segunda-feira, agosto 3

TRIBUNA LIVRE NA CÂMARA DE VEREADORES DE ANTONINA, UMA BOA IDÉIA?

Abordaremos aqui alguns instrumentos para aproximar a Câmara Municipal de Antonina dos cidadãos. O vereador tem que se conscientizar que é o maior agente político do País, por estar mais próximo dos eleitores.
O principal mecanismo para valorizar o trabalho do parlamentar é aproximá-lo da população, mostrar o seu trabalho.

Uma Câmara para ser transparente e eficiente deve adotar medidas de popularização, como debates através de audiências públicas, cartas orientativas, a criação de 0800, criação de uma página na Internet, para ouvir sugestões e reclamações e para prestar contas, criação de uma ouvidoria popular, criar tribuna livre para líderes e cidadãos falarem uma vez por semana ou mês, vereador mirim e panfletos.
O vereador deve mostrar à população que o trabalho não se restringe às sessões, mas se estende às comissões permanentes. Também mostrar que o vereador cobra, faz pedidos, reivindica, fiscaliza, indica e faz projetos.

"A Câmara deve ter slogan e espalhá-lo pelos quatro cantos da cidade". Normalmente a divulgação só é feita pelo Poder Executivo. Vê-se de grande importância, a Câmara de Vereadores estar presente nos bairros, ouvindo a população. Outro mecanismo é a parceria com sindicatos, escolas, instituições filantrópicas, igrejas, associações de moradores, clubes de mães, centros educacionais, entre outros.

A parceria com as entidades tornará a Câmara mais popular, pois vai dar a oportunidade ao povo de estar mais próximo dos vereadores, onde em conjunto podem-se elaborar propostas sobre as necessidades do bairro e encaminhá-las ao prefeito e ao governo do Estado.

Acreditamos que se faz necessário urgentemente que a Câmara se manifeste com uma resposta positiva aos anseios da população, especialmente abrindo espaço naquela Casa de Leis, para que o eleitor apresente idéias e tenha o direito de participar de uma Tribuna Livre, entre outros assuntos.

O QUE É TRIBUNA LIVRE?

A Tribuna Livre é a oportunidade que a Câmara oferece aos cidadãos e cidadãs de se manifestarem em Plenário. Qualquer cidadão pode utilizar-se da Tribuna da Câmara para fazer a defesa ou manifestação sobre assuntos que não ofendam a moral e os bons costumes e nem atentem contra os poderes constituídos. O uso da Tribuna Livre obedece a uma série de regras fixadas, inclusive um tempo e tema pré-determinados junto à Mesa Diretora da Câmara.
Se consideramos importante essas idéias, comecemos a partir de hoje um manifesto dirigido aos vereadores para que eles oportunizem nas sessões da Câmara a palavra direta do eleitor. Acrescentando também além das sugestões abordadas, outras novas sugestões, para que realmente a Câmara possa cumprir o seu papel em nossa comunidade.
(Colaboração: Anselmo Fernandes)




REFERENTE A MATÉRIA ACIMA, VOCÊ CONCORDA COM A TRIBUNA LIVRE?

SIM

NÃO

TANTO FAZ

SE O ATLÉTICO CONTINUAR ASSIM VAI CAIR...

O CORITIBA NÃO PODE FALAR NADA, POIS ESTÁ NA MESMA SITUAÇÃO...










Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE