APRESENTA:
SAMBA ENREDO 2010
Vídeo criado por: Bacucu com Farinha
________
NOTA.:
Não foi colocado os autores da composição, interpretes e também não foi colocado o enredo, nã me enviaram, somente me enviaram o samba enredo.
APRESENTA:
SAMBA ENREDO 2010
Vídeo criado por: Bacucu com Farinha
________
NOTA.:
Não foi colocado os autores da composição, interpretes e também não foi colocado o enredo, nã me enviaram, somente me enviaram o samba enredo.
O meu companheiro de composição e grande amigo, Josiel Cordeiro, está de blog novo na área...
BAR CAFÉ & CULTURA, o blog traz um pouco de notícia, curiosidade e muitos temas interessantes, vale a pena conferir...
O endereço do blog está logo abaixo.
A folia de momo deste ano em Antonina tem algumas novidades, tudo isso visando maior participação popular. As melhorias foram apresentadas no dia 25/01/2010...
Este ano, o Carnaval de Antonina se estende para a Ponta da Pita e para o Mercado Municipal, onde haverá o “Terreirão do Samba”, aberto a quem quiser participar tocando qualquer modalidade musical, como samba, choro ou pagode, bastando se inscrever no local.
Parabéns aos organizadores, pelo jeito a idéia é fazer com que o carnaval antoninense conte com a participação de todos e a população não seja apenas uma expectadora da festa. Neuton Pires.
De acordo com o cronograma, já temos a composição das escolas de samba para o desfile na avenida do samba...
Faz tempo que venho solicitando este cronograma do desfile das escolas de samba... solicitei para várias pessoas, até para a secretaria de cultura eu pedi....
... pedi que me enviassem a ordem do desfile das escolas. Em vão... é, parece que a bagaça deste blog não é bem visto por ELES, porque será?
Mas deixa pra lá, não posso perder o sono...
Prontamente, o meu amigo João Alberto (Araponga), também conhecido como John Albert, foi quem me passou ontem a ordem do desfile, fico devendo os horários. Mas...
... será nesta ordem o desfile, segundo John Albert:
1) ESCOLA DE SAMBA DO PORTINHO
2) ESCOLA DE SAMBA LEÕES DE OURO
3) ESCOLA DE SAMBA FILHOS DA CAPELA
4) ESCOLA DE SAMBA BATUQUEIROS DO SAMBA
E por último a minha escola, a sua, e de milhões de pessoas...
Fechando esta noite de carnaval antoninense...
Ela que eu ajudei a construir... a mais bela:
ESCOLA DE SAMBA DO BATEL
__________
NOTA.:
hehehehe
Me desculpem a humildade... é a empolgação.
Um ótimo carnaval para todos.
Acompanho com interesse as discussões sobre minha terra aqui no “Bacucu com Farinha”. Tudo é válido, pois deste caldo de cultura muitas coisas interessantes vão saindo. É discussão sobre a nova “ilha” do trânsito, sobre a volta da Maria Fumaça, sobre o carnaval, e tantas outras. São discussões que sempre algumas intervenções muito boas, infelizmente quase sempre anônimas, a partir das quais alguém atento pode ter idéias interessantes para a cidade.
O que noto é que os temas mais polêmicos, em vez de virarem reais polêmicas, acabam virando um fla-flu (ou, se preferirem, um atle-tiba) entre situação e oposição municipal. São brigas de idéias, de propostas, de visões de mundo. Só noto que brigas boas não precisam ser brigas pessoais. É bom que se diga, tenho amigos dos dois lados, amigos a quem respeito e admiro. Exatamente por isso, procuro na maior parte das vezes ter uma opinião equilibrada sobre os assuntos que estão sendo tratados.
No caso da “ilha”, ou redutor de velocidade em prisma, como corretamente identificado por um não-identificado anônimo, houve cerca de 30 comentários. Por um lado, houve a gritaria dos que são oposição, e não viram o menor sentido na tal obra. Foram nove manifestações contra a obra e sete contra a administração municipal como um todo. Os que viram sentido no tal redutor, aliás muito poucos, tentaram ver a questão do ponto de vista do pedestre, o que é justo. Outros reclamaram de outras obras, como iluminação e capina de mato.
Meu amigo Mauricio Scarante foi um dos poucos a postar um comentário de “cara limpa”, a mesma cara limpa que ele sempre foi toda a vida. Comentou sobre o pavimento asfáltico da PR-408 e sugeriu que se negociasse com a Concessionária o prolongamento do asfalto daquela rodovia até o Hospital Silvio Bitencourt. O que é uma idéia propositiva e interessantíssima, e que pode ser aproveitada por uma administração atenta.
Ainda não vi o tal redutor em prisma. No entanto, acho que toda aquela avenida, entre a Estação Ferroviária e o início da Rua do Campo, sempre foi muito mal dividida e sinalizada, tanto para motoristas quanto para pedestres. Simplesmente foram arrancados os trilhos, fizeram a tal Avenida Nenê Chaminé e deu. Os pedestres e os ciclistas, que são muitos também, têm realmente poucas possibilidades de atravessar a rua. Logo, acho que toda e qualquer obra naquele trecho é válida.
Ou seja, acho que as intervenções da prefeitura têm razão de ser, sim. É justo que se pense no trânsito dos que andam a pé ou de bicicleta. Mas, pela quantidade de críticas que vi, percebo também muita desinformação sobre as obras da prefeitura. Falta ao cidadão saber quais são as diretrizes da administração municipal. Quais são? Quais são as diretrizes da administração municipal para os “gargalos” do trânsito capelista? Quem vai ter prioridade: o motorista, o pedestre, o ciclista, todos eles? Quem responde?
Refletindo sobre a polêmica dos “redutores em prisma”, acho que há boa vontade por parte da administração sim, mas nenhum plano, nenhuma diretriz. Vai se fazendo a coisa a esmo, como se diria antigamente. Esta é justamente a reclamação da oposição, pelo menos da oposição “anônima” que participa aqui no Bacucu.
Eu realmente não sei se a atual administração está acertando no atacado. As grandes linhas da administração ainda não estão claras para todos, o que é lamentável, por causa de todas as expectativas geradas com sua posse. Isto, nesta altura do campeonato, ainda não há como saber. Mas, no varejo do mato, da iluminação, das obras aparentemente sem sentido, a atual administração municipal está perdendo feio.
MAIS UMA GRANDE INVENÇÃO!
Geladeira com H2O na porta. É coisa de pobre!
Você sempre desejou ter aquela geladeira com água na porta?
Ahhh! Comprou?
É coisa de pobre, sabia?
Agora tem uma outra geladeira que acabou de chegar da Europa que tem é chopp na porta.
E é geladinho e espumante a qualquer hora.
Os criadores desse sonho são os suecos: Asko HomePub
Suporte para a latinha de... 5 litros!
(Colaboração do Sandro "O Servullo")
Para: bacucucomfarinha@gmail.com
A matéria abaixo vem de encontro , com o trabalho iniciado pelo vereador Hélio a alguns meses atrás é muito interessante o trecho da matéria que diz que a procura pelos destinos turísticos da região será enorme. Está claro que os investimentos existirão , e se nos organizarmos poderemos buscar uma fatia destes recursos para investir na área de Turismo em nossa cidade.
Outros municípios já sairam na frente criando o seus grupos gestores ,a sugestão já foi feita ao governo municipal , e com certeza devemos trabalhar com nossos representantes juntos ao Governo Estadual para incluir Antonina como destino Turístico da Copa do Mundo .( sede Curitiba ).
A hora é essa.
Governo vai auxiliar prefeituras a se prepararem para a Copa 2014.
O vice-governador Orlando Pessuti anunciou, nesta quarta-feira (27), durante reunião com prefeitos, que a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e representantes do comitê executivo para assuntos da Copa do Mundo 2014 começarão a se reunir com as prefeituras, para definir como os municípios podem aproveitar melhor o evento. “Na cidade de Quatro Barras temos, por exemplo, o centro de treinamento do Paraná Clube, em Colombo, o do Coritiba. Existem ainda clubes de campo, campos de golfe. Essas estruturas poderão ser usadas e devem estar preparadas”, exemplificou Pessuti.
Prefeitos e representantes de dez municípios da Região Metropolitana de Curitiba foram apresentados aos projetos que serão financiados através do PAC Mobilidade para a Copa 2014, do governo federal. O Governo do Estado vai aplicar R$ 229,4 milhões em obras na região metropolitana, a maior será o corredor metropolitano, de 52 quilômetros, interligando Curitiba, Almirante Tamandaré, Pinhais, Colombo, Piraquara, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande e Araucária.
O coordenador da Comec, Alcidino Bittencourt Pereira, e o secretário executivo para a Copa do governo estadual, Wilson Portes, começam, na próxima semana, e se reunir com representantes das prefeituras. Os últimos detalhes dos projetos serão definidos e as obras devem estar prontas até dezembro de 2013. “Não temos muito tempo e vamos trabalhar na região metropolitana que mais cresce no Brasil, a de Curitiba. As obras que vamos fazer vão ajudar na nossa mobilidade por décadas”, afirmou Alcidino.
GRUPOS – Pessuti sugeriu que os prefeitos, a exemplo do Governo do Estado e a prefeitura de Curitiba, criem grupos gestores para assuntos da Copa do Mundo 2014. Além dos recursos para as vias urbanas do PAC Mobilidade, chegarão repasses do Ministério do Turismo, financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para os estádios e as obras nos aeroportos.
Suzana Andrade, engenheira do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), alertou para a necessidade de investimentos no setor de turismo e hotelaria, lembrando que, entre um jogo e outro, em Curitiba, haverá intervalo de 72 horas. “Nesse período, sem dúvida nenhuma, os visitantes procurarão os destinos turísticos da região.”
Na avaliação do presidente da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba) e prefeito de Campo Largo, Edson Basso, os projetos apresentados deverão ser úteis aos municípios também depois da Copa. “Não são obras faraônicas e com certeza vão ficar por muitos anos.”
De: Mauricio Scarante (mscarante@hotmail.com)
Para: neuton_pires@hotmail.com
Neutinho.
1.TRÂNSITO
Existe a boa vontade de melhorar, mas as intervenções no trânsito tem quer ser feita por pessoas mais qualificadas que conheçam do assunto, veja o caso:
Apesar do flagrante da imagem mostrar uma infração do veículo, como devo proceder prá virar a esquerda?
Na hipótese de ocorrer um acidente de trânsito nesse local, com a sinalização horizontal e vertical em desacôrdo com a legislação de trânsito, a quem se deve recorrer prá pedir indenização pelos danos? Intervir no trânsito é coisa séria, questão de segurança!
2. CONSELHOS MUNICIPAIS
Hoje temos no município a criação de vários conselhos, tais como: Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Cultura (recém-criado) e outros mais que não lembro dos nomes. A minha pergunta é porque não se cria também o Conselho Municipal de Obras e Planejamento, prá, pelo menos, tentar melhorar as aplicações das verbas destinadas para esses serviços.
3. COMBUSTÍVEL
Fica mais uma pergunta: porque Antonina e o litoral vendem o combustível mais caro do Paraná?
Um abraço.
Mauricio Scarante
____________________________
NOTA.:
E você, o que acha disso tudo?
Concordo com o anônimo das 22:10hrs.
Vamos a outros comentários postados.
1)(...) Quem tiver dúvida se a dona maria fumaça atrai ou não turista(...)- a materia não enfoca este assunto.
2)(...) Em todos esses lugares houve patrocínio das prefeituras(...)- patrocínio é diferente da prefeitura destas cidades citadas serem sócias do projeto, como quer aqui o "empresário" aventureiro. Ele já ofereceu este projeto para Morretes?Se não porquê?
3)(...) Foi o único desta cidade que, pra conservar aquela preciosidade para as gerações futuras (...)- ledo engano, o dono da farmácia, usou o seu patrimônio para seu marketing, quando surgiu o mercado das farmácias de manipulação, uma moda que durou pouco tempo, se aquele senhor não se modernizar em seu negócio quebra. Quanto a sua farmácia tem que virar museu, ou ele buscar patrocino de uma grande indústria farmacêutica.
4) (...) A composição ferroviária prontinha, em operação, sim, custaria um milhão, ou até um pouco mais. Mas para o município não custaria NADA (..) não sei quem escreveu essa baboseira, quem pagaria esse UM MILHÃO DE REAIS? Não existe "almoço grátis" no capitalismo.
5) (...) Quem faz isso não visa o escopo empresarial que é "meter no bolso o lucro e a riqueza resultante da operação". Justamente por isso, a associação que promove a recuperação, reforma, manutenção e operação desses trens é, por lei federal, uma OSCIP (Organização Social de Interesse Público)(...) - O velho discurso do bom samaritano. OSCIP, se fosse uma ONG seria bem melhor. ONG pega o dinheiro público e toca o projeto. OSCIP pega o dinheiro público e só gerência o projeto, a infra-estrutura fica com o município, ou seja, o custeio. Como disse um anônimo acima, Antonina não é um celeiro de asnos. Quem escreveu essa outra baboseira, deve pensar que estamos num país comunista, onde o lucro é "diabolizado", sem lucro não existe projeto que dê certo.
Velho da Ripa, o ermitão.
NOTA1.: No comentário acima, temos o anônimo fazendo as perguntas e ao mesmo tempo respondendo.
_________________________
Senhor ermitão, o senhor está fazendo o papel de advogado do diabo.
1) -se alguém se predispusesse a pura e simplesmente comprar uma composição ferroviária antiga em funcionamento custaria um milhão de reais, ou mais, se é que achasse pra comprar. Quem propôs a parceria tem a composição, ou melhor, tem várias para reformar. Não precisa comprar. Só reformar.
2) - A referida associação tem tem sócio. Nenhuma das prefeituras que patrocinam são associadas. As prefeituras são patrocinadoras e, em retorno, tem, como infra-estrutura de turismo, o equipamento turístico.
3) - Não sei quem escreveu aquilo em relação à farmácia, mas Lhe respondo. O senhor está sendo ofensivo a uma pessoa que é maltratada justamente por ser idealista e benemérita de nossa cidade. Se essa pessoa fosse célebre por ser rica e desonesta, o senhor a respeitaria.
4) - O Senhor está habituado a conviver com a mesquinhez e o egoísmo que impera por aqui. Abra os olhos para o mundo de hoje que se volta cada vez mais para se dedicar à solidariedade social:- à prestação de serviço à sociedade. Muitas das pessoas que se dedicam a esses trens são engenheiros, juízes, advogados, procuradores, administradores de empresa, contadores,aposentados de ferrovia, pessoas que o fazem por puro diletantismo e nisso não estão atrás de dinheiro, pelo contrário, gastam dinheiro.
5) - são pessoas como o senhor que não acreditam que o 'homem possa ser honesto e idealista' que fazem a desgraça de nossa terra.
É essa mentalidade a que faz a miséria e o subdesenvolvimento que impera por aqui, dentro de um dos estados mais ricos do país. Se o senhor não acredita que realmente exista o "CIDADÃO", o ser humano probo, honesto e de boa fé, acredite pelo menos que há uma pessoa que poderá se regenerar:- O Senhor mesmo, pois, de outro modo, o seu futuro, após, os dias daqui, será tenebroso, se a justiça "DELE" já não o pegar antes, por aqui mesmo...
_________
NOTA2.:
Vocês sabem o que é bom de tudo isso? É que eu não preciso me manifestar mais...... aí já respondo aos e.mail, dos que estão achando que sou eu quem faz as réplicas, pena que os anônimos não queiram se mostrar... Uma pena!!! Mais... toca o barco.
Loucura... loucura... isso é que é DEMOCRACIA.
Show de bola.
Respondendo esta pergunta. Será que é só em Antonina que não dá certo???
Penso, que não dá certo, pois, existe a cultura predadora dos nossos empresários; "que tudo que é público não é de ninguém", mas calma lá! Como uma prefeitura como a de Antonina, tem recursos de mais ou menos R$ 1.000.000,00 (UM MILHÃO DE REAIS, para investir num projeto que não passa de um tiro n'agua. Quando nós, contribuintes e cidadãos e cidadãs de Antonina, teremos o retorno desses recursos. Ou , como foi postado neste blog, um comentário de um morreteano(Orley Antunes), que não nasçe mais morretano, pois o sistema de saúde de Morretes faliu, pois o custo de manter mensalmente a limpeza da cidade, engloba ecursos que vai além da capacidade contributiva dos cidadãos de Morretes. Será o prefeito de Antonina, o Canduca, irresponsável? Acredito que não! Essas belas imagens de Maria Fumaça postado neste blog, só não diz que essas locomotivas não são do poder público, e sim das próprias empresas que exploram esses trechos de rodovia, nos países desenvolvidos. "Empresários" aventureiros veem Antonina, como um celeiro de asnos, De antemão, digo,a todos os bacucunautas, não sou contra este tipo de turismo, sou contra o poder público por o meu, o seu, o nosso dinheiro, nessa aventura irresponsável.
Boa Noite
Neuton e aos Bacucunautas.
________________________
Estou sabendo que o dispêndio jamais seria ´de um milhão, como diz o exagerado aí em cima. Seria em torno de duzentos mil. Além disso, há programas de incentivo à cultura e ao turismo do governo federal, em que bastaria ao município tomar a iniciativa de implementar o projeto, que o município não gastaria nenhum tostão. A composição ferroviária prontinha, em operação, sim, custaria um milhão, ou até um pouco mais. Mas para o município não custaria NADA.
Complementando ao inflamado aí de cima:- aqui no Brasil, a preservação da memória cultural das ferrovias NÃO é feito por empresários e empresas com fins lucrativos. É feito por associação de pessoas que eram e são empregados das ferrovias e por outras pessoas que gostam e prestam DE GRAÇA, SEM GANHAR NADA um grande serviço à museologia nacional, substituindo e complementando ao trabalho que cabe ao IPHAN. Quem faz isso não visa o escopo empresarial que é "meter no bolso o lucro e a riqueza resultante da operação". Justamente por isso, a associação que promove a recuperação, reforma, manutenção e operação desses trens é, por lei federal, uma OSCIP (Organização Social de Interesse Público).
A administração daqui, embora procurada para parcerias, sempre foi, na pessoa da sra. secretária de turismo, manifestamente contra. Há secretários e vereadores que gostariam de colaborar se houvesse, pelo menos, um sinal positivo por parte do sr. Prefeito, que sempre se manteve silente sobre o assunto.
O êmulo para o turismo é multifacetado. A observação contra a maria fumaça, partindo-se do princípio de que essa INDUSTRIA CHAMADA TURISMO É PROLÍFICA EM DINHEIRO, coloca a seguinte dicotomia:- turismo tecnológico ou turismo histórico?. Parece óbvio que, pra nossa terra, sobra unicamente o turismo histórico, com aporte de algumas outras facetas, como o turismo esportivo:(rafting, clube de regata como já existe, etc_).. . E este tipo de turismo, o histórico, é, necessariamente, saudosista. São chamativos saudosistas:- a exposição anual de carros antigos, os prédios históricos que se procuram conservar, a divulgação cultural da história colonial da cidade.... Essas coisas acendem a fantasia dos turistas. É dentro desse contexto que caberia mais um equipamento histórico:- a maria fumaça. O SAUDOSISMO DÁ MUITO LUCRO!!! Por isso que os países da Europa não desperdiçam nem sequer uma pedra, se ela tiver história. Itália, Alemanha, Espanha, França, embora incentivem o turismo tecnológico, tem o forte do turismo em sua lembrança histórica, saudosista.
Nossa terra precisa ver com outros olhos o equipamento histórico que tem. Vira e meche tem um criminoso MODERNIZANDO prédios... Um exemplo disso? Pra não bulir com particulares, vejam o que fizeram com o mercado municipal. Tem tiver fotografia antiga que compare. O que fizeram foi um tribufu sem nenhuma ligação com o contexto arquitetônico do local. Pensava que, quando começaram a arrumar, iriam refazer a fachada original.... Outro carcinoma arquitetônico é a nossa rodoviária.. é coisa de terceiro mundo mesmo, com desleixo, abandono e sujeira...
Salvem nossa terra enquanto é tempo. Isso começa pela mudança de postura diante das preciosidades que nossos antepassados deixaram. é um absurdo uma cidade tão antiga não ter museu....
___________
NOTA.:
Só para conhecimento dos Bacunautas...
Turismo no Alaska...
Será que é só em Antonina que não dá certo???
(Vídeo criado pelo Bacucu com Farinha)
Grêmio Recreativo e Cultural “Filhos da Capela”
Presidente: Gicelda Machado Passos
Enredo: Não conto romance nem boato sem invenção nem improviso narro a história deste Theatro.
Compositores : Homero Reboli, Cláudio Ribeiro e Pedro Perereca
Participação especial : Marcelo do Cavaco
Intérprete: Emerson Marcel Santos
O Lloyd aportou
E a Lyra avisou
Em Antonina o teatro despertou (bis)
A Cortina fez bailado
E aos poucos fui levado à emoção
Minha Capela em todo o seu lirismo
Vem bordada em romantismo
Sob a luz de uma paixão
Poemas, máscaras e sonhos
nosso Theatro exaltou
com as cores capelista
em palco a avenida se transformou
Mágicas estrelas
que se prendem lá no céu
feliz, feliz revê-las
na velha Grécia vi o seu papel
Em histórias de outras eras
verões, primaveras
plumas e balangandãs
cantores e cantoras
aplaudidos pelos fãs
No palco tem Carmem
tem Sílvio, tem Linda
Dircinha e Araci
Procópio Ferreira, tem show de primeira
do mestre Ari
Não há aplausos que resista
o pulsar de um coração
teatro é sonho e magia
tristeza e alegria
mundo de ilusão
O Lloyd aportou...
Navio da cia Lloyd brasileiro que trouxe a cia de teatro Alhambra do Rio de Janeiro com os famosos já na época, Carmem Miranda, Sílvio Caldas, Dircinha e Linda Batista, Almirante, Araci de Almeida e o grande mestre Ari Barroso para se apresentarem no nosso Theatro.
Já está no ar o site oficial do G.R.E.S. DO BATEL - Antonina - Paraná...
O endereço eletrônico <http://escoladesambadobatel.tour.com.br/> reúne as informações importantes sobre a escola do asfalto, apelido carinhoso e da forma como é conhecida pela sua comunidade. O site estará divulgando eventos, assuntos sobre o desfile da escola em 2010, assim como, ordem dos desfiles na avenida do samba, pontos de venda de camisetas, Cds, e fantasias para o desfile. O site contará com uma página dedicada a história do Carnaval Antoninense, fotos, notícias e até dicas para os foliões.
A partir de hoje, (data histórica) todos que amam a Escola de Samba do Batel e todos aqueles que gostam de um bom carnaval, terão acessos livre para navegar no maior site de Escola de Samba do Sul do Brasil. Já está disponível no site, a letra do enredo 2010 junto com a sua ficha técnica.
Novas informações serão adicionadas no site.
Contatos pelos e.mail:
"Gerson"
webmaster@escoladesambadobatel.tour.com.br
"Josiel Cordeiro"
cordeiro100242@escoladesambadobatel.tour.com.br
"Neuton Pires"
PROGRAMAÇÃO
Para o ano de 2010, estão programados 05(cinco) dias de festividades, nos quais serão realizadas as tradicionais atividades carnavalescas de nossa cidade.
Dia 12 de Fevereiro (Sexta)
20hrs - Abertura Oficial do Carnaval/2010 com a coroação do Rei e da Rainha e entrega da chave da cidade pelo Prefeito Municipal.
21hrs - Apresentação dos Sambas Enredos das Escolas de Samba e Blocos Folclóricos.
23hrs - Baile Público (Palco e Banda).
Dia 13 de Fevereiro (Sábado)
No Mercado Municipal a organização do Carnaval preparou o “Terreirão do Samba”, com apresentação de eventos culturais a partir das 12 horas até às 16 horas. Poderão se inscrever artistas ou grupos de samba, pagode, choro, música sertaneja ou qualquer outra modalidade musical.
Som mecânico na Ponta da Pita o dia todo.
20hrs - Desfiles de Blocos Folclóricos
23hrs - Baile Público (Palco e Banda)
Dia 14 de Fevereiro (Domingo)
20hrs - Desfiles das Escolas de Samba e Baile Público (Palco e Banda)
Dia 15 de Fevereiro (Segunda)
16 hrs - Baile Infantil no Terreirão do Samba (Mercado Municipal)
20hrs - Concurso das Escandalosas e Desfile de Blocos de Sujos
23hrs - Baile Público (Palco e Banda)
Dia 16 de Fevereiro (Terça)
19hrs – Desfiles de Fantasias Carnavalescas (Palco principal)
23hrs – Baile Público (Palco e Banda)
(Fonte: http://antoninaviva.blogspot.com/)
Reuters
“Por de Deus, tenham um blog!”, disse o papa Bento XVI aos padres católicos neste sábado, afirmando que eles devem aprender a usar novas formas de comunicação para espalhar as mensagens do evangelho. Em sua mensagem para a Igreja Católica no Dia Mundial da Comunicação, o papa, 82 anos e conhecido por não amar computadores ou a Internet, reconheceu que os padres devem aproveitar ao máximo o “rico menu de opções” oferecido pelas novas tecnologias.
- Os padres são assim desafiados a proclamar o evangelho empregando as últimas gerações de recursos audiovisuais – imagens, vídeos, atributos animados, blogs, sites – que juntamente com os meios tradicionais podem abrir novas visões para o diálogo, evangelização e catequização – disse ele.
Os padres, disse ele, precisam responder aos desafios das “mudanças culturais de hoje” se quiserem chegar aos mais jovens.
Mas Bento XVI alertou os padres de que não tentem tornarem-se estrelas da nova mídia. “Os padres no mundo das comunicações digitais devem ser mais chamativos pelos seus corações religiosos do que por seus talentos comunicativos”, disse ele.
No ano passado um novo site do Vaticano, www.pope2you.net, foi lançado, oferecendo um novo aplicativo chamado “O Papa se encontra com você no Facebook”, e outro permitindo acesso aos discursos e mensagens do Papa nos iPhones ou iPods dos fiéis.
Bento XVI ainda escreve a maior parte de seus discursos à mão, em alemão, e seus ajudantes mais jovens ficam a cargo de colocá-los em conteúdo digital.
(Fonte: http://www.fabiocampana.com.br/)
______________
NOTA.:
Não se assustem, de repente vocês terão missas realizadas pelo Twitter... hehehehehe
Neuton
Na maioria dos eventos que são promovidos em Antonina, a exemplo do Festival de Inverno, Festa de Nossa Senhora do Pilar, Encontro de Carros Antigos, Festa do Assaí, Carnaval e outros, procuramos sempre divulgar aos nossos clientes e amigos, para que desta forma possamos colaborar com a cidade e seus atrativos.
Na nossa home page www.serradomarturismo.com.br tem um link voltado para Antonina, onde divulgamos, entre outros atrativos, pontos turísticos, gastronomia, hotelaria.
O cartaz com a divulgação do carnaval/2010 foi elaborado pela Prefeitura Municipal, e eu consegui no Blog O Ponto de Minha Vista, do Rosil do Pilar.
Encaminhamos para centenas de e-mails que temos cadastrados e esperamos, desta forma, contibuir para o engrandecimento da festa e ao mesmo tempo, como vem acontecendo em anos anteriores, nosso serviço é procurado por pessoas de diversos lugares do Brasil, que buscam informações sobre hoteis, gastronomia, lazer, em Antonina e todo o litoral do Paraná.
Sidney Cordeiro
Serra do Mar - Agência de Viagens e Turismo Ltda.
Fones: (41) 3077-4280 - Curitiba - PR
(41) 3432-4280 - Antonina - PR
E-mail: turismo@serradomarturismo.com.br
Home Page: www.serradomarturismo.com.br
Skype: serra.do.mar.turismo
Há 11 anos reservando o melhor para você.
Estarei neste final de semana na terrinha...
vamos fazer um ensaio geral do samba enredo (bateria e interpretes) na quadra da escola de samba do Batel, a tarde e parte da noite... quem quiser nos prestigiar, é só dar um pulo lá...
Um ótimo final de semana para todos...
Fuiiiiiiiii
As relações profundas e complexas entre alguns intelectuais da C.M de Um Reino Não Tão Distante é indubitavelmente (que merda é essa) um enorme momento de reflexão... sério.
Não acreditam???
Vejam bem, eu sonhei que tinha feito uma pesquisa na C.M do Reino, e todas a velhas raposas ocupavam as nove cadeiras, todos os que vocês imaginam estavam lá, todos com os seus cargos vitalícios. Caraca, isso não foi um sonho, foi um pesadelo...
No sonho-pesadelo, a pesquisa tinha como tema o seguinte:
O BLOG BACUCU COM FARINHA FORMA, INFORMA OU DEFORMA?
...e foi feita a pedido do Bacucu com Farinha pelo meu amigo, professor, alfaiate, pedreiro, pintor, mecânico, artista, cantor, político, compositor, carpinteiro, escritor, empresário, pai-de-santo, pastor e quase padre e também quase vereador: TUBERLENGO
Dá uma olhada nas respostas, e reparem o quanto eu me esperneei na cama...
'O Bacucu possui um grau elevadíssimo de informações que nos enriquece de uma maneira pobre, pois se tornamos uns viciados deste veículo de comunicação'. (Deus!)
' O Bacucu com Farinha no entanto é um consumo que devemos consumir para nossa formação, informação e deformação'. (Fantástica!)
'O Brogue do Bacucu deforma não só a cadeira por motivo da pessoa ficar bastante tempo intertida no computador como também as vista' (Sem comentários).
'Este tal de Bacucu com não sei o que, passa para as pessoas que a vida é um conto de fábulas e com isso fabrica muitas cabeças' (Como é que pode?).
'Sempre ou quase sempre este brog do bacucu com farinha está mais perto denosco (?), fazendo com que o leitor do brog solte o seu lado obscuro'
( Esta é imbatível).
'O Bacucu deforma a coluna, os mulusculos e o organismo em geral' (É praticamente uma tortura!).
'O blogs deste cara é um meio de comunicação, audição e porque não dizer de locomoção' (Tudo a ver)
'O brog ezerce (este menino!!! ) poder, levando informações diárias e porque não dizer horárias' (Esse é humorista, além de tudo, se não fosse um sonho, até daria para contratar para o Bacucu com Farinha).
'E nós estamos nos diluindo a cada dia e não se pode dizer que este blog do bacucu não tem nada a ver com isso' (Me explica isso?).
'O blog leva fatos a trilhares de pessoas' (É muita gente isso... digamos que seja milhares).
'A informação fornecida pelo blog é pacífica de falhas' (Socorrooooooooooo!).
'O blog pode ser definido como uma faca de trezgumes. Ele tanto pode formar, como informar, como deformar'
(onde essa criatura arrumou esta faca???).
________________
NOTA.:
Graças a Deus isto é somente uma ficção, porém, não se admirem que, se fizer uma pesquisa lá, as respostas não sejam semelhantes...
Desfile das escolas de samba terá transmissão ao vivo
A cada ano o carnaval de Paranaguá melhora e se profissionaliza cada vez mais. Neste ano além do concurso de marchinhas e samba de raiz, os desfiles das escolas de samba terão transmissão ao vivo pela TV Serra do Mar. E para garantir a segurança a estrutura, o carnaval será montado em forma de arena e o acesso a Avenida do Samba terá um valor simbólico nos dias de desfile das escolas., dia 13 (sábado) e 14 (domingo).
O ingresso que custará apenas dois reais será destinado a AESP, Associação das Escolas de Samba de Paranaguá, que junto com a Fundação de Turismo organiza e promove o carnaval da cidade.
Para o presidente da Fundação Municipal de Turismo, Luiz Fernando de Oliveira esta taxa servirá para que as pessoas tenham uma maior comodidade e qualidade durante os desfiles. “O principal objetivo é eliminar o tumulto e garantir mais segurança para quem vem brincar o carnaval no centro histórico” reforçou Oliveira. Além dos gastos que já existem com os jurados e locução, o recurso proveniente dos ingressos será usado para contratação de mais seguranças para dar apoio à guarda - municipal e a policia militar, tornando o momento dos desfiles mais tranqüilo para que famílias inteiras possam aproveitar a festa.
Também serão distribuídos ingressos para cada escola para que elas possam levar para avenida sua torcida e assim fazer do carnaval de Paranaguá, uma grande festa cada vez mais bonita e animada.
(Colaboração: Guest - Pela sala de Bate-Papo)
____________
NOTA.:
Bem ao contrário da cidade vizinha... que sempre tratou do seu maior evento com um desprezo que dá dó...
É uma pena, depois ficamos chorando o leite derramado como acontece com o "Barreado"...
Acorda CAMBADA...
A ação imediata do secretário de representação do Paraná em Brasília e ex-superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, garantiu ao município de Antonina a recuperação de R$ 8 milhões que eram avaliados como perdidos, depois de quase quatro anos à espera de um projeto para sua aplicação.
A verba destinada para Antonina foi uma solicitação feita por Eduardo Requião e prevista no processo de renovação do contrato de arrendamento da Petrobrás com a administração portuária. Desde que foi repassado, porém, o dinheiro nunca foi usado e, com o prazo expirado, deixaria de ser aplicado em benfeitorias na cidade.
Em visita ao superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, nesta quinta-feira (30), o prefeito de Antonina, Carlos Augusto Machado, comemorou a retomada dos recursos conseguida graças ao apoio de Eduardo Requião.
"Com o apoio do ex-superintendente Eduardo Requião, pudemos reaver esses recursos que já eram considerados perdidos. Depois de uma reunião com o presidente da Petrobrás, no Rio de Janeiro, o ex-superintendente nos trouxe a boa notícia de que a verba seria mantida e poderia ser utilizada pela prefeitura. Para nós, foi de extrema importância essa ajuda porque sem ela não teríamos como resgatar esse montante que foi repassado a fundo perdido", declarou o prefeito Carlos Augusto Machado.
Ele contou que ao assumir a Prefeitura no início deste ano foi surpreendido ao saber que a cidade perderia a verba. "Foi muito triste e frustrante saber que a Prefeitura praticamente havia perdido um valor expressivo como esse, principalmente num momento de crise como o que enfrentamos", avaliou o prefeito.
O recurso agora já tem destino certo. "Como a verba foi conseguida pela Appa, ela será direcionada para a melhoria das vias de acesso ao Porto de Antonina, com a colocação de um asfalto mais duradouro, como foi feito nas vias de acesso ao Porto de Paranaguá. Acabaremos com o problema do tráfego de caminhões no centro da cidade em direção à avenida portuária, dando maior segurança para a população e agilidade ao trânsito", declarou Machado.
O dinheiro que sobrar, segundo o prefeito, será direcionado à reforma do Centro de Eventos de Antonina. O local tem capacidade para 3 mil pessoas e conta com quadra poliesportiva, palco para apresentações e auditório.
"Vamos redimensionar esse projeto, que está fora da realidade econômica do nosso município e possui um orçamento muito alto. Dos R$ 6 milhões orçados, R$ 2 milhões já foram usados e não vamos comprometer as finanças da prefeitura com a finalização da obra. Vamos utilizar os recursos que restarem do repasse da Petrobrás", afirmou.
Projetos
A solicitação dos recursos para Antonina junto à Petrobrás foi uma das iniciativas promovidas pelo ex-superintendente dos portos em benefício do município. A restauração do centenário Colégio Brasílio Machado, a instalação dos cursos técnicos voltados à área portuária, o oferecimento de vagas de estágio aos alunos de Antonina e a transformação do trapiche municipal em área para recepção de turistas foram algumas das medidas que Eduardo Requião realizou na época em que esteve à frente da Appa.
Pessoal
A Sala de Bate-Papo que acabei de colocar na parte superior do lado direito da página, é um recurso exclusivo do blog Bacucu com Farinha. Este recurso, permite um bate-papo entre os usuários que estejam on-line, ou seja, que estejam acessado ao blog no mesmo instante. O fato de estar identificado no blog com seu nome, apelido ou até anonimamente, não lhe priva de ser identificado o IP da sua máquina. Por este motivo, espero ter neste recurso, conversas sadias que venham trazer algum tipo de benefício para todos. Lógico que as conversas poderão se estender para um outro tópico, mas sempre dentro de uma certa ética.
Obs.: Quer ver o IP da minha máquina?
No lado direito do meu nome (Neuton) e os dois nomes que criei (Antonio e João) tem a data e o horário, também aparece um símbolo em verde claro (jogo da velha), se você passar o mouse em cima, notará que aparecerá alguns números... IP: 201.##.##.###, pois bem, este é o número de identificação do computador que entrar no bate-papo.
Então, não se assustem, conversem a vontade sobre as matérias que houverem a necessidade de buscar uma solução, creio que será fundamental a participação de todos, as matérias poderão até passar na página central, porém, o bate-papo perdurará...
Um abraço a todos e um bom BATE-PAPO...
Confesso não ser um seguidor do blog Antonina Viva, mas dias desses, dando uma olhada, notei que algumas matérias deste blog deveria ser mais explorada, deveria ser mais divulgada...
... eu particularmente não tenho nada contra blog algum, pelo contrário, o que eu puder ajudar e divulgar as coisas boas da minha cidade, farei com o maior prazer... tenho vários colaborador que me enviam matérias de eventos isolados...
eu posto, é óbvio que ultimamente Antonina anda aparecendo na mídia negativamente... porém, este é o preço do pecado por más gestões...
... Mas vamos as coisas boas, são poucas, mas merecem destaques, quem sabe as coisas tripliquem, vamos torcer.
MATÉRIA FOI EXTRAÍDA DO BLOG "ANTONINA VIVA"
O endereço é: http://antoninaviva.blogspot.com/
REGATA
A cidade de Antonina esteve agitada no último final de semana com a tradicional regata de canoas à vela e à remo. Foi a 41ª Regata da Colônia de Pescadores Z-08 de Antonina, e neste ano, a exemplo de 2009, a programação fez parte do Projeto Viva o Verão, do governo do Estado, com a participação também na organização, da Prefeitura de Antonina através da Divisão de Esportes.
Os vitoriosos da Regata de Canoa à Vela individual foram: 1º - Hélio "Macuco", com a canoa Jiripoca; 2º - Alessandro Santos, com a canoa Leviana; e 3º - César Mendonça, com a canoa Tímida. A regata à vela na modalidade duplas foi cancelada e será realizada novamente no próximo domingo.
_______________
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Manutenção está sendo feita por uma equipe da própria prefeitura
A Prefeitura de Antonina adiquiriu um novo caminhão totalmente equipado para fazer a manutenção da iluminação pública da cidade. O caminhão é melhor equipado que os veículos da COPEL e foi adiquirido com os recursos provenientes da própria iluminação pública. Além de baixar sensivelmente os custos do serviço de manutenção,a agilidade do serviço também é melhor, pois a equipe fica de prontidão. Basta que o cidadão ligue para a prefeitura solicitando o serviço.
_______________
Prefeitura adquire patrola zero Km
Pela primeira vez na história desta cidade, a prefeitura adquiriu uma máquina Patrola zero Km. A antiga, adquirida pelo então prefeito Virgílio Savarin, era uma máquina de segunda mão. (as matérias são do blog "Antonina Viva") De acordo com o prefeito Carlos Augusto Machado (Canduca), a partir de agora serão efetuados todos os serviços e obras de manutenção e recuparação de ruas e estradas vicinais do município, uma vez que tanto a máquina patrola quanto o caminhão caçamba novos foram comprados devido a necessidade de atender as diversas ruas e estradas que por muitos anos ficaram sem manutenção e estão em estado precário. Com isso, Canduca quer por em dia todas as ruas da cidade e arrumar as estradas visando o acesso às famílias das áreas rurais.
_______________
Cultura leva biblioteca para a areia
A Secretaria Municipal de Cultura colocou na rua o projeto "Biblioteca na Areia - Lendo e Aprendendo", que disponibiliza livros para leitura em vários pontos da cidade: Feira-mar, Ponta da Pita, Mercado Municipal, Praça Coronel Macedo, Rodoviária e Theatro Municipal.
O objetivo do projeto é integrar a leitura às atividades do "Viva o Verão, ampliar o atendimento ao público, disponibilizar o acervo bibliográfico para a população com acesso facilitado para incentivar a leitura e despertar o prazer da leitura como forma de aprender e divertir.
Fazem parte do projeto a Secretaria Municipal de Cultura, a Biblioteca Pública Municipal Cmt. Theobaldo Pereira, a Divisão de Esportes da Secretaria de Educação e a coordenação do Projeto Viva o Verão 2010 do Governo do Estado do Paraná, a Secretaria Municipal de Turismo e a AESTUR.
São disponibilizado 300 exemplares todos os finais de semana a partir das 15 horas e até as 19 horas em quatro pontos da cidade.
_______________
PROJETO VIVA O VERÃO
Viva o Verão tem duas equipes em Antonina
A Paraná Esporte, com a diretoria de Lazer, participa da Operação Viva o Verão, do Governo do Estado, trazendo a Antonina e a todo o Litoral atrações esportivas, recreativas e artísticas, desde o dia 29 de dezembro de 2009 a 31 de janeiro de 2010.
Com estruturas menores para recreação, esporte e arte, participam em Antonina, com apoio total da Fundação de Esportes, duas equipes. Ainda terá a Linha do Tempo Livre (um ônibus adaptado para oferecer recreação, esporte e arte às comunidades carentes e veranistas). É o lazer itinerante.
De terça a domingo, a programação do Viva o Verão é estendida às praças centrais e à Prainha da Pita, levando lazer, recreação, atividades físicas e esportivas. No próximo dia 20 será encenada no Theatro Municipal a peça Viva o Verão.
_______________
NOTA.:
O blog fica no aguardo da programação do CARNAVAL 2010...
Se a secretária de turismo tiver pronto, pode me enviar, terei o maior prazer em postar aqui...
Dois padres mineiros resolveram tirar férias e viajaram para Niterói a fim de curtir praias, sol e etc...
No entanto decidiram que estas deveriam ser mesmo férias e portanto nada deveria identificá-los como membros do clero.
Logo que chegaram lá, dirigiram-se a uma loja de surfistas em Icaraí e compraram a última moda em calções, sandálias, óculos de sol etc.
Na manhã seguinte, foram até à praia dos surfistas em Itacoatiara, vestidos como verdadeiros turistas.
Estavam sentados nas suas cadeiras de praia a tomar uma caipirinha; enquanto gozavam o calor do sol, uma loura de topless, de fazer qualquer um perder a cabeça, se dirigiu na sua direção.
Os dois padres não conseguiram evitar de segui-la com o olhar.
Quando a jovem passou por eles, sorriu e individualmente cumprimentou-os:
- "Bom dia, Senhor Padre"... "Bom dia, Senhor Padre", com um ligeiro aceno de cabeça e continuando no seu caminho.
Ficaram os dois abismados. Como era possível que ela os reconhecesse como padres?
No dia seguinte, dirigiram-se de novo à loja de surfistas e compraram roupas ainda mais berrantes.
De novo os dois padres se dirigiram para a praia para gozar o sol, tomando uma caipirinha...
Quando a mesma loura de fazer perder a cabeça, desta vez numa tanguinha ultra reveladora, se aproximou deles e os cumprimentou:
- "Bom dia, Senhor Padre"... "Bom dia, Senhor Padre"...
O padre mais velho não se conteve e chamou-a:
- "Um momento, menina"....
- “Sim, respondeu ela, com um sorriso nos lábios bem definidos e sensuais”.
- "Nós, de fato, somos padres e temos orgulho em sê-lo, mas como conseguiu descobrir???”
- "Senhor Padre, sou eu...!!! A Irmã Amelinha do convento de Beraba, uái!!!"
E por falar em "Biba"...
Um eleitor chegou para um certo vereador de Um Reino Não Tão Distante, e perguntou:
Meu nobre edil, o que é homofobia???
- Homofobia, é a pessoa que tem fobia a sabão em pó!
Neuton , uma pergunta, um certo vereador depois
de colocado em uma "saia justa", sobre a prestação de contas da CÂmara, prestação esta exigida por lei, pediu em plenário ao presidente da mesa diretora que essa prestação de contas fosse publicada, mensalmente de acordo com a lei, graças a pressão feita pelo seu blog. Isto foi no dia 29 de novembro de 2009, já se vão quase 2 meses e até agora nada, o que voce me diz sobre isso ?
Bacucu com Farinha disse...
Meu caro anônimo ou minha cara anônima...
É complicado, a falta de respeito com o eleitor é incrível. Se o cidadão comum quiser saber quanto e como gasta a Câmara Municipal, não vai encontrar esta informação disponibilizada em seu site nunca... e se por acaso tiverem coragem de colocar, pode ter certeza que será em uma linguagem financeira que ninguém entenderá... vamos precisar de ajuda para interpretar as planilhas. Os vereadores sabem que o acesso a estas informações tem de ser facilitado. "É o que reza a Constituição brasileira", mas eu duvido que facilitem.
Vamos dar o troco nas urnas, é iso que temos que fazer...
Uma biba acorda o bairro do asfalto inteiro quatro horas da manha, todos vão ver o que aconteceu . Chegando lá a biba estava em cima da cadeira olhando desemperada para uma barata.
Outra bicha que apareceu no meio da confusao, começa a argumentar:
-Menina você acorda o bairro do asfalto inteiro quatro horas da manha por causa de uma barata que nem te mordeu?
-É que voce não viu a cara de ooodio que ela me olhou.
Dedico esta matérias aos meus queridos Bacunautas da Câmara Municipal que acessam todos os dias o blog...
... porém, uma dedicação em especial, a um membro quase vitalício desta casa... hehehe
O marido estava em seu leito de morte e chamou a esposa. Com voz rouca e já bem fraca, diz à mulher:
— Meu bem, chegue mais perto. Eu quero lhe fazer uma confissão!
— Não, não — respondeu a mulher. — Sossegue e fique quietinho aí, porque você não pode fazer esforço.
— Mas mulher — insistiu o marido. — Eu preciso morrer em paz! Eu quero confessar uma coisa que está me atormentando!
— Está bem, está bem! Pode falar!
— É o seguinte. Eu transei com a sua irmã, com a sua mãe e com a sua melhor amiga!
— Eu sei, eu sei — disse a mulher. — Agora fique quietinho para o veneno fazer efeito!!
Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1970, que foi assim:
1. Ensino de matemática até a década de 70:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00.Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$ 100,00.
A oposição está ouriçada com a informação que poderá manchar de vez esse período infame do Paraná comandado por Requião. Olha só o que a tigrada levantou:
A parte das negociações milionárias da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) para a compra de uma draga, outros R$ 4 milhões estão em vias de serem gastos para solucionar o assoreamento do terminal Ponta do Félix.
Para facilitar a aplicação do dinheiro, o processo ganhou a roupagem de “emergencial”. É só esperar para ver onde vai dar essa manobra mal cheirosa (mais uma entre tantas) do governo estadual.
Comentários
Jango
Terça-feira, 19 de Janeiro de 2010 – 18:14 hs
Isso vem a comprovar que ainda persiste o escandaloso COMPADRIO entre os poderes públicos e também entre as ditas autoridades de controle público estaduais, pois que o vaticínio do deputado Gustavo Fruet, feito no plenário do Congresso, tres anos atrás, foi o seguinte: no Paraná “NADA SE APURA, NINGUÉM É PUNIDO.” Lamentavelmente, também a sociedade paranaense, através de suas entidades civis representativas, nada questionam quanto aos desmandos governamentais. Portanto, diante deste quadro, nada inquieta ou constrange os malversadores públicos – eles estão livres, leves e soltos para agir. A sociedade que não exige respeito, perde o respeito dos maus gestores públicos.
(Colaboração: Mauricio Scarante)
Em fim nos conhecemos... hehehehe - Eu e o Reginaldo Gouvea na noite de ontem na capital...
marcamos um bate-papo, após uns dois anos de amizade virtual...
...foi um prazer ter conhecido o nobre amigo... o bom de tudo isso é que temos pensamentos parecidos.
A conversa é lógico, não poderia ser diferente... estamos muito preocupados com o desenvolvimento políticos dos últimos anos em nossa cidade. Conversamos de tudo, inclusive sobre as funções públicas, sobre o tipo de política que queremos, ou seja, uma política acessível a todos os cidadãos, e que haja um controle diferenciado de gestão pública, conversamos sobre
avaliações e tantas outras questões...
sabemos das dificuldades, sabemos também que muitas vezes a teoria e a técnica não dão conta dos problemas que
aparecem na prática e, analisando alguns pontos fundamentais, chegamos a conclusão de uma visão totalmente diferente do que é transparência, esta "transparência" que todos os políticos pregam em palanques em épocas de eleições... creio que, os que acessam os nossos blogs sabem muito bem do que estamos falando.
A política como qualquer outro sistema, deve ser desenvolvida em torno de uma prática reflexiva a partir de várias idéias, não idéias centralizadoras, mas de idéias conjuntas que mostrem resultados... é isso que o cidadão quer ver...
O RESULTADO FINAL...
Valeu Reginaldo, esta foi a primeira conversa de tantas que virão...
Um abraço do amigo não mais virtual.
Neuton Pires
Sr. Neuton, boa tarde.
Tendo em vista que recebi telefonema sobre questões da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) em Antonina, venho solicitar a Vossa Senhoria, se possível, a especial gentileza de veicular em seu conceituado Blog o nome da pessoa responsável pela ABPF no Paraná, inclusive pelo material que ainda se encontra em Antonina e Morretes.
Trata-se do sr. Dieter H. Korn - Fone - 41 - 36633890 - Celular - 99054846
Sem mais,
At.
José C. Brochini
DA SÉRIE AS GRANDES OBRAS DO REINO... DEPOIS DAS ESCADARIAS DA ESTAÇÃO... AGORA TEMOS...
Só uma pergunta... só uma...
... quanto é que custou isso?
Os avanços da medicina em nosso tempo são uma conquista notável. Prova disso è a erradicação de muitas doenças, o aumento da longevidade e aumento de bem-estar das pessoas. Vivemos, embora com grandes desigualdades sociais, um tempo de grande conforto material e muita abundancia de alimentos. Talvez como nunca na história da humanidade.
Entretanto, vez por outra, os médicos, no seu esforço de erradicar doenças, inventam outras ainda. Se você está com problemas intestinais com muita freqüência, eles tascam uma “síndrome do intestino irritável”. Se você esta destento, lá vem uma “síndrome da falta de atenção”. E por aí vai.
Algumas outras síndromes ainda surgem por licenças poéticas. Nos anos 50, Nelson Rodrigues denominou de “Síndrome de Vira Lata” os momentos em que nossos futebolistas amarelavam em momentos importantes, viravam cachorrinhos medrosos frente aos adversários. Dos nossos futebolistas, a expressão rodrigueana virou um óbvio ululante da nossa maneira pequena e provinciana de se comportar frente ao mundo.
Daí que concordo com o bom comentário, infelizmente anônimo, ao texto da semana passada, que definiu a Síndrome de Vira-Lata Capelista, ao menos parcialmente. Venho dizendo isso há tempos, aqui no Bacucu. Antonina não é a cidade de primeira categoria que todos sonhamos. Mas também não é a última.
Às vezes o tom das criticas vai subindo, subindo, subindo... Chega a um ponto em que Antonina parece ser um inferno, uma terra boa, mas judiada por gente má e sem escrúpulos, Antonina é o fundo do poço, não tem mais jeito.
Antonina tem coisas boas? É obvio que tem. No entanto, cantar as belezas e vantagens da terra de Valle Porto de maneira acrítica, onde Antonina seria o paraíso na terra, um retrato de aquarela das belezas do Brasil, seria também acertado? Menos, menos...
Se a critica infundada e estéril ocorre às vezes, não significa que o seu contrario, a crônica acritica e bajulatória, seja um modelo de verdade.
Parte dessa percepção de que Antonina vai mal é verdadeira, e vem da contínua estagnação econômica que a cidade vem passando desde a segunda metade do século vinte. Desemprego, falta de perspectivas, frustração. Um círculo vicioso danado. Vem, por outro lado, que Antonina não teve bons governos neste período. Houve prefeitos abaixo da critica, num pântano em que ninguém se sobressaiu. Tudo isso é verdade.
A cidade perdeu também representatividade política. Uma cidade que teve deputados e mesmo um governador de estado, hoje convive com uma indigência muito grande em termos de homens públicos, com as exceções de praxe.
No entanto, mesmo a duras penas, Antonina vive, sobrevive e vai pra frente. Fazemos o nosso carnaval no peito e na raça, às vezes mesmo contra a vontade do poder público, como era nas gestões de Munira. Tivemos alguns momentos de melhora na situação econômica no início do século, com o Terminal Frigorífico. Nosso turismo engatinha, faltam profissionais, mas vai se levantando. Temos o Festival de Inverno, este ano fazendo vinte anos, é um dos pontos mais altos da cultura de nosso estado. Não, Antonina não é o fim do mundo. Mas, claro, pode ser melhor, e muito melhor.
Não podemos ter nem a Síndrome de Vira Lata nem a Síndrome de Polyana, a tal guria que vivia fazendo o jogo do contente. Os blogs são ruins, vivem falando mal da cidade? Pior é não ter blog nenhum...
"UM POVO EM EXTINÇÃO"
O morretense é um povo fadado a ser banido da Terra, é uma população que deveria ser preservada pelos órgãos que cuidam destas raças em fase terminal de extinção. Por que digo isso? Porque em Morretes não nasce mais ninguém, a nossa maternidade já não existe e as nossas crianças, filhos de pais orgulhosos por serem morretenses, são obrigados a engolir este orgulho pátrio e ver seus filhos e netos nascerem em Antonina ou outro lugar qualquer do mundo, menos na nossa querida Morretes. Hoje é dia doze de janeiro e ainda não nasceu ninguém em Morretes. Literalmente estão acabando com a raça dos morretenses!"
(Fonte: http://orleyantunes.blogspot.com)
Colaboração do Bacunauta: Celso Meira
Juíza perguntando para a prostituta :
Quando você percebeu que havia sido estuprada?
A prostituta, secando as lágrimas diz:
Quando o cheque voltou!!!
12/01/2010
Le Monde Diplomatique: De olho nas licitações
Na edição deste mês do jornal Le Monde Diplomatique, um
artigo do jornalista e escritor Dirceu Herrero Gomes
descreve o caso de uma iniciativa de controle social do
gasto público, na cidade de Maringá, noroeste do Paraná.
Depois de um grande escândalo de corrupção na
administração pública, voluntários sem ligações
partidárias criaram uma ONG, a Sociedade Eticamente
Responsável. A entidade, por sua vez, criou o Observatório
Social de Maringá, que fiscalizava a correta aplicação do
dinheiro público, em especial nas licitações. Em quatro
anos, o custo de medicamentos caiu 64%. Com a melhoria do
quadro, outras empresas decidiram participar das
licitações.
“O aumento no número de participantes e a lisura nos
processos fizeram que os preços das compras caíssem. Com
as mudanças, dos US$ 400 milhões previstos em gastos da
prefeitura em 2009, o controle pode ter gerado uma economia
superior a US$ 100 milhões.
_________
NOTA.:
Como diz o meu amigo Jeff ao ler esta matéria:
- Neuton, é um exemplo interessante pra se pensar num Reino não tão distante...
Realmente meu nobre amigo Jeff, relamente é...
... é só o povo querer.