quero deixar bem claro, pois nosso legisladores não sabem nem do que se trata, este Projeto de lei é federal...

    ResponderExcluir
  17. Neuton.
    Parece-me que atingiste o alvo, muito bom, sinal que as pessoas estão ligadas. Isso é vanguarda, estar um passo a frente, parabéns!
    Mauricio Scarante.

    ResponderExcluir
  18. Neuton, afora alguns comentários que não trazem nenhuma luz para ao debate a que nós nos propomos levar ao publico capelista, especialmente à juventude, essas suas conclusões postada hoje, suscitou um desencadeamento de opiniões que dá para aferir que nós já começamos a partir deste momento, dexarmos a pantomima de lado e falarmos a mesma língua, essa tão procurada e sonhada por nós - ou seja, discutirmos os problemas de nos afetam dia-a-dia. Durmo hoje sossegado, com a certeza que demos o primeiro passo. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  19. Neutinho, a você não cabe mais comentários, o seu blog é The Best.

    Sr. Nerval, é muito bom ver que pessoas como o senhor e o Neuton, se preoculpam e muito com o futuro dos nossos jovens, esta ideia de criar um debate entre a população Antoninense é maravilhosa, eu mesmo longe da cidade consigo imaginar a atual situação que passa a nossa politica. Já tinha lido em outras matéria neste blog referente a criação de um Grêmio Estudantil, eu acho que é poraí é desta maneira que a democracia tende a prevalecer. Os políticos de Antonina deveriam de acessar este blog e tomar uma aula de política principalmente os vereadores que nunca fizeram um projeto de lei para incluir nos colégio esta política pública.

    Não tinha intensão de ir para Antonina pelos próximos seis meses, mas vou sim nesta eleição, quero votar na mudança, sei que o meu voto não fará diferença mais pelo menos ajudarei a mudar os rumos políticos da minha amada cidade.

    Um forte abraço a todos os Capelistas.

    ResponderExcluir
  20. Bem, Sr. Danilo vc esta generalizando novamente, este comportamento são de alguns integrantes em uma escola que possui mais 100, mas sendo bem sincero não era essa a minha intenção chegar nesse nivel de discução, chamar meus alunos de mumias, acho que deve estar enganado, vou explicar, a respeito deles discutirem assuntos politicos de nossa cidade, tivemos em nosssa sede a visita até hoje de 3 candidatos a prefeito, onde eles puderam expor suas propostas e posteriormente aconteceu um debate com todos os alunos da entidade, onde eles puderam expor ideias para nossa cidade e fazer perguntas aos mesmos,onde esses debatates duraram em torno de uma hora, bem, acho que isso já é um bom começo para provar que os alunos estão interessados e que a entidade tem interesse em coloca-los a par de tudo isso.
    Mas eu não quero mesmo discutir desse jeito, não acho que vamos resolver isso dessa forma.
    E sim tendo iniciativas como a dos fundadores da Filarmônica e atuais colaboradores e diretores, fazendo alguma coisa pelo jovem, como falei inclusive na politica.
    Espero que mais pessoas tenham essa inciativa de "criar mumias" como Filarmônica cria, mas volto a dizer não acho oportuna essa discução nesse nivel, por isso é a minha ultima postagem.
    Me desculpe por algum comentario indevido não foi a minha intenção.
    Um abraço Neutom
    Aloisio
    Até Mais

    ResponderExcluir
  21. Aloisio

    Como falou um anônimo em um dos comentários, o blog não se responsabiliza pelos comentários dos internautas, o blog somente interage com os bacunautas, porém, não temos resposabilidade nenhuma pelo que se comentam mesmo, eu particularmente acho que você deve sim participar de outros debates, pois é muito importante a sua participação, você acaba de esclarecer coisas que vários bacunautas desconheciam.

    Um abraço e continua comentando.

    ResponderExcluir
  22. Novamente o Aloisio não falou nada com nada. Isto quer dizer que continuará a 'prender'os jovens/adolescentes à si. Continuo com minha palavra. E Neuton, ele só começou a exclarecer certas coisas depois que eu comentei e o impelí à notória dos jovens, caso contrário estaria enclausurado. Mas me parece que saiu da tumba, mas está voltando. Isto não é bom e não é do meu agrado que ele faça isto. Desejaria muito que ele continuasse a comentar no bacucu não só sobre este assunto, mas sobre outros diversos - ele e seus alunos. Voltando ao meu comentário inicial desta postagem, espero meus irmãos jovens antoninenses que vocês façam dos orkuts da vida apenas uma brincadeira esporádica. E não a vida de vocês. Não é bom para Antonina e nem para vocês próprios.
    Até mais.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE