quarta-feira, julho 1

EU COMENTO - 22ª EDIÇÃO


Por Nerval Pedro Pires da Silva

Seis meses é tempo de sobra para se aferir o desempenho de uma administração pública municipal, vocês não acham? Ainda mais em se tratando de cidades de pequeno porte. Não sei quem foi que inventou esse período de gestação esdrúxulo com prazo pré-determinado de seis meses e coisa e tal – mas seja lá o que for não passa de uma manobra imponderável, recheada de artifícios para se precaver de ter que enfrentar acontecimentos indesejados imediatos. Nesse caso, prefere-se empurrar com a barriga para depois dos 180 dias, revogando dessa forma, quaisquer disposições em contrário - fazendo a moda do avestruz.

A experiência acumulada nesses quarenta anos de vivência política comprova que nos primeiros dias de um mandato prefeitural, já dá para dimensionar como serão “the after days” - os dias seguintes. Tomemos como exemplo o município de Antonina: foi assim com o Leopoldino; com Pereirinha; com a Munira, e por último com o Kleber.
Como se aquilatar o desempenho de um administrador à frente de uma prefeitura? São inúmeros os quesitos. O mais importante além do planejador, é a escolha dos seus homens que irão juntos acionar a máquina político-administrativa. Estes, sim, devem ser previamente selecionados e já comprovados, e, na falta de elementos que preencham os requisitos para compor o plantel, deve-se, todavia, buscar fora. Estes ao virem, que tragam consigo os avais de reais condições, e sobre tudo de idoneidade! Fora disso não há outra maneira exeqüível de se administrar - não importando qual seja o tamanho do município.


Geralmente quando isso ocorre – e, em se tratando de prefeitos mal intencionados, ao escolher seus secretários – a prescindir das pessoas comprovadamente capazes, sempre haverá de surgir naturalmente, nas cabeças mais inteligentes da população, algumas ilações que, na maioria das vezes acabam se convertendo em realidade, de que muitos prefeitos de uns tempos para cá optaram em prescindir de estes a preferir aqueles, que ao se enveredarem pelos porões escuros da administração, não o incomodem e nem tampouco o questionem, mas, simplesmente, colaborem com suas práticas delituosas, se locupletando, ou seja, na parceria, ou então fazendo vistas grossas e ouvidos moucos.


A imprensa brasileira está careca de veicular esses fatos contumazes que ocorrem nos governos; no congresso nacional; nas câmaras municipais, e numa quantidade enorme de prefeituras. O poder judiciário está assoberbado de lidar com esses crimes. E nós, essa minoria indignada de cidadãos brasileiros ignorados, estamos cheios de assistir estes vitupérios. Até quando? Não sei, mas chegará um dia que este povo estúpido, de tanto ser roubado e vilipendiado, ao sentir a água beirar a sua fuça, haverá de acordar da inércia em que se encontra, da falta de vergonha na cara, e, de pressinha de pressinha, correr a procura de líderes – forjados, é claro de dentro desta minoria a querer então dar um basta em tudo isso, e resolver por as coisas no lugar.


Estaremos completando já neste final de mês, seis meses de mandato do nosso burgo-novo-mestre, juntamente com o seu secretariado. Da nossa parte, temos a consciência tranqüila que cumprimos ao pé da letra o prazo que mandou o figurino, ninguém pode se queixar! Estaremos, pois, a partir de agora, oficialmente, inaugurando a temporada de análises, de críticas e “acertos”.
Espera-se, no entanto, que o burgo-novo venha a público, e numa atitude de desprendimento, de humildade, e acima de tudo de respeito ao povo que o elegeu, expor o que fez ou deixou de fazer; dando satisfações do que se pretendeu com os equívocos cometidos – e de certa forma inusitada, do porquê do esquecimento de tudo o que pregou em praça pública. Nós todos estamos esperando esse acontecimento, ou na câmara de vereadores ou através dos veículos de comunicação que se dispõe, não importa onde seja. Porém, não deixaremos de sublinhar omissão e nem falta de consideração por parte da administração púbica.


Por conseguinte, que venha o seu Márcio, seu Robson, seu Erly, seu Wallace, seu Dalton, seu Jairo, seu José Paulo, dona Vanda, dona Gleici, e alguns outros expor o que fizeram além dos ótimos salários que recebem em dia dos contribuintes.
Estaremos esperando pacientes, somos todos ouvidos. A final, temos ou não o direito de exigir?
Nerval Pedro é escritor e comentarista. (em 29.06.2009)

12 comentários:

  1. Nerval
    Estava sumido, entretido em meus afazeres particulares, colocando a casa em ordem como se diz, mas "tamo" aqui de novo. Nerval, logo logo, começarei a escrever minhas impressões sobre o novo governo, daquilo que entendo, engenharia, 6 (seis) meses passaram prá "botar" a casa em ordem. Perguntas? Claro que tenho, um monte, tá na hora de fazê-las, a primeira é saber: Canduca quando é que voce vai mudar tua equipe, colocar aqueles que realmente ajudaram na tua campanha vitoriosa, aqueles que voce prometeu em reuniões que seriam aproveitados???

    ResponderExcluir
  2. COMENTANDO O COMENTÁRIO DE MASCA
    "Canduca quando é que voce vai mudar tua equipe, colocar aqueles que realmente ajudaram na tua campanha vitoriosa, aqueles que voce prometeu em reuniões que seriam aproveitados???"

    Será que fazer isso não é dar fomentar ao que mais acontece no jogo político atual?
    Ou seja, eu trabalho para você e você me arruma uma colocação no seu governo.
    Será que é isso que Antonina quer?
    Ou será que Antonina não está precisando de pessoas capazes, independemente de ter trabalhado ou não na companha do Prefeito. PENSEMOS NISSO...

    ResponderExcluir
  3. COMENTANDO O COMENTÁRIO DE MASCA
    "Canduca quando é que voce vai mudar tua equipe, colocar aqueles que realmente ajudaram na tua campanha vitoriosa, aqueles que voce prometeu em reuniões que seriam aproveitados???"

    Meu Deus cada um q me aparece
    os q fizeram favor, agora estao cobrando um lugar na prefeitura

    ResponderExcluir
  4. Luiz Pedro de Praia Grande (SP).
    Quando fiz a pergunta ao Canduca é porque me julgo capaz de atuar melhor do que aí estão. A pergunta ten que ser feita a ele. Eu não entro naquele em discurso idiota que diz "ele reclama porque não entrou!". Isso não. Eu sou testemunha, estava nas reuniões, quando o Canduca disse: "vou fazer todo o possível prá montar uma equipe com os elementos de minha campanha vitoriosa!" O que aconteceu? Nada!! Ficou uma "porrada de fora" como se diz. Onde está o Henrique da Copel, o Jonas, o Torneira, o Nerval e tantos outros??? Gente com qualificação superior a esse time que aí está. Que critérios o Canduca usou prá nomear esse time? Tenho que fomentar sim, perguntar, cobrar, eu não estou satisfeito, estou no meu direito.

    ResponderExcluir
  5. Luiz Carlos da Silva.... não sei da onde!
    O comentário acima serve´prá voce também, leia.

    ResponderExcluir
  6. Que vergonha....
    Se rastejando por um emprego público!
    Está certo o prefeito!

    Edinho Araújo

    ResponderExcluir
  7. Maurício, nem me fale, quantas reuniões, quantos litros de gasolina, quantos pedágios, quantos votos conquistamos, e faz projeto de governo, e corre atrás de patrocínio, argumenta seus projetos, recebe discurso que seus escolhidos seriam da base de campnha, tudo isso para quê?

    Talvez existisse duas frentes de trabalho, os que realmente arregaçaram a manga e fazia acontecer, a outra era aqueles que não faziam nada e estão aí pendurados no erário.

    Maurício deixa para lá isso tudo, fome não dá uma vez só, somos jovens, podemos conseguir nosso espaço, basta acreditar e correr na frente, se não nos escolheu é porque fomos ingênuos em vários fatores, se Canduca usou outros critérios em sua escolha, são critérios dele, nossos valores continuam intáctos, isso que importa, o resto sempre será o resto.

    Como diz o velho ditato "a males que vem para o bem", quem sabe não foi melhor assim!!!

    Mas a cobrança será intensa daqui para frente, a corda irá arrembetar em alguém!!!

    Abraços meu amigo , padrinho postiço.... rrrssss

    ResponderExcluir
  8. Edinho Araújo (rima com caramujo)
    Quem rasteja é peçonhento, parece que voce o é prá aceitar as coisas como estão, liberte-se disso, honre os anos de estudos que seus pais lhe propiciaram, ajude, ao invés de criticar.

    ResponderExcluir
  9. Reginaldo.
    Discordo quando diz "a males que vem pro bem", parece que o mal que tem vindo é só pro mal mesmo, há muito tempo na nossa cidade nada melhora. Eu quero reclamar, falar, afinal de contas fui um dos responsáveis pela eleição do Canduca. Nem Luizes, Edsons ou os travestidos em defensores da excelência vão calar minha boca.

    ResponderExcluir
  10. Isso!
    Ai invés de criticar, ajude.
    Sem remuneração.
    Pergunto: se tivesse sido contemplado com um cargo, estaria criticando a administração?

    ResponderExcluir
  11. Edinho Araújo (rima com caramujo)
    Parece-me que pelo empenho em defender a excelencia, o remunerado é voce. O reclame não é só meu, leia matéria num outro blog (o do Eduardo Nascimento), é muito interessante. Leia!

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus! Tá certo q na atual gestão municipal tem gente incapaz de comandar as secretarias,como a de Turismo, Obras, SAMAE,e outras mais,agora se achar q é a solução, q é o melhor q esses q aí estão....... faça-me o favor. Sempre fui de opinião q as pessoas é q tem q ver as minhas qualidades, a minha capacidade, por mim demonstradas. Ñ eu q fique me oferecendo para tais cargos, me achando q eu sou a solução. Pessoas assim que se oferecem, nunca darão certo.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE