sexta-feira, outubro 22

DO BLOG GAZETA DENOVO...

O Tiranete da Faisqueira que virou bule e depois  bullying

Com a rendição do HMS Invencible pelas mãos de Tiranete e João Peitudo


HMS Invencible comandado pelo Almirante Horatio Nelson

Tiranete é o apelido do irmão do João Peitudo, de Antonina, um pescador da região do rio Faisqueira. O local fica do lado de lá da baia de Antonina.

A palavra tiranete (tirano) é, na gramática portuguesa, um substantivo masculino que significa: Aquele que abusa de sua autoridade ou posição, para oprimir os que dele dependem.
Pois bem, dito isso passamos a contar como O Tiranete da Faisqueira que virou bule e depois  bullying, nosso título.

Tiranete e sua família, lá nos fundões do rio Faisqueira produz cestos de vime, remo para canoa e pesca. Toda sexta-feira, Tiranete atravessava a baia e chegava com seus produtos no armazém do recém-falecido Jamil Fayad, ao lado do mercado à beira-mar.

Ali no armazém (do cais) do Jamil, era comum o escambo. Ficava o produto que vinha das ilhas e fundões e levavam panelas, bules, carne seca, bacalhau, óleo, feijão, sal, açúcar, cachaça e outras especiarias.
Em 1972, dez anos antes da “Guerra das Malvinas”, Tiranete e seu irmão João Peitudo chegaram no armazém do Jamil e vislumbraram uma oportunidade. No pequeno depósito do Jamil, logo atrás do armazém, começava a enferrujar uma grande quantidade de bules de material barato. Os irmãos, com o “olho gordo”, trocaram todos os seus produtos por 132 bules do Jamil. O Jamil só segurou uma duzia de bules, que era encomenda do João Bang, que prometeu presentear  a turma dos Batuqueiros da caixa D'Água. A compra foi testemunhada pelo bebum “ Cara de Marquise".

De volta para casa, no outro lado da baia, onde moravam, num minúsculo vilarejo de nome “Empanturrado”, que contém umas 45 almas, a comunidade ficou em festa com a chegada e venda dos bules.
Foi um sucesso a venda dos bules. Até em prestação o Tiranete e o João Peitudo venderam os bules. Era tanto bule que as crianças começaram a levar o lanche dentro deles quando iam à escolinha da vila vizinha. Foi então que os meninos mais velhos começaram a usar o bule para bater na cabeça dos baixinhos, das gordinhas e de qualquer um que não tivesse aparência próxima dos modelitos do programa da Xuxa.

A revolta dos pais dos alunos que apanhavam, virou contra os irmãos Tiranete e João Peitudo, por terem introduzindo os bules na vila. João Peitudo não dormia mais, pois suas crianças não paravam de chorar com a perseguição dos bules, que a partir de então só eram atirados contra eles. Até o sobrenome deles passou ser "Bules". Foi quando, na madrugada de fevereiro de 1982, um barulho ensurdecedor de vapor colocou os filhos de João e Tiranete em gritaria. Os irmãos pegaram sua canoa e remos e partiram contra o barulho na madrugada com neblina, quase Londrina, na baia de Antonina. Era a esquadra comandada pelo Almirante Nelson, com porta-aviões britânico HMS Invencible armado até os dentes com  Exocet. Estavam perdidos dentro da baia e o barulho era para a manobra de retorno a alto-mar, rumo às Ilhas Malvinas, para retomá-las das mãos dos argentinos. Foi por pouco que os piratas ingleses não ficaram presos em Antonina. João Peitudo subiu pelas correntes da âncora até a torre de comando, no estilo Rambo, enquanto Tiranete torpedeava o HMS Invencible  com bules enferrujados contendo dentro cascas de ostras da "Ilha do Jererê" e bacucu podre da Faisqueira. O Almirante Nelson, rendido na torre do porta-aviões por João Peitudo, teve que pedir perdão pelo barrulho.  O Almirante Horatio Nelson, que tinha vencido a grande Batalha de Trafalgar não resistiu a pressão dos irmãos antoninenses. Ficou muito próximo de pedir, para que seu corpo fosse colocado em um barril de conhaque para ser preservado até chegar em, Norwich, nordeste de Londres,  sua terra natal. O prático Dermo, de Paranaguá, com sua grande  lancha, foi quem conduziu e ajudou a retirada do HMS Invencible da baia.

O Almirante Nelson ouviu do Dermo a história lendária dos irmãos Tiranete e João Peitudo e os bules e o significado da palavra tiranete que seria igual a “bully“ ou “valentão”. E foi na volta para a Inglaterra que um professor sueco, Dan Olweus, que era o encarregado do diário de bordo do HMS Invencible, divulgou a estória dessa estória e o termo bullying começou a ser usado no mundo.

E ficou conhecido o bullying como: ser um  poder exercido sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco. Um comportamento agressivo e negativo  executado repetidamente onde há um desequilíbrio de poder entre as partes. Caso da supremacia dos irmãos Tiranete e João Peitudo contra a fraca armada inglesa do almirante Nelson, que um mês depois,  dominou os argentinos na “Guerra das Malvinas”.

(Guilhobel Aurélio Camargo - www.gazetadenovo.com)

(Colaboração do meu amigo Odilon Dila-Dila Macedo via fone)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE