quinta-feira, maio 31

JUNHO - FESTIVAL DE SABORES DO LITORAL...



O litoral do Paraná recebe em junho a 2ª edição do Festival Sabores do Litoral, evento que reúne 27 restaurantes do litoral do Estado, para divulgar a gastronomia da região e incentivar o turismo na baixa temporada. Para a atração dos turistas, todos os pratos elaborados para o festival estarão com 20% de desconto.

Divulgação


A edição deste ano traz como novidade 12 pratos, elaborados com exclusividade para o Festival. São eles: Linguado à Belvedere, Chapa de Peixe com Palmito, Bistrô Caiçara, Paella Capelista, Camarão a Nazaré, Feijoada de Frutos do Mar, Moqueca Capixaba, Linguado à Valeska, Frutos do Mar à Paranaguá, Sabor Olimpo, Bobó de Camarão da Dona Helô e Peixe Grelhado com Amêndoas.Participam desta edição todos os municípios do litoral paranaense. “A ideia do projeto é movimentar o litoral do Paraná, estimulando a visitação dos turistas em época de baixa temporada e valorizando o que há de melhor na culinária regional”, explica Evandro Vianna, diretor superintendente da Ecovia.

O Festival Sabores do Litoral é uma iniciativa da Concessionária Ecovia, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur) com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Litoral Paranaense (Abrasel Litopar).

Para o presidente da Adetur, Gustavo Trevizan, a segunda edição do festival evoluiu e os restaurantes estão empenhados para que o evento se torne uma festa permanente e movimente a economia e o turismo na região. “A intenção é fomentar o turismo no litoral durante o ano inteiro valorizando a cultura e a gastronomia dessas cidades. Além disso, a ideia de criar novas receitas buscando novos sabores enriquece ainda mais os nossos restaurantes”, afirma.

Como parte da divulgação do festival, foi produzida uma revista com informações de todos os restaurantes participantes e seus pratos. A publicação será distribuída gratuitamente na praça de pedágio da Ecovia. Detalhes do evento também podem ser acompanhados pela fan page Sabores do Litoral no Facebook (www.facebook.com/saboresdolitoral). Durante o período em que ocorreu a 1ª edição do Festival Sabores do Litoral, foram vendidos 1.678 pratos.

Tradição

A maioria dos pratos servidos no Festival leva peixe ou frutos do mar como principal ingrediente. Entretanto, o prato mais famoso do Litoral do Estado, o barreado, também será oferecido aos turistas. A receita remonta o fim do século 18, época em que as pessoas se reuniam para dançar o fandango e precisavam de uma alimentação que os fizesse resistir aos vários dias de festa. Com o passar dos anos, o barreado foi integrado à cultura gastronômica e se tornou um dos símbolos do Paraná.

Para Juliano Correia, proprietário do Santuário Nhundiaquara, em Morretes, “o barreado representa a tradição do Estado e aqui é preparado de maneira autêntica, com a farinha selando a panela e cozinhando por 24 horas”. O prato é servido com os acompanhamentos tradicionais como banana, laranja e a farofa de barreado.

Serviço:

Festival Sabores do Litoral
Data: 1 a 30 de junho
Local: Antonina, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes, Guaratuba e Ilha do Mel
Fan page: https://www.facebook.com/SaboresdoLitoral

Confira os 27 restaurantes participantes e os pratos escolhidos para o festival:

Antonina
Belvedere - Linguado à Belvedere*
Casa Verde - Chapa de Peixe com Palmito*
Le Bistro - Bistrô Caiçara*
Bahia de Antonina - Paella Capelista*

Fonte: Banda B

4 comentários:

  1. Eu estarei presente, estou com saudade de comer um bobó de boto cor de rosa ao buda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caipira é phoda mesmo: pare de inventar tamta chiqueza, que isso vai ver que nem existe.

      Excluir
  2. Vs. inventam muito fricote e se esquecem do que é realmente popular da terra.
    Vou com frequência em Antonina só pra comer o pastel de camarão que tem lá na pedra da Ponta da Pita.
    Além disso, lá é o lugar mais bonito aí dessa terra. Aquele auditório ou teatro ao ar livre é coisa fora de série. Por que é que a banda que tem aí não faz concerto naquele lugar????

    Moro em Ctba, sou admirador de Antonina, cidade que não cuida bem da orla marítima, sua maior riqueza paisagística.

    ResponderExcluir
  3. Tem restaurante aqui que é verdadeira arapuca:- cobra num almoço o que não se gasta na semana inteira pra comer.

    É por isso que saio daqui pra comer em Morretes, que tem coisa boa por preço bem melhor.

    E assim se confirma o provérbio:- ".... comer em M.... e ca&%#$gar em A....

    Ah, uma exceção:- O Casaverde.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE