segunda-feira, novembro 2

EU COMENTO...





Por Nerval Pedro Pires da Silva

Ao abrir ontem o Blog do Fábio Campana, me deparei com um comentário absolutamente incomum nos dias de hoje, e que deverasmente me chamou a atenção. Trata-se, todavia, de um desabafo intitulado “Espora de Nundhiá”. Não sei quem o escreveu, qual o significado que quis dar o autor ao inusitado título, não obstante, este comentarista aqui reconhecer a integral verossimilhança do seu conteúdo.

Seria muita pretensão de minha parte esperar que o desabafo deste autor desconhecido, seja o fruto do trabalho que venho desenvolvendo aqui nos blogs e jornais a mais de dois anos ininterruptos, correndo até o risco de represárias por parte dos brutos e das “otoridades” constituídas. Não me importo com isso, já estou exclamentado, já passei dias mais difíceis na época da ditadura militar, que tinha em minha pessoa, ainda bem jovem, o seu mais ardoroso adversário.

Às vezes chego a duvidar que eu esteja vivendo esse episódio aqui nesta terra que fora o berço de valorosos homens do passado – de um povo de heróicos brados retumbantes. Eu ainda testemunhei alguns desses resquícios de bravura, de amor, de desprendimento por esta terra horizontalmente cravada à beira mar. Que a partir daí, a ação deletéria da metamorfose transforma este povo num bando de covardes e indolentes - salvem-se raríssimas exceções.

Antonina padece hoje por conta do seu povo, que a largou nas mãos dos corruptos, dos incompetentes, e dos desprovidos de amor. Você não imagina meu amigo desconhecido, o quão eu estou sofrendo por dentro e por fora ao vê-la definhando dia-a-dia, sendo sugada nas mãos desses políticos inescrupulosos, e assistida com a maior passividade por esse povo sem brios, sem sangue nas veias e sem coração. Tenho gritado com todas as forças que disponho que deixem Antonina. Vão embora daqui que nós saberemos ministrar o remédio para restitui-lhe novamente a vida, a sua dignidade, a sua graça, sua beleza e seus encantos mil.

Esta cidade que fora a primeira do Paraná, fonte da economia do estado, que parira centenas de grandes vultos, nas mãos desses safados que a transformaram numa cidade de indigentes da periferia. Povo que assiste calado os seus prefeitos chamar a escória para comandar a maioria das secretarias e diretorias - é ser um povo muito rele, de baixa qualidade. Ou não quer nada com a cidade, preferindo mesmo que ela se dane, que se “exploda” - neste caso, então, resta-lhe aquele chavão muito usado pelos militares da ditadura: ou ame-a ou deixe-a!

O desabafo desse desconhecido leva a chancela da mais pura e cristalina realidade em que vivemos nos dias de hoje, a mercê deste povinho estúpido e egoísta que nem merecia existir. Falar mais do que ele já disse, é puro pleonasmo – é chover no molhado.
Entretanto, só espero agora, após uma leitura mais analítica e reflexiva do comentário deste desconhecido, por aqueles que ainda não estão contaminados pelo cancro – esse bichinho fétido que assolou a grande maioria da população capelista, que se unam as essas pouquíssimas vozes como as nossas, e venham também fazer coro para salvar o que ainda resta, antes que seja tarde de mais.
(Nerval Pedro é escritor e comentarista)

2 comentários:

  1. Veja: Em todos os quadros de avisos a atual administração de Antonina, expõe documentos com logomarca da atual gestão. Segundo a Lei abaixo é proibido. Existem veículos novos também expondo a mesma marca. Afinal, a lei abaixo foi feita para não ser cumprida ? Com a palavra os vereadores e os autores da lei.

    LEI Nº 6/2009

    “PROÍBE A UTILIZAÇÃO DE MARCAS, LOGOMARCAS, OU QUALQUER OUTRA FORMA DE TIMBRE QUE TENHAM SIDO USADOS EM CAMPANHAS POLÍTICAS OU IDENTIFIQUE O ADMINISTRADOR PÚBLICO MUNICIPAL DURANTE SUA GESTÃO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”

    O Prefeito Municipal de Antonina, Faço Saber que, a Câmara Municipal de Antonina, aprovou e Eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1º – Fica PROIBIDA a utilização de marcas, logomarcas ou qualquer outra forma de timbre em bens móveis e imóveis, veículos, papéis ou documentos, placas, outdoor, adesivos, internet, uniformes de funcionários, estudantes e professores vinculados ao Município de Antonina/PR, que tenham sido usados em campanhas políticas ou identifique o administrador público municipal durante sua gestão.

    Art. 2º – A proibição a que se refere o artigo anterior, não se aplica aos símbolos do Município, instituídos no art. 4º da Lei Orgânica Municipal.

    Art. 3º – Deverão ser utilizadas em todos os bens e documentos públicos, citados no artigo primeiro desta Lei, o BRASÃO do Município de Antonina/PR.

    Art. 4º – A aplicação dos dispositivos desta Lei se dará somente nos casos de novas utilizações em bens e documentos públicos, ressalvados as existentes até a data de publicação desta norma legal, os quais serão substituídos gradativamente para atendimento a presente lei.

    Art. 5º – O desrespeito às normas constantes desta Lei caracteriza infração político administrativa.

    Art. 6º – Esta Lei entrará em vigor na data de publicação, revogadas as disposições em contrário.

    GABINETE DO PREFEITO, Em 06 de Abril de 2009.

    CARLOS AUGUSTO MACHADO
    Prefeito Municipal

    ResponderExcluir
  2. "...Antonina padece hoje por conta do seu povo, que a largou nas mãos dos corruptos, dos incompetentes, e dos desprovidos de amor.
    ...O desabafo desse desconhecido leva a chancela da mais pura e cristalina realidade em que vivemos nos dias de hoje, a mercê deste povinho estúpido e egoísta que nem merecia existir."
    Contundente!
    Mas ainda existe um fiozinho de esperança.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE