quinta-feira, janeiro 7

BACUNAUTA NA REDE...

Nossa filha Ana Rosa, completa 2 anos, no dia 7 de Janeiro, ela é realmente um Presente de Deus!!! Milagre vivo em nossas vidas!!! Cada dia que passa, nós vivemos mais e mais esse milagre, porque a cada instante, Deus fala conosco, através dela. Estamos deveras agradecidos a Ele, por tão maravilhosa Benção. Tomara um dia ela possa dizer, que fomos benção na sua vida.

AMOR!!!
Rosa Maria e Alceu Albuquerque

______________

NOTA.:

Todas as crianças são muito especiais, mas algumas precisam de um apoio, de um olhar, de uma atenção especial, de um acompanhamento e acima de tudo muito amor... este é o caso da Ana Rosa.

Feliz Aniversário Ana Rosa, tudo de bom e mutios anos de vida.

Um abração.

Neuton Pires

 

32 comentários:

  1. Neuton,reproduzo abaixo um texto que recebi da companheira Ingrid que achei muito bom e elucidativo sobre a suposta imagem de "juventude alienada" muito difundida nos diferentes meios, e que também seja uma bela homenagem ao aniversário da Ana Rosa, extensiva também a toda juventude antoninense.

    Recomendo a leitura.


    Sou professora de ensino fundamental e médio, e confesso que trabalhar junto aos adolescentes este ano, me fez perceber o quanto o discurso niilista do fracasso político que o país passa, é reprodução do “mundo adulto”. Mas do “mundo adulto” daqueles que desacreditam em qualquer mudança da ordem injusta capitalista que está aí sendo imposta a nós desde que nascemos.


    Trata-se deste mundo fácil de ser vendido nas conversas formais e informais, desde a filosofia do boteco até os debates nos centros acadêmicos, pois é bem mais fácil ser pessimista e jogar tudo para o alto. Difícil mesmo é fazer com que um adolescente, cheio de energia para revolucionar o mundo, não perca as esperanças, nem mesmo quando se tornar um “adulto de fato”.


    Difícil mesmo, é ficar no lado oposto da maré capitalista que gera tanta desigualdade, que, de forma deplorável e positivista, ignora a história da sociedade numa onda avassaladora de reprodutores do senso comum.


    Estou com 25 anos e não entrei para o “mundo dos adultos conservadores” . Preferi optar pelo “mundo dos adultos esperançosos”, que realmente são capazes de transformar a realidade que está posta, porém, não é pétrea e pode mudar. Os adolescentes com que trabalho, na sua grande maioria, demonstram a cada conversa e a cada debate, o quanto têm espírito de coletividade, e o quanto se importam com a vida em sociedade. Quase sempre o discurso de que nada presta ou nada adianta ser feito, quando parte de algum adolescente, é reproduzido tal qual algum adulto o orientou, mas não combina nem com o rosto do adolescente, que está ali, pronto pra acreditar em coisas, e não desacreditar em coisas.


    Adultos, sejam parentes, vizinhos ou professores, um alerta: cuidado! Vocês podem estar decepando a esperança de um adolescente que cuidará desse mundo amanhã! Vale a pena a experiência de conversar sobre política com adolescentes. É encantador o interesse desses jovens por entender e participar mais do mundo em que vivem. O discurso universal que diz: ‘políticos são todos ladrões’ é muito comum... mas se passarmos de geração em geração este tipo de discurso, estaremos alimentando o quê mesmo? Que estar no cenário político é uma vergonha? Que os políticos são todos imorais? Ora, quanta bobagem! Já que estamos numa linha maniqueísta, vale lembrar que a sociedade tem diversos setores com bons e maus indivíduos.


    Temos bons e maus políticos, bons e maus médicos, bons e maus professores, bons e maus cidadãos, bons e maus empresários, bons e maus juízes, bons e maus comerciantes, bons e maus policiais, enfim, é ingenuidade pensar que os políticos salvam ou destroem o mundo sozinhos.


    É hora daqueles que remam contra essa maré ideológica da “mão invisível” do mercado, seja lá qual idade for, de não ter medo ou vergonha de estar do lado “humano da força”, ao invés de cada vez mais a política ser sinônimo de vergonha nacional. Bons, mostrem-se! Só assim tomarão os lugares dos maus... E para os adultos, uma sugestão: ouçam mais os adolescentes. .. eles têm muita cidadania a nos ensinar.



    Ingrid Wink, socióloga e professora.

    ResponderExcluir
  2. Ao anônimo acima...

    Este texto da Ingrid Wink é muito bom mesmo... bom não, é sensacional.

    Parabéns a Indrid e ao anônimo pelo espírito reflexivo... este texto nos remonta da condição do pensamento e refere de que o fato da conciência, nos ajuda a conhecer a si mesmo.

    Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  3. Não há meio de se ensinar fisiologia sem se falar das funções do estômago e do intestino. Não há meio de abordar a sociedade e sua estrutura sem abordar as suas mazelas.
    Este blog e outros dois mais são exemplo eficiente desse tipo de pedagogia.

    Atualmente quaisquer dos adolescentes, por exemplo, vêm a pornografia que bem entenderem e nem por isso se tornam desviados. O que acontece está no ar no mesmo instante, pra todo mundo ver. É o mundo em tempo real, on line. Não tem sentido tratar adolescentes e jovens como pessoas meio incapazes ou incompletas. Podem ter menos experiência, mas vivem o mundo e suas mazelas na exata medida em que vivemos.

    Aliás, muitas de nossas experiências são desnecessárias pra eles, pois o influxo dos eventos hoje demandam constatações a que não sabemos responder. A eclosão dos fatos supera a força da experiência. O pedagogo, hoje, precisa estar ciente de suas limitações, senão esses jovens 'passam por cima'. Será que isso já não acontece?

    Na minha opinião, professor de sala de aula tem que rever o seu papel, na medida em que qualquer canalzinho barato de televisão é muito, muito mais persuasivo... e não padece da evidente limitação da escola:- a chatice de ficar quatro, cinco horas em ambientes pra lá de franciscanos.

    Cabe-me finalizar pra dizer que ficou pra trás na história esses questionamentos sobre o capitalismo x socialismo, que nem sequer a China se enquadra mais nele. O mundo, hoje, tem natureza completamente transfigurada e apresenta uma única face:- é o mundo globalizado. O resto é história do passado.

    A única defesa para as desigualdades sociais é o aprimoramento dos mecanismos democráticos e a rigorosa e sistemática ativação dos meios de controle que a democracia permite. Aqui em nossa terra isso só está começando, graças à força de vontade e persistência de tres dos blogs que bem conhecemos.

    Na sociologia bem se sabe que a regra é que faz o provérbio, e não a exceção. Em nosso país, os políticos honestos e que vêm no mandato um MÚNUS DA COISA PÚBLICA, UM SERVIÇO A SER PRESTADO À SOCIEDADE, são exceção.

    ResponderExcluir
  4. O artigo aí de cima da tal Ingrid pode ser definido muito bem pelo provérbio:- 'é a cobra que comeu o próprio rabo' Fala tanto em linguajar que ate os ratos de universidade conhecem de cor, que cometeu um erro capital:-implicitamente está a CONFUNDIR POLÍTICA COM PROFISSÃO. Há médicos ruins, engenheiros ruins, mas eles pagam e pagam caro pela incompetência. O político ruim quem paga é o povo e ele, o político, por entender, tanto quanto a socióloga, que política é profissão, não sai de maos vasias. Mete a mão na bufunfa mesmo, porque, se não for eleito, estará desempregado.
    E ser político não é profissão. Tai em cima um texto que disseram o que é.

    Só mais uma coisinha: O que nas profissões é a exceção, na política é a regra. E a regra das profissões, na política é a exceção. Pra chegar numa profissão, é preciso um longo preparo e muitas dificuldades:- colegial, cursinho, vestibular, universidade, pos-graduação.... Pra político, basta assinar o nome pra não se dizer que é analfabeto. O número de aventureiros que buscam essa "profissão de político" é preocupante. Pena que não sejam os bons profissionais que procurem, pois, terminado o ofício outorgado pelo povo, teriam profissão para o próprio sustento.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo das 11:46, é mais um pai querendo tirar o dele da reta, ou deve ter abandonado os filhos quiça. Não é obrigação do professor educar filho de ninguém. Deve ser um pai indolente, preguiçoso...que nunca foi a luta. Chega em casa, e pelas suas frustrações, terceiriza os problemas e joga a culpa nos políticos pela sua incompetência. Podemos dizer que esse anônimo das 11:46 é um pai com síndrome de cachorro vira-latas!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. A 'aids' da maioria dos sociologos está em falar com a cabeça na lua. As diretivas que hoje perduram são duas:- a praxis globalizada, dominada pela atividade econômica de um lado e o sentimento religioso que renasce nos dias atuais, do outro. Pra quem achar que a religião e a moral da ordem de Deus não vale mais, só resta lutar pela ordem democrática entre os homens, que a ética democrática é o existencialismo humanista que nos salva do completo absurdo de viver. A virtude máxima desse existencialismo se chama SOLIDARIEDADE, o outro lado da moeda do amor ao próximo, como pregado pelas religiões. No final da na mesma. Isso, entregar-se à solidariedade, mesmo sem pensar em Deus, nos enche o coração de alegria e satisfação. Sociólogos, está na hora de abandonar o 'doce refúgio das universidades e seus livros amarfanhados.... e dessacralizar a hierarquia da autoridade, pois, no fundo, o que voces, em subjacência, querem com essas preleções pra cima 'dos mais jovens' é preservar o poder de mandar e dominar.
    Partindo pra outra linguagem:- gente, o mundo é outro e a experiência faliu faz tempo, que o mundo não mais se repete pra ela valer tanto assim. Estamos no mesmo barco que eles, os jovens, o negócio é aprender com eles, não é? então, é relaxar e gozar, caramba!!!!! que o mundo deles é bonito. Sei que morro antes, pois tenho sessenta anos. Mas não levo o peso de não tentar ver e viver o que 'eles' os incompletos, nos ensinam. Embora eu tenha muitas e sérias responsabilidades e as leve com todo o empenho, adoro mergulhar-me na "weltanchauung" dessa gente nova. (não sei se acertei a escrita da palavra - o significado, voceis, sociólogos letrados, devem saber) - Vamos mudar a escola:- não tem mais professor:- só tem aluno. cada um ensina o que sabe e cada um aprende o que não sabe.

    ResponderExcluir
  7. tá lá no blog 'revistaria do calixto':
    H0NESTIDADE: devia ser obrigação e se transformou em virtude...... Diz tudo, não?
    Sociólogos e 1sociológicos': o pecado original existe... em jarguês qui todo mundo entende:- pomba com pena enxarcada não levanta voo...

    ResponderExcluir
  8. Tudo é uma questão de fiscalização, controle e vigilância:- nas profissões o MERCADO faz isso, pois o profissional ruim não vai pra frente. Na política, O POVO tem que aprender a fazer isso.

    ResponderExcluir
  9. 20:12 - o 'mestre' que escreveu nesse horário realmente não tem porque e o que ensinar na escola... não é à toa que os alunos se revoltam.

    ResponderExcluir
  10. A experiência e a esperança que não morre nunca. Confiram no blog AMIGOS DO JEKITI - publicação (video) de 02 de setembro de 2009. - Semana da Pátria.

    ResponderExcluir
  11. Lendo esses últimos comentários, estamos mal de formadores de opinião de Antonina, que bando de reacionários.

    ResponderExcluir
  12. Na hora de falar, é PEDAGOGIA; - (artigo inicial) - na hora de agir (09/JAN - 20:02) é PAUDAGOGIA.
    Assim não dá.

    ResponderExcluir
  13. Neutinho, primeiramente meus parabéns pelos 200 mil acessos do seu blog. Mas diante desses tantos acessos, temos também que saber conviver e ler os "execessos" de que quando aparece no seu blog, essa ótima materia da socióloga e professora Ingrid Wink, para que os bacucunautas reflitam sobre um fato real, em que empurram a nossa juventude para um abismo de alienação, o que não é o caso que nos mostra a professora Ingrid, aparecem os reacionários de plantão, querendo desvirtuar a bela intenção da professora. Sabe, Neutinho!Existe um tipo de pessoa que classifico como Cronicamente Infeliz, Cronicamente Insatisfeito, ou CICI, para tornar mais simples a denominação. A ciência se depara com um grande desafio, entender por qual razão o criador colocou em nosso belo mundo os CICIs e as baratas. Quanto às baratas existe até esperança, mas quanto aos CICIs a tarefa é bem mais árdua.

    Pois então, com a chegada da Internet e da conectividade global, de repente tivemos acesso a uma infinidade de pessoas, muitas delas inteligentes e dispostas a ajudar. Mas como tudo tem um preço, os CICIs também aproveitaram a oportunidade. Em locais onde se discutiam idéias, propostas para se melhorar alguma coisa, lá vinham eles espalhando o veneno e trazendo um mal estar generalizado e paralisando todos. Os CICIs raramente constroem alguma coisa. Ainda acho que a melhor forma de se lidar com um CICI virtual é ignorá-lo. Eles se alimentam da discórdia e se especializam em polemizar. Mas se você tem um CICI ao seu lado no trabalho, dentro do serviço público, com uma mandato político ou como vizinho, a coisa já fica bem mais complicada ...Benza Deus!

    ResponderExcluir
  14. Olá Neuton!
    Esses CICIs nem merecem, sequer, que vc dedique espaço e tempo para eles.
    Não se jogam pérolas a porcos. Siga em frente com o seu propósito e deixe que o tempo faça a seleção natural das coisas.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  15. A internet trouxe muita coisa boa, mas trouxe os ignorantes junto. Pelo menos você faz parte da filosofia de fazer o bem sem perguntar a quem.
    Continue assim, mais 200 mil acesso para você!

    ResponderExcluir
  16. Ao Anônimo das 13:07

    Se vc for na Comunidade Antonina, no orkut, vai ver q lá tem uma CICI. É brincadeira!

    ResponderExcluir
  17. Parece que há alguns de nossos professores que toleram o debate, desde que só eles é que falem. Assim, aluno tem que ter paciência mesmo... mas alguns não tem e viram a mesa.... e dá no que a gente vê... É mais fácil culpar os pais...

    ResponderExcluir
  18. Falar em mundo globalizado aqui em Antonina.... Tem muitas e muitas boas cabeças por aqui que pensam a partir dessa dessa realidade. Porém, a maioria apenas sofre as consequências do mundo globalizado, sem estarem cientes de que o mundo mudou radicalmente, já faz um bom tempinho. Inclusive a louvada socióloga parece que está em 'bonde atrasado', que, pra salvar a pele dos políticos, relativiza a desonestidade e a canalhice, e em pleno século XXI, fala das desigualdades do capitalismo, como se hoje ainda predominasse a face do século XIX... Os acontecimentos atropelam essa gente. Onde mais se vê isso é na área educacional, onde o 'diálogo de surdos' está se tornando irreversível. Não adianta professor reclamar por respeito. Professor tem que merecer reseito. E esse respeito não virá a partir de manifestações em que predominam o impropério sujo e barato.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo 09;45, e um cretino e analfabeto funcional, (...)Inclusive a louvada socióloga parece que está em 'bonde atrasado', que, pra salvar a pele dos políticos, relativiza a desonestidade e a canalhice(...) aonde esta escrito no texto, que ela relativiza esta situação. Vc seu canalha CICI(Completamente Infeliz, Completamente Insatisfeito), vc pensa que pessoas inteligentes não acessam esse blog. Vc é daqueles do quanto pior melhor. Vá cuidar da sua Síndrome de Vira-Lata. Imbecil, retrógrado, reacionário...fascista, vc é daqueles que se um dia lhe deram o poder, vc sai matando o seus desafetos. Canalha!

    ResponderExcluir
  20. Um esclarecimento:
    Esse linguajar chulo e grosseiro das 11.25 é de um professor? Deus me livre! Agora acredito nas reclamações do meu filho...

    ResponderExcluir
  21. O filho do anônimo 19:44, deve ser igual ao pai, um tremendo de um lombo liso.

    ResponderExcluir
  22. Esta coluna começou bem e terminou mal.
    Vamos apagar a lousa e conservar apenas as belas palavras do início, expressões de afeto e carinho manifestado por um pequeno ser, legítimo filho de Deus. Essas manifestações valem por tudo e mais que tudo.
    No restante, cada um, no seu próprio íntimo, que tire suas próprias liçoes e conclusões.
    Deus abençoe a todos os que tem boa vontade e querem melhorar o injusto mundo em que vivemos.

    ResponderExcluir
  23. Tem professor que faria muito bem em voltar às aulas de língua portuguesa em que se aprendem as técnicas de interpretação de texto.... Recomendo também a compra de um guia de boas maneiras. Pode ser, por exemplo, o livro do Marcelino de Carvalho. Os alunos teriam muito a ganhar com esse 'aperfeiçoamento'.

    ResponderExcluir
  24. Newton!!! Bom dia!!! Tudo na Graça? Até agora não entendi a tremenda "baixaria", no tópico onde você parabeniza minha filha. O que sobrou para mim? Não consigo me encaixar no assunto, troque em "miúdos", queria participar, mas está além do meu intelecto. Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  25. Não generalizem o episódio. Quem quer que tenha falado aqui como professor, se é que seja professor, não representa os demais professores, classe de pessoas reconhecidamente diligente, dedicada, idealista e sofredora, e tanto quanto os alunos, mais vítima do que promotora de um sistema educacional público institucionalmente ruim.

    ResponderExcluir
  26. Professora Rosa

    O que eu tenho a lhe dizer??? Peço-lhe que atenha-se somente a matéria.

    Já aos comentários... faz parte da bagaça total do blog.

    A coisa está tão explosiva no blog que, se eu postar um papel de bala de banana como matéria, pronto... temos comentários para a semana toda...

    Não esquenta com este malacabados... hehehehe

    Um grande abraço e parabéns pela filhona.

    Neutinho

    ResponderExcluir
  27. Isto é que dá, quando o CICI(Completamente Insatisfeito e Completamente Infeliz) aparece neste blog, Estava debatendo-se um assunto muito importante para a juventude. Aparece o CICI, disvirtua a interpretação do texto, polemiza, jogando todos num "balaio de gato". Penso que o primeiro anônimo, quando fez o seu comentário, pegou o gancho em homenagem a Ana Rosa - um ser que esta para vida - para postar uma reflexão, em que essa menininha, quando chegar a sua juventude tenha um mundo melhor. Mas fazer o que! A agressão faz parte da natureza humana, quando as pessoas não pensam, como elas querem que vc pense. Isso resumindo é o desrespeito aos diferentes. Que esse belo texto da professora Ingrid Wink, acompanhe a vida da Ana Rosa, tornando-a uma cidadã com auto-crítica, independente, solidária, participativa e liberta das mazelas dos vulgos. Rosa Maria! Não tem nada de intelecto nestas argumentações, um texto simples, de fácil interpretação, o que ocorre é que pessoas que frequentam esse espaço querem polemizar. Muitas felicidades para Ana Rosa.

    ResponderExcluir
  28. O texto da sociologa estava fora de contexto pra qualquer aniversário, até para aniversário de adolescente.
    Espero que os pais da criança tenham o bom senso de esquecer o 'belo texto'( verdadeiro presente de grego, salada indigesta que mistura de tudo, até lições de política)- pois daqui a alguns anos essa criança vai ser adolescente, jovem e adulta e, mais do que os jovens de hoje, estará vivendo plenamente a realidade que o mundo apresenta. E Ela, no futuro, muito mais do que hoje, estará plenamente ciente de sua liberdade, e estará pronta, tanto quanto os jovens de hoje, a enterrar no ostracismo quem não a compreenda. Tenho certeza de que os pais da criança não se predisporão por acompanherem os vivo-mortos que insistem pela incompreensão e pela ignorância a dizerem, utilizando-se erroneamente de texto sagrado:- "meu reino não é deste mundo".... meu reino é o da intolerância ao debate e a novas idéias". Esses poucos mestres do imobilismo estão construindo sua própria sepultura, a própria solidão, pois os jovens aos quais insistem em se impor pela força da autoridade, sempre os rejeitarão. Os pais dessa criança almejarão terem o seu afeto para sempre, e por isso, por amor, sempre estarão predispostos a se superarem e a entenderem a natureza e o mundo do Ser que tanto amam...

    ResponderExcluir
  29. O bacucu, tu dá fósforo e gasolina, monta o circo pros cara toca fogo e depois vem chamar eles de malacabados! Omessa! E olhe mal acabado anda tu: quase careca, gordo e bebendo que não há lata qui chegue. E otra:- é isso aí, no teu blog tem qui ser ripa na chulipa, qui todo mundo já se acustumô. quem num quisér, qui và a m#$%@rda qui isso aqui num é cha pra boneca. qui tem otros blog bem comportadinho pra iscrevê.

    ResponderExcluir
  30. Caraca...

    Que eu fiquei feio naquela foto, concordo... mas não precisava avacalhar tanto assim, seu chulé... hehehehe

    Cacete, cagada eu colocar aquela foto, tô feio mesmo...

    ResponderExcluir
  31. Conheço uma porção de professor aqui da terra, gente muito boa, que não é nada disso que aparece aqui. Coisa feia,rosnando e mordendo.

    ResponderExcluir
  32. Obrigada!!! Entendi bem o texto que abre os comentários, mas a coisa tomou um rumo diferente. Continuo, agradecento as manifestações de carinho para com minha filha e espero em Deus criar uma cidadã de bem, para amar e ser amada pela família e ser também interessante à sociedade onde viver. Abraço. Rosa Maria

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE