quarta-feira, agosto 12

Usina subterrânea é mais uma atração em Antonina...

(Fonte: Correio do Litoral.com - http://www.correiodolitoral.com)

As belezas naturais da Serra do Mar são a morada da maior hidrelétrica subterrânea do sul do País, a Usina Governador Parigot de Souza, ou Capivari-Cachoeira, em Antonina.

Localizada no 'pé' da Serra do Mar, foi inaugurada em 26 de janeiro de 1971. Com 252 megawatts de potência, sua capacidade é suficiente para atender o consumo de uma população de 500 mil habitantes e é fundamental para o abastecimento do Litoral, dada a proximidade dos grandes centros de carga.

Empreendida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), a usina é sustentada pelo barramento e represamento do Rio Capivari, integrante da bacia do Rio Ribeira e situado no município de Campina Grande do Sul, cerca de 50 km de Curitiba, e a condução da sua vazão é feita por 22 km de túneis escavados no interior da Serra do Mar até um conjunto de quatro turbinas, instaladas a um desnível de 740 metros em relação ao ponto de captação. Depois de gerar eletricidade, a água é restituída no Rio Cachoeira, que também faz parte da bacia litorânea.

No sopé da montanha, três grandes cavernas foram escavadas, compondo a Central Subterrânea: Sala de Válvulas, Sala de Máquinas e Sala dos Transformadores. Na Sala de Máquinas, quatro geradores de 62.500 KW de potência cada, garantem ao Paraná uma produção anual de 900 milhões de KWh.

A usina é aberta à visitação turística nos finais de semana, mas é necessário agendar pelo telefone (41) 3432-1120 ou pelo e-mail visitas.gps@copel.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . (Fonte: Sebrae/PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE