terça-feira, fevereiro 24

QUE SE MUDE O CARNAVAL...

Este texto é um pouco antigo, mas parece bastante atual.
Antes que o tema esmoreça, meu projeto para o futuro do Carnaval de Curitiba é a seguinte:
acabar com o Carnaval. Mas antes de acabar, de exterminar, de não restar um único falso brilhante, transferir o Carnaval de Curitiba para Antonina. No estado em que se encontra, minguado e esquelético, o desfile não pode continuar: nós curitibanos estamos correndo o risco de desmoralizar essa instituição que é o Carnaval brasileiro. E se para melhorar precisa mudar, que se transfira então a folia para Antonina.

Que se mude o Carnaval, porque, já dizia Milton Nascimento, "todo artista tem que estar onde o povo está". O povo de Curitiba, caros carnavalescos, há muitos anos aqui neste primeiro planalto já não resta. A sua grande maioria desce a serra, em busca de sol, samba, suor e cachaça de Morretes. Os que aqui ficam, uma minoria privilegiada. Essa burguesia enfadada que se guarda para quando o verão do hemisfério norte chegar. E os que aqui dão quorum ao reinado de Momo, não são espectadores privilegiados, são testemunhas compulsórias.

Por que Antonina? Porque é a capital paranaense do Carnaval. A cidade sempre recebeu um público folião de causar inveja aos carnavalescos curitibanos, que têm Antonina como uma segunda casa. Se no inverno Antonina já tem um grandioso festival de artes, no verão pode perfeitamente abrigar todos os carnavalescos do Paraná, concentrando escolas e blocos de Paranaguá, Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Guaraqueçaba, Cajuru, Água Verde, Boqueirão, Batel, Bigorrilho e Portão.

Noves fora, façam as contas: o que os contribuintes de Curitiba despendem hoje com os 337 componentes e quatro carros alegóricos da atual campeã do Carnaval daria perfeitamente - e com sobras - para subsidiar o transporte dos foliões. Claro, com a colaboração das empresas de transporte e pedágio, que criariam o vale-samba. Outro importante apoio seria da ALL, que faria o transporte para o tríduo momesco em comboios especiais durante 24 horas.

Para a nossa gente do litoral, esta concentração do samba seria um moranguinho com nata. Seria uma pontual ajuda para o desenvolvimento econômico da região. O barracão da Embaixadores da Alegria, em Antonina, seria o equivalente a uma indústria para a cidade. Para Morretes, janeiro e fevereiro viriam a ser uma safra de soja para restaurantes e pousadas, que abrigariam os mais abonados para os ensaios de fim de semana. E para o curitibano ruim da cabeça e doente do pé, que odeia o batuque e escreve cartas para os jornais se lamuriando, a mudança seria um bálsamo, nascendo então a primeira capital brasileira sem Carnaval, paraíso dos "folífobos" - os que têm fobia à folia.

Como dizem os burocratas, a proposta é exeqüível. E como também fazem os burocratas, basta criar um grupo de trabalho para viabilizar a mudança. Que se convoquem representantes da sociedade organizada - já que estamos na era PT e reunião de trabalho tem tudo a ver -, contando com representantes das escolas de samba de Curitiba e do litoral, representantes da Prefeitura de Curitiba e do governo do Estado, representantes dos órgãos de turismo, das associações comerciais, representantes das empresas de transportes e pedágio, cabrochas, mestre-salas, porta-bandeiras e ala das baianas.

Como primeiro quesito, este grupo de trabalho deve encomendar um projeto para a construção de um sambódromo em Antonina, com verbas oriundas da Prefeitura de Curitiba - a quem mais interessa a mudança - e do governo do Estado do Paraná. O apoio do governador Roberto Requião não há de faltar: a Ilha das Cobras encontra-se suficientemente distante da folia e a aprovação da verba para a construção do sambódromo capelense teria total aval da bancada brizolista na Assembléia Legislativa.

Até domingo; e estamos aceitando e recolhendo apoios para o projeto.
(Paraná Online - Colaboração: Celso Meira)

7 comentários:

  1. C-A-C-I-L-D-A,

    Depois dessa, se a Prefeitura de Antonina não acordar e segurar a cancha, é porque.....

    Nesse carnaval que está correndo, as escolas de samba fizeram milagre com a 'míséria' de dinheiro que receberam... CARNAVAL É CARO !!!!!!!!
    O carnaval é o 'ICONE' de Antonina.... Quando é que as sucessivas administrações municipais vão acordar? Vão acordar quando a TV Educativa migrar pra outra cidade... Aí vão correr atrás do prejuízo.....
    A-C-O-O-O-O-R-D-D-A, PREFEITURA, o carnaval é a cara de Antonina!!! As escolas de samba precisam de verba e não e esmola!!!!!!!!!!!!!!!!!
    PQP.... tem que acabar com esse faz de conta... a Prefeitura se aproveita do carnaval... e não dá NADA pro carnaval???? , pois parece quem 'deu' foi a companhia de cerveja.... SACANAGEM DA GROSSA !!!
    P-Q-P...

    ResponderExcluir
  2. BACUCU,

    TEM PREFEITURA INVESTINDO PESADO NO CARNAVAL.... (FOZ DO IGUAÇU) - ANTONINA QUE SE CUIDE... ESSA PARADA É FEROZ. NADA DE 'DORMIR EM BERÇO ESPLÊNDIDO....' MELHOR PREVENIR, SENHOR CANDUCA!!! ABRA O COFRE PRO CARNVAL, SENHOR CANDUCA!! SE ESTE JÁ ESTÁ TERMINANDO, LEVE A SÉRIO O PRÓXIMO!!!

    ResponderExcluir
  3. Penso assim, as escolas tem que trabalhar o ano inteiro para arrecadação de dinheiro, não esperar da prefeitura, esta sim deve investir na infraestrutura do carnaval .
    Pessoal, há escolas que trabalham e lutam o ano inteiro saindo lindíssimas, esse é o correto!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Quem faz o carnaval de Antonina é o povo: os blocos tradicionais e novos, as escolas de samba e os foliões. A prefeitura monta toda a estrutura e organiza, muita coisa com dinheiro próprio, e os patrocinadores, inclusive a AMBEV, a RPC, a Gazeta do Povo (este ano), além de dinheiro do Ministério do Turismo e da Secretaria de Estado da Cultura, têm interesses no grande carnaval que é o da cidade. Mas os comerciantes, que lucram muito com o carnaval, e as escolas, que são projetadas nacionalmente, não fazem absolutamente nada, a não ser faturar alto com o evento. E ainda reclamam. Um dos maiores carnavais da história de Antonina... e ainda tem gente que reclama.

    ResponderExcluir
  5. Ajudo uma escola de samba todo ano, e este ano acho que foi o último. Ja não tem mais graça ficar perdendo tempo fazendo fantasias e não ter o concurso. Ja não há mais aquela preocupação em deixar tudo perfeito. Acho que isto esta acontecendo com todas as escolas. Sem contar com a dificuldade financeira na qual a cidade esta passando. O povo esta duro(sem grana) os logistas não estão mais comprando material para revender para carnaval visto a dificuldade do povo pagar o que compra. Cada ano esta mais difícil de se achar um acetato R10,00 o metro, um rolo de espelhinho que custa R$6,00 o metro, sem falar nos tecidos e lantejoulas. Na proporção de uma escola isso acaba custando muito caro. O material para fazer o carnaval esta caro para desfilar 50 minutos pra nada. Mas esta não é só a realidade de Antonina, até em Paranaguá as escolas estão com o mesmo problema e olhe que lá as escolas ganham bem mais verba. Tive notícia que em algumas escolas esta vindo pessoas de fora da cidade para ajudar, porque o pessoal que é de Antonina mesmo, não quer saber de nada. Só querem saber de fazer intriga entre os integrantes da escola e não ajudam em nada. Espero que seja um momento passageiro pois senão logo logo, não muito distante veremos as escolas de samba de antonina virando bloco carnavalesco. Sem aquele glamur de antigamente.

    ResponderExcluir
  6. Pelo que todo mundo vê, as escolas de samba não faturam alto, coisa nenhuma, como alguém disse aí em cima. Estão todas na 'pindaíba'.
    Caro 'colégua', parece que você tomou as dores da prefeitura. É só dar uma olhada em jornais pra ver que quem 'fatura as glórias do carnaval' são as 'otoridades' que dão entrevistas... O povo, ora o povo... o povo só serve pra votar, pagar imposto e ser bucha de canhão, não é mesmo? E vem você dizer que todo mundo tem que se 'ajoelhar' e 'bater cabeça no chão' pra agradecer a prefeitura... Sai dessa rapaz!!! O que a prefeitura fêz, o que por sinal foi pouco, não deixou de ser obrigação... Ganham e recolhem o dinheiro do povo pra isso. E SEM NENHUM MUITO OBRIGADO DO POVO A ELA, NÃO SENHOR!!! catso..

    É A PREFEITURA QUE SERVE AO POVO E NÃO É O POVO QUE SERVE À PREFEITURA !!! oras bolas...

    ResponderExcluir
  7. O pessoal da prefeitura são todos 'SERVIDORES PÚBLICOS' inclusive o sr. Prefeito, seus Secretários e os srs. Vereadores. Servidores de quem? Do Público, servidores do Povo.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE