quinta-feira, novembro 6

VOX POPULI ANTONINENSIS - A voz do povo capelista - Edição nº 240

Crônicas da Cidade nº 62

Por Nerval Pedro Pires da Silva


Nunca se viu um resultado de eleições tão cheio de expectativa como este que acabamos de assistir. E, digo mais, nenhum prefeito leva tantas esperanças depositadas em si como este - esperanças essas a serem traduzidas em corrente de energias que hão de vibrar positivamente nele na confecção de um governo ansiado pelo povo.
Após o resultado das urnas, transformou-se o Canduca no prefeito de todos os capelistas e, não somente dos quatro mil e oitocentos e tantos eleitores.
Inteligente como é, perspicaz a toda prova, deve, com toda a certeza, ter tirado lições de sabedoria destas nefastas administrações tão eivadas de erros e omissões destes últimos tempos - mormente este que ainda está aí e que lamentavelmente teremos que aturá-lo ate 31 de dezembro - de não se deixar levar por conselheiros de aluguéis de última hora que hão de aparecer tentando convencê-lo em não abrir as caixas pretas das administrações anteriores, através de uma auditoria, a pretexto de que se deva começar tudo daqui pra frente, passando uma borracha no passado. A estes, cabe aqui uma verdade que se apresenta evidente por seu cunho de certeza universal bem sentenciado por Drumonnd de Andrade: "As mãos de Pilatos ficaram menos limpas depois que ele as lavou".
A despeito dos céticos - dos que torcem pelo quanto pior melhor, Canduca só não fará um grande governo se não quiser, pois ferramentas e material humano de primeiríssima qualidade existem, e encontrará com certeza se tiver a paciência e o discernimento necessário, em procurar olhar através de sua lupa, e não os que se encontram às vezes aos olhos nus, pois nem tudo que reluz é ouro. O garimpeiro, por exemplo, quando determinado a encontrar as melhores pepitas, vão ao fundo das jazidas, pois é lá que elas estão incrustadas, e não ficar a catar o ouro de aluvião que facilmente abundam pelas cercanias das minas, trazidas pelas enxurradas das águas.
O antoninense bem intencionado sabe o que vai pela cabeça do Canduca e apostam todas as suas fichas de que ele saberá na hora certa dar a resposta àqueles que duvidam de suas intenções - àquelas mesmas dos seus antepassados voltadas aos reais interesses do seu povo. Os bem intencionados acreditam piamente que está na composição definitiva dos seus homens de confiança, o segredo de uma grande e promissora administração, e, que as condições outras, passarão necessariamente pela primeira.
Seu governo além de trazer estabilidade econômica tão esperada, que é condição sine qua non para resolver o problema imediato do seu povo, será também o de reconstrução de quase todo o seu patrimônio e acervos culturais, destruídos por esses (des)governos passados e presente, sem compromisso nenhum com a história da cidade e de nossos antepassados. Outras condições que urge serem restabelecidas é a devolução da cidadania, da auto-estima e do amor por este rincão hoje tão em desuso.

Nerval Pedro é escritor e comentarista.
Obs.: Se você tem interesse em receber os e.mail do Vox no seu endereço eletrônico, é só entrar em contato com este e.mail: voxpopuliantoninensis@gmail.com - e solicitar os envios das edições próximas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE