quinta-feira, novembro 26

PRESOS POR CRIME AMBIENTAL ERAM SERVIDORES DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA...

Casal detido por extração de palmito no litoral estava empregado até ontem no gabinete do deputado Nelson Justus

Publicado em 26/11/2009 | Heliberton Cesca e Caroline Olinda

Guaratuba e curitiba - A Operação Juçara da Polícia Federal (PF), que na semana passada prendeu uma quadrilha de ex­­­­tração ilegal de palmito no litoral do Paraná, revelou o envolvimento de políticos e funcionários mu­­­­ni­­­cipais de Guaratuba como suspeitos pelo crime ambiental. Mas as ramificações do grupo não se restringem apenas ao poder público do litoral. Dois dos 18 presos eram servidores da Assembleia Legis­­la­­­tiva do Paraná (AL) até on­­­tem, ocupando cargos co­­­­missio­­­nados no gabinete do presidente da Casa, Nelson Justus (DEM). Eles se demitiram nesta quarta-feira.

Cezar Renato Tozetto e a mu­­­lher dele, Doris Rozana Correa Tozetto, foram detidos no último dia 17, junto com o ex-prefeito de Guaratuba, José Ananias dos San­­­­tos, por serem funcionários da Indústria Palmeira, que fabricava conservas de palmito extraído ilegalmente, segundo a PF.

Operação Juçara

Prisões levantam nova suspeita de fantasmas

A detenção de duas pessoas com cargo na Assembleia Legislativa do Paraná, durante a Operação Juçara da Polícia Federal– que levou 18 acusados de crimes ambientais à cadeia –, reacende a suspeita da existência de funcionários fantasmas na Casa. De acordo com o mandato de prisão decretado pela Justiça Federal, Doria Rozana Correa Tozetto, apesar de constar na lista de funcionários da Assembleia, atuava na fá­­­brica de palmitos Palmeira, em Guaratuba.

Leia a matéria completa

O casal Tozetto mantém relações tanto com a família de Justus quanto com a Ananias dos Santos. Os dois trabalhavam na fábrica da família Ananias regularmente. Porém, isso não impedia de receberem também um salário da As­­­sembleia para prestar serviços políticos a Nelson Justus.

Além disso, o filho do ex-prefeito de Guaratuba, José Ananias dos Santos Júnior, é o atual vice-prefeito da cidade, na administração da prefeita Evani Justus. Ela, por sua vez, é cunhada do presidente e deputado Justus. Doris, aliás, é cunhada de José Ananias, o ex-pre­­­feito.

A relação de sustentação política do grupo chamou a atenção da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF). E essa inter-relação é que a investigação pretende detalhar. A PF e o MPF não dão detalhes do conteúdo dos três meses de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça no processo de crime ambiental porque ele tramita em segredo judicial.

O procurador-geral do MPF, Alessandro José Fernandes de Oliveira, afirmou ontem não saber que dois dos presos da Operação Juçara eram funcionários de Justus na Assembleia. Sem dar detalhes, ele comentou que a comprovação disso “é muito importante para o restante da investigação”. Na se­­­­mana passada, o procurador havia revelado que o material recolhido durante as escutas telefônicas iriam promover a abertura de outros inquéritos, com suspeitas de corrupção, prevaricação e de crimes eleitorais.

O delegado que preside o inquérito na PF, Michael de Assis Fagun­­­des, comentou que trabalha na busca de indícios do uso de cargos políticos para proteger a extração ilegal de palmito. Ele levantou a hipótese de o lucro da venda do palmito ser usado ilegalmente para bancar campanhas eleitorais.

A presidência da Assembleia informou ontem que Doris e Cezar Tozetto pediram demissão do gabinete de Justus, após serem soltos por um habeas corpus. Segun­­­do a presidência da Casa, os dois trabalhavam como agentes políticos de Justus em Guaratuba, sem detalhar desde quando. O casal estava contratado, porém, pelo menos desde março, pois o nomde deles conta da lista de servidores da Casa divulgada naquele mês. Na carta de demissão, eles dizem que pediram o desligamento para poder preservar a imagem da Assembleia e de Justus. O casal foi procurado ontem, mas não foi encontrado para prestar informações.

o deputado Justus não quis falar diretamente com a reportagem. Por meio de sua assessoria, informou ter sido surpreendido pela notícia da prisão dos dois servidores. “Eu fiquei muito surpreso com esse episódio. Eles agiram com correção ao pedir demissão para poder se defender sem causar constrangimento à Assembleia”, comentou o deputado, por intermédio de sua assessoria.

(Fonte: Gazeta do Povo)

23 comentários:

  1. Hum...tem mais antoninenses nesta fantasmagórica Assembléia; tem a clã Oliveira Fonseca(K.M.J), o filho do ex-vereador R.cara.R,... e outras figuras carimbadas de Antonina, que fazem comentários nos blogs, como se fossem os últimos honestos do mundo, Lembrei-me dessa: "O mundo estaria salvo se os homens de bem tivessem a mesma ousadia dos canalhas". (Nelson Rodrigues)

    Neuton tá sumido?

    ResponderExcluir
  2. Nada...

    Estive aí neste final de semana... fiz uma ponte aérea, quadra da escola de samba do batel via portinho...

    ResponderExcluir
  3. soube que houve uma confusão com vc lá no Portinho?

    o que houve neutinho?

    ResponderExcluir
  4. Neuton.

    Vai ter verde ficando vermelho de raiva - ou de vergonha - se as escutas forem divulgadas.

    ResponderExcluir
  5. Um maluco que me insultou por duas vezes... nada relevante... hehehe

    ResponderExcluir
  6. Diz aí Neutinho, foi algum alcoólatra que te provocou? Diz aí.

    ResponderExcluir
  7. Neutinho.
    Parodiando um poema de Carlos Drummond:
    "No meio do caminho tinha um alcoólatra
    tinha um alcoólatra no meio do caminho
    tinha um alcoólatra
    no meio do caminho tinha um alcoólatra."

    Agora virou:
    "No meio do caminho tinha uma canduquete
    tinha uma canduquete no meio do caminho
    tinha uma canduquete
    no meio do caminho tinha uma canduquete."

    Sai mosca de cavalo.

    ResponderExcluir
  8. Sabe que não deu nem tempo de reparar, o maluco deu com a cara três vezes na minha mão e despencou...pode.

    ResponderExcluir
  9. NEUTINHO ESTE TAL DE MAICON QUE LHE PROVOCOU É UM METIDO DO BAIRRO DO PORTINHO. VIVE PROVOCANDO TODO MUNDO POR LÁ. E TODOS TEM MEDO DESTE RAPAZ. GOSTEI
    ELE UM DIA IA ENCONTAR O SEU. E ENCONTROU VC.NOCAUTE BONITO.

    ResponderExcluir
  10. Pessoal

    Não quero que esta minha reação sirva de exemplo, principalmente para os jovens que acessam este blog, mas, por outro lado, também não quero que saiam poraí dando o outro lado da face para bater. É complicado... temos que respeitar a todos.
    O melhor de tudo é evitar mesmo, evitem até o último instante, agora se não der... siga o conselho da Marta Suplicy - 'Relaxa e Goza'.

    Espero ter parado por aqui. Sou amigo de quem é meu amigo.

    ResponderExcluir
  11. Esta e a reação de todos os canduquetes andão nervosos a coitados.

    ResponderExcluir
  12. Neutinho.
    O Bacucu poderia lançar um concurso de marchinhas pro Carnaval 2010, eu já tenho a minha, terá o seguinte nome: "Upa! Upa! Upa! cavalinho-cagão!"

    ResponderExcluir
  13. Neutinho, depois de ler essa materia, resolvi lhe escrever, para desabafar.

    O Lula e Serra, devem ter o mesmo DNA, o da canalhice explícita. Um nasceu na pobreza, o outro, nasceu em berço de ouro, fazendo parte da classe dominante, nunca soube o que é miséria. O que mais admira, é que Lula tendo passado dificuldades, tenha se tornado tão insensível para como sofrimento dos aposentados e pensionistas, mas Serra, seu "Irmão Corso", esse não se comove com a miséria e o sofrimento, pois nunca os conheceu. Quem agora lhe fala, é um antoninense de 70 anos, não é um qualquer sem noção de nada, conhecedor das mazelas de todos os governantes, Nei Braga, José Richa, Álvaro Dias, Requião, Manoel Ribas,...E, é triste dizer mas, depois que os "milicos" entregaram a rapadura, (Figueiredo foi o último e saiu pela porta dos fundos, para não ter de entregar a faixa presidencial para Sarney, pois não concordava com o 'golpe que foi a sua posse') os aposentados nunca sofreram tantas injustiças, nunca foram tão roubados desde Sarney para cá...Se depender de um novo presidente (ou presidenta), o genocídio dos aposentados está mais próximo do que nunca do seu final...

    ResponderExcluir
  14. Pelo andar da carruagem, e como o litoral está na crista da onda, logo, logo, a Assembléia vai descobrir notas frias nas prestações de contas de deputados, principalmente naquela festança na Churrascaria do Host, cuidado Waldir Cabral! E vamos ter a CPI do Barreado.

    ResponderExcluir
  15. Klébio está dormindo de tênis Nike, apropriado para corrida, diurna ou noturna.

    A quadrilha dos Palmiteiros já dançou. Falta a da Guaratubanda.

    ResponderExcluir
  16. Até segunda ordem, do padrinho do Tutico, o palmito foi banido do cardápio dos restaurantes da Assembleia Legislativa. Motivo: risco de indigestão.

    A Assembléia sempre esteve cheia de PALPITEIROS. Agora tem PALMITEIROS.

    A pergunta que fica, Tutico vc é palpiteiro? Ou palmiteiro? Essa pergunta é feita porque vc estava presente naquele rega-bofe lá na Churrascaria do Host, vc, Klébio, o Injusto.

    ResponderExcluir
  17. "Quem agora lhe fala, é um antoninense de 70 anos,..."
    Sai fora! Que velhinho que nada!
    Sai fora! Enganador.

    ResponderExcluir
  18. Neuton do céu, não se fala outra coisa, aqui em Antonina.

    O T@#%co entrou com uma projeto criando mais dois cargos em comissão na câmara, e com a autorização do pre@#$%dente L@#$%& P&%$#@co.

    A Cãmara inovou e criou cargos em comissão com nova de nomenclatura - a de nível P. Palmiteiro 1, Palmiteiro 2 e assim por diante.

    ResponderExcluir
  19. E O BALELA, VOTOU CONTRA OS CARGOS EM COMISSÃO ???????????

    GENTE, NÃO É CARGO EM COMISSÃO - É CARGO EM....
    COMEÇÃO..... NÃO É COMEÇÃO DE COMEÇO E COMEÇÃO DE COMER O DINHERO DO POVO.

    ResponderExcluir
  20. cambada de safado e de vagabundos. inda vem criar mais cargo pros chupin do povo. voces não valem o fejão que come. voces vão ter que botá mesa na calçada qui aí dentro mal cabe voces. tão falando de fastasma. aí vai ter um monte deles, qui ficam em casa ganhando na vagabundagem de coçá o s... ou a b..... voces tão brincando co povo. vai começá acontecê o que vira e mexe si vê no iterior do estado de são paulo, qui o povo METE F@&@ EM TUDU, ATÉ NESSA CAMBADA QUI NÃO VALE NADA !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Que falta de respeito, esse rapaz que fez esse comentário indecente, dever ter um com uma oposentadoria muito boa de algum orgão do serviço público. Eu queria ver se ele estivesse sido aposentado pel a iniciativa privada. Vá a merda! Seu PETRALHA OU PESEDEBISTA.

    Está na hora de o aposentado brasileiro tirar o pijama (o que não estiver fazendo bico para pagar pelo menos os remédios que toma) e sair às ruas para arregimentar eleitores para votar contra este governo, nas eleições de 2010, e torcer para que um outro governo, se eleito, o trate com a dignidade que merece e a que tem direito por ter dado o seu sangue durante anos e, no final da vida, ser desrepeitado e humilhado como está sendo. Se mobilizem. Um abraços e meu respeito a todos.

    ResponderExcluir
  22. só um comentario quantos pais de familia dão de comer seus filho com o corte de palminito e vocês quanto empregos vocês dão falsos moralista.

    ResponderExcluir
  23. Maria Chiquinha, na versão do Centro Cínico
    30 nov 2009 - 11:02
    O Filósofo do Centro Cínico enviou a sua (dele) versão da letra da música “Maria Chiquinha”, gravada mais recentemente por Sandy e Junior, mas que também fez sucesso nas vozes de Zé do Rancho e Mariazinha:

    Que que ‘ocê’ foi fazer no mato, Juçara Pupunha?
    Que cocê foi fazer no mato?
    Eu precisava cortar palmito, Nersinho, meu bem
    Eu precisava cortar palmito
    Quem é que tava lá com você, Juçara Pupunha?
    Quem é que tava lá com você?
    Era assessor parlamentar, Nersinho, meu bem
    Era assessor parlamentar
    Eu nunca vi cargo de confiança no mato, Juçara Pupunha
    Eu nunca vi cargo de confiança no mato
    Era o ex-prefeito, Nersinho meu bem
    Era o ex-prefeito
    Eu nunca vi DAS com machado, Juçara Pupunha
    Eu nunca vi DAS com machado
    Ela tava me assessorando, Nersinho, meu bem
    Ela tava me assessorando
    No mês de novembro não dá palmito, Juçara Pupunha
    No mês de setembro não dá palmito
    Foi uns que deu fora do tempo, Nersinho, meu bem
    Foi uns que deu fora do tempo
    Então vai buscar uns que eu quero ver, Juçara Pupunha
    Então vai buscar uns que eu quero ver
    O fiscais levaram tudo, Nersinho, meu bem
    Os fiscais levaram tudo
    Então eu vou te exonerar, Juçara Pupunha
    Então eu vou te exonerar
    Que cocê vai fazer com o resto da turma?
    O resto? Pode deixar que eu aproveito nas eleições.


    http://jornale.com.br/zebeto/

    Obs..Neuton tem uma rapaziada que tão usando o seu blog, dizendo que houve uma "barraco" em Antonina. O que eles querem é desviar a atenção sobre o caso ai de cima. Os 'Hôme' logo, logo vão chamar para depor, contabilistas que montaram firmas de fachada, e assinar documentos dos balanços da mesma, o pessoal que deu álvaras para as mesmas, tem uma que tinha álvara para conserva de pepino e tranportava palmito juçara nas caixas...CORRAM QUE A POLÍCIA VEM AI.......

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE