quinta-feira, outubro 23

TERMINAL DA PONTA DO FÉLIX

TERMINAL DA PONTA DO FÉLIX MULTADO EM R$ 200 MIL

A justiça do trabalho multou os Terminais Portuários da Ponta do Félix (foto) em R$ 200 mil por danos morais em favor do Fundo de Amparo ao Trabalhador. O juiz Murilo Carvalho Sampaio Oliveira, da 2ª Vara do Trabalho de Paranaguá, julgou procedente ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho.O Ponta do Félix fica em Antonina e seus atuais proprietários são fundos de pensão, entre eles os de suas estatais paranaenses, a Fundação Copel e a Fundação Sanepar. Em fevereiro, houve confusão porque Eduardo Requião tentava vender o terminal.

(Fonte: Blog do Fabio Campana)>>>>>> Colaboração: Mauricio Scarante


LEIA MAIS AQUI

96 comentários:

  1. ñ foi eduardo requião q tentou vender o terminal! pelo contrário, o maior acionista, a PREVI, tentou vender sua parte para um consórcio formado por empresas canadenses e daqui do paraná, com planos de altos investimentos em dragagens, equipamentos operacionais, e ampliação, mas foi justamente o ilustríssimo senhor melhor superindente de portos da galáxia, pôs por água abaixo toda a negociação, deixando a Ponta do Félix neste estado q está até hj, um verdadeiro estado Terminal!!

    ResponderExcluir
  2. Ao Blog Bacucu com Farinha.
    Permita-me solicitar um pedido de manifestação das autoridades representativas (Prefeito, Vereadores), das entidades portuárias (Sindicatos portuários), dos comerciantes, das pessoas que acessam este blog, a respeito dos assuntos que envolve o Terminal Portuário Ponta do Félix, toda essa estrutura portuária foi conquistada com muito trabalho e, de repente, a vemos marginalizada nas mãos pessoas que não tem o menor escrúpulo em encerrar suas atividades. Por favor, manifestem-se.
    Grato.
    Mauricio Scarante

    ResponderExcluir
  3. Gente.

    O que o prefeito e os vereadores fazem aí hem?
    Tudo isso ocorrendo abaixo de seus nariz e nada eles fazem, não tem sindicato nessa cidade? Meu Deus, é lamentável ver somente algumas manifestações e estas ainda através dos blogs, este povo que depende tanto deste porto estão vendo a coisa ir para o buraco, se já não foi, e nada fazem. Vamos cambada, tirem o rabo da frente da televisão e vamos a luta.

    Desculpa o desabafo, mas pesso ao moderador do blog que publique este comentário.

    Grata


    Marcia

    ResponderExcluir
  4. Os Terminais Portuário Ponta do Félix, há muito se recente de diretores competentes. Esses pelegos que estão aí, não sabem fazer outra coisa a não ser servir de capacho para esses irmãos aloprados e receber como prêmio os seus polpudos salários todo o mês. Estão levando os Terminais para o brejo. Agora pergunto? que fazem os sindicatos da orla marítima que calam e consentem? Eles também devem ser responsabilizados criminalmente por omissão e incompetência.

    ResponderExcluir
  5. Vamos todos numa reunião de emergência em praça pública, chamar a Previ e outros consorciados e exigir que esses diretoreszinhos que estão incrustados no Terminal, brincando de administrar, sejam enxotados daqui. E que sejam eleitos homens verdadeiramente de amor por Antonina e competência, que há de montão por aqui sem precisar ir buscar esses expertalhões incompetentesde. Fora daqui esses incompetentes!!!!!

    ResponderExcluir
  6. O Antoninense é indolente demais pra meu gosto.
    Há muito tempo esse povo tinha que reagir a esses administradores impostos por Requião e Cia., Expulsando-os daí. Não servem pra nada,que vão embora. Vão fazer concursos públicos para outras atividades que não sejam esta.
    Orlando Pimentel Osko

    ResponderExcluir
  7. Homero respnde a Márcia:
    Que prefeito e vereadores? Onde estão esses excrementos? Márcia, aqui somos comandados por uma cambada de safados incompetentes. Graças a Deus estão indo quase todos embora. Eles também são os verdadeiros culpados pela destruição dos Portos capelistas. Acorda Antonina e vamos para praça pública descutir porto e expulsar esses diretores de lá!

    ResponderExcluir
  8. Willias Tosquesini diz:
    O maior problema de Antonina, são os vereadores e prefeito. Esses deixaram as coisas acontecerem, pois também são a extensão do peleguismo que se implatou nos Terminais Portuários Ponta do Félix, nas pessoas desses diretorezinhos de meia tijela.
    Somente com uma audiência pública chamaremos os proprietáriso desses Terminias e pedirmos uma nova política para aqueles terminais, com os atuais diretores longe dali.
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  9. Faremos uma passeata até os Terminais e chamaremos a imprensa e pediremos a saída destes Diretores de merdas já, antes que percamos de vez os Terminais. Sou um soldado para o que der e vier. Abraços

    ResponderExcluir
  10. Lourenço diz:
    Olha aí, sem querer estamos a discutir os nossos problemas porturários. Isso é muito salutar. Deveríamos descutir desde quando os Los irmanos Requiões dominaram aquele terminal é quiseram vender para os seus amiguinhos por preço de banana, tirando-lhe outros produtos de embarque e desembarque que não fosse congelados. Que isso não seja uma dor de barriga que dói e passa, vamos promover um movimento pra valer e mudar essa política portuária que está levando o terminal para o sucateamento. A Previ não aguenta movimento popular, vai ceder com toda a certeza, até que apareça algúem bem intencionado e compre a sua parte.

    ResponderExcluir
  11. Neuto
    porto, terminal, tudo isso sempre foi uma grande maracutaia pra acomodar as "forças" poliicas locais. exportar, importar, dar emprego, o que importa isso pra esses caras?
    está na hora de mudar isso...
    abra,os

    ResponderExcluir
  12. sebem quem poderia encabesar este moviemnto, seria o prefeito que se elegeu, nós não podemos depender desta merd a que esta la na prefeitura, este nunca brigou por nós. o prefeito que vai assumir é amigo do presidente da estiva eles podem colocar o bloco na rua e chamar o povão, oque vcs achão.

    ResponderExcluir
  13. Neutinho

    Somente uma pergunta meu caro, onde estão aqueles carros de campanha barulhentos, que o dia todo nos brindavam deselegantemente com jingles horríveis. Será que não tem nenhum agora disposto a fazer uma chamada da população para esta manifestação? Chamaríamos a imprensa escrita e falada para esta manifestação, informaríamos o local e a data da grande manifestação, isto tudo encabeçado pelas pessoas que o Luizinho acabou de mencionar. Faríamos faixas e placas e daríamos a população. Estarei presente.

    ResponderExcluir
  14. Nicole Abrantes diz:
    Vamos encher o saco do prefeito que vai entrar e chamá-lo para o debate. Ele tem que resolver isso, já que este que aí está não nos serve pra nada! Não podemos mais ficar de braços cruzados vendo a morte dos portos antoninenses. Minha família e eu dependemos disso. Vamos continuar nesse movimento que se inicia agora aqui nesse blog e não parar mais. conto com vocês e viva Antonina!

    ResponderExcluir
  15. Rogério de Souza Nascimento diz:

    Aqui em Antonina tudo termina em pizza, é só intusiasmo de momento, depois Ó! Os estivadores e os arrumadores estão vendendo o que tem em casa para não passar fome, mas nada fazem para pressionar os seus líderes pelegos a se movimentarem. Eles sempre foram assim, sempre deixaram para nós resolver pra eles os seus problemas, mas quando jorrava dinheiro, ficavam nos esnobando lavando biclicleta com cerveja. Veja se eles gritam ou se reunem para achar uma solução para os seus problemas? Eles também são culpados pelo estado que se encontra os nossos portos. Se isso parar pra valer eles vão ter que ir embora daqui, sofrer em outro lugar e levar a pecha de omissos.Eu sempre desconfiei dessa classe.Descupem mais a verdade tem que ser dita! Obrigado Neutinho pelo espaço

    ResponderExcluir
  16. Diogo Martins diz:
    É isso aí Rogério, nunca vi uma verdade ser tão dita como esta que você acabou de dizer. Essa classe só pensa nela, quando tem dinheiro no bolso ficam arrotando grandesa por onde passam. Estão se fu e não gritam, sabe porque Rogério? porque são omissos e medrosos, coniventes com tudo isso que seus líderes não estão fazendo. Será que vale apena lutar por ela, se nem ela que é a pricipal prejudicada luta.

    ResponderExcluir
  17. antoninho diz:
    Estamos começando a deixar o santo nu. A raiz de tudo isso passa pelos estivadores e arrumadores. Será que se fizermos esse movimento pelas ruas da cidade com imprensa e tudo mais, os estivadores e arrumadores irão participar? Carregar faixas e cartazes? Duvido! vão correr todos pra baixo da cama. Nunca ouvi falar na história de Antonina e do porto que eles se reuniram para alguma coisa em seus benefícios ou da sua cidade. Essa raça é assim mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Lindolfo Arantes diz:

    Porque os estivadores não depõe o Haroldo César da presidência? porque não questionam a sua omissão junto aos interesses da classe? Está na hora de passar isso tudo a limpo. Quem está enterrando os portos antoninenses é essa cambada toda. Que grande motivo faz o Haroldo ficar omisso? Temos que abrir essa caixa preta já.

    ResponderExcluir
  19. Flávio de Curitiba diz:

    Gosto de Antonina, meus pais moraram aí no tempo da Fergupar. Sempre vou aí no carnaval que acho o melhor do Paraná. A companho o que acontece aí através desse blog. Estou lendo esse imbróglio todo a respeito dos Terminias, e dou a minha opinião:Pressionem esses vereadores valhacos já. Vão à câmara, encham aquilo lá de gente e comecem a pressionar eles, que essa atitude sirva de exemplo para os que vão entrar. Não esperem nada desses sindicados de fachada que se encontra por aí. São todos uns pelegos de marca maior. Ainda fizeram beicinhos quando o OGMO resolveu instituir concurso público. Queriam só pra eles. E agora, não vão reclamar a derrocada do sistema?

    ResponderExcluir
  20. Sílvio César:

    Só acredito na solução do problema que está em pauta, se em Antonina, nos colégios houvesse grêmios estudantis. Depender de estivadores e arrumadores, sabe quando? NUNCA! Essa classe é muito complicada e muito ignorante! Se tirar o Haroldo que já é ruim colocar quem? A turma do CONCURSDADA que o OGMO colocou, parece que eles não foram aceitos como associados;

    ResponderExcluir
  21. Fernando Dutra Mafra diz:
    Como é seu Haroldo Cesar, estamos todos esperando, vai ou não vai representar sua classe com trabalho que resulte em benefício para os associados. Invista-se do cargo que foi eleito e comece a mostrar serviços, pois estamos de oho no senhor. Quanto os diretores dos Terminais vamos a partir de agora fazer um movimento para vê-los fora daqui.

    ResponderExcluir
  22. Cidade Portuaria é uma merda, só dá marginal e comedores de puta, esses estivadores são uma das piores classes que existe. Antonina tem que se livrar deste porto de merda que só atrazou o progresso desta cidade maravilhosa, vejam Paranaguá, Santos, Rio de Janeiro, cidades perdidas nas drogas e nas prostituíção, é isso que vocês querem para Antonina? Então fiquem com este porto de merda.

    ResponderExcluir
  23. Paulinho Adamastor pede uma apalinha:

    Acho esse o momento de se fazer uma limpeza em Antonina e começarmos pelos homens públicos, quer nos sindicatos, no porto Barão de Teffé e nos Terminais Portuários, já que já se fez na prefeitura e um pouquinho na câmara municipal. Vamos pressionar o canduca para que ele assuma o compromisso de varrer esses diretores portuários de lá e pedirmos outros que entendam realmente de política portuária, porque esses que estão lá não dá. Meu muito obrigado pelo espaço concedido, vocês são demais!

    ResponderExcluir
  24. Adevair Castro Neves também que meter a culher nesse pirão. Os Haroldos Cesar estão querendo se apossar do governo do Canduca. Se O Canduca permitir, adeus esperanças dos que votaram nele para mudar. Já estão até indicando nomes de secretarios, pode? Pelo amor de Deus Canduca, não entre nessa, eu e minha família votamos em você porque queremos uma Antonina passada a limpo, não nos decepcione!

    ResponderExcluir
  25. Orlando volta porque não disse tudo ainda. Canduca acho que você tem tudo pra dar certo, desde que não se una com essa gente que quer aprisioná-lo. Um está mostrando o que é no sindicato, outros com segundas intenções de fazer o seu escritório em sua casa. Você é inteligente de sobra para perceber isso.não se deixe levar, senão você será um outro Kleber da vida. O povo não vai te perdoar.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite!!! Não gostaria de decepcionar ninguém, mas vou expor meu pensamento: a classe portuária não faz movimento, nunca fez, então deixa acontecer. Será que tudo isso, não é para o bem de Antonina. Vamos começar vida nova, o porto ultimamente é apenas ILUSÃO. Não vejo esperança.Sempre foi assim. Não sou pessimista, tenho os pés no chão. Que Deus, tenha pena de nós.

    ResponderExcluir
  27. Adevonsir Siqueira diz, pega de leve Baianhino, também não é assim. Antonina sempre foi porto. Sua curltura está baseada na atividade portuária. O que devemos é transformá-lo em porto independente, e para que tenhamos uma boa qualidade de vida precisamos ter um Ministério público atuante, policiais atuantes, sindicatos atuantes, prefeito e vereadores nem se fala. Agora do jeito que as coisas estão, não dá. Líderes sindicais pelegos, prefeito você conhece, câmara, nem se fala, disso aí só pode resultar no que estamos vendo

    ResponderExcluir
  28. Luciana Facundes diz:
    Olá Neuton, prazer em estar dando um pitaco em seu blog. Além desse informativo, leio também o Vox Populis, que acho maravilhoso, com pessoas competentíssimas escrevendo nele. O teu ficou mais enriquecido agora com os comentários do Nerval Pedro, em "EU COMENTO", eu que já gostava do teu blog, fiquei mais assídua, ligada nele todas as sextas-feiras. Chego do serviço faço meu café e me ponho na frente do computador para ler seu comentário. Ao abrir agora o seu blog dei de cara
    com essa notícia horrível da multa que foi imposta ao Terminal, pela falta de zelo de seus administradores. Devemos dar um basta Neuton, nessa tragédia que se chama Termiais Portuários Ponta do Félix, em mãos desses paraquedistas, que pensam que são os deuses e se acham intocáveis. Vamos tirá-los de lá sim, só depende de nós nos unirmos e fazermos movimentos de mudanças, só assim conseguiremos. Outro fator que me chamou a atenção é a omissão desses citados sindicatos, nas pessoas de seus dirigentes. Toda a Antonina sabe que eles são inoperantes e que estão se aproveitando de um bando de ignorantes que são os seus associados, que também não falam nada porque foram colocados lá por ele. Dá-me calafrios de medo só em pensar que o nosso querido Canduca capitule diante dos César que já se intitulam dono do seu governo. Meu Deus, ilumine e dê forças ao Canduca para que ele possa ter o discernimento de escolha de seus secretários que tem que ser acima de tudo competentes. Cabos eleitorais nem sempre são referências para ser secretários. Veja bem Canduca o que você vai fazer. Já passamos por experiências tristes e não queremos nunca mais que isso torne a acontecer. Obrigada Neuton, e desculpe eu me alongar um pouco, mas eu precisava dizer isso que vem do fundo de minha alma.

    ResponderExcluir
  29. Advonsir Siqueira

    Me desculpe, mas vá a merda, você pelo que parece é estivador ou foi filho de estivador seu bosta. Eu estou dizendo seu ignorante que eu não quero a minha cidade mais com ilusão de umacidade portuaria, viu seu besta. você fica iludindo com este negócio de porto pralá porto pra cá e Morretes nos ingolindo com o turismo e a gastronomia, se você seu besta, ainda vive na ilusão de porto, se mude para Santos. E digo mais, se vier a bater neste assuntoo de porto, vou te colocar bem debaixo do c. do cachorro seu ignorante. Quem vc pensa que é para vir dizer que cidade que tem porto é bom. Acorda seu merda.

    ResponderExcluir
  30. Tudo de ruim já passou pelo porto de Antonia, todos estes ex-prefeitos de merda já passaram pelo porto e nunca fizeram nada é uma cambada que não sabem nada de estrutura portuaria, mas foram lá para engordar os seus salários, parem de demagogia todos nós sabemos que aquilo sempre foi um cabide de emprego. Estes sindicatos saõ só faxadas para os tubarões lavar dinheiro, isto é o maior caixa dois do estado. Estes vereadores de M... nunca viram isso por que ganham pra ficar calados.
    Eu também sou a favor que acabem de vez com este porto, e que todos vão trabalhar descentemente para ajudar Antonina crescer.

    Gostou, se não gostou pegue a mala e vá viajar.

    ResponderExcluir
  31. Baianinho você vá tomar no cu. Seu idiota, quer dar uma de macho é? então venha. Não Sou estivador e nem tampouco filho dessa raça que não presta. A solução para os nossos problemas podem até não ser essa o qual citei, mas a tua está longe de ser concebida seu idiota radical. Você parece mais com esses xiitazinhos desse PT corrupto de merda que andam arrotando transparência e honestidade por esse Brasil afora. E tenho dito!

    ResponderExcluir
  32. Carlos Alberto pede passagem e diz:
    Parece que estamos nos desviando do assunto principal que é a limpeza na cidade, desses homens que nada fizeram por Antonina, mas que se locupletam que nem um bando de chopim. O Sr.Haroldo sempre viveu encostado em sindicato e botou toda essa gente lá dentro, menos os concursados que também não estão fazendo nada de diferente, também são uns omissos. Ou vamos discutir a limpeza nos terminais e no Barão de teffé e incluir nisso os pelegos sindicais ou vamos parar por aqui. Como será feito? Temos que criar uma liderança já e que essa liderança nos convoque urgentemente para o debate. Nesse debate haverá de sair uma solução. Pronto está aí o caminho, vamos nessa?

    ResponderExcluir
  33. Grande Carlos Alberto, é isso aí, vamos discutir isso já. Quem se habilita a dar o primeiro ponta pé?
    Senhores, se nos acertarmos nos reunir, vamos nos reunir sim, sem resentimentos. Vamos convocar depois que estiveremos fortes, toda a imprensa falada, escrita e televisada e porque não a internetizada? Pois foi aqui que surgiu a idéia e o debate. Vamos lá pessoal comecem a dar opiniões. Agradeço ao Neutinho o espaço e o debate

    ResponderExcluir
  34. Antoninho diz: Porra até que enfim surgiu uma luz, discussão estéril, radicalismo não leva a nada. Agora sim vamos em frente. Acho que devemos fazer na liga de defesa contra tuberculose o nosso primeiro encontro, o que vocês acham? Convocaremos o Canduca e os dois vereadores eleitos pelas bases, que foram a Marga e o Helio da colônia, não que esteja eu fazendo discriminação, mas são os únicos no momento que são confiáveis. Que tal

    ResponderExcluir
  35. Homero gostou da idéia e diz:
    Cada um de nós ao comparecermos na reunião levaremos juntos três até cinco convidados para começarmos com quorum, que acham. Explima suas opiniões. Isso é pra valer minha gente. Não queríamos o debate, então, está aí!

    ResponderExcluir
  36. Êpa, essa conversa me interessou:
    Coisa séria é comigo mesmo. Antes de tudo temos que nomear um mediador. Sugiro um nome e vocês dão os outros, se esse nome que eu sugerir não for do agrado de vocês nós mudaremos, tá? Pois bem eu susgiro o nome do dono deste blog, na pessoa do Neutinho, pois foi aqui que surgiu a idéia, que tal? Começou o jogo. Abraços do Diogo

    ResponderExcluir
  37. Marcelo diz:
    Olha pessoal, nada de tirar o seu da reta, fomentamos a coisa, agora é seguir em frente. Aqui não tem espaço para covarde e nem para frouxo. Todos que se manifestaram aqui e isso quem for nomeado de mediador tem que relacionar e esses todos terão que demitir opinião, senão nada feito. Desculpe minha colher enferrujada

    ResponderExcluir
  38. Ninguém precisa ter receio de identificação. Não será preciso, basta termos um número grande de participantes. Ninguém vai saber quem é quem, tá?. Falei.

    Marcos

    ResponderExcluir
  39. Ô Advonzir

    Que coisa feia perdeu a calma, quanta deselegancia você fala fala e nada faz para modificar a situação, eu pelo menos deixo transparecer que porto deveriam ser em lugares apropriados e não dentro de cidades, isto só tras traia para dentro da cidade além de ser um grande cabide empregos de políticos corruptos. Vc fala do PT, não tenho nenhuma procuração aqui para defeneder este partido, pelo contrário não sou simpatizante desta bandeira e de nenhuma que apareça, mas ká entre nós, é o partido mais organizado que apareceu isto não podemos negar. Voltado ao nosso assunto continuo com o mesmo pensamento, tem que acabar com esta merda de porto mesmo e as pessoas que comecem a brigar por outras oportunidades. Eu pelo menos sou convicto no que eu penso já vc deve ir pra onde o vento sopra, pula de galho em galho.

    Desculpa se lhe magoei, se lhe feri por dentro, se fui cabeçudo.

    ResponderExcluir
  40. Tudo bem Baianinho, deixa pra lá, o nosso interesse é comum, sem ressentimentos. Vamos lá nessa onda que pegou com certeza, e vamos até o fim agora. Não podemos recuar. Estamos no mesmo barco. Ou acordamos esse povo agora, ou nunca mais. No fundo, no fundo, também acho que desse porto só está nos causando problemas, mas não podemos agora esquecer que lá foi jogado milhões e milhões de dólares, e que existe ainda uma cultura atrasada na cabeça desse povo.

    ResponderExcluir
  41. Joãozinho alerta:

    Viu canduca onde você possa estar? Deu pra sentir o que o antoninense pensa dos Cesar da Costa? Não deixe eles te aprisionar, pois se isso ocorrer, você já nasceu morto. Nós estamos de olho em você. Administre com pessoas capazes e você terá o nosso reconhecimento, caso contrário, terá o nosso repúdio.

    ResponderExcluir
  42. Marcos Diz:

    Canduca não é bobo, na hora H ele saberá separar o joio do trigo. Se essa turma que o rodeia pensa que vai mandar estão completamente enganados. Aquele Reinaldinho revelou-se o maior puxa saco que já vi em toda a minha vida. Cada vez que alguém vai compra pão lá, sai com um novo secretariado, a final quais as suas aptidões para merecer ser secretário? E esse tal de Wallace, que peso político tem? Brincadeira. Abraços

    ResponderExcluir
  43. Antoninenses de colhões roxos, não deixemos isso cair no esquecimento, vamos continuar o debate, se não acontecer agora, não acredito mais em nada com referência a Antonina. Ou mudamos agora tudo isso que está prejudicando a cidade ou então paramos por aqui. Contem comigo. Bom dia!

    Gilmar

    ResponderExcluir
  44. Como pode um porto que dizem que é o mais moderno da América Latina, ficar meses e meses sem ver navios. E tome salário polpudos para esse parasitas que lá se encontram, que nada fazem? Que se tirem eles já de lá e que elejamos gente competente, daqui mesmo!

    ResponderExcluir
  45. Rodrigo também quer participar desse movimento popular para limpar Antonina de vez. Comecemos então pelos sindicatos dos estivadores e arrumadores. Os arrumadores também são outros que nada fazem, nem pintar o seu prédio que faz mais de 50 anos que nunca mais viu uma pintura na vida. Se não cuidam nem do seu patrimônio vão cuidar do que? Tenham vergonha na cara e pintem pelo menos o seu sindicato que está uma vergonha de sujo e feio.

    ResponderExcluir
  46. Bem lembrado Rodrigo. Aqui quem fala é Juarez. Aquele sindicato mais parece um lixo. Nunca viu uma tinta na vida. Esses dirigentes que estão lá são uns desleixados que não sabem fazer porra nenhuma, nem pra reinvindicar trabalho, acho mesmo que o baianinho tem certa razão, se não querem nada com nada, então que acabem com o que já está se acambando. Disse e pronto!

    ResponderExcluir
  47. Falamos, falamos dos sindicatos e o do Terminal, aquele que tem um presidente vereador que também me parece ser um de fachada para encobrir as sacanagem deles?. Se é para fazer uma limpeza que se inclua aquele também, do contrário está havendo discriminação! Falei e disse

    Muito obrigado pelo espaço Neutinho. Um abraço do
    Rronaldo

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde Neutinho, sou Ana Paula e sou fã do teu blog. Estou acompanhado o que está acontecendo com o Terminal da Ponta do Félix e estou preocupada. Agora está surgindo esse moviemtno aqui no teu blog e tem que ser pra valer, do contrário nada se mudará em Antonina. Canduca terá que tomar as rédeas com firmeza quando assim tomar posse e procurar um diálogo com os donos do terminal e propor a eles uma nova política com a parceria do Município agora, e terminar de vez com esse cabide de emprego que lá impera. Abraços e parabém por esse movimento que está se alastrando.

    ResponderExcluir
  49. Rita de Cássia diz:

    Para esse pessoal pensar e fazer alguma coisa fora, tem primeiramente fazer as lições de casa. Realmente não dá para suportar a poluição visual que este sindicato dos arrumadores, causa aos olhos de todos. O prédio mais parece uma casa de filme de assombração, tal o desleixo que se encontra. Tenho 23 anos e nunca vi uma pintura encima dele. É o retrato daquela gente, decadente que não pensam e nem agem, vivem por viver. Credo cruz! Presidente tenha vergonha na cara e pinte esse prédio já!

    ResponderExcluir
  50. Helena de Tróia diz:

    Parabéns Neuton pela qualidade do seu blog, agora com muito mais, depois que você contratou o Nerval Pires para comentar o cotidiano da cidade e do nodo do nossso povo. Acho chiquérrimo isso, diversificar sua página com esse espaço de seriedade que o comentarista nos oferece. Sobre esse debate, acho que já estava na hora de por os pratos encima da mesa, e começar a difinir quem é quem aqui na terrinha. Eu ainda não descobri porque o senhor Harolto insite em permanecer presidente da estiva se Obrigado peloespação ultimamente não se faz nada por lá. Quando a pessoa em si, nada tenho contra, mas para administrar um sindicato, tenha santa paciência. Tenho um parente que trabalha lá e fala da inoperança que rege aquela adninistração.
    Obrigado pelo espaço que me dá.

    .

    ResponderExcluir
  51. Neuton, porque esses diretores de araques desse terminal não se manifestam, estão todos escondidinhos com os rapinhos entre as pernas? Se eles não falarem vai sobrar pra eles. Entrega logo a rapadura seus bobos. Renato Assunção

    ResponderExcluir
  52. Se não ouver vontade política, e pessoas competentes que entendam do assunto PORTO, vai ficar tudo na mesma.

    ResponderExcluir
  53. Rogério de Souza Nascimento diz:
    Eu não falei que tudo aqui acaba em pizza? Ontem estavam todos eufóricos por que isso, por que aquilo. Vamos fazer assim ou assado. Pronto, hoje ninguém maisfala nisso, nem na reunião que queriam marcar na Liga de Defesa. Esse povo merece mesmo o governo que tem

    Descupem, mas é pura verdade.

    ResponderExcluir
  54. Neuton

    Lembro daquele dia da vitória do seu aroldo em frente ao grupo brasilio machado quando o bolengo queria brigar com você porcausa que você estava com o luis pé de pano. E por que este cara agora não se move para ir buscar estivadores para esta reunião de revindicação do nosso sistema portuario. Conseguiram aacabar até com o time da estiva imagine.

    ResponderExcluir
  55. Discordo da opiniao do nobre cronista do `` Eu comento 4 ediçao``
    Nao tem q esperar PREVI nenhuma
    q raios de socios sao esses q nao ve o barco afundando.
    E tem mais os trabalhadores q tem q se mexer é a comida deles q estao faltando e nao fazem nada, e os politicos da cidade e esses pseudo diretores. Temos q apertar estes Bandos de sanguessugas e aproveitadores de sindicatos tbm.
    Avante população

    ResponderExcluir
  56. continuando...
    Onde c encontra a Fundação Copel e Fundaçao Sanepar tbm acionarios neste caso? Não há falta de comidas nas mesas deles. Mas por favor!!!! Estivadores, Arrumadores e etc..
    peguem tbm as esposas e vão bater panelas ou debate seja la o q for, mas mexam-se.
    `A luta continua companheiros`
    ah! desculpe não é continua
    `A luta vai começar companheiros`

    E tenho dito

    ResponderExcluir
  57. Ô Luisinho pere aí, o comentarista se baseou apenas pela média dos comentários que pediam uma solução alternativa, que foi essa de tentarmos uma solução de entendimento. Observe bem que no final do seu comentário ele diz que se não der resultado, apelaremos para outras medidas. Ele não impôs nada. Em partes eu concordo com você também, quando diz que eles é que terão que procurar solução, mas Luisinho,cá entre nós, essa caterva a gente já conhece, são uns omissos mesmo, uns preguiçosos, mas se deixar pra eles resolverem, a casa vai cair, pensemos no comércio que não tem nada a haver com essa classe de sanguessunga como diz você. Vamos fazer o que acho no momento o melhor caminho que é esse que o Nerval indicou. Se não der certo apelaremos para outras alternativas, concorda?
    Falei e disse, obrigado Rogério

    ResponderExcluir
  58. Também acho que o Rogério tem razão, embora não discorde do Luizinho. Porra que raça de sanguessuga é essa.Eles tem o presidente que merecem. Meu pai já dizia que essa classe com rara exceção, não vale nada!São arrogantes quando estão com dinheiro no bolso, quando estão de bolso vazio, são uns maricas.

    Ronaldo

    ResponderExcluir
  59. Pois eu também acho, essa raça nunca fez nada por Antonina. Que bom que eles fossem embora de Antonina, assim a cidade se via livre dessa raça. Aí Antonina ia se desenvolver, podes crer. Estava engasgado aqui na minha garganta, agora estou mais aliviado. Se eles forem embora, já vão tarde! Não se esqueçam de levar também o seu presidente. AHAHAHAH

    ResponderExcluir
  60. cOM TODO O RESPEITO QUERO DIZER ALGO TAMBÉM: O MAL DE ANTONINA ESTÁ NESSAS CLASSES, ESTIVA E ARRUMADOR. ISSO É UMA PRAGA MINHA GENTE. SÃO OMISSOS, ARROGANTES, SEM EDUCAÇÃO. qUANDO FAZEN UM TERNO E PEGAM DINHEIRO FICAM PREPOTENTES, NÃO RESPEITAM NINGUÉM, AGORA QUE ESTÃO NA MERDA FALAM ATÉ FININHO. ARRE, BEM FEITO, UM DIA A CASA CAI!qUE FIQUE BEM CLARO QUE O NOSSO MOVIMENTO NÃO É POR ELES, MAS POR ANTONINA! Assinado Celso

    ResponderExcluir
  61. Bianca diz: Me avisem quando for marcada a reunião que eu quero estar presente. Pra comemorar isso vou botar o meu melhor vestido e aparecer por lá.Afinal isso merece uma comemoração, não é pessoal?
    Obrigada pela oportunidade

    ResponderExcluir
  62. Rogerio
    Veja bem a qto tempo o Terminal encontra-se nesta situaçao, eles os acionários ja deveriam ter entrado num entendimento. E tbm ta na hora de os trabalhadores defenderem o pão deles e nao esperar sindicato ou governo.

    Por fim
    Vou junto com os amigos aí
    qdo a grana entrava eles era os maiorais e agora?!


    mas tbm sempre respeitando a opiniao do amigo aí
    Abço Rogerio

    ResponderExcluir
  63. Primeiramente, quero dizer q ñ tenho pai, esposo, irmão, qlq membro da minha família, q seja estivador, arrumador, portuário, sou apenas uma antoninense q ama Antonina e quer o bem dela e de seu povo. Sempre achei q qdo surge um problema desse, seja em q esfera for, o movimento se torna que nem uma escola de samba. Existe o cabeça, que é o porta bandeira, e os demais o resto da escola.Muitas vezes escondidinhos lá atrás.Esses trabalhadores: estivadores, arrumadores e portuários, estão esperando isso. Q apareça o porta bandeira. Eles são incapazes de se tornar o porta bandeira.Ficam na espera q os outros resolvam o problema por eles.Já li muitos comentários aqui e em outros blog e até em jornais virtuais q esses trabalhadores estão até passando fome (alguns)e o q eles estão esperando para resolver essa situação? Esperam calmamente q outros o façam por eles.Acho sim, que esse movimento tem q partir deles e nós os apoiando. Qtos estivadores, arrumadores e trabalhadores ligados ao porto se manifestou nesse blog? Si se manifestaram foram como anônimos. Como sempre, escondidos.Estou de pleno acordo com a manifestação do Luís/Inglaterra, a PREVI está sabendo o q está acontecendo e ñ faz nada. Quem tem q fazer alguma coisa tem q partir dos prejudicados, com o nosso apoio, naturalmente.Sinceramente, estou pagando pra ver.
    Obrigada pelo espaço.

    ResponderExcluir
  64. Bom dia!!! Não vamos generalizar, meu marido é estivador, mas não se encaixa nestas qualidades, citadas pelo amigo. Apesar de tudo isso, sou favorável a que Antonina parta para uma nova alternativa de vida. Gente, porto é uma enganação,falcatruas e acordos ilícitos fazem parte daquilo tudo. ACORDEM!!! Vamos ajudar o prefeito a fazer uma Antonina nova, com empregos e sobrevivência para todos. Ele é inteligente, e já deve ter carta na manga. Abraço.

    ResponderExcluir
  65. Fazer comentários generalizando uma classe por causa de meia dúzia de malandros que andam por aí não é certo.Eu como estivador do ogmo como muitos gostam de dizer sou antoninense de nascimento,porém não tenho medo de encarar a realidade se o terminal não tem condições de operar que feche as portas e vamos tocar a vida.CARLOS JORGE

    ResponderExcluir
  66. Carlos Jorge

    Pelo que noto é o primeiro representante da classe a se manifestar isto é bom, muito bom, tenho visto os seus comentários na comunidade do Orkut antoninense, e o que você está falando realmente faz sentido, só discordo de você a questão de meia duzia, digamos que seja um pouco mais, entretanto isso não vem ao caso no momento, você como uma pessoa esclarecida e no momento afetada por toda esta consequência intermitente, poderia ajudar com a sua experiência e não deixar cair nesses intervalos. O que você acha de nos ajudar?

    Grato

    João Carlos

    ResponderExcluir
  67. 23 de Outubro de 2008 19:46
    Anônimo disse... :
    "Baianinho você vá tomar no cu. Seu idiota, quer dar uma de macho é? então venha. Não Sou estivador e nem tampouco filho dessa raça que não presta"**

    O que não presta a sua ignorância que me assusta!
    Sou filha (neta e bisneta) de estivador e tenho orgulho de ser; os estivadores construíram boa parte da história de Antonina.

    ResponderExcluir
  68. Parabéns Carlos Jorge!!! Gostei da sua determinação:" Se o Terminal, não tem condições de funcionar, vamos partir para outra". É assim mesmo, que se expressa um cidadão de bem, um responsável pai de família. Muitos ficam nessa de discutir, fazer movimento, etc. enquanto isso não trabalham e a vida passa. Conheço gente que vem há mais de 30 anos, nessa história de porto e ainda está na mesma. Encoraje o povo neste sentido e Deus te ilumine.

    ResponderExcluir
  69. Carlos Jorge,
    Dou razão a você qdo diz q estão generalizando os estivadores e arrumadores. Conheço muita gente nesse tipo de trabalho q ñ são o q estão dizendo nesses comentários. Agora, sou contra o q vc disse se o Terminal ñ tem condições q feche as portas.Condições todos nós sabemos q tem. O q está faltando é boa vontade dos comandantes de lá. Na minha opinião, o q se conseguiu para a cidade, que veio para dar emprego para muitas pessoas e agora quererem acabar com tudo? Não é bem assim! Essa gente tem que colocar "a cara pra bater". Ir até o fim ou até onde der, por uma reveendicação q é justa. Estivadores, Arrumadores,Trabalhadores Portuários, Povo na rua,subindo a serra,até Brasília se for preciso. O que não se pode é ser omisso.

    ResponderExcluir
  70. Õ Lucinha, você perdeu uma grande oportunidade de prestar um grande serviço a essa classe que o seu pai pertence ou ficar quieta! Já que você fala que o seu pai e outros são diferentes da maoria, porque ele e os "diferente", não embarcam nesse bloco e levantam o estandarte pelas ruas fazendo a diferença, afinal vocês também estão passando necessidades, não? Continuo dizendo que esta classe não presta, a não ser que você me prove ao contrário com argumentos contundentes.

    ResponderExcluir
  71. Emerson também tem uma opinião:
    Acho que a primeira solução mais coerente, é essa que o Nerval apresentou em seu comentário. Caso não surta os efeitos esperados, coisa que eu não acredito, aí apelaremos para outras mais radicais.
    Apropósito já pensaram em marcar a dita reunião? Quem vai liderar esse movimento? É isso que temos que discutir daqui pra frente e não ficarmos dando trela para a Lúcia vir aqui defender seu paizinho estivador diferente, que também não faz porra nehuma.

    ResponderExcluir
  72. Renato Batista de Brito diz:

    Nós pensávamos que a cultura atrazada do sindicato do Haroldo iria acabar com a instituição do concurso público que introduzil os novos, por serem mais esclarecidos e um nível razoável de escolaridade.Porém nada disso ocorreu, esses que entraram através de concurso estão pegando os mesmos costumes e a indolência dos antigos. São tão passivos quanto os velhos. Assim não dá.

    ResponderExcluir
  73. Caros Irmãos de Antonina.

    O eduardo requião (escrevo em letra minúscula por é assim que se escreve nome de animais), quando determinou que o terminal Ponta do Felix somente trabalhasse com congelado foi na exclusiva intenção de cancelar a vende que estava em andamento, vende esta que traria a Antonina mais de 200 milhões de investimentos.
    O Sr, Dividino foi indicado como a $$$olução do impasse.
    Só que o Dudu esqueceu que a demanda estava na Justiça Federal , quando o Dudu, do alto de sua arrogância, incompetência, tentou reverter a sua ação, devolvendo as licenças ambienteis, licenças de operação para se apropriar do terminal, foi avisado que não haveria esta possibilidade, como todos sabem ficou irado, louco.
    Promete agora levar embarque de carros para embarque através do terminal como, carro não é carga frigorífica, o calado atual não permite o navio passar no canal.
    Esta é mais uma enganação para com o sofrido povo de Antonina
    O dudu deixou para nossa Antonia, alguns companheiros, que são ,miséria, falta de esperança, fome, em fim, quando ele estiver morando em Miami , nós estaremos aqui tentando limpar esta sujeira toda.
    È triste, mas são os fatos.

    ResponderExcluir
  74. Tatiane Demari diz:

    Estreie na minha vida cívica votando no Dr.Canduca. A vitória dele não significa dizer que eu já iniciei vencendo, pois só poderei me considerar assim, na medida que sentir que ele realmente não nos decepcionou,que foi aquilo exatamente que nós cidadãs antoninenses esperávamos. Torço muito por ele, esperando que ele nos devolva a esperança perdida. Boa sorte para todos nós!"

    ResponderExcluir
  75. Débora Martins diz: Também sou debutante, fiz a minha estréia nesse 5 de outubro e acho que votei bem. Agora para que o Sr. Canduca possa realizar todas as suas promessas, é preciso que escolha secretários dignos e competentes, que não faça como dona Mônica e seu Kleber que só escolheu gentes da pior espécies. Pois os que estão falando por aí pelas esquinas não preenchem as mínimas condições.

    ResponderExcluir
  76. Ei minha gente, acho que estamos saindo do foco central da questão;A questão aqui é como vamos fazer essa reunião de pessoas para resolvermos de uma vez com esse problema dos nossos portos. Ficamos de encontrar um cordenador e um lugar para nos reunir. Então gente, vamos o não vamos? Antonina tem pressa. Abraços Edson

    ResponderExcluir
  77. Então pessoal, vamos ficar nesse bate-boca que não leva a nada ou vamos tratar de acertar a nossa reunião? Não foi pra isso que criou-se essa grande discussõ? Porra, gente, estamos perdendo tempo em conversas estério!
    Antoninho

    ResponderExcluir
  78. Sou a favor da manifestação mas não aqui na provincia de ANTONINA e sim onde cause repercurção VAMOS PARA A BR 277 ONDE PASSAM OS IRMÃOS CARA DE PAU aí sim começaremos a fazer barulho.Tenho certeza que não vou só,e não é coisa de campanha politica como já quiseram fazer.Já ouviram falar na teoria do carangueijo que quando um está escapando da panela o outro puxa pelas pernas para que não fuja e morra junto.Dá impressão que muitos aqui conhecem essa teoria.CARLOS JORGE

    ResponderExcluir
  79. raphael disse...

    é a polêmica foi grande! mas muitas pessoas usaram este blog para propagar idéias contra estivadores e arrumadores! sou estivador e ñ concordo com generalizações, gente ruim e que ñ presta existem em toda parte e em todos os segmentos da sociedade! outro comentário foi sobre q cidades portuárias trazem consigo drogas e prostituição. as drogas e a prostituição caminham junto com a humanidade desde o começo dos tempos e estão inseridas em todos os níveis sociais e regionais sejam eles portuários ou não!ñ precisa ir muito longe, curitiba está dominada pelo crack, prostituição infantil e violência em todas as regiões e em todas sa classes sociais e ñ tem porto! outro comentário foi em relação aos concursados, no qual eu me enquadro, de que ñ foram aceitos como associados no sindicato! deve ter ouvido em alguma fofoquinha no centro da cidade! os concursados foram aceitos como associados desde que pediram suas sindicalizações logo q começaram a trabalhar, a briga é em relação ao pagamento de uma jóia absurda q o própio juiz do trabalho julgou como inconstitucional! quanto a multa q o terminal levou foi por ñ requisitar trabalhadores portuários avulsos(TPA's) inscritos no OGMO para os serviços de capatazia, que é assegurado na lei 8630/93 ao sindicato dos arrumadores. acontece que o terminal ñ requisitava arrumadores para os serviços de armazéns e costado e contratava uma piazada de fora dos registros do sindicato para pagar pra eles baixos salários oque fere a lei quando se trata da vinculação do serviço portuário. então foi mais que merecida! quanto as diretorias dos sindicatos tenho q concordar com pessoal! ora, seu aroldo é aposentado e foi eleito com os votos de aposentados, se ñ tiver navio nunca mais ele ñ tá nem aí pois todo mês cai uma quirerinha em sua conta! sou a favor de uma mobilização que ñ pare nesse blog, que reúna a comunidade e principalmente representantes do comércio q tbm estão sofrendo com esta situação, políticos do município e trabalhadores dos sindicatos obreiros da faixa do cais! espero q esta mobilização prossiga com sucesso e ñ fique apenas como as que já estão sendo feitas a muito tempo nas conversas dos bares da cidade! podem contar comigo!

    25 de Outubro de 2008 09:10

    ResponderExcluir
  80. Não percam tempo....isso é briga de peixe grande. Nunca, vai dar bom resultado para o povo. Vamos investir em outra atividade. Abram os olhos. Passou a eleição ninguém ouve ninguém.Sempre foi assim. Daqui três anos, quem sabe apareça algum trabalhinho no porto, depois, zero.

    ResponderExcluir
  81. Ao Anônimo aí em cima^^ :
    Êu não consigo entender esse pensamento, que ñ é só teu.
    O peixe grande ñ foi um peixe pequeno um dia? Então, pq que esses trabalhadores q vc acha serem pequenos ñ podem ser PEIXES GRANDES? Sim passou a eleição, e daí? "Ninguém ouve ninguém. Sempre foi assim". Foi pq o antoninense sempre foi acomodado. Está na hora de acordar. Temos deveres mas acima de tudo temos o direito e está na hora de reveendicar esse direito.
    Acorda Antonina! Sacode a poeira! Roda a baiana!

    ResponderExcluir
  82. Inês, eu entendo o teu pensamento, e como mulher tenho mais coragem que muitos homens juntos, sou briguenta, desafio, mas não depende de mim. Olhe ai a manifestação está instigada. O que aconteceu? Nada, vezes, nada. Não vai ninguém nestas investidas. Melhor não se incomodar. Abraço.

    ResponderExcluir
  83. Inês, eu entendo o teu pensamento, e como mulher tenho mais coragem que muitos homens juntos, sou briguenta, desafio, mas não depende de mim. Olhe ai a manifestação está instigada. O que aconteceu? Nada, vezes, nada. Não vai ninguém nestas investidas. Melhor não se incomodar. Abraço.

    ResponderExcluir
  84. Anônimo,

    Concordo com vc. Também tentei instigar, fazer esses trabalhadores acordarem. Estamos iniciando mais uma semana. Vamos esperar pra ver onde estão essas pessoas que estão ligadas ao trabalho marítimo. Se ñ se mexerem, faço como vc, melhor ñ se incomodar. Depois que não reclamem nas esquinas, em bares ou em qlq lugar q seja e até neste ou em outro blog. Abraços.

    ResponderExcluir
  85. Hamilton manda um recado para a Lúcia:

    Me descupe pelas palavras, teu pai também, lá embaixo do bacucu responde, fiz um comentário mais extenso pra você. Não quiz te ofender

    ResponderExcluir
  86. Só para esclarecer:

    A idéia de generalizar categorias de trabalhadores é, no mínimo, um ultraje à inteligência.

    Para quem não sabe existem sim pessoas dignas, inteligentes e capazes profissionalmente entre os tão caluniados TPA's Estivadores, principalmente nós, aprovados pelo concurso, um choque de cultura, pois entre a maioria estão pessoas formadas com curso superior (matemática, pedagogia, história, engenharia civil, 2 engenheiros elétricos, economia, mecânica industrial, administração em comércio exterior, etc.) e alguns ainda cursando faculdade.

    Outra coisa, o velho Aroldo não tem maioria entre os estivadores da ativa, sua eleição só se deu pela brecha legal que dá direito à voto aos aposentados como ele e os votos comprados e/ou coagidos.

    Ele nos odeia. Também não gostamos dele.

    Quanto á omissão, entramos em 62 homens em um universo de + ou - 180 estivadores antigos ativos. Muitos deixaram a função devido a outras propostas de serviço (mérito deles, alguns aprovados em outros concursos), mas ainda existe uma resistência.

    A lei faculta a participação sindical, talvez a metade ainda esteja descontando a contribuição, a outra metade parou devido à perseguição, abuso e constante descaso por parte do Presidente reeleito pelos aposentados.

    Mas, isso é uma outra loooonga história, que só serve pra ilustrar.

    Estamos de Olho...

    ResponderExcluir
  87. Hamilton diz: Ei, cara aí que escreveu lá embaixo, gostei, você parece que sabe das coisas e será muito útil para esse movimento que está se pretendendo forma formar.
    Estava com uns amigos aqui na lan e perguntei se estavam sabendo desse negócio aqui no bacucu e convidei-os a participar também, só com uma ressalva,tem uma garota chamada Lúcia que sempre põe a carinha ali e dá seus palpites. Não mexam com ela. Tá dito

    ResponderExcluir
  88. Laurimar gostou do ESTIVADOR ATENTO, por suas colocações, etc. Nós sabemos que os Estivadores do OGMO, são de niveis muito bons. Taí o choque de cultura entre eles e os estivadores da banda de cá, e isso com certeza dificulta o entrelaçamento entre eles. Confesso que não tenho um remédio de pronto para o caso,porisso que acho que os do OGMO é que devem puxar o bloco. Lá pelas quebradas eles vão surgindo de mansinho e no final estarão todos juntos. O que não podemos mais é estar discutindo esse problema de identidade. Vamos lá os da turma do OGMO, vamos promover de imediato esse encontro,contem comigo.

    ResponderExcluir
  89. Formação acadêmica, para serviço pesado não conta. Meu esposo foi o primeiro estivador a ter curso Superior, nem por isso foi melhor, ou pior que os outros. O que conta neste sindicato é trabalho, honestidade e conhecimento de causa. Discutam o que é inerente a classe portuária,sejam simpáticos, humildes, e, certamente terão apoio de todos os antoninenses.Como sabemos a "SOBERBA precede a QUEDA". Boa tarde!!!

    ResponderExcluir
  90. ESTIVADOR ATENTO para ESPOSA ANÔNIMA:

    Não tentei desmerecer de maneira alguma os que não tentaram formação acadêmica e tal, pelo contrário, volto a afirmar que generalização de categoria é burrice.

    Concordo que a questão do estudo é pessoal e que cada pessoa deve seguir seus objetivos da sua maneira. Não quero estabelecer qualquer tipo de comparação. De forma alguma.

    Como disse antes... Apenas para ilustrar...

    O verdadeiro problema não é a conduta do estivador, arrumador, funcionário e tal. É perca de tempo debater isso.

    O que realmente atrasa Antonina é
    o descaso pelo qual o GOVERNO DO ESTADO, através da APPA, vem bombardeando a cidade, seja pelas licitações de dragagem mal-feitas, seja pela postura contra a estrada ligando á BR-277, seja pelo conluio formado entorno das indicações de diretores tendenciosos aos irmãos Mello e Silva, seja pela falta de postura pelo atual finado Prefeito, pela influência que há diante dos Vereadores, etc...

    Garanto que não vai ser a primeira queixa sobre os nepotes que você ouviu. Seguramente não vai ser a última.

    É preciso dar um basta ao tráfico de influência na cidade, esse sim vilão maior na sociedade antoninense.

    Logo volto. Sem atrito.

    ResponderExcluir
  91. Estivador Atento!!! Não sou esposa anônima, sou Rosa Maria Garcia, detesto anonimato, nem que isso me custe caro. Sou analfabeta na net, e por isso não soube me identificar. Li nos comentários acima, um choque de geração, os bem formados e os mais desprovidos de instrução, e até os graus de formação de cada concursado. Fiquei muito alegre com a determinação desses meninos estudarem, pois como professora incentivo o estudo, já que a instrução enobrece o individuo. Abraço.

    ResponderExcluir
  92. Senhores,

    Para ajudar a clarear:

    o início das manifestações se deu pela reportagem sobre a multa da Ponta do Félix, certo?

    Pergunto eu: alguém REALMENTE entendeu do que se trata a citada multa?????

    Respondo: ano passado no período que houve um embargo russo às exportações de carne brasileiras por motivos fiscais e sanitários, a Ponta do Félix acordou com cerca de 100 funcionários que estes seriam dispensados por 5 ou 6 meses para receber seguro-desemprego com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador, dinheiro público) e que teriam garantia de retorno ao trabalho por pelo menos mais 1 mês após esse período, caso acabasse o embargo russo. O que realmente aconteceu.

    Podem perguntar nas ruas. Esse ano aconteceu de novo. Cerca de 2 meses atrás.

    Pelo menos mais 80 pessoas foram para o "exílio involuntário" de novo. Recebendo recursos do FAT.

    A multa de R$ 200 mil é em favor do FAT, através de denúncia pelo Ministério Público, que alega que a empresa burlou de má fé por 2 vezes o citado fundo de amparo social, em benefício econômico próprio, já que não teria de arcar com os salários dos funcionários vinculados, se livrando de tal despesa.

    O juíz entendeu que os funcionários são de total responsabilidade da empresa que os contratou, e que o dinheiro empregado pelo FAT foi uma despesa de ordem irresponsável aos cofres públicos, motivada pela ação de índole dúvidosa da administração do Terminal Ponta do Félix.
    Para isso, o juiz da 2ª vara do trabalho aplicou a Multa, por "improbidade administrativa" da diretoria do Terminal, que "manobrou" sua responsabilidade e deverá devolver dinheiro público ao FAT.

    Mais que merecido.

    O outro ponto da decisão judicial é o controle rigoroso e que deverão ser escalados trabalhadores avulsos para as funções de auxiliares de câmara, operação de empilhadeiras, conferência de carga, etc. sob pena de multa diária de R$ 5 mil por ordem não cumprida.

    Nada que não esteja BEM especificado na lei 8630, que desde 1993 diz que os terminais em área portuária devem requisitar os serviços de movimentação de carga PREFERENCIALMENTE aos avulsos, serviço esse pertencente ao sindicato de capatazia (arrumadores), que nem ao menos tinha escala requisitada.

    A ponta do Félix nem ao menos requisita esses serviços. Isso é irregular.

    O juíz entende que a escala do serviço avulso não constitui despesa para a empresa, já que esta não tem obrigação com o TPA (Trabalhador Portuário Avulso). Só quando o requisita, diferentemente do trabalhador registrado, que tem os encargos trabalhistas como passivo durante seu tempo de registro na carteira.

    Ou seja, se a Ponta do Félix cumprisse a lei escalando avulsos, não teria prejuízos com funcionários durante o embargo russo, não precisando mandar ninguém para o seguro-desemprego e nem mexendo no dinheiro do FAT, dos cofres públicos, e dinheiro meu, e seu e de todos que vocês conhecem que trabalham e contribuem automaticamente para o citado fundo.

    É só ler a lei.

    Sou estivador, concursado e nada tenho a ver com esse caso. Trabalho com muitas pessoas dignas e outras digamos que nem tanto, assim como em qualquer outro segmento da sociedade: bancários, arquitetos, jogadores de futebol, donas-de-casa, etc. Cada caso é um caso. Não dá pra generalizar nem espalhar preconceito.

    Concordo e apoio uma manifestação civil-pública juntando os setores de nossa sociedade afetados pelo descaso do Governo Estadual, da Autoridade Portuária, da Administração do Terminal, ambos agindo de maneira paralela e muito semelhante.

    Mas não cabe somente aos "avulsos-razão-de-tudo". Comércio, Setores de hotelaria, serviços, restaurantes, Associações de Bairros, Prefeitura, Câmara de Vereadores e Estudantes também são partes prejudicadas.

    Basta ao tráfico de influência e ao peleguismo não só dos líderes sindicais (entre eles também tem um vereador-presidente de sindicato-funcionário de confiança do Terminal), considerando claro que estes devem se manifestar de forma decente e representar a classe que representam.

    O Peleguismo está incrustrado nos verdadeiros senhores do descaso: Governador, irmão-psicanalista "melhor superintendente de portos da Via-Lactea" e as indicações que colocou no comando do Porto Público e do Terminal Privado, além é claro do finado prefeito e vereadores, esses sim omissos quanto ao desenvolvimento da cidade.

    E ainda a culpa cai nos Estivadores...

    ResponderExcluir
  93. Estivador atento
    Se existe alguma vítima, é o estivador.Eu já disse num comentário acima, que é briga de peixe grande. Não adianta, só o estivador fazer agito. Aí está sua CLARA explicação da multa. Adianta sair pelas ruas esbravejando? Cada um quer mais ir a luta, para defender o pão de cada dia, enquanto tem um "trabalhinho", de vez em quando. A situação é grave!!!

    ResponderExcluir
  94. Pergunta:

    Esta polêmica toda é por que a Ponta do Félix foi multada pela Justiça Trabalhista?
    O movimento criado será para ajudar a Ponta do Félix a pagar a referida multa?
    desculpem a minha ignorância.

    RUTH OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  95. JOÃO MARIA PEDE CALMA E ESPERANÇA.
    ESTAMOS ESQUECENDO QUE O NOSSO PREFEITO ELEITO, CANDUCA, É FUNCIONÁRIO APOSENTADO DO BANCO DO BRASIL, E POR CONSEGUINTE TAMBÉM É ACIONISTA DA PREVI. E POR ISSO COM CERTEZA SABERÁ DAR OS RUMOS E SOLUÇÕES ADEQUADAS PARA ESTE EMBATE. A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE. É CLARO PRECISAMOS ESTAR UNIDOS A ELE. AGORA SE ELE QUE TEM UM CONHECIMENTO PROFUNDO SOBRE O ASSUNTO PORTUÁRIO, QUE ESTAMOS DEBATENDO NÃO TOMAR UMA ATITUDE IMEDIATA, CERTAMENTE LAMENTAREMOS MUITO. E ASSIM, QUERO DIZER, NÃO PRECISA ESPERAR A POSSE, POIS EM SUA CAMPANHA ELE TEVE DIVERSAS AUTORIDADES POLÍTICAS QUE OFERECEM APOIO À SUA GESTÃO, ENTÃO POR QUE NÃO COMEÇAR AGORA O MANIFESTO, OU AS SOLUÇÕES ?

    ResponderExcluir
  96. São pelo menos 2 problemas principais, diferentes entre si:

    1 - A multa contra a Ponta do Félix, em favor do FAT, muito justa por sinal, a qual já expliquei do que se trata.

    Quanto a isso, nem eu e nem a categoria de trabalho onde me enquadro nada tem à que fazer.

    Todavia, fico muito feliz que o Ministério Público esteja intervindo à favor do trabalhador, quando do abuso administrativo por parte do Terminal ou de qualquer empresa que venha a ferir o direito do trabalhador antoninense, seja ele avulso ou registrado em carteira.

    2 - O descaso que ronda Antonina quanto ao bloqueio de seu desenvolvimento.

    Isso sim, é fácil provar e ir contra.

    Já falei por mais de uma vez que devemos lutar contra quem realmente prejudica o desenvolvimento da cidade.

    Olhem no blog www.sinergiaa.blogspot.com (está desatualizado á 1 mês e meio, mas logo voltará à programação normal).

    Leiam um pouco e vão entender quem são os VILÕES nessa história toda.

    São contra aqueles tipos de abuso que devemos lutar.

    Está claro que o Porto de Antonina está sofrendo um BOICOTE do GOVERNO DO ESTADO há tempos.

    A falta de serviço se deve á isso. A falta de dinheiro no comércio, também.

    O ponto onde atacar, continua sendo, na minha opinião, o tráfico de influência: entre todas as esferas ligadas ao porto e ao governo, tá tudo corrompido e agindo de maneira parecida: quem pode mais delega um representante abaixo para intimidar o próximo, que por sua vez recebe influência dos demais...

    Não sei no planeta de vocês, mas no meu isso se chama tráfico de influência, onde cada ator consegue extrair vantagens em benefício próprio e ao que representa, intimidando e prejudicando quem podem.

    Leiam um pouco lá no blog... Tá tudo bem explicadinho e com os devidos links das fontes das notícias, se quiserem conferir...

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE