quarta-feira, agosto 26

MANUAL DO PREFEITO EFICIENTE...

(Colaboaração: Anselmo Fernandes)


Extraído de Jornal de Jales, perspectivas - dezembro 2000. pág: 2-6


"Deixai toda a esperança, ó vós que entrais!" Portal do inferno, Dante Aleghieri. (João Mellão Neto)

TEXTO ADAPTADO PARA ATUALIDADE......

1º de janeiro de 2009, ao alvorecer do novo milênio, milhares de almas do Brasil assumiram o comando suas respectivas comunidades. Que Deus as tenha em sua imensa Graça.
Alguns, reconduzidos, já conhecem razoavelmente o ofício. A grande maioria, pela primeira vez. É a estes, em especial, que eu me dirijo. Permitam-me chamá-los, genericamente, de "você".
Já presenciei vários inícios de governo. Como também já assisti a numerosos finais. Não tenho a presunção de ensinar-lhe o que deve ser feito. Afinal, o eleito foi você. Posso, no máximo, fornecer-lhe algumas gotas de experiência.
De todos os cargos executivos, o mais ingrato e espinhoso, sem dúvida, é o seu, de prefeito. Você está muito próximo do povo. Um mandato municipal pode ser tanto o feliz início de uma grande carreira como triste fim de uma pequena. Não o tenha como trampolim. A piscina, muitas vezes, pode estar vazia.

Sinto dizer-lhe que o melhor já passou. Foi o glorioso interstício entre a eleição e a posse. Seu prestígio cresceu, os bajuladores se multiplicaram e você começa a sentir-se muito, mas muito bem, mesmo.

Não se preocupe. Isso passa. Dizia Luiz XIV que, ao preencher um cargo público, ele obtinha um ingrato e dez descontentes. No início da gestão você já terá ambos, aos montes. O champanhe acabou; a unanimidade, também. Começa a torturante tarefa de governar.
À porta da prefeitura haverá uma legião de solícitos burocratas à sua espera. Trata-os bem. Afinal, são eles, e somente eles, que conhecem o caminho das pedras. Mas não se iluda. Como gatos, eles são fiéis à casa, e não ao dono: "O nosso prefeito é ótimo! Melhor que ele só mesmo o próximo!". É impossível contrariar essa gente. Eles são do tipo que jamais diz não a uma ordem. Preferem dizer sim, senhor, e logo a seguir fazer o contrário. É impossível agradar a todos. Conquiste os mais competentes e serão eles que o defenderão dos demais.

Não imagine que você vai "virar a mesa". reza a experiência que todos os governos começam com muitos políticos e terminam com muitos tecnocratas. Da voluntariosa equipe que você montou com os seus correligionários, com o tempo você perceberá que só restarão alguns poucos. Metade você demitirá porque "não eram capazes de nada" e metade você demitirá por demitir porque "eram capazes de tudo". A cada um que sair, entrará um técnico em seu lugar. Em breve eles estarão, como sempre, ocupando quase toda a cadeia de comando.

Passados dois anos, você faz um balanço de sua gestão e percebe, aflito, que ainda não começou a governar. Alguns escândalos (falsos ou verdadeiros, não importa) terão surgido, sua popularidade está lá embaixo (é sempre assim.....), os vereadores da oposição estão querendo a cabeça e os aliados, até mesmo a sua mesa. No front interno, a situação não é melhor: seus planos e programas ainda não foram efetivamente implantados, seus auxiliares passam o tempo brigando entre si e você não faz outra coisa senão administrar pressões, arranjar justificativas e pagar dívidas da gestão anterior. O que restou?

Algo muito importante: experiência. Agora você está realmente calejado para planejar, executar e governar de forma eficaz. Basta pôr em prática tudo o que você aprendeu na política:
-Errar é humano, perdoar é divino. Mas eu não tolero nenhum dos dois!
- De quem a gente menos espera é que não sai nada mesmo. Rua!
- A principal causa dos problemas são as soluções. Quando alguém se aproxima de mim com a clara intenção de me ajudar eu fujo!
- Projetos mal planejados levam o triplo do tempo previsto. Planejo bem para que levem apenas o dobro!
- Quem afirma não ter pecados já demonstra pelo menos um!
- Segredo é algo que só guarda quem não sabe!
-Quando a gente está em dificuldades, aqueles que nos ligam para prestar solidariedade estão é querendo saber detalhes!
- A maneira mais segura de manter a palavra é não dá-la!
- Jamais discuta publicamente com um idiota. O povo não pode perceber quem é quem!
- Quando estou em dúvida, trato de ser convincente.
- Quando um trabalho é mal feito, qualquer tentativa de melhorá-lo só piora.
- Assessor que se preze tem que ter quatro ésses!
- O homem em quem a gente confia menos, rouba menos!
- Quando as peças não se encaixam, trato de usar um martelo maior!
- Bem-aventurados aqueles que não esperam gratidão. Estes, ao menos, não serão desapontados.
- Não me encham a paciência! Eu não pedi para ser prefeito!
- Estou contando os dias para me livrar desse inferno!
- Corto minha mão se continuar na política! (.....)
- Salve o Planeta! Reeleja o Maneta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE