sexta-feira, dezembro 12

BACUNAUTAS NA REDE

FELIZ 2009, PARA TODOS...

Como era de se imaginar, as divergências entre candidatos estenderam-se aos seus eleitores. Votar em X significou tornar-se inimigo de todos os que votaram em Y ou Z. Política é algo bem diferente de futebol, mas as torcidas se alinharam, houve foguetório, gritaria, agitação de bandeiras, buzinaço — provas de que a maioria não entendeu a importância da política e a utilidade das eleições. O que poucos perceberam é que só havia um gol a ser feito, não havia time adversário, não estávamos num campeonato, jogávamos todos no mesmo time e, assim, não havia, como não há, time perdedor ou time vitorioso.

É cedo para chamar os candidatos eleitos de vitoriosos. A vitória se anunciará a partir de 1º de janeiro/2009, quando os eleitos efetivamente ocuparão seus cargos, trabalharão e demonstrarão suas capacidades, reforçando nossa fé na democracia ou frustrando-a irremediavelmente. Penso que houve uma derrota geral quando possíveis debates deram lugar a discussões inúteis e superficiais e quando o barulho anulou o silêncio necessário à reflexão (eu tendo a pensar que muita estupidez é feita simplesmente porque não houve o silêncio necessário para pensar em coisas melhores, mas isso fica para depois). Por outro lado, a fé que ainda tenho na democracia leva-me a acreditar que as transformações serão positivas e que, afinal, todos seremos vencedores.

Aos eleitos, desejo boa sorte e que sejam capazes de retribuir a confiança que lhes foi depositada. Aos reeleitos, que sejam ainda melhores e saibam aproveitar as lições do mandato que se encerra. Aos que não foram eleitos, desejo que prossigam trabalhando pela cidade, pois este lugar não se constrói apenas com cargos públicos, mas com trabalho honesto, responsável e competente, em qualquer esfera.

A todos, desejo sabedoria e humildade para perceberem que só existe uma única vitória possível, um único plano de governo exeqüível, um único objetivo realmente digno de ser alcançado: transformar Antonina num lugar cada vez melhor. Isto não nos obriga a unirmo-nos com quem nos ofendeu, muito menos a praticar um altruísmo demagógico. Basta trabalhar pelo bem deste lugar. Se este for o objetivo, o que fizermos em benefício próprio beneficiará também aqueles que estiveram do outro lado das trincheiras políticas e mostrará que, afinal, vivemos todos na mesma amada Antonina, circulamos na mesma avenida e observamos o mesmo pôr-do-sol.

Fortunato Machado Filho
Bacharel em Filosofia

3 comentários:

  1. É isso ai, Natinho! Eleiçào nào é campeonato de futebol. afinal, o eleito vai governar pra 100%, e nào pros x% que votaram nele. O mesmo vale para os eleitores. Nada de boicotes, golpismos e coisas do gênero. Quem perde é a coletividade. Nós antoninenses não podemos continuar jogando no "quanto pior melhor". Quem for fazer oposiçào tambem tem que entender isso.
    as comunidades que pensam em conjunto, mas respeitando as diferenças internas são as que estào condenadas ao sucesso.
    um bom 2009 pra vc e pra todos nós...
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. O cenário da cãmara não mudou muito não ,os novos vão ter que mostrar personalidade e pelo menos tentar
    acabar com alguns absurdos ,tipo as
    dez diárias mensais de $250 reais
    que cada vereador têm direito.
    Lei feita por eles mesmos.
    Alguém acredita que isso acontecerá.?
    O vereador advogado fez uma campanha que pareceu mais filme
    de pega ladrão.
    Do pessoal que trabalhava pra ele
    todos foram presos,inclusive a
    própria mulher dele.Se regular
    pela campanha ,tamo ferrado.

    ResponderExcluir
  3. Ao último anônimo

    "Devemos supor inocente 'a priori' todo ausente de quem se diz mal na nossa presença, e, por conseqüência, defendê-lo.
    É uma das formas mais raras da coragem."(Padre Antonio VIEIRA)

    Bacucu contado

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE