sexta-feira, abril 3

AÍ, QUE PREGUIÇA!!!





Por: Jeffe Picanço
Eu tinha muita preguiça quando meu pai me mandava cortar o mato, ou dar comida pros bichos que ele tinha. Quem conheceu meu pai sabe que ele gostava de coisas de sítio, hortas, criação de animais. Eu nunca gostei, e ainda tinha uma enorme preguiça de trabalhar com essas coisas.
Não tinha motivação nenhuma pra ser sitiante. Claro, preferia ir jogar bola, andar de bicicleta, ler um livro, coisas que até hoje gosto de fazer.
Como ele me obrigava a fazer estes trabalhos, hoje gosto de coisas de casa, como carpir, cortar grama, podar árvores. Não cuido das plantas aqui de casa como deveria, mas nenhuma delas morreu por falta de cuidado. Pelo menos, elas não têm reclamado comigo, o que já é alguma coisa...Quando estive aí na terrinha, não gostei de ver o estado de algumas ruas. É muito mato. Demais mesmo. Falei sobre isso diversas vezes, tanto aqui no Bacucu como no meu blog, e mesmo no blog do Eduardo.
Entretanto, vi esses dias que foi lançado um mutirão de limpeza do mato nas ruas e praças de Antonina. Excelente idéia. Parabéns aos organizadores, a Prefeitura, a todos os que estão realizando este trabalho. Com ações como estas, a cidade ganha duas vezes: além de ficar mais bonita, a cidade ganha fiscais extras, pois quem participou do mutirão não vai assistir calmamente a destruição do seu trabalho. Mais gente vai cuidar do patrimônio público. Isso gera orgulho, cidadania, participação.
Estamos num contexto de crise, onde as renúncias fiscais do governo federal e a própria diminuição da atividade econômica afetam negativamente as receitas da prefeitura. É nessa hora que a prefeitura pode e deve pedir ajuda aos cidadãos na conservação e limpeza da cidade. Por que cada um não limpa o mato em frente a sua própria casa? Por que vizinhos não podem se juntar e limpar terrenos baldios? A prefeitura pode entrar com a coordenação dos trabalhos, com os funcionários municipais, com máquinas, com equipamento.
Também vi aqui ao longo da semana comentários que nós, bagrinhos, somos preguiçosos, que não gostamos de trabalhar, que fazemos corpo mole. É verdade e não é. Nós somos preguiçosos, como eu era preguiçoso na infância pra cortar o mato de casa.Quando estávamos acampando, no Escoteiro, lembro que todos faziam todas estas tarefas e muito mais, porque havia a novidade e a motivação para fazê-las. Estávamos cortando lenha pra fogueira, estávamos capinando pra montar as barracas, enfim, estávamos trabalhando e nos sentindo úteis ao grupo. Essa pode ser uma diferença importante.
Durante o carnaval, é fato o trabalho duro das escolas pra sair da avenida, pra montagem de fantasias e carros alegóricos. Trabalho alegre, cooperativo e voluntario.Antonina tem uma vocação de voluntariado como poucas comunidades que conheço. Por que não aproveitá-la? Podemos mais facilmente que outras comunidades, resolver problemas simples, como limpar a cidade, arrumar ruas e praças, prestar serviços comunitários dos mais diversos tipos.
O cidadão que pintou a faixa de pedestre na rua é um exemplo. É antes de tudo um aliado do progresso, alguém que pode e quer trabalhar por si e por sua comunidade. Que quer participar. Porque não aproveitar? Porque, em vez de brincar de ser do contra ou brincar de ser a favor, não fazemos uma corrente em que todos vão na mesma direção?Sempre que há vontade, liderança, motivação, nosso povo trabalha, e trabalha duro. O que é melhor, trabalha rindo.

9 comentários:

  1. Jeffe, não exagere, senão o pessoal do poleiro vai escrever na fachada da prefeitura a parte do hino nacional: DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO....

    ResponderExcluir
  2. Olá Jeffe
    Me parece que grande parte dos munícipes estão inadimplentes juntos a Prefeitura. Que tal se esses munícipes pagassem seus débitos com trabalho. O primeiro que deveria ser contemplado seria aquele cidadão que pintou as faixas em frente a sua casa. Lógico que o abatimento no imposto deveria ser proporcional ao serviço prestado. "Quer melhor incentivo?"
    Que tal dar uma canducada, digo, uma pensada nessa idéia...

    ResponderExcluir
  3. não tem qui ter moleza pra ninguém. nem pros do lado de lá do poder, nem pro lado de cá. a prefeitura NÃO PÁRE EM PÉ sem dinheiro.

    então, tem qui botá o nome desses cidadãos relapsos no SPC e cobrar a dívida no judiciário, ué... mas... aí é qui tá o buzilis da questão:- fazê isso é perda de voto na certa ....

    ResponderExcluir
  4. e por falar em berço esplêndido, resolvi dar uma voltinha pela cidade. Até que vi bastante turista. O dia tava lindo, só a maré qui não ajudou, qui tava muito baixa.

    Si eu fosse turista ia querer conhecer os dois prédios mais lindos da cidade. O teatro e a estação. O teatro tava em plena atividade. Dava pra ver, viver e vibrar. Mas a estação.... Às quatro da tarde tava fechada. Só faltou a secretaria de turismo pregar um cartaz na porta:- TURISTA NÃO É BENVINDO! VOLTE NA SEGUNDA, QUE AÍ EU ABRO COM HORA MARCADA!!!

    Depois acham ruim de dizer que a prefeitura é um cabide de emprego. Porque qui não dão as coisas pra quem quer e tem vontade de trabalhar? Peguem o turismo e façam uma fusão com a cultura e a prefeitura vai pagar unicamente O SECRETÁRIO QUE QUER TRABALHAR, aquele da cultura, qui ele sim está promovendo o turismo que a outra secretaria não faiz !!!

    ResponderExcluir
  5. ... não é 'canducada' e ... 'cantucada' é, mais aí perde voto.

    ResponderExcluir
  6. Jeffe, Você é muito 'bonzinho'. Lanheza não adianta. Tem é que refocinhar na cara deles... não do povo, claro. Nem assim criam vergonha e começam a fazer o que precisa. Pra quem não quer,pra quem é fraco, sempre tem desculpa! O mundo tá essa porcaria por causa das desculpas.... Até parece que eles ganham o dinheiro do povo, pra arranjar desculpas e não pra resolver o problema.

    ResponderExcluir
  7. acabei de dar uma volta hj por morretes e fui até porto de cima, tinha muito turista quando voltei a antonia e dei uma volta pela feira mar putz deu até um desanimo as ruas do centro cheio de mato meia duzia de turista na feira mar coitada da nossa antonina fui embora porque nao tinha nada o q fazer aki ha mais uma coisa as barracas de artesanato de morretes estavam movimentadissímas enquanto as de antonina nem tavam montadas...

    ResponderExcluir
  8. E eles não querem que critique, querem esperar o final de governo iludindo o povo que ainda é cedo para criticar. Pô, pelo menos limpem a cidade! Pintem os prédios públicos que está uma nojeira, que façam alguma coisa meu Deus, que o tempo está passando e a nossa paciência já está se esgotando.

    ResponderExcluir
  9. Jeffe, ninguém tá brincando de ser contra ou a favor... Posições conceituais e convicções não são brincadeira. Nessa Voce 'viajou na maionese'

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE