terça-feira, dezembro 15

PREFEITURA DE PARANAGUÁ SAI NA FRENTE...

Paranaguá é primeira cidade do litoral a lançar o Carnaval 2010

Prefeito Baka destaca realização do primeiro concurso de marchinhas e sambas de raiz no lançamento do carnaval 2010

Presidentes das escolas de samba, carnavalescos e autoridades participaram do lançamento

Cheque de R$ 140 mil foi entregue à presidente interina das Escolas de Sambade Paranaguá, Tenile Xavier

Prefeito Baka destaca que este é o primeiro repasse para as escolas

Lançamento ocorreu no final de semana com a entrega de um cheque de R$ 140 mil para as escolas de samba
Paranaguá é a primeira cidade do litoral a lançar o carnaval 2010. O lançamento oficial ocorreu no último sábado, dia 12, com a entrega de um cheque de R$ 140 mil que serão divididos para as nove escolas da cidade.
Serão repassados R$ 20 mil para cada uma das cinco escolas do primeiro grupo; R$ 15 mil para cada uma das duas escolas mais antigas, e ainda R$ 5 mil para as duas escolas iniciantes.
No lançamento, o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, anunciou que um segundo repasse será feito, o que significa um aumento do valor investido pela administração pública no carnaval. Serão mais R$ 10 mil para cada escola do primeiro grupo e cinco mil reais para as demais escolas. A previsão é de que o repasse seja feito na primeira quinzena de janeiro.
E o tombamento de Paranaguá como patrimônio histórico nacional deverá ser aproveitado pela equipe de marketing da prefeitura para definir o slogan do carnaval 2010 do Berço da Civilização Paranaense. Participaram do evento o presidente da Câmara, Antonio Ricardo dos Santos; vereadores; os presidentes das escolas de samba e carnavalescos; secretários municipais e a bateria da escola Filhos da Gaviões animou a festa.
Menos tempo, mais carnaval
O carnaval de 2010 acontece 10 dias mais cedo do que ocorreu em 2009 e isso provocou o repasse em dezembro. Os ensaios já começaram movimentando os bairros da cidade fazendo com que Paranaguá inteira viva o carnaval.
Durante o lançamento, o diretor da Fundação de Cultura, Tino Zela, destacou que o carnaval de Paranaguá reúne dança, artes plásticas e história. “Desejo que nós continuemos a fazer o melhor carnaval do Paraná”.
A presidente interina das Escolas de Samba de Paranaguá, Tenile Xavier, deixou recado para todos os presidentes das escolas de samba de Paranaguá para que seja feito um trabalho em conjunto e com único objetivo que é de fazer o carnaval de 2010 ainda melhor que 2009. “Juntos o nosso carnaval será o melhor”, reforçou Tenile.
Para o presidente da Fundação de Turismo, Luis Fernando Gaspari Oliveira, a entrega dos recursos neste mês ajuda para que as escolas possam ter mais tempo para se preparar , “colocando na avenida carros alegóricos mais bonitos, fantasias bem preparadas repetindo o que as escolas de Paranaguá vem fazend a cada ano”, declarou Luiz Fernando.
O incentivo da administração pública é essencial paraa realização do carnaval. “As escolas fazem a sua parte durante o ano, mas o repasse daprefeituraé muito importante”, reforçou a presidente interina da Associação das escolas de samba. “E faremos também a divulgação do carnaval de 2010 para que a cidade receba mais visitantes a cada ano”, reforçou o prefeito Baka.
Além das escolas de samba, Paranaguá tem mais de 20 blocos carnavalescos e a prefeitura ainda realiza ou oferece suporte para outros eventos como a VI Mostra Carnavalesca, o Concurso da escolha do Rei Momo e rainha do carnaval e o tradicional Banho à Fantasia. Neste ano, a Prefeitura de Paranaguá lançou o Concurso de Marchinhas Carnavalescas e Sambas de Raiz com o tema “Pontos Turísticos de Paranaguá” e “História e Cultura de Paranaguá” como mais uma forma de incentivar e unir a festa do carnaval com a história dos 361 anos de Paranaguá. Confira programação divulgada durante o lançamento oficial.
Programação• Concurso de Marchinhas Carnavalescas com o tema “Pontos Turísticos de Paranaguá” e Sambas de Raiz com o tema “História e Cultura de Paranaguá” com resultado e premiação em 06 de fevereiro. Local a ser definido
• Concurso escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2010 no dia 16 de janeiro, às 17h, na Praça Fernando Amaro.
• VI Mostra Carnavalesca abre dia 20 de janeiro, às 20h, na Casa da Cultura Monsenhor Celso.
• Concurso Gala Gay marcado para o dia 30 de janeiro, às 22h, com local a ser definido.
• No período de 05 a 12 de fevereiro acontece apresentações de marchinhas com a Banda Vitória, sempre a partir das 8h, na Praça Fernando Amaro.
• Dia 07 de fevereiro, a partir de 11h, começa o 61º Banho de Mar à Fantasia, com concentração na Praça do Guincho.
• Dia 13 de fevereiro acontece o desfile dos Blocos Carnavalescos e escolas de samba do grupo de acesso, a partir das 20h, na Avenida Arthur de Abreu.
Neste dia desfilam:
1- Bloco Carnavalesco UNATI- 11 anos
2- Bloco Carnavalesco- Terceira Idade
3- Escola de Samba Império do Irajá
4- Escola de Samba Leão da Estradinha
5- Escola de Samba Unidos da Vila Alboit
6- Escola de Samba União da Ilha.
E às 22h tem Baile de Fandango no Mercado do Café.
• Dia 14 de fevereiro continuam os desfiles com o grupo especial na Avenida Arthur de Abreu, também a partir das 20h.
Neste dia desfilam:
1- Bloco carnavalesco Amigos do Samba
2- Escola de Samba Acadêmicos do Litoral
3- Escola de Samba Mocidade Unida do Jardim Santa Rosa
4- Escola de Samba Unidos da Ponta do Caju
5- Escola de Samba Filhos da Gaviões
6- Escola de Samba São Vicente.
E as 22h, Baile de Fandango no Mercado do Café.
• Dia 15 de fevereiro: apuração a partir das 12h, na TV Serra do Mar com transmissão ao vivo e à noite, a partir das 22h, Baile de Fandango no Mercado do Café.
• Dia 15 de fevereiro, na Avenida Arthur de Abreu, a partir das 18h, tem desfile dos Blocos de Sujos com muita irreverência. Na praça central da Ilha dos Valadares acontece o Carnailha a partir das 17h30.
• Dia 16 de fevereiro é a vez do desfile das Escolas Campeãs de 2010, a partir das 18h30, na avenida Arthur de Abreu.
A programação foi repassada pela Associação das Escolas de Samba de Paranaguá.
Jornalista: Luciane Chiarelli

13 comentários:

  1. CANDUCA 100%:
    estou começando a desistir desta atual ADMINISTRAÇÃO,mas é humanamente impossível não críticar,pois,enquanto nos tivermos pessoas que ACHAM QUE ENTENDEM DE TUDO dificilmente chegaremos a algum lugar.Lá atras antes de assumir o governo,o CANDUCA brandava aos 4 cantos que a melhor saida para antonina seria o resgate do Turismo e em seu governo a conversa e a participação do serviço privado seria transparente,e isso não aconteceu;e a cada evento que surgem nós sempre ficamos para tras.E do que se avalia ter um a Técnica em Turismo,se ela mesmo sendo represantante da área em nenhum dado momento se preocupou em elaborar um calendário anual,e novamente quando chegamos em nosso maior evento,o CARNAVAL, "ficamos de braços atados",pois se o serviço público não funciona,leia-se secret.turismo e cultura,as ações dos serviços privados ficam comprometidos.

    ResponderExcluir
  2. Quais as ações do setor privado em Antonina? Aponte-me mais de uma. O setor privado de Antonina, sempre espera o mar(poder público)pegar fogo, para comer(carnaval/festa de agosto/festival de inverno etc e tal)peixe frito.

    ResponderExcluir
  3. O SENHOR 19:15 - O SETOR PUBLICO DEVIA PRESTAR PRALGUMA COISA, DIACHO!!! VÁ LAMBER SABÃO, O CARA, VEJA O QUE O SETOR PÚBLICO TÁ FAZENDO EM PARANAGUÁ PELO CARNAVAL!!! E AQUI NÃO PRESTA NEM PRA LIMPAR AS RUAS!!!

    E VEM VOCÊ DEFENDER OS ANÕES DA PREFEITURA!!!! SAI DESSA, O CARA, QUE SE DESCOBREM O TEU NOME, VOCÊ VAI LEVAR OVO PODRE NA CARA EM PLENA RUA.

    ResponderExcluir
  4. na secretaria de turismo tem alguém que morreu faiz tempo e esqueceu de cair....

    ResponderExcluir
  5. Voces tanto falam da titular da secretaria de turismo, que apareceu outra cria com o mesmo sobrenome. Tá lá no Antonina Viva. Também, pudera! Tem que implantar raça de fora que as moças daqui não tem estilo..... (é o fim da picada mesmo)

    ResponderExcluir
  6. esses bundas da prefeitura comem o dinheiro do povo e acham que tão fazendo algum favor quando dão alguma esmolinha pros eventos da cidade. Esperem, seus carrapetas, daqui a pouco até no carnaval Paranaguá vai estar na frente, bem na frente !!!! Ei, defensor dos pobrezinhos da prefeitura, quanto vai sair pro carnaval? Taí em cima: Paranaguá já soltou cento e quarenta mil.... que é que voces tão pensando? em arrumar essa grana pro carnaval daqui, ou pra outro carnaval, aquele do RIO DE JANEIRO, COMO 'ALGUÉM' FEZ NO CARNAVAL PASSADO?

    ResponderExcluir
  7. É que lá tem uma Fundação de Cultura, aqui em Antonina não tem, porque, para os "çabios" de Antonina é um cabide de emprego. Não sabem da importância de uma fundação. Cansei, porra é difícil argumentar com gente burra.

    ResponderExcluir
  8. Anonimo iii-NPS, em 2010, vamos de novo ao Rio de Janeiro, se quiser ir procure o PP, para fazer a sua reserva da passagem, numa dessa vc até assiste um jogo do seu vascão".

    ResponderExcluir
  9. o repasse do FPM - (fundo de participação dos municípios) - diminuiu pra todo mundo, não só pra Antonina, como também pra Paranaguá.

    Voces da prefeitura não tem moral pra falar da iniciativa particular em relação ao carnaval. Ou voces acham que, por exemplo, o que a Batel botou na rua foi com a 'esmolinha' que voces soltaram no ano passado pro carnaval?

    Voces comecem a meter a boca na AESTUR, a partir dos $140.000 que a prefeitura já tá devendo aqui pro carnaval, pra gente se equiparar a Paranaguá. QUAndo essa grana aparecer, então tá na hora de 'fritar' a AESTUR e a Associação Comercial.

    Um detalhe:- (usei a expressão iniciativa particular, porque INICIATIVA 'PRIVADA' SÃO AS SUAS, POLÍTICOS 'DESPERFUMADOS', PRA NÃO DIZER "FE%$#RENTOS"

    ResponderExcluir
  10. proveitando qui tem casório, vai vê qui tem lua de mer... lá nas praias cariocas...

    ResponderExcluir
  11. Canduca tem várias expressões similares que se achegam... Uma já foi ventilada por aí: (só tirar o 'n'...) outra, é só substituir a segunda letra 'c' por uma outra.
    Nestas alturas, em se falando de casório, vai bem dizer que a CANDURA vai tomar conta dos corações apaixonados e Antonina se salvará da desgraça eterna!!! SERÁ QUE NEM 'NAQUELE DIA' A CIDADE NÃO VAI ESTAR LIMPA? - (dizem as más línguas, que vai ser em Morretes, porque lá já está tudo limpinho e bem arrumado.... Só falta o banquete ser na casa da Munira...)

    ResponderExcluir
  12. Neutinho, já mandamos para o vc esse comentário em língua pátria. Mas, tem uma elite de "çabios" intelectuais de turismo, que só entendem a língua do povo em inglês, principalmente quando é uma festa popular, como o Carnaval, eles se fingem que não entendem a língua da "ninguenzada" para não tirar dinheiro do bolso. Mas, na nossa comunidade ecumênica, temos poliglotas, que traduziu para o inglês a nossa idéia.

    Os copoanheiros

    Neutinho, we can give you an idea to raise funds for the School of Samba do Batel. Since we are committed. You stopped. So it goes: do a raffle (unpublished), with one well (so far nothing new), the purchaser of the raffle, indicate an association, or church, temple football team of Antonina, APAE ... slip on your raffle , where it is envisaged will receive a percentage of total money that is raised in this raffle, which may be 30% / 40% / 60% (so, yes it is unpublished). Consider the case!

    As our community is ecumenical, this idea holds for all carnival of Antonina, but it would be nice if everyone got together and did a great proverb to all Samba Schools of Antonina.

    The copoanheiros - "Solidarity is the only drunk." Pinguço anonymous.

    Thank you.

    ResponderExcluir
  13. Por causa desse comentário, vc não vai ser convidado. Vc está magoado porque queria ser o padrinho, e o Edson Frangolão pegou o seu lugar.

    Do Cerimonial da Prefeitura Municipal de Antonina.

    Dr. Tolete.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE