domingo, abril 5

BACUNAUTAS NA REDE...

Sr. Neuton

A situação do professor chegou a um ponto crucial. Somos submetidos a humilhações e exposto constantemente a situações de perigo! Os alunos vão para a escola com o intuito de divertir, comparece apenas para encontrar os amigos, mostrar o celular ou o mp3 que ganhou da mãe ou do pai, vão a escola apenas para assegurar o dinheiro do bolsa escola no fim do mês ou apenas para garantir freqüência e ser promovido pelo sistema de aprovação automática. Somos xingados e ignorados pelos discentes, agredidos e esquecidos pelo poder publico. Quase sempre nos deparamos com uma direção impotente e incapaz de nos amparar, diante de tanta violência e descaso a voz do docente é calada.
Pedir socorro para quem?
Quem cuida do nosso estado psicológico? Em apenas um mês de aulas já deparamos com situações chocantes e tristes, já perdemos a conta de quantos palavrões já foram desferidos contra nossa pessoa, quantas vezes passamos cinqüenta minutos na sala ministrando aula para a parede, quantas ocorrências já registramos dos alunos, quantos celulares já atrapalharam as nossas explicações. Passamos todo final de semana preparando aulas e quando adentramos a classe somos recebidos com palavras de ofensas. Fomos trocados pelos aparelhos modernos e totalmente esquecidos pelos políticos! Deveríamos ganhar adicional de babá, porque em muitas classes é esta função que desempenhamos.
O professor está em extinção! Segundo pesquisa do jornal “O Estado de São Paulo” de 1997, mais de 70% dos formados em Licenciatura no País não trabalham como professores nas escolas brasileiras. Todos sabem das dificuldades e dos desafios gigantes que enfrentamos e por isso poucos se sujeitam a enfrentar esta batalha. Tenho certeza absoluta que não tardará editais e mais editais oferecendo vagas para professores sem existir interessados! Se não houver uma valorização digna da função de professor, não restará ninguém que se sujeitará a passar tanto nervoso por tão pouco, a sofrer de stress, depressão, crise de pânico e tantos outros males que afligem a classe docente.
Sr. Neuton, esse desabafo eu faço em blog, por uma pura necessidade de ajudar uma coletividade que acessa o seu blog, para que eles tenham a compressão da solidariedade, da auto-crítica - que é a independência do pensamento -, de ver no semelhante o seu eu próprio, sem agredir, sem desvios em pré-julgamentos, enfim um homem correto, e participantivo na sua comunidade. Mas, pelos últimos comentários aqui expostos, teremos uma batalha hercúlea; tantas agressões, tantos desvios de conduta e caráter. Essa semana, farei um trabalho com os meus alunos, para que leiam o seu blog, para discutirmos em sala de aula.
Quero parabenizar a todos os professores por sua determinação e persistência, quero render homenagens a todos que mesmo desamparados desempenham com amor a sua profissão. Não ganhamos o salário que merecemos, mas nem por isso roubamos um centavo sequer do dinheiro do povo. Somos dignos, somos professores!
Meu muito obrigado, Sr. Neuton

Professora Márcia de Abreu

***
NOTA

Isso é que eu chamo de coragem... Parabéns professora, conte comigo sempre.

Um abraço.

Neuton Pires

4 comentários:

  1. A sociedade não vai duma vez pro vinagre, porque tem gente persistente como descrito acima.

    Esses são os descompassos da sociedade brasileira: os eleitos e seus mancomunados tem a vida que pediram a Deus e que o diabo correu pra atendê-los.

    Esses esforçados professores, não tem a quem pedir e têm as sobras mais torpes da sociedade pois pelo que está acima descrito, os 'bonzinhos do papai e da mamãe' na escola assumem a personalidade de verdadeiros marginais...
    Tenha certeza, Professora, esses ensaios de marginalidade terão um preço muito alto pra esses pais e mães que deixam os professores sozinhos e desolados nessa batalha...

    ResponderExcluir
  2. Essa anomalia já vem acontecendo de uns bons tempos para cá.Pais querendo se ver livre dos filhos, jogando-os em frente a um aparelho de TV, instrumento manipulador de mentes, sem nenhuma fiscalização por parte deles. Permitindo que eles frequentem diuturnamente as Lan, dando a torto a direito celulares das melhores marcas, instrumento este, que perde nas mãos deles a sua finalidade precípua, para então, se transformar num instrumento corruptivo e de prostituição. As vezes, filhos, frutos de carnavais e festivais; pais sem nenhuma educação e condições de educar; leis de proteção em demasia a menores delinquentes, tudo gera esse estado de coisa, e quem paga a conta são eles, os pobres professores que além de aguentar quase vinte anos de estudos e formação, tem que aguentar esses delinquentes marginais que a tudo podem com a proteção do estado.Vai chegar uma época que ninguém vai querer mais lecionar, e aí, os maus substituirão os bons, aí sim, teremos uma sociedade do jeito que eles querem.

    ResponderExcluir
  3. Gente, Antonina não é diferente de outros lugares: rapinagem, safadeza, oportunismo, interesses rasteiros,bajulação, pouco caso pelo próximo, desrespeito às pessoas incumbidas de formar, e vai daí pra fora... GENTE, 2012 está chegando.... quem lê a Bíblia sabe o que significa essa data marcada do calendário maia. Aí a justiça será feita e cada um colherá o que plantou...

    ResponderExcluir
  4. A VERDADE DÓI,MAS NÃO DESTRÓI:
    Perguntar não ofende,vc MARCIA DE ABREU,tem lotação em nosso municipio ou é apenas mais um personagem querendo ganhar corpo.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE