sexta-feira, maio 22

SONHOS E PLANOS, PLANOS E SONHOS...


Por: Jeffe Picanço
Quando minha filha era pequena, certo dia estava passeando com ela no trapiche (breve teremos o trapiche de volta!! Trapiche já!) e ela, cansada, me disse: “pai, vamos voltar pra Antonina?”. Demorei pra entender, mas ela repetiu mais uma vez a frase e eu, lerdo como sempre, entendi: ela queria voltar pra casa da avó. Antonina, pra ela, era a casa da avó. É assim mesmo. Todos nós temos na cabeça, alguma idéia de cidade. Todos nós temos uma idéia de Antonina, da nossa Antonina.
O que é Antonina, no caso, para cada um de nós? O que é Antonina pra você? Para uns, decerto, Antonina é sinônimo de festa. Para outros, é sinônimo de trabalho, de família, de qualidade de vida. Para cada cabeça, uma sentença, como diz o dito popular.
Para mim, Antonina é sinônimo de descanso, de sossego. É para onde eu vou descansar relaxar, ver os amigos. Simplesmente adoro. Também é sinônimo de raízes, das minhas raízes e, também, das raízes do Paraná. Importante, fundamental. Mas é somente a minha visão.

Para além da cidade de cada um, está a cidade real. Ela é a cidade das pessoas, do trabalho, do lazer, das relações pessoais. Antonina tem uma enorme divida com ela mesma, construída nestes últimos quarenta anos, durante os quais a cidade perdeu o porto e a importância, com o perdão do trocadilho. Mesmo com a recomposição do porto, nos anos 90, a coisa ainda não engrenou. A cidade parece que está sempre devendo algo pra si mesma, e, principalmente, para seus cidadãos.

Isso está por trás de boa parte de nossos males, de nossas penas, reais ou imaginárias. Achamos que o mundo nos deve, o governo estadual nos deve, o governo municipal nos deve, e não fazemos nada.

No caso do mato, achamos que só a prefeitura deve. Realmente, nesse item, a prefeitura deve, e muito. Mas nós também somos responsáveis por nossas calçadas. Por que não limpa-las? No caso do porto, será que não ficamos esperando demais pelas soluções, em vez realmente criar as saídas para essa – mais essa - crise?

Enquanto esperamos as soluções vindas de fora, o que nós antoninenses fazemos para melhorar nossa cidade? Esperar é sempre mais fácil,mais cômodo. Deitada a beira do mar esperando,esperando esperando...

Por exemplo: onde está o Plano Diretor da cidade, que foi discutido e está, segundo sei, em fase de pré-aprovação? Um plano diretor é um conjunto de diretrizes definidas pelos diferentes agentes municipais. Um instrumento político o qual, como diz o prof. Roberto Braga, da UNESP, deve dar transparência e democratizar a vida urbana.
Como diz Braga, para alem de um documento esotérico, feito por urbanistas, técnicos em geral e outros demiurgos modernos, o plano diretor é um instrumento eminentemente político. Que programe as diretrizes da vida urbana, que dê vida aos sonhos de cada um. Onde está o nosso plano diretor?

É preciso olhar pra frente. O passado é um guia, uma referencia, não deve ser uma muleta ou uma venda que nos impeça de ir pra frente. Antonina deve viver do passado, através da arte e do turismo. Mas não viver no passado.

O futuro não chega de repente, é construído dia a dia. Com nossa vontade e nossos sonhos. Neste caso, quem espera nunca alcança, ao contrário do que diz o ditado popular. O futuro se faz dia a dia, com nossos sonhos e nossas vontades. Quem sabe se, juntando os nossos planos e sonhos, não terminaremos por construir uma feliz cidade?

2 comentários:

  1. DESABAFO...

    Baseado neste texto, vejamos só. O esportes em Antonina está passando por uma situação preocupante. Na terça-feira passada em sessão da Câmara foi apresentado o projeto de criação da tão falada FUNDAÇÃO DE ESPORTES de Antonina, a qual mesmo não existindo, tem pessoas que respondem como se fossem dela.

    Projeto rejeitado pela mesa da câmara devido a vários problemas jurídicos apresentados, os dirigentes da tal "fundação de Esportes" irritados pela tomada de posição da nossa CASA DE LEIS, decide: Suspender todas as atividades que os moradores da região do Batel realizam na cancha daquele bairro, já que neste local o "incansável" Barreto realiza um belo trabalho com crianças e jovens, esta mesmas crianças e jovens o restante da semana foram facilmente encontradas perambulando ociosas pela rua, já que devido a esta tomada de posição extremista adotada pelo "Presidente" da Fundação de esportes de Antonina, todas elas perderam aquele momento que é esperado durante toda a semana, o de praticarem Esportes e se encontrarem com seus amigos.

    Não bastando só isso, o "Diretor Técnico" da Fundação Municipal de Esportes (como se intitula), solidário ao seu "Chefe", resolve sem consultar os maiores interessados, os Clubes, cancelar toda a roda do final de semana, que seriam no sábado: Master 45 e Sub-20; e ao domingo o Campeonato Amador 2009, este último que foi por várias vezes falado pelo "Diretor Técnico" que era um Campeonato realizado pelo "Cidadão" e não pelo "Diretor Técnico", sendo assim não havendo qualquer tipo de relação com a "Fundação de Esportes" da Prefeitura.

    Senhores, vocês acham correto que toda uma coletividade seja impedida de realizar sua atividade esportiva, pura e simplismente, porque o "Presidente da Fundação de Esportes", (que não existe), se acha prejudicado pela decisão tomada pela Câmara municipal, já que até o presente momento não se vê nada realizado pelo Departamento de Esportes (esse sim existe)?

    Não seria mais sensato da parte do Departamento de Esportes deixar que todas as atividades continuassem acontecendo e de forma legítima procurar provar a necessidade da criação desta Fundação, pois conhecendo algum dos dirigentes atuantes no Futebol Antoninense, sei que eles abraçariam esta causa e lutariam juntos. Mas infelismente temos no comando do nosso Esportes pessoas individualistas que fazem somente o que acham certo, não procurando fazer o que o Canduca durante a sua campanha política pregava, que seria uma "Administração Participativa".

    Me desculpe meu desabafo mais é muito triste, ver meu neto frustado em não poder realizar o que espera a semana toda, chegar o dia de jogar a sua bola, já que o responsável pelo Esporte do Município usa crianças, jovens e adultos (comunidade esportiva em geral) para tentar atingir a Câmara Municipal, a qual acredito não deve ser contra o desenvolvimento esportivo de nosso Município, mas deseja que tudo seja realizado na maior clareza e transparência possível.

    Já que indiretamente fui também atingido, espero que o Sr. Prefeito interfira neste abuso e faça com que o pouco que está se pelo Esportes de nossa cidade (através de abenegados, onde todos tiram dinheiro dos seus bolsos para realizarem os Campeonatos municipais) possa dar continuidade e que se não puderem ajudar pelo menos que não atrapalhem.


    Marquinhos

    ResponderExcluir
  2. john disse...

    Para mim Antonina é o meu porto seguro, ou seja, é a meu referencial de vida, onde quer que eu esteja eu sei que ao retornar ela estará onde sempre esteve. Indiscutivelmente, nossa cidade está doente, e nós seus filhos observamos ela sucumbir diante do abandono dos governos estaduais e federais que não reconhecem a contribuição dela para o desenvolvimento deste país. Os nossos representantes governamentais precisam entender as finalidades pelos quais foram escolhidos pelo povo. Os problemas municipais vem se acumulando nos últimos anos e as soluções para os mesmos são muito pouco, ou quase não existe. Em resumo as ações executadas pelos cidadãos antoninenses são poucas em comparação com o legado que esta cidade deu a todos os seus filhos.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE