sexta-feira, fevereiro 27

WWW.GAZETADENOVO.COM

:: Brasil

Uma banda de Antonina que faz sucesso nos Estados Unidos

Filarmônica de Antonina é mais admirada nos States que no grande Brasil. Russ Dorsey, (músico muito conhecido nos EUA) da família do famoso Tommy Dorsey, virá a Antonina

Frank Sinatra no início da carreira floresceu com Tommy Dorsey

Fundada em 1975, a Filarmônica Antoninense (ou Filarmônica Orquestra Show) é de caráter beneficente e destina-se a promover e desenvolver a cultura e a tradição musical, participando em atividades cívicas e integrando a juventude antoninense, formando um batalhão de músicos nestes seus 34 anos de existência. Esta jóia antoninense teve como idealizadores e criadores o saudoso Robertinho Plasmam e também o maestro Severino. Hoje a Filarmônica está nas mãos de Denis da Silva, regente e professor; Ozéias da Veiga, trompetista e professor; Aloísio Pádua, professor de saxofone e José Carlos Couto, que ensina teoria musical. A orquestra é uma instituição não-lucrativa e já foi muito premiada em concursos estaduais nacionais. Surpreende que em um município de 22.000 habitantes já tenha formado 6.000 músicos, sendo que desses, 400 são profissionais que hoje estão espalhados por todo o mundo. E muitos deles vivendo somente da música. No ano passado, Elizaldo Luiz Gonçalves, de Curitiba, que é músico trumpetista por hobby, admirador e colaborador da Filarmônica, gravou um vídeo de um ensaio da banda antoninense e enviou aos Estados Unidos, para seu amigo Russ Dorsey, que é sobrinho neto do famoso Tommy Dorsey, dono de uma das maiores bandas da "Era do Swing" . A "Era do Swing" foi um período (1935-1946) em que as canções das big bands eram o tipo de música mais popular dos Estados Unidos. Ela começou com Benny Goodman em sua performance no Palomar Ballroom em 21 de agosto de 1935, levando a música para o resto do país. Muitos outros músicos surgiriam durante esse tempo, incluindo Jimmy Dorsey, irmão de Tommy, Glenn Miller, Count Basie e Artie Shaw.Com Frank Sinatra, a banda de Dorsey tornou-se muito bem sucedida. Frank sempre admitiu que ouvindo Tommy desenvolveu sua forma de cantar. Alem de ajudar na respiração e impostação da voz de Sinatra, Tommy passou conhecimentos que influíram decisivamente na carreira do cantor.

Russ Dorsey, um renomado baterista e atualmente o maestro e condutor da Orquestra do Les Elgart - a exemplo do tio e pai famosos -, ficou tão entusiasmado com a qualidade da banda de Antonina que, no intervalo de seus shows, coloca do DVD com a gravação dos antoninenses e arranca aplausos da platéia americana. No final do mês de março Russ Dorsey - com membros de sua família e alguns convidados - virá ao Paraná e em especial para a cidade de Antonina (será ciceroneado nas araucárias por Elizaldo Luiz Gonçalves e Guilhobel Aurélio Camargo) para conhecer ao vivo a banda que ele tanto tem o orgulho de divulgar em suas turnês pelos Estados Unidos. Também deve confirmar viagem ao Brasil (Antonina) Buddy Morrow, que foi trombonista e maestro da orquestra de Tommy Dorsey.

(Guilhobel)

5 comentários:

  1. Antonina tem tudo pra ser a CAPITAL DA MÚSICA no Paraná.
    a) - escola de música;
    b) - banda;
    c) - orquestra show;
    d) - seresta;
    e) - o grupo do chorinho..

    (será que me esqueci de algum ? - já vi turista maravilhado com a turminha do choro, dizendo que nunca tinha visto coisa igual, como expressão espontânea da cultura popular....

    ResponderExcluir
  2. Será que a secretaria de turismo se lembra disso? Isso aí, bem trabalhado, poderá trazer 'dinheiro bom' de turistas pra Antonina.

    ResponderExcluir
  3. SÓ FALTA A NOSSA SECRETÁRIA DE TURSIMO PROIBIR A ENTRADA DO SR. RUSS DORSEY EM ANTONINA DIZENDO QUE NÃO É VIÁVEL PARA O TURISMO A PRESENÇA DESTE SENHOR AQUI.
    DESTA SECRETÁRIA PODEREMOS ESPERAR DE TUDO DE AGORA EM DIANTE. ATÉ FALAR QUE NADA SABIA A RESPEITO DA MARIA FUMAÇA ELA FALOU NA RÁDIO.
    O QUE ELA FEZ DE BOM ATÉ AGORA?
    PERGUNTAR NÃO OFENDE.

    ResponderExcluir
  4. FEZ, SIM, A BAGUNÇA QUE ESTÁ NA ESTAÇÃO. TEM ATÉ FOGÃO DE CAFEZINHO NO SAGUÃO PRINCIPAL.
    QUEM DUVIDAR, VÁ LA VER...

    ResponderExcluir
  5. Ela, a secretaria de turismo, tirou a retreta da praça... Vai ver que era 'prejudicial ao turismo'...
    Sempre imaginei que ia tirar a retreta do último sábado do mês, isto sim, em que todo mundo está 'duro' pra viajar, e colocá-la em fim de semana logo após o dia 05...
    Mas olh'aí... tirou a banda da praça, uma das coisas mais lindas de nossa cidade !!! assim não s... que aguente!!!

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE