quinta-feira, novembro 6

DEITADA A BEIRA DO MAR...

Antonina preserva cultura e religião

Situada no litoral do Paraná, a cidade guarda muitos valores históricos e, muito festiva, tem o carnaval de rua mais animado do estado.

A devoção de duas irmãs à Nossa Senhora do Pilar deu origem, a quase 300 anos, ao que hoje conhecemos como a festiva, histórica e turística Antonina, no litoral do Paraná, a 77 quilômetros de Curitiba. A partir de 1714, quando foi fundada – na época um pequeno vilarejo, hoje com cerca de 20 mil habitantes –, a tranqüila Antonina passou a receber peregrinos, romeiros e visitantes, todos os anos no mês de agosto, para a Festa de Nossa Senhora do Pilar. Atualmente, os turistas são milhares. Este ano, o evento religioso será entre os dias 6 e 17. Serão realizadas novenas, missas e procissões (veja a programação ao lado). Além das cerimônias religiosas, os visitantes encontram barracas de artesanato, comida típica, shows de música popular, quermesse e queima de fogos. A festa acontece na Igreja Matriz, na Praça Coronel Macedo, no centro da cidade.
Neste mesmo local, há diversos monumentos relacionados ao ciclo da erva-mate, como o coreto, o chafariz, o busto de Getúlio Vargas e a Carta Testamento. Antonina guarda muitos outros conjuntos arquitetônicos em suas ruas estreitas, também cheios de história. Na Rua Doutor Carlos Gomes da Costa, está a Igreja de São Benedito, construída em 1924, que já serviu de refúgio de escravos. No mesmo endereço, os visitantes encontram o Teatro Municipal, construído em 1906 e muito rico em adornos. Na Praça Carlos Cavalcanti, próximo à Estação Ferroviária, está a Igreja Bom Jesus de Saivá, tombada em 1970 pelo Patrimônio Histórico do Paraná. No setor histórico de Antonina, na região central, o turista pode conferir a arquitetura luso-brasileira e eclética nos sobrados, ruínas e calçadas de pedra.
(Fonte: Gazeta do Povo)

Quer ler mais:
CLICA AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE