terça-feira, fevereiro 24

PARABÉNS!!! ...PARABÉNS!!! ...

Em nome da Escola de Samba do Batel, só tenho que dar os parabéns a organização do carnaval antoninense...
Sem dúvida alguma, este foi um dos melhores carnaval dos últimos anos, tudo quase perfeito.
Valeu pessoal, nós que fazemos parte diretamente do carnaval, agradecemos pela organização.
Obs.: Digo logo acima, "tudo quase perfeito", pois tenho uma reclamação a fazer.
Reclamação referente ao sistema de áudio na apresentação dos sambas enredos, a qual deixo aqui registrado:
Srs. da organização, revejam o sistema de som na interpretação dos sambas enredos, tenho certeza que poderemos ter um áudio melhor que este apresentado no domingo, o retorno de som para os interpretes foi prejudicado, houveram várias vezes, falhas em microfones, pelo menos para escola de Samba do Batel houve.
Outra coisa que deixo registrado aqui, gostaria de saber o porque de limite de microfones para os interpretes? Esperamos que no próximo ano seja revisto este caso e deixem livre o número de microfones, e não limitem para 6 microfones como o deste ano.
Grato
Neuton Pires

9 comentários:

  1. Neuton,

    Pra desgosto pessoal, não estava em Antonina pra ver ao vivo o carnval.
    Vi tudo pela televisão. A temática das escolas de samba, não se ouvia na televisão.
    Uma trilha tão madura, perfeita e dentro do escol da alma brasileira como é o tema da Escola do Batel, pouco se ouvia.... Alguma coisa aí, na organização, estava errado... O tempo todo ficava o comentarista da TV Cultura 'enrolando', enquanto o verdadeiro 'torque' do carnaval estava lá, acontecendo.... Caramba!!! Não ví na televisão a trilha quente, madura, perfeita e convincente da Escola do Batel!! Ui, que sac..!!!

    ResponderExcluir
  2. Ao anônimo aí em cima...

    Outro erro, quando eu e o Josiel fizemos a letra do Samba Enredo do Batel e consequentemente o Augustinho coloca a linha melódica, pois o samba é feito dentro de um contexto geral do que será apresentado na avenida, a forma em que é criado o samba, só nós sabemos, a imaginação é nossa, tentamos passar para os ouvintes aquela imaginação que nos veio em forma de inspiração. Nada mais justo nós sermos ouvidos pelas pessoas que irão comentar as sinopse pela mídia. Em nenhum momento nós da ala de compositores do Batel fomos abordados a respeito disso ou aquilo pela emissoras que cobrem o carnaval antoninense...

    Precisamos mudar este conceito, os carnavalescos de todas as escolas tem que ser ouvidos para identificar as suas criações, aí sim, mediante a esta prospecção, o comentarista terá conhecimento de causa e poderá comentar com propriedade.

    Mesmo assim, dou os parabéns ao Rafael Camargo que na medida do possível comentou o a escola do Batel, poderia ser melhor se o pessoal da TV fizesse o que eu acabei de relatar.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Além do que Você falou, colega, me refiro ao SOM. A transmissão via TV da trilha sonora que rolava na avenida era precária.
    Todos os enredos eram bons.
    Mas o do Batel faria bela figura em qualquer CD seletivo das melhores composições. Essa riqueza apareceu desfigurada na TV.

    Uma sugestão pra realizar a sua idéia:- Entre uma escola sair e outra entrar, tem um tempinho de espera. Porque que a TV Cultura não faz uma gravação em studio com o pessoal da composição, e, naquele intervalo entre uma escola e outra transmite na tv o samba enredo com toda a pureza de som? Isso teria também a vantagem de fazer conhecido o grupo que compôs a música e a letra e que poderiam ser entrevistados, e o pessoal que se desdobra cantando na avenida, sem nenhum 'close' de tv, a não ser que cada um deles seja acompanhado por 'bela madrinha'... É por aí, caro amigo. Esse seria um modo que fazer o que Você sugeriu...

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela dica, temos muitas coisas para mudar em nosso carnaval... Eu acredito que em breve se torne profissional, não tem mais espaço para o amadorismo, falo isto sem generalizar, é num todo mesmo. Para que isso aconteça, tem que ser ouvidas pessoas assim como você e mais um tanto que visualiza o nosso carnaval de um outro modo.

    Temos um ano inteiro para começarmos as mudanças.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente o problema aconteceu com todas as escolas. No início da avenida sempre dava problema no som. Faltou microfone para captar o som da bateria. Aparentemente só tinha um microfone. E ainda de qualidade e função não específica para no que foi usado. Deveriam ter usado também um microfone aéreo para captar a bateria no geral. O som na concetração das escolas foi muito precário também. Se ouvia muito pouco. Faltou uma certa organização com relação ao fechamento das via que dão acesso a avenida do samba no dia do desfile. O pessoal das escolas tiveram dificuldades no deslocamento dos seus carros alegóricos, teve carro alegórico que bateu em carros estacionados, riscando e amassando lataria. Também faltou sinalização com relação aos banheiros pois tinha folião que não saiba que tinha banheiro atrás do colegio Brasilio Machado e fazia suas necessidades ao lado do teatro. Uma dica seria nos próximos carnavais aumentar a silanização. Com relação ao lado do teatro seria bom iluminar melhor assim evitaria esse problema do pessoal mijando na parede. Ninguém mija num local onde esta fortemente iluminado. No dia do desfile o pessoal da organização teve que até lavar a parede e a calçada com a mangueira do hidrante do teatro em pleno desfile das escolas. Mas no geral a organização esta de parabéns, todos sabemos da dificuldade que é pegar uma prefeitura em uma fase de transição!

    Ass. Folião

    ResponderExcluir
  6. Concordo com NEUTON , a falta de vontade dos operadores som prejudicaram, talvez nao tenha sido nem a falta de equipamento. A mesa possuia varios canais, mas os operadores nao mostraram nenhuma vontade de melhorar o som.

    att. chrystiano santos.

    ResponderExcluir
  7. Bom a minha opinião é a de integrante da bateria da Leões de ouro. Para quem estava tocando na bateria era quase impossivel ouvir o samba, mesmo quando passavamos ao lado das caixas de som era possivel ouvir o som dos intérpretes. Talvez seja por esse motivo que nos outros desfiles vimos muitos erros de evolução de bateria. Notei isso muito com a bateria do Brinca, da Capela e do Batel que arriscaram e inovaram bastante e aliás cabe aqui os meus parabéns principalmente a Batel e Brinca pelas maravilhosas evoluções. A direção de nossa bateria (da Leões) resolveu fazer poucas vezes as evoluções ensaiadas justamente por ja ter identificado esse problema nos desfiles dos blocos no sábado, mas apesar de realisarmos poucas evoluções elas saíram perfeitas.

    Isso é um problema que no ano passado ja tinhamos mas esse ano estava um pouco pior.

    Precisamos melhor esse problema de som para o ano que vem e com isso tornar o nosso carnaval ainda melhor.

    ResponderExcluir
  8. Horrível o sistema de som. Concordo com tudo o que foi dito precisa de vários testes em vários pontos da avenida para que o som saia perfeito para todos, principalmente para os interpretes e bateria. Muito pouca caixa na aveinida e muito distante uma das outras, já assisti o carnaval no Rio, lá são várias caixas menores que estas em Antonina, mas com ótima qualidade, uma junta da outra.
    O pessoal da organização tem que ver isso.

    ResponderExcluir
  9. Gente,

    Me deixe falar de coisa que vi, há alguns anos, em carnaval, em cidade do interior do Estado de São Paulo.
    Lá, as escolas de samba em conjunto faziam convênio com a radio fm da cidade (era gratuito) - que, na hora do desfile, deixava o canal da radio aberta exclusivamente para o som do carnaval. A partir daí, cada escola de samba tinha dezenas de pontos de captação e ampliação do som da fm:- carros alegóricos, carrinhos de acompanhamento dos blocos, etcc... e PRINCIPALMENTE O SOM DA RUA, TUDO JUNTO TRANSMITIA O MESMO SOM. Era uma beleza. O som, a trilha sonora da Escola, seja dos puxadores do samba enredo, seja da bateria, que desfilava EXPLODIA alto na avenida!!! Ora davam maior ênfase para os puxadores, ora davam maior ênfase para a bateria... Era uma beleza. Que tal se adotar a idéia em Antonina?

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE