quarta-feira, dezembro 10

ANTONINA E MORRETES SÃO SABOROSA COMBINAÇÃO

São Paulo, 10 de dezembro de 2008.

Aos pés da serra do Mar, cidades paranaenses guardam o delicioso barreado e paisagens para relaxar
Christian Brandão

O barreado, uma deliciosa carne cozida por horas e típica do Paraná, levou Antonina e Morretes à fama nacional. A receita é realmente saborosa, mas as cidades paranaenses têm muito mais a oferecer.
De um lado a litorânea Antonina...
Crédito: Priscilla Forone Litoral Paraná

... e do outro a charmosa Morretes

A beleza da região começa no próprio trajeto. Pegar a estrada da Graciosa, um trecho de aproximadamente 30 quilômetros que corta a serra do Mar, já valeria uma viagem à região. Hortênsias rochas e violetas dão formosura à estrada cheia de curvas - onde é necessário atenção em noites com neblina.

O trem Serra Verde Express, que faz o percurso partindo de Curitiba - somente até Morretes -, é uma das poucas linhas férreas que levam turistas no país. As paisagens são realmente de tirar o fôlego. Passando por grandes despenhadeiros, o trem ainda revela cachoeiras e a praticamente intocada Mata Atlântica.

Em Antonina, os portugueses aportaram e deixaram um interessante legado histórico. Na área central da cidade as ruas ainda são de pedra, os casarões imponentes e o ritmo tranqüilo típico de pequenas cidades.

Já em Morretes dê uma passada na rua das Flores. Por lá você encontra até a casa onde Dom Pedro II ficou hospedado. Os mais aventureiros devem procurar o salto dos Macacos e Redondo. Do primeiro, as águas claras caem a uma altura de 70 metros.

Quando você estiver no litoral paranaense, é impossível resistir ao delicioso barreado. Antonina e Morretes ainda hoje disputam o melhor prato. Em qualquer uma das cidades, o interessante é sentar em um dos restaurantes tradicionais e experimentar a deliciosa carne cozida por quase 20 horas com arroz e farinha de mandioca.

Aproveite para caminhar pelo centro histórico e fazer todas as atividades antes do almoço. O barreado tem efeito de pratos pesados: um cochilo no começo da tarde é deliciosamente inevitável.

(Fonte:http://grupoviagem.uol.com.br/GRV_Materia.vxlpub?codMateria=798)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE