sábado, setembro 12

PARABÉNS MORRETES… “MAIS UMA VEZ TRATANDO DO TURISMO LOCAL COM RESPONSABILIDADE”

Mtur apoia turismo comunitário no Litoral 

Fonte: Correio do Litoral.com - http://correiodolitoral.com 

riosagrado2008O Litoral do Paraná tem dois projetos de Turismo de Base Comunitária aprovados pelo Ministério do Turismo.

A prefeitura de Morretes e a Universidade Regional de Blumenau (Furb) receberão apoio pelo trabalho desenvolvido nas comunidades do Rio Sagrado. A SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental) foi aprovada com o projeto “Deslocamentos: ecoturismo de base comunitária no litoral norte do Paraná”.

Ambos foram incluídos na relação de projetos que recebem recursos do orçamento de 2009. Eles foram classificados na Chamada Pública de Projetos de 2008. O Ministério do Turismo esperava receber aproximadamente 120 propostas e, de acordo com a programação orçamentária, apoiar até 15 projetos. Diante do recebimento de 518 propostas, e da qualidade e relevância social de um número considerável de projetos, avaliou-se a necessidade de ampliação do número de projetos a serem apoiados.

Desta forma, optou-se por dividir a ação de apoio a projetos de turismo de base comunitária em duas fases: a primeira com 25 projetos, com recursos do orçamento de 2008, e a segunda com mais 25 projetos, com recursos do orçamento de 2009.

Projetos de Desenvolvimento Turístico Local e de Inclusão Social foram propostos e avaliados por um comitê composto de técnicos do Mtur, uma banca de especialistas de universidades, pesquisadores do tema e representantes dos Ministérios do Trabalho e Emprego, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Agrário, convidados pela Coordenação Geral de Projetos de Estruturação do Turismo em Áreas Priorizadas.

O trabalho desenvolvido por estudantes e professores da Furb no Rio Sagrado realiza oficinas nas áreas de Turismo, Associativismo, Saúde, Meio Ambiente e Teatro para jovens com idade entre 12 e 18 anos das comunidades rurais de Morretes.

MTur seleciona projetos de apoio à comercialização de destinos turísticos

ATENÇÃO… MUITA CALMA NESSA HORA

O Ministério do Turismo apoiará financeiramente novos projetos de apoio à comercialização de destinos turísticos no mercado interno. As inscrições para o processo seletivo vão até 30 de setembro. O valor do repasse para cada proposta aprovada será de R$ 100 mil.

Podem participar do processo os projetos apresentados por órgãos do governo estadual, municipal, do Distrito Federal e entidades sem fins lucrativos. Será selecionada, no máximo, uma proposta por região de influência dos 65 destinos indutores do desenvolvimento regional. Esses destinos compreendem todas as capitais brasileiras e os municípios de vocação turística selecionados pelo MTur.

Os projetos devem ser protocolados na sede do MTur, em Brasília, até as 18h do dia 30 de setembro. O resultado da seleção será divulgado até 30 de outubro.

***

NOTA.: Morretes é das poucas cidades do litoral que soube aproveitar esta ferramenta (Turismo) para promover o desenvolvimento, e com isso, estimular a sua economia.

Parabéns…

 

2 comentários:

  1. Caro Neuton.
    Vamos ver se eu entendi! O municipio de Antonina enviou um projeto mas não foi selecionado,porem tem uma nova chance de enviar um novo até o dia 30 de setembro? É isso Neuton? Ou não participou da primeira seleção?

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Mamed

    Eu acho que nem partcipou da primeira seleção... hehehe

    Se por acaso, eu estiver errado, gostaria que algum membro da secretaria de turismo me enviasse a projeto do qual participou para postar no blog.

    Se também por acaso a secretaria de turismo não tiver projeto, posso encaminhar um projeto deixado por e.mail de uma Bacunauta... diga-se de passagem, muito bom.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE