quarta-feira, abril 28

ONG ambiental denuncia vereadores de Antonina...

logo

A Associação de Defesa do Meio Ambiente e do Desenvolvimento de Antonina (Ademadan) acusa os veredores da cidade de manipularem a população contra a Usina Hidrelétrica Parigot de Souza, da Copel.

rosildopilar230410b

A informação é do blog “O Ponto da Minha Vista” (opontodeminhavista.blogspot.com) , editado por Rosil do Pilar. De acordo com o blog, a presidente da Ademadan, a professora Eliane B. Boldrini, fez a denúncia em entrevista ao “Programa de Notícias” da Rádio Serra do Mar, na sexta-feira (23).

“(Eliane) soltou o verbo e acusou veementemente os vereadores de traição e manipulação do povo simples de Antonina”, afirma o blog. Segundo a notícia, vereadores e a Colônia de Pescadores Z8 convocaram a população a participar de uma Ação Civil Pública contra a Usina Parigot de Souza e a Copel. O motivo é o assoreamento da Baía de Antonina que a usina estaria provocando.

Segundo Eliane, foi a Ademandan que começou a estudar o problema desde 2006, “porque a prefeitura nunca se interessou em patrocinar os estudos”. Os levantamentos feitos pela organização concluíram que a usina não é a úncia responsável pelo assoreamento. Entre as outras causas estão o desmatamento das margens, depósitos indevidos de resíduos de dragagem e influência dos rios de Morretes nas proximidades dos Terminais da Ponta do Félix. Estudos da própria Copel reconheceriam que a usina é responsável apenas assoreamento do rio Cachoeira, mas não pela baia toda.

De acordo com o blog, Eliane “afirmou ainda que não basta apenas os pescadores ou a população serem indenizados, sem que o município seja reparado pelos danos ambientais com projetos de correção”. A presidente sugeriu para a Câmara criasse de um Fundo Municipal do Meio Ambiente cujos recursos viriam dos royaltes ecológicos para aplicação na gestão ambiental da baía e que “este projeto foi engavetado pelos vereadores”.

Segundo “O Ponto da Minha Vista”, a presidente da Ademadan afirmou que se sentiu traída pelos vereadores envolvidos, “pois estes ficaram calados diante das manipulações do presidente da Câmara, Luis Carlos de Souza”. Eliane ainda teria dito que o espaço físico do legislativo foi utilizado indevidamente “como escritório para assuntos particulares do seu presidente, visando lucro politico e dos advogados, que se ganharem levarão 25% da ação proposta”. A acusação também se dirige ao vereador Hélio de Freitas e à Colônia Z8.

“A Ademadam sentiu-se usada, pois foi ela que subsidiou a Câmara Municipal com todo e farto material sobre o assunto. Os vereadores pegaram tudo de mão beijada para agora buscarem lucros deixando a baía do mesmo jeito. Ninguém está preocupado com o meio ambiente, mas sim em ganhar dinheiro fácil”, concluiu o blog sobre a entrevista que durou meia hora.

Conheça a Ademan:

A Associação de Defesa do Meio Ambiente e do Desenvolvimento de Antonina (Ademadan) é uma ONG de Utilidade Pública pela Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, Lei nª 12523, publicada em janeiro de 1999.

Foi criada em 1997 com o objetivo de desenvolver projetos de geração de renda e educação ambiental em áreas de Unidade de Conservação, com enfoque na APA de Guaraqueçaba e atuação no município de Antonina, litoral norte do Estado do Paraná. A Ademadan desenvolve projetos em parceria com diversas instituições acadêmicas, governamental, iniciativa privada e instituições da sociedade civil organizada com ênfase no movimento social.

Sede Praça Coronel Macedo, 316 CEP: 83.370-000 Antonina - Litoral do Paraná - Brasil

Fone / Fax: (41) 3432-3358 / fone: (41) 3076-8715 - cel. (41) 9214-1224

Fonte: Correio do Litoral.com

Um comentário:

  1. Só agora a ADEMADAN sentiu o que é ser enganada, infelizmente. Talves seja o momento da Presidente Eliane deixar o cargo.
    Mauricio Scarante (Masca)
    Pres. do PSB de Antonina

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE