quarta-feira, janeiro 4

LIXO

A data é:

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Parte da matéria é do blog Antonina Viva



Clique na imagem para ampliar

Qual a diferença entre aterro sanitário e lixão?

Segundo a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, responsável pelo destino do lixo em Antonina, o aterro sanitário é o processo de disposição final de resíduos sólidos, principalmente do lixo domiciliar, baseado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas. Estas normas e critérios permitem a confinação segura do lixo, em termos de controle da poluição ambiental e proteção ao meio ambiente.

Ao contrário do aterro sanitário, os lixões não atendem nenhuma norma de controle. O lixo é disposto de qualquer maneira e sem nenhum tratamento, o que acaba causando inúmeros problemas ambientais. O lixo a céu aberto atrai ratos que têm a sua capacidade reprodutiva aumentada devido a disponibilidade abundante de alimentos. Esses animais são transmissores de inúmeras doenças, tais como raiva, meningite, leptospirose e peste bubônica.

Outro sério problema causado pelos lixões é a contaminação do solo e do lençol freático, caso exista um no local, pela ação do chorume, líquido de cor negra característico de matéria orgânica em decomposição.
__________

P.S.: Ainda bem que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente reconhece todas essas porcarias que o lixo ao céu aberto pode trazer a população antoninense... ainda bem!!!

_________

Hoje, a realidade

Você que mora no centro, no Portinho, na Praia dos Polacos, Jardim Maria Luiza, Matarazzo, Penha, Ponta da Pita, ou... em outros bairros da cidade de Antonina.. não devem estar sabendo da luta dos nossos irmãos da localidade de São João Feliz referente ao novo  lixão "aterro" sanitário  de Antonina...

...quer entender, então clique AQUI, assista ao vídeo da RPC de hoje sobre o lixão de Antonina.
_________
NOTA.:

Já sobre a MOSACA VAREJEIRA que se proliferou em Antonina...

Hoje encontrada em todo lugar da cidade, as moscas da espécie cochlilomyia hominivorax, mais conhecida como varejeiras, alimentam-se principalmente de frutas e néctar de flores. O que muitos não sabem é que ela também pode ser perigosa para a saúde dos seres humanos. Um estudo que começou a ser desenvolvido por uma equipe da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) constatou que a incidência da miíase, doença provocada pelas larvas dessa mosca, cujos efeitos podem chegar à amputação de membros do corpo. Iniciada quando as varejeiras põem os ovos em ferimentos no corpo das vítimas, a miíase geralmente passa despercebida nos prontuários dos hospitais, onde consta apenas a origem das lesões.

A miíase é provocada porque as larvas da mosca varejeira só se alimentam de tecidos vivos. Por isso, as fêmeas procuram ferimentos ou cavidades do corpo, como olhos e boca, para pôr seus ovos. Quando isso acontece, as larvas passam três ou quatro dias até caírem e passarem a uma nova etapa de seu desenvolvimento. Mas a essa altura as feridas já foram agravadas.



 

8 comentários:

  1. O POVO É MASSA DE MANOBRA DO PT NINA.

    Quando se fala de povo, a palavra massa exprime grande quantidade de pessoas, assim o povo é uma massa e é visto como massa de manobra quando se deixa levar pela opinião de um lider ou de um pequeno grupo que tem o poder de persuasão para fazer com que o povo aceite aquilo que eles querem. Os canais de TV usa sempre o povo como massa de manobra, pois mal ela abre o bico o povo já está apoiando, se colocar por exemplo, uma barata na novela das oito, todo mundo vai andar com uma barata pendurada ao pescoço.

    Se ela disser que um politico é corrupto ninguem ouse dizer o contrario, pois as pessoas aceitam o que eles dizem. Se deu na TV que o Zé matou o Manoel o povo sai dizendo até que viu a hora que o Manoel deu o tiro, as vezes a morte foi por envenenamento, A TV é quem menos tem moral para chamar o povo de massa de manobra. Não obstante ele se prestar para isto. Os políticos quando querem levantar uma bandeira para arrumar votos inventam alguma coisa que é de interesse do povo, e este em massa vai para as ruas bater palmas para este politico, o povo faz passeata manifestação para provar que é massa de manobra. Qualquer manifestação que vc ver em sua cidade, é o interesse de alguem que está predominando e ele não faz o povo massa de manobra, o povo é que se deixa levar, vai porque quer.

    Moral da estória, todos manipulados de alguma forma, principalmente os mais pobres que são usados para a próxima eleição.

    ResponderExcluir
  2. O Nazareno Erly continua escrevendo e defendendo o mal, bem...

    ResponderExcluir
  3. ...Jesus burgues...
    A grande mídia é manipuladora é, não podemos contestar. agora você defender uma palhaçada dessas com dinheiro publico, ou você é o palhaço ou somos todos nós. O urubu que você na reportagem é de borracha, e todos os moradores que aparecem na reportagem fazem parte de um plano de conspiração revolucionaria, que querem denigrir a imagem dos cidadães Capelistas. Continue a ver sua novela nobre demagogo e matar suas baratas o POVO capelista esta cansado de pessoas iguais a você.
    eu vi o local, conheço as famílias e não é sua palavra idiotá que muda os fatos.
    Nazareno ou Judas de Antonina vá acender vela para o seu santo, José Serra da Nata vencida.

    ResponderExcluir
  4. SOU DO TEMPO EM QUE: ESTIVADOR LAVAVA BICICLETA COM CERVEJA E QUEM COMIA BAGRE ELES DIZIAM QUE COMIAM SAPO.

    Quando abro minha caixa de emails agora de manhã, várias pessoas reclamando do lixão, discriminação contra os moradores do São João Felix, etc.

    Por aqui o povo não perde a mania de reclamar de preconceito, discriminação e o blá blá blá conhecido. Isso tudo articulado pela nossa pseudo-elite política, com a ajuda de parte da blogosfera.

    É um comportamento semelhante ao do Gato de Botas. Se faz de coitado quando interessa, mas no fundo luta feito um monstro quando é preciso para defender seus interesses, especialmente interesses financeiros/políticos.

    É preciso parar com essa síndrome de sofredor. Antonina não é mais aquela tragédia econômica que estávamos acostumados. Não apenas o Governo Federal posicionou-se de forma decisiva para tirar Antonina da decadência, mas o setor privado também.

    Várias empresas estão apostando em Antonina, e essa síndrome de coitado que alguns tentam passar só nos rebaixa. É preciso se impor fazendo-se respeitar.

    O Estado é o quase paraíso escandinavo? Claro que não, ninguém está falando isso. Aqui a tragédia social ainda é imensa, mas essa crise de coitado não combina com nossa pseuda-elite política e econômica. Se tem alguém aqui que não deve chorar por isso é a nossa parte de cima da pirâmide social - são altos funcionários públicos aposentados, ganhando muito bem por sinal, e a maioria deles entrou no serviço público pór indicação política, sem nunca terem participando de um concurso público na vida -.

    Esse comportamento Gato de Botas de nossa pseuda-elite é patético, quando quem sofre por aqui é o povo.

    Basta ver o que acontece na nossa CMA para saber do que estou falando. Enquanto a CMA se esparrama em dinheiro, o povo vive em absoluta miséria.

    ResponderExcluir
  5. Alguns não querem ver, são os piores cegos. Mas uma posição precisa ser mantida, a isenção, para se analisar fatos concretos e que precisam ser ditos, longe das paixões político-partidárias.

    Estão reservadas para Antonina surpresas relevantes e que atingirão não apenas a economia do município, como algumas perdas e outros ganhos.

    Ao longo dos anos permitiu-se, aleatoriamente, um desenfreado crescimento demográfico da cidade, mantiveram-se os olhos fechados e os ouvidos moucos. Alguns prefeitos fizeram o congelamento de áreas determinadas, outros não e o reflexo começará a acontecer. A arrecadação não sofre alteração, as despesas aumentam e passa a haver um desequilíbrio econômico-financeiro que, aos poucos, e, genericamente, conduz a um estado lastimável que só mesmo se perceberá bem depois.

    Adversários tradicionais ou os forjados ao longo dos anos, sempre existem, sendo fácil citar exemplos naturais como antigos parceiros de uma mesma administração, por motivos vários passaram a trilhar caminhos diferentes, e, conhecedores das particularidades de cada um dos ex-companheiros, passam a trocar farpas, criticando-se, visando não atingir apenas e tão somente a administração em si, mas a pessoa física do administrador e não a jurídica que o poder ostenta, como em pequenos municípios se registra e se vê.

    Continuando a análise fria e eqüidistante observa-se que, por mais que realize uma administração constituída de oposição sistemática, não deixando sofrer solução de continuidade as obras programadas, em andamento, ou concluídas há sempre que se focar o trabalho minimizando ou desprestigiando as suas conquistas.

    Ficam ex-parceiros da antiga administração torpedeando o trabalho, as obras, as conquistas. Neles os prefeitos têm conseguido realizar trabalho que satisfaz a grande parte da população, mas denegrir a gestão tem sido uma constante, tarefa de muitos.

    Não nos façamos de cegos, tampouco de surdos. Mesmo que não se leia na mesma cartilha da administração, a participação de todos é importante para a cidade fazer pulsar um único coração, na incontida luta pelo seu desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  6. o que o alcaide fez foi simplesmente mudar o lixao de lugar aquelas apresentações do novo aterro sanitario com a presença do renomado dr sant clair ficou so no papel, tudo ia bem quando aos 45 do segundo tempo o caduca pois a mão na bola é penalti

    ResponderExcluir
  7. Boa... muito boa...

    Só que agora ninguém quer bater o pênalti...

    ...já tem gente dizendo que o pênalti é de muita responsabilidade, deverá ser cobrado pelo dono do time...

    Quem é o dono do time? rss

    ResponderExcluir
  8. Não terá batida de pênalti, pois a partida esta sub-judice: a SPVS entrou com uma denúncia contra a PMA - por ela não estar cumprindo a lei ambiental-. Foi aceita esta denúncia pelo orgão ambiental do Paraná e isso acarretou a perda de 300 mil reais pelo município de Antonina de ICMS-Ecológico. Resumindo a SPVS melou o Aterro Sanitário de Antonina e todos os projetos que adviriam dele. Isso é política. Expressionante. E quem se phode é sempre o povão.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS SOMENTE COM CONTAS NO GOOGLE