quarta-feira, janeiro 19

A CASA CAIU...

Ex-superintendente do porto de Paranaguá é preso pela Polícia Federal

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira (19) o ex-superintendente da Appa, Daniel Lucio de Oliveira. Em operação contra fraudes e desvios de cargas também voi vistoriado o apartamento de Eduardo Requião, irmão do senador Roberto Requião e também ex-superintendente

Os nomes dos presos e demais envolvidos devem ser revelados nesta tarde, durante entrevista na sede da da PF em Paranaguá.

Operação conjunta com a Receita Federal, e Ministério Público Federal apelidada de “Dallas” foi desencadeada para desmantelar quadrilha responsável pelo desvio de cargas e fraudes em licitações para a retirada de resíduos do porto. Segundo a PF, os desvios possam chegar a 10 mil toneladas e R$ 8,3 milhões.

Foram emitidos 34 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão em Paranaguá, Curitiba, Araucária, Londrina, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro.

Participam da Operação 33 auditores fiscais da Receita Federal e 200 servidores da Polícia Federal. As apreensões ocorrem em empresas, terminais portuários, residências de investigados e na sede da Appa (Administração dos Portos e Paranaguá e Antonina). Até às 9h, oito dos dez mandatos de prisão já haviam sido executados.

As investigações tiveram início há dois anos após denúncias e reclamações de exportadores acerca de faltas de cargas nos embarques em navios graneleiros.

Segundo a PF, o grupo investigado, proprietário de um terminal de embarque no porto e de empresas comerciais exportadoras, estaria apropriando-se indevidamente da chamada “retenção técnica”, ou seja, um percentual a mais enviado pelos exportadores para cobrir “quebras” normais de operações de armazenagem e embarque de granéis.

Ao fim dos embarques, informavam aos exportadores não ter havido sobra alguma da retenção e a comercializavam ilegalmente no mercado interno através de suas empresas.

Sob o comando desses empresários, funcionários do terminal utilizariam-se de desvios após as balanças de exportação chamados de “dumpers” (bifurcadores) para registrarem os pesos de embarque e, após, fazerem a carga retornar ao armazém para a revenderem ilegalmente através de empresas de sua propriedade.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato, apropriação indébita, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistemas informatizados, descaminho e formação de quadrilha.

Os presos estão sendo encaminhados à sede regional da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida, em Curitiba.


(Fonte: Correio do Litoral.com)


2 comentários:

  1. PENSOU UM ARRASTÃO NO TPPF SERA QUE PEGAVA ALGUEM.

    ResponderExcluir
  2. NEUTINHO TEM UM CARA EM ANTONINA QUE ESTA COMPRANDO TUDO COMO PODE DINHEIRO DAR CRIA PARA ESTE POLITICO JA COMPROU A ANTIGA ALTO ESCOLA BERLIN,POSTO COMBUSTIVEL CAPELA,MATERNIDADE HOJE ALUGADA PARA A PREFEITURA DE ANTONIA E VARIAS CASAS LOGO VOLTO CONTAM MAIS COISAS QUE ESTE POLAQUINHO ESTA COMPRANDO.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE