sexta-feira, fevereiro 12

PÃO E PÃES, QUESTÃO DE OPINIÃES...

Jeffinho Por: Jeff Picanço

Na minha casa, sempre se discutiu e se discute política. Na mocidade, participei de política, e sempre me alinhei com as causas de esquerda. Nesta situação, cheguei a ser diretor da UPE, União Paranaense dos Estudantes, em 83-84. No meu curso, fui presidente do Centro Acadêmico, sempre metido em greves e discussões, sempre brigando pelos direitos dos estudantes. Em 84-85 participamos de duas ou três greves de peso, lutando por mais condições de ensino, pela participação dos estudantes nas escolhas universitárias, e outras lutas. Também sofri na pele as conseqüências pelas minhas opiniões, como perseguições em bancas de concursos públicos e ser preterido em empregos e coisas do gênero.

Com o tempo e a distância, revi muitas posições daquela época. Hoje, penso e ajo diferente. Era outra época, outro tempo, outra forma de pensar e agir. Mas tudo aquilo fez parte de minha formação, e não renego meu passado. Como diz a música, não me arrependo de nada. Procuro, no entanto, equilibrar coerência e justiça em minhas ações, mas sempre respeitando a opinião dos outros.

Isso tudo não quer dizer que opiniões não possam ser discutidas, comentadas ou criticadas. Sou liberal no sentido em que respeito às opiniões dos outros, mesmo que não concorde com elas. Quem tem opinião, no entanto, tem que ser responsável. (Por isso mesmo, eu acho terrível ficar discutindo com gente anônima, que não se responsabiliza por nada do que escreve...).

Não gosto da Dilma Roussef pelo que ela tem de autoritária e mandona. Como participante da fundação do PT nos anos 80, fui militante entusiasmado. Apesar do Lula não ter sido um mau presidente no atacado, acho que no varejo da ética deixou muito a desejar. Não me identifico com o PT de hoje. Também não gosto do Serra e da arrogância dos tucanos. Parece que sempre sabem tudo, são autoritários e tratam tudo como rolo compressor, como vi, nos anos 90, em São Paulo, o governo Covas arrasar com o IPT, uma das glórias da engenharia nacional, transformado num mero departamento dos amigos.

Gosto muito menos ainda dos fascistas como Jair Bolsonaro. Gente como ele foi responsável por inúmeros crimes no passado recente de nosso país, crimes ainda por serem apurados. Gente que rasgou as leis e as escreveram conforme sua conveniência, que romperam as normas da convivência democrática, que perseguiu – e matou!! - pessoas que tinham opinião diferente.

Houve quem dissesse que eu “censurei” o Reginaldo, por causa de um comentário que postei em seu blog. Não é do meu feitio censurar ninguém, não tenho poderes pra tanto e o Reginaldo é bem grandinho pra saber o que faz. No entanto, eu disse a ele que postar opinião do deputado Jair Bolsonaro é infeliz. A crítica tosca que Bolsonaro faz não melhora o debate, não propõe soluções e não conduz a consenso nenhum, só a um bate-boca estéril e pernicioso. No mínimo, é uma perigosa perda de tempo...

Erramos muito ao longo do século XX pela nossa arrogância e intolerância. Milhões de pessoas morreram no mundo, à direita e à esquerda, por opiniões diferentes. Será que vamos continuar errando? A melhor forma de insistir no erro é trocar o debate pelo bate-boca...

Se temos opinião e estamos na política, em qualquer nível, temos que nos espelhar no melhor, no maior. O Brasil é candidato a potência mundial. Que potência queremos ser? O que ainda nos falta – e muito – para fazer por nosso povo? O que podemos fazer pela paz e pelo entendimento das nações?

11 comentários:

  1. Jeff com todo respeito às suas opiniões, em nenhum momento me senti censurado, pelo contrário pois tenho minhas próprias opiniões.
    Respeito a sua, e acredito que você respeitas as minhas, talvez eu tenha tido a infelicidade de postar o Bolsonaro (visão sua), se formos debater falácias...Dilma, Lula, Serra, Requiãoe muitos outros desses ganharão de 10 a 0, temos que mostrar ao povo se às tais "falácias"...são verdadeiras ou não.
    Abraço
    Reginaldo

    ResponderExcluir
  2. Jeffe, Você não gosta de ninguém. Ninguém é páreo. Olhe, pra quem não tem um baio, o burro manco quebra o galho. .. - é isso . Voce tentou botar o pé no chão e não gostou. Como já desceu do muro, o negócio é botar, pelo menos, a cabeça nas nuvens com essa estoria de candidato a potência mundial... menos, Jeffe, menos, que o nosso prato taqui em Antonina e esse é qui tá difícil de levar, que o Brasil vira potência e aqui vai continuar essa porcaria.

    ResponderExcluir
  3. Jeffe, larga mão de frescura, que Você não é lorde inglês. Você seria mais gente igual a nós se, de vez em quando, falasse um palavrão. Aquele mais famoso, por exemplo. Se quiser ser mais elegante, diga: 'sun of bitch'.... Até o E...B.... solta cobras e lagartos de vez em quando.
    Dentro do bate boca tá cheio de debate. Depois que a fumaça vai embora, a gente vê que tem muito de debate por trás do xinga-xinga que se vê por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Lá no blog do E.B. o Jeffe deixou de lado o tom de 'sermão de domingo de quaresma'....

    ResponderExcluir
  5. Não é de hoje que o reino trilha 'caminhos separatistas' - Não é de hoje que o reino não quer ser Brasil... Enquanto esse Pais chamado Brasil caminha a passos largos para a prosperidade maior, o reino segue na contra-mão. Em vez de crescer econômicamente, diminui sua população e está minguando cada vez mais.... Basta dizer que o reino 'vira as cotas' para uma das regiões mais ricas do país, que está aqui pertinho, chamada Curitiba e se contenta, excetuando o carnaval, em ser área de turismo residual....

    ResponderExcluir
  6. Só mudaram as palavras,de País do futuro p/cand. a potência mundial.E qto a educação?Temos mais de 40 milhões de analfabetos,somados os analf. funcionais,Daqui a 50 anos pode ser que seremos uma potencia,se investirem em educação de qualidade,p q os prof. de hoje...

    ResponderExcluir
  7. Reflexão sobre esses comentários.

    No Brasil, só se é intelectual, artista, cineasta, arquiteto, ciclista ou mata-mosquito com a aquiescência, com o aval das esquerdas. (Nelson Rodrigues)

    A diferença fundamental entre Direita e Esquerda é que a Direita acredita cegamente em tudo que lhe ensinaram, e a Esquerda acredita cegamente em tudo que ensina. (Millôr Fernandes)

    Velho da Ripa - O ermitão

    ResponderExcluir
  8. Direita/esquerda são composições ultrapassadas pelo mundo globalizado, em que predomina, nas relações sociais, o mandamento máximo do lucro e da vantagem.
    A dicotomia, agora está entre a ética democrática e o amoralismo que se vê predominar no trato dos interesses sociais.

    ResponderExcluir
  9. Jeffe.

    Nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem. (Nelson Rodrigues)

    Não é o seu caso, mais de muitos que frequentam esse blog. Antonina, só deixará de ser uma cidade formadora de "coronéis" da política, quando - não generalizando - o seu povo deixar de ser torcedor, e passar a ser cidadão.

    ResponderExcluir
  10. Até a China é capitalista. Aliás, diz-se de esquerda, comunista, mas tem o pior de todos os capitalismos:- o capitalismo completamente selvagem: pouquissimos são donos de tudo, o povo vive na miséria, não existe expressão de opiniões, não há o menor respeito pelo meio ambiente, direito humanos é palavrão impublicável...
    "Esquerda" hoje só serve pra discurso nas 'festinhas' de universitários, regadas a maconha, cocaína e sarabandagem de sexo escrachado.... Esquerda, hoje, é mero afrodisíaco. Marx, Engels,Lenin, Stalin e outros quejandos se tornaram figuras de museu da história... Não me venham lembrar de Fidel e sua escória.... Mas há males que vem pra bem. Cuba ficou tão atrasada, que conservou a cultura arquitetônica do século passado, veículos de cinquenta, sessenta anos atrás.... Esse ambiente demodé, quase histórico, lhe tem rendido gordos dividendos de turistas.... principalmente americanos e até brasileiros como eu. O principal 'serviço' a turistas é.... a prostituição..... que os bons hoteis não são cubanos:- são todos de cadeias internacionais.

    ResponderExcluir
  11. A INVEJA É UMA MERDA!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE