quinta-feira, abril 15

CULINÁRIA DO LITORAL...

logo

Cinco restaurantes do litoral participam do Festival Brasil Sabor, evento nacional de Abrasel, Ministério do Turismo e Ministério da Pesca e Aquicultura, de 15 de abril a 15 de maio.

Sabores que contam histórias é o tema do Festival Brasil Sabor deste ano e quem tem muita história para relatar são os restaurantes do litoral paranaense, berço da nossa história e que reúnem a identidade do povo através da gastronomia.

É lá o nascedouro do famoso barreado, prato típico paranaense cuja “certidão de nascimento” é disputada entre Paranaguá, Morretes e Antonina. No entanto, nem só de barreado vive o litoral, cuja diversidade de frutos do mar é um dos itens mais lembrados pelos turistas que visitam o litoral em pesquisa recente realizada pelo Projeto Caminhos do Sabor onde a Abrasel-PR, o Ministério do Turismo e o Sebrae buscam capacitar o potencial turístico da região.

F_Bets-Pasta-Burger2

Por isso, nessa 5ª edição do Festival Brasil Sabor, os restaurantes Bet´s Pasta e Burguer (Paranaguá), Fim da Trilha (Paranaguá), Buganvil (Antonina), Canoa Quebrada (Caiobá) e Casa Rosada (Guaratuba) destacam os frutos do mar em pratos que podem ser degustados de 15 de abril a 15 de maio

Frutos do mar diferenciados

Os estabelecimentos criaram pratos especialmente para o Festival ou destacam a especialidade da casa para mostrar sua riqueza gastronômica. Exemplo disso é o Siri Burguer do Bet´s (foto), prato que se tornou obrigatório na casa por ter a inusitada criação do hambúrguer feito de siri. Com queijo, tomate, alface e cream cheese, o prato vira uma iguaria diferenciada.

Já a Casa Rosada mostra a quem é gourmet ou gourmand seu Combinado do Mar, com filé de linguado e camarões, enquanto no Canoa Quebrada, o Especial Canoa Quebrada é uma experiência gastronômica que reúne peixe, camarões, siri refogado com muito tempero e sabor.

O Restaurante Buganvil optou também pelo filé de linguado, mas com um molho holandês que é puro requinte: molho à bechamel enriquecido com gorgonzola e catupiry. Na mesma trilha, o Restaurante Fim da Trilha elegeu o camarão como prato principal. O chef Manoel Alapont, o Maneco, evidenciou o tempero litorâneo, com muita sálvia e alfavaca picadas. Sabor que promete dar água na boca.

Veja as receitas dos cinco pratos do litoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE