quarta-feira, julho 14

ROSSONI QUER A AUTO-SUFICIÊNCIA DO PORTO DE ANTONINA


O Porto Barão de Tefé, de Antonina, que já foi o quarto do Brasil e um dois mais importantes do século passado, agora é reflexo de oito anos de submissão ao Porto de Paranaguá.

A gerência é feita pela Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), centralizada em Paranaguá. De acordo com a comunidade de Antonina, inclusive a portuária, a subordinação prejudica a distribuição de recursos e permite que o porto de Antonina sofra penalidades como o embargo do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que fechou o Porto de Paranaguá por “flagrante descumprimento da legislação ambiental,” atingindo assim os dois portos que já voltaram a funcionar por força de liminar.

Outro exemplo: ninguém sabe o porquê a superintendência de Paranaguá demoliu três galpões, em excelente estado de uso, com a proposta de reconstrução mirabolante, que não sai do papel até hoje?

A proposta seria o desmembramento da administração da Appa, sendo cada porto diretamente subordinado a Secretaria de Transportes. Com a separação, que na prática já existe uma vez que cada um tem o seu próprio Conselho da Autoridade Portuária (CAP), os recursos seriam direcionados separadamente para cada porto, dando autonomia ao porto de Antonina, que já é auto-suficiente em impostos e encargos.

“A descentralização da administração beneficiaria também a própria cidade de Antonina, fomentando o comércio, sindicatos e gerando emprego no município,” afirmou o deputado Rossoni.
(Colaboração: Mauricio Scarante)
_______
NOTA.:
Com a descentralização, teremos autonomia suficiente para buscarmos empresas que queiram se instalar naquele espaço que, com certeza contarão com facilidades como a isenção de impostos para produtos exportados e vantagens dos regimes aduaneiros especiais...


3 comentários:

  1. Neutinho.
    "Mande meu abraço pro Bacucu...", essa frase foi dita pelo Dep. Valdir Rossoni quando nos encontramos na caminhada Beto/Serra pela Boca Maldita. Disse mais: "quando quero notícias de Antonina acesso o Bacucu com Farinha..." mostrando seu celular com o site do bacucu.
    É mole?
    Abraço.
    Mauricio Scarante (Masca)

    ResponderExcluir
  2. Antonina vem se submetendo a APPA a bem mais tempo.Quando nós trabalhadores pensamos que a coisa vai os caras dão um jeito e barram tudo.Está na hora dos politicos locais entenderem que o porto é uma fonte de recursos e empregos indispensável para o nosso municipio.Desmembramento,municipalização,hoje temos a SEP(http://www.portosdobrasil.gov.br/)que com projetos bem feito libera a grana.Enquanto estivermos submissos a APPA e Paranaguá aqui só pinga enquanto la´jorra grana.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE