sexta-feira, junho 24

EXPOSIÇÃO MOSTRA SOFRIMENTO E RENOVAÇÃO EM ANTONINA...

Antonina_04__Sergio_VanalliAntonina recebe neste sábado (25) a exposição "Fotografia em Transe". As imagens de 15 fotógrafos chamam a atenção pela destruição de casas e o impacto causado sobre a população, mas também explora o sentimento de esperança e renovação.

“Para que a tragédia da cidade não seja esquecida, decidimos fazer a diferença por meio da arte e da fotografia”, explica Nilo Biazzetto Neto, diretor da Escola Portfolio.

A mostra terá início às 11h na Cantina Casa Verde, localizada na travessa Marinho de Souza Pinto, 34. Em frente ao estabelecimento, um varal exibirá fotos diversas da população, sendo que cada morador retratado poderá levar o seu registro para casa.

Às 19h na praça central da cidade, as imagens da exposição serão projetadas na parede externa da igreja matriz. Em seguida, o público seguirá novamente para a Cantina Casa Verde, onde será realizada uma festa de confraternização.

As fotos são resultado do workshop Fotografia em Transe, que aconteceu em abril, com o fotógrafo Orlando Azevedo. A princípio, o curso não visava fotografar as áreas atingidas, porém foi inevitável. “Quis fazer o curso em Antonina pela ligação que tenho com o litoral. “Por coincidência, escolhemos a data de abril e nos deparamos com as áreas afetadas”, afirma Orlando Azevedo. “É impressionante a força no olhar dos retratados, mesmo dos que não foram atingidos de maneira direta. Dá para notar como tudo afetou a cidade”, completa.

Mais do que um evento cultural, a mostra é um grande apelo social. Afinal, as imagens serão vendidas ao custo simbólico de R$ 300,00 cada, no formato de 30x45, impressas em papel de algodão (canson) e emolduradas dentro de padrões fine art. A maior parte do valor obtido com a venda das imagens será revertida em água, alimentos e outros itens de ajuda para a comunidade atingida. Sem falar no público que se espera atrair para Antonina. Apenas de envolvidos na exposição, já são 30 reservas em pousadas que ajudarão a aquecer a economia local.

Para quem não puder comparecer no final de semana de abertura, a exposição segue até o dia 28 de agosto. Os fotógrafos expositores são Carol Marques, Eduardo Macarios, Francisco Santos, Gus Benke, Irene Schiller, Kristiane Foltran, Lucas Pontes, Melanie D’Haese, Melissa Andreata, Nilo Biazzetto Neto, Orlando Azevedo, Rodrigo Janasievicz e Sérgio Vanalli.

Texto: Gustavo Zielonka V. Rodrigues - foto de Sergio Vanalli


6 comentários:

  1. E PRA PREFEITURA, A DESGRACEIRA JÁ SÃO ÁGUAS PASSADAS????

    ResponderExcluir
  2. Newton me desculpe, acho que o pessoal da exposição se equivocou em dizer "RENOVAÇÃO". Onde está a renovação? Tudo continua como antes e pior. Hj em plena emendada de feriado para os turistas as ruas estvam cheias de lixos. Oh senhor prefeito faça-me o favor,pelo menos tire os lixos das ruas.Mas pode deixar nós antoninenses em 2012 vamos renovar todo o nosso quadro político. Esperem.

    ResponderExcluir
  3. Newton e so o prefeito mandar pagar as horas extras dos funcionarios que eles trabalham nos finais de semana e feriados sem pagamentos das horas e impossivel trabalhar nei o relogio trabalha de graça imaginas nos com familia para dar de comer.

    ResponderExcluir
  4. PRECISAVA AVISAR A PREFEITURA PRA NÃO CONFUNDIR SUCATA COM CARRO ANTIGO.
    É QUE A COLEÇÃO DE SUCATAS NA ENTRADA DA CIDADE ESTÁ CADA VEZ MAIOR.

    (sem contar a exposição daqueles enormes cestos de sacos de lixo, coisa digna de qualquer cidade africana)

    na feiramar, a prefeitura reativou 'o ponto' do lixo, ao redor do toco da seringueira em frente à maçonaria

    ResponderExcluir
  5. O garoto 'pulando por cima' é pobre. Ah é.... sinão não tava aí. Então tem que gritar: PEGA LADRÃO!!! (só rico pode roubar e merecer tapete) (até o PT tá entrando nessa)

    ResponderExcluir
  6. Perguntar não ofende:- teve algum ELEITO que foi pegar no pesado junto com a defesa civil???

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE