segunda-feira, junho 13

EM TERRA DE CEGOS, PICEGA É REI

Fortunato Machado Filho

9 de junho de 2011 22:39
Para: Bacucu com Farinha

"Cachorro que tem dois donos, morre de fome" - Ditado popular
Estamos a pouco mais de um ano das próximas eleições, mas não se engane: a campanha eleitoral já começou. Este momento é um verdadeiro vale tudo nos bastidores.
O cidadão antoninense tem, até outubro do ano que vem, para se preparar para uma enxurrada de informações que será despejada em sua frente por partidos políticos. De um lado, interessados em se manter no poder, de outro, os que pretendem assumir a posição ocupada pelo adversário de legenda. Estamos a pouco mais de um ano das próximas eleições, mas não se engane: a campanha eleitoral já começou.
Pode não parecer e nem tudo estar tão definido nos quadros partidários, mas isso não quer dizer que pelos bastidores o planejamento não esteja acontecendo. O calendário de obras para o ano eleitoral já está na agenda dos políticos tanto do Executivo, quanto do Legislativo. A agenda política eleitoral envolve todas as esferas: municipal, estadual e federal.
Pelo lado da situação dos governos, a ideia dessa agenda é simples: inaugurar o máximo de obras possíveis o mais próximo das eleições para que o eleitorado se lembre do ato quando for digitar os números do partido ou do candidato na urna eletrônica.
De outro lado, políticos da oposição tentam chamar a atenção, seja com acusações pertinentes ou com a criação de factóides. Somadas a isso, tentativas inúmeras de ações que só acabam prejudicando o trâmite do já moroso trabalho do Poder Judiciário.
O objetivo desse segundo grupo é denegrir a imagem do opositor para que, no final, o eleitor se lembre disso na hora do voto e troque seu voto.
Os dois grupos políticos situação e oposição usam de artifícios que são legais e constitucionais, mas nem sempre éticos. Usar a agenda administrativa pensando em eleição não é ético, assim como também não é usar a boa fé das pessoas e a morosidade do judiciário como arma para tentar denegrir a imagem alheia, atingindo quem estiver pela frente.
Este momento pré-eleitoral é um verdadeiro vale tudo nos bastidores. São políticos assumindo a paternidade de obras cuja execução está fora de sua alçada, pré-candidados apresentando projetos de lei inconstitucionais apenas para agradar grupos de prováveis eleitores. São promessas políticas de todos os lados, almejando arrebanhar aquele voto a mais para o dia do pleito.
No meio dessa batalha política antecipada, segue o eleitor, o cidadão comum, trabalhador, que, em forma de sociedade, elegeu tanto um grupo quanto outro para que ambos trabalhassem em prol dos eleitores e não para se digladiarem em busca de poder.
A blindagem do eleitor contra este tipo de político é a informação e o acompanhamento da vida política de sua sociedade, sob pena de ficar refém das promessas ilusórias e criação de factóides por políticos deste e daquele lado. Em uma sociedade em que a informação chega por todos os lados, o cidadão precisa saber separar o joio do trigo.
As redes sociais - tão em moda nos últimos anos - estão calmas neste atual momento. Em breve, candidatos e seus correligionários passarão a ocupá-la com seus discursos bons e ruins, com suas verdades e mentiras. O cidadão deve estar atento e responder nas urnas ao uso político eleitoral da informação.

7 comentários:

  1. O prefeito tá jogando TUDO na inauguração do hospital. Se isso furar, Ele tá ferrado.

    ResponderExcluir
  2. É fácil: Ele NÃO é do partido do governador. É só "fechar a torneira da grana" que a obra pára. Tenho até suspeita que o pessoal do PSDB já está pensando no assunto....

    ResponderExcluir
  3. Pincelando a blogosfera veja o que achei no blog do Orley de Morretes:

    "Anônimo disse...
    Vi um comentário sobre a construção do hospital aqui de Antonina, pelo andar da carruagem essa obra vai demorar "prá car...!" Uma parte do atendimento do hospital passou prá antiga maternidade com aluguel de 30 mil reais por mes por tempo indeterminado. Agora, Orley, adivinhe quem comprou o imóvel antes dessa transação? Adivinhe??? Ele mesmo, o vereador fiel companheiro Luiz Polaco, o cidadão está conseguindo crescer seu patrimônio pessoal mais rápido que o Pallocci. Comprou auto-escolas aqui e aí em Morretes. E quer mais, é candidatìssimo a prefeito em 2012. O poder do "cara" cresce a olhos vistos e nós, os panacas antoninenses, deixamos as coisas acontecerem. Orley, por favor, peça a seus vereadores verificarem a situação dessa auto-escola daí de Morretes, veja se não está esquentando seu faturamento ($$$$). Peço desculpas pelo anonimato. "

    Será que tem verdade???

    ResponderExcluir
  4. É maldade. O PSDB pensa no bem da cidade, que precisa do hospital. Mas precisa, também de outro governo, que LEVE O TURISMO A SÉRIO, QUE HOJE, O ÚNICO TURISMO SÉRIO É A ...... FOLGANÇA QUE EXISTE NA PREFEITURA, com um monte de secretário "coçando", que, tirando a educação e a saúde, os outros .... ah os outros""" O que é que fazem os outros????

    ResponderExcluir
  5. O reino melhorou muito. A prefeitura e a esposa do gov. convenceram até a AMBEVE a investir aqui. A PINGUCICE no reino vai ter um grande avanço!!!
    É por isso que o JEKITI defende o BUGA com unhas e dentes. O negócio do REINO é a .... MARVADA!!!

    ResponderExcluir
  6. O prefeito esta apostando em uma obra onde quem vai pagar as contas deste hospital e o povo e uqm quer levar vantagem e o prefeitinho fazer festa com o chapeu alheio e bom mais pagar conta isto dificil. VIVA ANTONINA!

    ResponderExcluir
  7. Qual é a origem da GRANA desse PALOCCI ANTONINENSE??????

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE