domingo, janeiro 17

SINDROME DE VIRA LATA...

 Jeffinho

Os avanços da medicina em nosso tempo são uma conquista notável. Prova disso è a erradicação de muitas doenças, o aumento da longevidade e aumento de bem-estar das pessoas. Vivemos, embora com grandes desigualdades sociais, um tempo de grande conforto material e muita abundancia de alimentos. Talvez como nunca na história da humanidade.

Entretanto, vez por outra, os médicos, no seu esforço de erradicar doenças, inventam outras ainda. Se você está com problemas intestinais com muita freqüência, eles tascam uma “síndrome do intestino irritável”. Se você esta destento, lá vem uma “síndrome da falta de atenção”. E por aí vai.

Algumas outras síndromes ainda surgem por licenças poéticas. Nos anos 50, Nelson Rodrigues denominou de “Síndrome de Vira Lata” os momentos em que nossos futebolistas amarelavam em momentos importantes, viravam cachorrinhos medrosos frente aos adversários. Dos nossos futebolistas, a expressão rodrigueana virou um óbvio ululante da nossa maneira pequena e provinciana de se comportar frente ao mundo.

Daí que concordo com o bom comentário, infelizmente anônimo, ao texto da semana passada, que definiu a Síndrome de Vira-Lata Capelista, ao menos parcialmente. Venho dizendo isso há tempos, aqui no Bacucu. Antonina não é a cidade de primeira categoria que todos sonhamos. Mas também não é a última.

Às vezes o tom das criticas vai subindo, subindo, subindo... Chega a um ponto em que Antonina parece ser um inferno, uma terra boa, mas judiada por gente má e sem escrúpulos, Antonina é o fundo do poço, não tem mais jeito.

Antonina tem coisas boas? É  obvio que tem. No entanto, cantar as belezas e vantagens da terra de Valle Porto de maneira acrítica, onde Antonina seria o paraíso na terra, um retrato de aquarela das belezas do Brasil, seria também acertado? Menos, menos... 

Se a critica infundada e estéril ocorre às vezes, não significa que o seu contrario, a crônica acritica e bajulatória,  seja um modelo de verdade.

Parte dessa percepção de que Antonina vai mal é verdadeira, e vem da contínua estagnação econômica que a cidade vem passando desde a segunda metade do século vinte. Desemprego, falta de perspectivas, frustração. Um círculo vicioso danado. Vem, por outro lado, que Antonina não teve bons governos neste período. Houve prefeitos abaixo da critica, num pântano em que ninguém se sobressaiu. Tudo isso é verdade.

A cidade perdeu também representatividade política. Uma cidade que teve deputados e mesmo um governador de estado, hoje convive com uma indigência muito grande em termos de homens públicos, com as exceções de praxe.

No entanto, mesmo a duras penas, Antonina vive, sobrevive e vai pra frente. Fazemos o nosso carnaval no peito e na raça, às vezes mesmo contra a vontade do poder público, como era nas gestões de Munira. Tivemos alguns momentos de melhora na situação econômica no início do século, com o Terminal Frigorífico. Nosso turismo engatinha, faltam profissionais, mas vai se levantando. Temos o Festival de Inverno, este ano fazendo vinte anos, é um dos pontos mais altos da cultura de nosso estado. Não, Antonina não é o fim do mundo. Mas, claro, pode ser melhor, e muito melhor.

Não podemos ter nem a Síndrome de Vira Lata nem a Síndrome de Polyana, a tal guria que vivia fazendo o jogo do contente. Os blogs são ruins, vivem falando mal da cidade? Pior é não ter blog nenhum...

11 comentários:

  1. O geito dessa pessoa que só conheço de vista é muito conciliador. Tudo bem, é o realismo de uma alma boa, é o realismo do que se tem, mas não do que se pode ter.
    Mas precisa, sim, do pessoal que toca fogo no ra$#%&bo de quem não anda e não faz, sinão nem o pouco que se vê acontece.
    Por exemplo, olhem a obra grandiosa que o bacucu noticia pelas fotografias. (só tá faltando ali plantar o CAPIM OFICIAL DA PREFEITURA)- (podiam inovar um pouco:- aqui na terra ainda não tem braquiara, que é um capim bonito que dá um penacho muito utilizado em decoração... - Taí uma ótima idéia:- plantar braquiara pra vender o penacho: nova atividade econômica pra cidade...)- a prefeitura podia aproveitar o novo triângulo e fazer uma plantação experimental....

    ResponderExcluir
  2. Anônimo 23;22, é um CICI(completamente insatisfeito, e completamente infeliz), agora com Síndrome de Vira-lata.

    ResponderExcluir
  3. O lambe-saco aí das dezesseis hs. podia ser um pouco mais criativo. Até o repertório de palavrão é pobre. Borra-bosta de prefeitura

    ResponderExcluir
  4. Anônimo 23:22, ´vem com idéias que não são inéditas. Antonina já foi a Capital Mundial do Rabo de Foguete, exportavamos ao mercado interno e externo, milhares de varas de ÚVA. Só da China a nossa balança comercial teve um superavit de mais de 100 milhões de dólares, em tempos idos, est lá no livro de Ermelino de Leão, e confirmado no livro do Claus,e com ressalvas no livro do Bó; e no livro de Nerval que esta no prelo, até pode ser que ele faça esse comentários no rodapé.
    Quando inventaram a vara guia do foguete em plático, acabaram com as nossas exportações. Bó deve começar uma campanha para a volta do FOGUETE COM VARA GUIA ORGÂNICA. Dai ninguém nos segura economicamente!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. O capim de penacho bonito não é o braquiara é o JARAGUÁ.

    ResponderExcluir
  6. Capital mundial do 'rabo de foguete'... parece até piada...

    ResponderExcluir
  7. O colunista gostou da história dos vira latas. Os cachorrinhos de madame e dos 'madamos' da prefeitura agradecem.

    ResponderExcluir
  8. Saia de cima do muro, o cara. Tome gana, e deixe de acoitar esses vagabundos que são as 'saúvas' da cidade.... Além do que Deus deu à natureza que nos cerca e do que os antepassados deixaram pela história arquitetônica, conta pra nóis o que é que essa cambada do poleiro está fazendo a mais pela cidade? O sistema deles está apenas sustentando pessoas fisiológicas (comem, dormem e cag....), como no turismo, meio ambiente, etc... pessoas desclassificadas por suas próprias ações, ou melhor, ausência de ação, que nunca fizeram nada que prestasse pela cidade. A empresa que parece que é de uma delas, faz propaganda da cidade vizinha e coloca A@#$!%*&na como bairro, a outra com comprometimentos no escândalo do palmito.... Essa administração é uma piada....

    ResponderExcluir
  9. O CONTRÁRIO DO AMOR NÃO É O ÓDIO. O CONTRÁRIO DO AMOR É A INDIFERENÇA.

    ResponderExcluir
  10. Cem milhoes de dolares em varetas .... será que não tem 'um certo exagero' nisso não^
    - É mintira, Terta, num é memo cem milhões?

    A cidade não tem sorte mesmo... é por isso que aqui só dá rabo de foguete... é o 'restinho' que não foi exportado.... Mas ainda dá tempo de mandar pros quintos!

    ResponderExcluir
  11. E agora, de graça, inda por cima nóis paga o frete!

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE